Veterano da Normandia revisita em Realidade Virtual uma cidade que ajudou a liberar

20170106swordjpg

O desembarque na Normandia, no dia 6/6/1944 foi a maior e mais complexa operação anfíbia da História. Envolveu 156 mil tropas aliadas, entre paraquedistas, mergulhadores, marinheiros e soldados. Um dos piores trabalhos eram dos sapadores, a ponta operacional dos batalhões de artilharia.

Enquanto outros soldados se protegiam dos tiros inimigos, sapadores corriam em direção ao fogo pesado para cortar cercas de arame farpado, identificar e desarmar minas e armadilhas. Um desses sapadores era um jovem londrino de 19 anos chamado Frank Mouqué.

Ele não só sobreviveu ao Dia D, usando sua expertise e seu treinamento para abrir caminhos seguros para seus companheiros como continuou na França durante todo o resto da campanha, quando ajudou a libertar do jugo nazista diversas cidades, incluindo Armentières, quase na fronteira da Bélgica.

Ao contrário de muitos de seus amigos, Frank sobreviveu ao combate, voltando para a Inglaterra com o fim da guerra, onde se casou e levou uma vida calma e feliz.

Hoje ele tem 91 anos, e mora no Hospital Real Chelsea, um prestigiado centro que abriga os Aposentados de Chelsea, veteranos de idade avançada. A tradição vem de 1692. Frank diz brincando que é a melhor casa de repouso do mundo.

Frank não tem mais saúde ou disposição para sair batendo perna por aí, então um pessoal resolveu que seria justo levar o mundo até ele, e foi o que a Mutiny Media fez. Entraram em contato com a prefeitura de Armentières, e filmaram com câmeras 3D de Realidade Virtual vários eventos em honra a ele.

Depois foi só apresentar a um herói do Século XX a tecnologia do Século 21:

20170106frank-headset-2

Ao contrário de millenials frescos Frank não passou mal nem ficou reclamando de framerate. Se impressionou com a imersão e, bem… veja você mesmo:


Twine – World War Two veteran uses VR for first time (Remembrance Day, 2016)

Fonte: Twine.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples