Phil Spencer defende cancelamento do Scalebound

20170111scalebound

Apontado por muitos como um dos mais promissores jogos em desenvolvimento para o Xbox One, o Scalebound vinha sendo aguardado por muitas pessoas, mas no início dessa semana chegou a noticia que ninguém gostaria de ouvir: a produção do título da Platinum Games havia sido cancelada.

Segundo relatos, há algum tempo o desenvolvimento do jogo vinha sofrendo, com a equipe falhando em cumprir prazos e até que a pressão se tornasse tão grande que vários profissionais importantes do estúdio tivessem que tirar férias, o que evidentemente só piorou a situação. Além disso, divergências entre a desenvolvedora e a editora surgiam num ritmo muito além do aceitável e o inevitável aconteceu.

Sem dar muito detalhes sobre o assunto, a Microsoft limitou-se a dizer que a decisão não foi tomada facilmente e embora também não tenha explicado o motivo que os levou a cancelar um jogo que deveria ser lançado ainda este ano, o chefe da divisão Xbox fez um comentário interessante pelo Twitter:

Decisão difícil. Nós acreditamos que o resultado é melhor para os jogadores de Xbox, mesmo sendo decepcionante,” defendeu Phil Spencer, além de afirmar estar confiante na linha de jogos que o consoles receberá em 2017.

No calor do momento é complicado aceitar as palavras do executivo, mas ontem mesmo comentei por aqui sobre como a Bethesda acertou ao decretar o fim da produção do Doom 4. O problema no caso do Scalebound é que não consigo acreditar que o seu fim resultará na criação de outro jogo, pelo menos não através de uma parceria com a Platinum.

Diante de tantas lamentações, o renomado game designer Hideki Kamiya decidiu se pronunciar e além de lamentar o fim do jogo que estava dirigindo, brincou com os rumores de que teria se licenciado do estúdio para se recuperar de uma estafa mental.

Como nada foi dito sobre a possibilidade da Platinum continuar o desenvolvimento do Scalebound sem a ajuda da Microsoft, é de se imaginar que a propriedade intelectual pertença à Gigante de Redmond e por isso resta agora ao estúdio focar na produção de outro título bastante promissor, o Nier: Automata.


IGN — Scalebound – Official Gameplay Trailer – Gamescom 2015

PS: depois da divulgação dos rumores de que a produção do Scalebound estava consumindo muitos recursos da Platinum, algumas pessoas começaram a desconfiar que tantos problemas afetaram a criação de outros títulos feitos pelo estúdio no mesmo período, como o The Legend of Korra, Transformers: Devastation, Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants in Manhattan e Star Fox Zero. Será então que se não fosse pelo Scalebound esses jogos teriam sido bem melhores?

Fonte: Gamespot.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Kirk

    O console da Sony é muito mais interessante em relação a jogos exclusivos, digo isto como proprietário de um X1.
    Este cancelamento vai deixar muito fanboy triste (ou feliz). Seja válido ou não.

    • David

      Na minha opinião os dois consoles estão horríveis em relação a exclusivos, nada até agora justificou as minhas compras.

      • Jorge Dondeo

        Não ligo muito para essa bobeira de exclusivo, por sinal até me incomoda, pois, custa caro ao meu bolso. Mas teve uns bons ai, UC, Forza, Gears, Halo. Como os jogos que mais gosto são multi, não ligo muito.

        • Cocainum

          Eu tinha (ainda tenho) um 360 e comprei o One faz dois meses (santa Black Friday). Comprei basicamente por causa das franquias que vinham do 360 (Gears, Halo, Forza Motorsport e Forza Horizon). Jogos multiplataforma, compro quase sempre para PC.

      • SignaPoenae

        Pois é… Vou ter que comprar um PS4 na marra apenas pra não perder umas amizades que migraram do PS3.

      • Julio Verner

        Já tem até console slim nessa geração(de bosta)… E jogo que é bom? Final Fantasy e “tiro”? GTA V? hahaha Tá uma piada…

        • Cristiano Viana Alves

          Já tem console slim e já tem console com hardware atualizado.

          • Julio Verner

            Sim, várias revisões em todas as placas, da primeira as atuais slims… A do PS4 tem o tamanho da do Wii.

  • Respondendo a pergunta final, pode ser que sim, pode ser que não. Fica complicado de responder mas, pode ter alguma relação, as mesmas equipes fazendo projetos diferentes, uma hora a salada iria azedar.
    Scalebound foi cancelado por palhaçada/negligência da Microsoft Studios em empurrar metas e prazos, a Platinum não é nenhuma EA ou Bethesda da vida, não havia necessidade disso, nem que esse jogo saísse em 2018.
    Fechar a Lionhead não foi o bastante?
    Sem querer ser fanboyista mas, o Xbox ficou bem menos interessante depois dessa presepada.

    • Jorge Dondeo

      Dinheiro não da em árvore, prazos devem ser cumpridos.

      • Concordo, mas e quando a pressão aumenta demais na cabeça?
        Será que a Platinum é tão fanfarrona assim?

        • Jorge Dondeo

          Não to dizendo que a platinum foi picareta, mas as vezes eles projetaram e prometeram algo, que demoraria muito mais e sairia bem mais caro que o esperado.

          Veja o caso do The Last Guardian e outros projetos que prometem demais ou demoraram demais, melhor a M$ fazer isso do que lançar um jogo zuado e causar prejuízo aos consumidores.

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        E se o jogo fosse lançado no estilo Assassin’s Creed, a MS ia ser muito mais criticada, por lançar um jogo cru e depois ter que ficar recebendo paths

        • Jorge Dondeo

          Pois é, melhor matar logo, que enganar os usuários.

    • Diego Marco Trindade

      Só faria sentido se fosse um No Man´s Sky da vida, prometendo um monte e entregando pouco. Mas teve trailer de gameplay, estava programado para este ano. Às vezes é melhor entregar qualquer coisa que nada.

  • David

    Acho até consideração da MS cancelar um jogo que ela não achava que daria certo até então. A culpa é com certeza da Platinium, não duvido nada que ela corra para Sony com o material até então produzido e lance um jogo idêntico a esse..
    Colocando meu chapéu de alumínio posso dizer que a Sony está oferecendo muito dinheiro para um boicote à MS.
    Enquanto P5 não é lançado meu PS4 vai ficar na caixa ao lado do X1. Essa é a pior geração de consoles….

    • Cocainum

      Aí depende de quem tem os direitos do jogo. Se for a MS, a Platinum corre o risco de receber a visita do processinho, mesmo que um possível jogo feito para a Sony não tenha (obviamente) o mesmo nome, mas use ideias e conceitos do original. E para brigar na justiça com a gigante de Redmond, precisa ter cacife. A Sony não iria se meter nessa briga.

      • marcos júnior

        Os direitos são da MS, as ideias e assets estão registrados para ela, a platinum não pode aproveitar quase nada desse jogo

        • Mas e como fica o caso do Dark Souls? O jogo usa muitas das ideias do Demon´s Souls, que pertence à Sony, mas nunca soube da from Software ter sido processador por isso.

          • marcos júnior

            verdade, sinceramente não sei responder exatamente sua questão, mas acho que: Deamon’s e Dark são o mesmo estilo de jogo, da mesma forma que DMC e Scalebound o são, mas acho pelo menos que a parte do universo, os assets, e mesmo algumas ideias (que não sei quais porque não joguei) não puderam ser aproveitadas

          • marcos júnior

            não sei exatamente o que eles aproveitariam, da mesma forma que a From Software só faz jogos estilo souls, a Platinum só faz estilo DMC, o estilo dos jogos sempre devem se manter assim, mas não devemos receber outro jogo de dragão da platinum

    • Scalebound é da MS, então o jogo morreu ali mesmo.
      Agora se a Platinum der uma de From Software, é só reaproveitar o que restou e lançar com outro nome.

      • David

        Foi o que eu pensei na hora …kkkkk

    • infinite power of the cloud

      quase 10 anos ai de jogos sendo lançados

      contratada 5x pela sega.

      contratada 4x pela nintendo.

      contratada 3x pela activision.

      contratada 1x pela konami.

      Nenhum jogo cancelado, todos entregues.

      historico bom tem a MS com Darkside, que faliu o estudio…. Ou a Obsidian que teve que ir para o quick starter para não falir depois de ser contratada pela MS.

      dado a historia das empresas, com certeza foi culpa da Platinum uhauhaauhauh

      • David

        Falir como? As desenvolvedoras são pagas antes pelo projeto e continuam recebendo dinheiro, ou vc acha que alguma delas gastou recurso próprio sem ser compensada? À Platinium pegou vários projetos ao msm tempo e não deu conta. É só você ler o artigo anterior escrito pelo Dori sobre o Gears, jogos AAA estão tão caros para serem desenvolvidos que se for pra ser exclusivo melhor vender pra detentora dos direitos. Foi por este motivo que “The Last Guardian” não foi cancelado.

        • infinite power of the cloud

          Falir como?

          ué, trabalha e não recebe.

          que mundo vc vive que se paga adiantado?

          • David

            Você sabe que não é assim que funciona, um projeto longo como esse exige investimento direto, principalmente por se tratar de um exclusivo.

          • infinite power of the cloud

            ah, vc manja bastante da industria, passa a fonte de onde vc tira essas informações.

          • David

            Ou vc pode estudar sobre gerenciamento e custos de projetos, ou você pode pesquisar sobre jogos criados no mesmo modelo do Scalebound, a desenvolvedora estava como parceira para esse projeto especifico, diferente de um jogo lançado como Th.P por empresas como a Ubisoft no qual o lucro do projeto só depende dela msm. O lucro da Platiniun seria porcentagem dos resultados do jogo ( menor do que a parte da MS que bancou o projeto). Se ouve perda por parte da Platinium não sei, mas a MS saiu com um prejuízo grande nisso. PS: Fica calmo man, não precisa me chamar de manjador pra me zoar, estamos conversando de boa não? O que vc falou está certo para outros tipos de contratos, mas nesse caso a Platinium é macaca velha.

  • Se eu fosse a Sony, encostava na Platinum, liberava uma grana e cagava na cabeça da Microsoft lançando um Scalebound-like pro PS4.

    A lineup desse ano já não estava grande coisa, agora então… 😡

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Não dá pra não ficar triste quando um projeto tão promissor morre por clara falta de capacidade de gestão.

  • Vin Diesel

    Nego quer ser designer de games, entra nessas facul caça niquel, de 1000 10 conseguem ir em frente (pq a familia financia o custo de vida do cidadão) ai quando entra em uma produtora e pega o ritmo estressante de cobranças espana. Eles devem ficar abrindo vaga o tempo todo. Pressão é tremenda nesses locais. Ah e tem mais, nego acha que vai ser o cara, mas é 10 anos pintando icone, programando merda, testando 2000 vezes a mesma merda…
    É bem diferente de fazer um joguinho sem compromisso, o tal indie… Voce chama uns colegas da tal facul e rola uma besteirinha aqui e outra ali.

  • Adriano Martins Leite

    “The Legend of Korra, Transformers: Devastation, Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants in Manhattan e Star Fox Zero.”
    Não posso falar sobre os outros jogos citados porque não joguei, mas sobre Devastation, foi o melhor produto de mídia da franquia nos últimos anos, nota-se a preocupação com detalhes, com fanservice e contratação dos voice actors da série G1. O game só peca por não possuir um coop local e online.

  • wellington

    Nunca vi tanta bestera, a Microsoft financiava scalebound , scalebound é um jogo sobe em comenda.

    • E onde está tanta besteira?

      • Carlos Marin

        Tá no final da frase dele “sobe em comenda”.

      • wellington

        O jogo é sobe em comenda ela a Microsoft paga pelo jogo financia a produção do jogo. Ela só publica. Os problemas de desenvolvimento não são culpa dela. Na certa o jogo estava muito longe do estágio ouro e o preço estava elevado ñ compensava mais lança. A Microsoft ñ lança jogos pra fazer a alegria dos jogadores ela e de capital aberto com acionistas e eles ñ estão nem ai com diversão, so querem saber do dinheiro!

        • Desculpe, mas não estou conseguindo entender sua opinião.

  • Julio Verner

    Ou seja, só produzem o que meu intestino também produz. Tem ainda alguma IP nas mãos da MS que preste? Rare deu o último suspiro no remake do Conker, a mais de 10 anos.

  • SuzukaDriver90

    A males que vem para o bem, convenhamos que um personagem que usa fones de ouvido beats não é um herói é um mané!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis