Usando GTA V para treinar carros autônomos

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Programar um sistema de navegação para carros autônomos não é nada fácil, mas testar esses sistemas é quase tão complicado. Em geral você precisa de um carro, um estagiário para pisar no freio quando o carro avisar que tem problemas, e muita paciência.

Como nem todo mundo tem contrato com a Fundação Cacique Cobra Coral, fica difícil escolher quando vai chover, negar, garoar, neblinar então você pode passar um ano só esperando as condições climáticas ideais para o teste.

Imagine se fosse possível testar esses softwares em um ambiente simulado. Agora é. O pessoal do DeepDrive está usando o GTA V como ambiente de testes.

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Eles conseguiram simular no engine do jogo todos os sensores de um carro autônomo, e repassar a telemetria para a rede neural que faz a navegação. Mesmo um modelo simples já consegue se virar nas ruas de Los Santos.


Craig Quiter — DeepDrive traffic

Eles conseguiram inclusive fazer com que ele funcionasse em condições climáticas como neve e chuva torrencial, mesmo sendo pouco treinado para isso.


Craig Quiter — DeepDrive weather

Agora o melhor de tudo: o software, código-fonte, bases de dados para treinar a rede neural, está tudo disponível no site do projeto.

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Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

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