Veterano da Normandia revisita em Realidade Virtual uma cidade que ajudou a liberar

20170106swordjpg

O desembarque na Normandia, no dia 6/6/1944 foi a maior e mais complexa operação anfíbia da História. Envolveu 156 mil tropas aliadas, entre paraquedistas, mergulhadores, marinheiros e soldados. Um dos piores trabalhos eram dos sapadores, a ponta operacional dos batalhões de artilharia.

Enquanto outros soldados se protegiam dos tiros inimigos, sapadores corriam em direção ao fogo pesado para cortar cercas de arame farpado, identificar e desarmar minas e armadilhas. Um desses sapadores era um jovem londrino de 19 anos chamado Frank Mouqué.

Ele não só sobreviveu ao Dia D, usando sua expertise e seu treinamento para abrir caminhos seguros para seus companheiros como continuou na França durante todo o resto da campanha, quando ajudou a libertar do jugo nazista diversas cidades, incluindo Armentières, quase na fronteira da Bélgica.

Ao contrário de muitos de seus amigos, Frank sobreviveu ao combate, voltando para a Inglaterra com o fim da guerra, onde se casou e levou uma vida calma e feliz.

Hoje ele tem 91 anos, e mora no Hospital Real Chelsea, um prestigiado centro que abriga os Aposentados de Chelsea, veteranos de idade avançada. A tradição vem de 1692. Frank diz brincando que é a melhor casa de repouso do mundo.

Frank não tem mais saúde ou disposição para sair batendo perna por aí, então um pessoal resolveu que seria justo levar o mundo até ele, e foi o que a Mutiny Media fez. Entraram em contato com a prefeitura de Armentières, e filmaram com câmeras 3D de Realidade Virtual vários eventos em honra a ele.

Depois foi só apresentar a um herói do Século XX a tecnologia do Século 21:

20170106frank-headset-2

Ao contrário de millenials frescos Frank não passou mal nem ficou reclamando de framerate. Se impressionou com a imersão e, bem… veja você mesmo:


Twine – World War Two veteran uses VR for first time (Remembrance Day, 2016)

Fonte: Twine.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Que maneiro!

  • Rodrigo M

    O comentário final me lembrou este vídeo! https://www.youtube.com/watch?v=q8LaT5Iiwo4

  • Reinaldo Matos

    Malditos ninjas cortadores de cebolas…

  • Julio da Gaita ✔

    podiam deixar ele ver um p0rn VR pra ele relembrar os velhos tempos…rs

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Em vez da vontade de bater perna, ele ia ter vontade de bater outra coisa…

      • Se a idade tiver tivesse trazido parkinson, ele tava fodido (?)…

  • Wallacy

    Ironicamente, de modo geral, são os mais velhos que costumam aproveitar mais da imersão da realidade virtual ou similar. Sempre que vejo um vídeo similar a esse, percebo que de modo geral eles realmente se sentem parte do ambiente virtual, enquanto os mais novos “reclaman” por falta de realismo em não ver o proprio nariz ou similar.

    Não sei se é falta de imaginação na hora de preencher as lacunas, ou simplesmente falta de vontade em imergir no mundo virtual. Talvez um pouco dos dois.

    • Deni Carson de Souza

      Acrescente a sua ironia o fato de que para um humano descente tirar a vida de outro (ou participar ativamente) causa traumas gigantescos. E ao ver a “devoção” de quem está vivo graças a sua coragem tornar qualquer simples demonstração de carinho numa cataratas do Iguaçu de sentimentos.

  • Bruno Aveiro

    Quando comecei a ler o texto pensei que teria alguma ligação com alguma história do excelente livro O Buraco da Beatriz ou do Calcinhas no Espaço, ou até que seria uma matéria sobre algum filme que estão produzindo.
    Que vídeo sensacional!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis