Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Noruega vai matar o Rádio FM

Noruega vai matar o Rádio FM

Era para acontecer, algum lugar tinha que ser o primeiro, e foi a Noruega. Vão puxar a tomada e até o final do ano todas as estações FM analógica fecharão as portas. Isso mesmo, seu radinho vai virar objeto de decoração, mesmo que você fale norueguês.

7 anos atrás

20170108960

O rádio é uma tecnologia extremamente simples. É possível construir um receptor usando um fio, um fone de ouvido e uma pedra. É algo imensamente difundido, nos mais remotos confins do planeta você vai achar alguém com um radinho de pilha, mas há um lado ruim: rádio analógico ocupa algo precioso: banda.

É um recurso limitado: a TV digital atropelou a analógica por causa disso, no caso do Rádio há serviços via satélite, mas o objetivo final é usar o espectro de 87,5 a 108,0 MHz de forma mais inteligente. A mesma faixa, se usada para transmissões de rádio digital comporta 8 vezes mais estações, com mais serviços e qualidade de áudio.

O problema é que isso significa tornar obsoletos todos os radinhos de pilha. TODOS.

201701081962_torcedorradio_1962

Ninguém quer arcar com essa decisão, mas agora a Noruega chutou o pau da barraca. O motivo é que atualmente o país está mantendo os dois sistemas, a um custo de US$ 29 milhões cada. Essa despesa está se acumulando e o parlamento chutou o pau da barraca.

Decidiram que até o final do ano as emissoras analógicas irão migrar para o digital, e azar de quem tem rádios velhos em casa. Um digital novo custa por lá US$ 175,00.

66% da população é contra a mudança, só 17% aprovam mas o governo decidiu usar a lógica de Henry Ford, que disse que se consultasse o consumidor eles diriam que queriam cavalos mais rápidos.

Outros países inevitavelmente seguirão o mesmo caminho. É um inconveniente, mas é benéfico para todo mundo, são mais estações, mais serviços. Não dá para viver no passado, como um representante da (então estatal) Embratel que vi certa vez protestando contra HDTV pois na mesma banda poderiam enfiar quatro canais em baixa definição.

Quanto ao Brasil, acho que somos pioneiros, afinal 2010 será o ano do rádio digital no Brasil. Pelo visto ele veio foi embora e ninguém notou.

Fonte: CBC.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários