Super Mario Run teria vendido “apenas” 3 milhões de cópias

Depois de a Nintendo muito negar a possibilidade de levar suas franquias para os tablets e smartphones, e finalmente ceder à pressão tanto dos acionistas quanto do próprio mercado, existia uma enorme expectativa para sabermos como os primeiros jogos se sairiam comercialmente e aos poucos vamos recebendo informações sobre o desempenho do Super Mario Run.

Num primeiro momento parecia que a aventura do encanador pelos dispositivos iOS estava indo muito bem, tendo rendido US$ 5 milhões apenas nas primeiras horas e com o jogo tendo sido baixado dezenas de milhões de vezes nos quatro primeiros dias. Pois eis que passado o impacto inicial, a situação não parece tão boa quanto poderíamos imaginar.

Isso porque de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Newzoo, até o momento o SMR foi baixado 90 milhões de vezes, número bastante impressionante, mas se consideramos apenas aqueles que pagaram para desbloquear a versão completa do título, descobrimos que foram somente 3% desse montante.

Confesso não saber direito o que pensar sobre uma diferença tão grande, já que se por um lado essa conversão pode ser considerada muito pequena, por outro significa que o Super Mario Run já vendeu mais de 3 milhões de cópias, representando um faturamento de US$ 30 milhões.

Digo isso porque, no geral um jogo de grande porte e com um custo de produção normalmente alto costuma ser considerado bem sucedido ao atingir tantas cópias vendidas, então imagino que a Nintendo não esteja lamentando tanto o desempenho do primeiro jogo do Mario para mobile, mesmo porque ele já teria levado mais de US$ 20 milhões para os cofres da empresa.

Contudo, não podemos ignorar o fato de um número relativamente tão pequeno de pessoas terem optado por comprar o jogo, isso sem falar na opinião de muitos acionistas que acreditam que se o jogo tivesse adotado um modelo free-to-play, ele teria conseguido um faturamento maior.

Como a Nintendo ainda promete lançar para mobile pelo menos um jogo baseado na franquia Animal Crossing e outro na Fire Emblem, a curiosidade é sobre como eles pretendem monetizar esses títulos, mas o certo é que a empresa deve estar usando essa experiência com o Super Mario Run para aprender algumas coisas sobre esse mercado, que por tanto tempo ela relutou em explorar.

Fonte: Destructoid.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples