Magic Lantern — captura em DNG em 14 bits

magic_lantern_canon

Magic Lantern parece nome de disco do Blackmore’s Night, mas na verdade é um programa produzido por terceiros que agrega às câmeras reflex da Canon várias funcionalidades que não existem de forma nativa. Uma delas é captar vídeos sem compactação.

Agora eles anunciaram uma nova funcionalidade que ainda não foi liberada para o grande público, mas está em fases avançadas de teste. Ao analisarem a forma que a Canon decodifica seu arquivo CR2 (RAW) eles descobriram uma forma de a câmera gerar direto um DNG de 14 bits sem perda. Vantagens para essa bagaça? Algumas. O DNG já é o arquivo que os programas da Adobe foram feitos para trabalhar (inegável que a maioria dos fotógrafos trabalha com os programas da Adobe) e converter arquivos é um trabalho a menos para o fotógrafo. Outro ponto é que os arquivos DNG são menores do que os RAWs proprietários dos fabricantes, o que leva a economia de espaço nos cartões de memória e no armazenamento final.

Como bônus, a nova versão do Magic Lantern também vai possibilitar que os vídeos sejam gravados em DNR RAW com 24 fps. Uma mão na roda para quem precisa de qualidade.

Embora muita gente esteja utilizando o Magic Lantern sem problemas, cabe lembrar que é um programa que interfere radicalmente no software da câmera, o que acaba com a garantia do equipamento e, em caso de problema, a Canon não oferece nem manutenção para o equipamento.

Fonte: Petapixel

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Já imaginei a capa do disco… o Blackmore com um alaúde e a espousa ao fundo, perto de uma lanterna….

  • Gabriel Rezende

    Estou ancioso para lançarem isso para o vídeo em RAW, por enquanto tenho que converter, e se vier com o bônus de ocupar menos no cartão ainda vou ficar muito feliz!
    Outra coisa que vi no fórum era a opção de diminuir os bits das imagens no futuro, pode ser muito útil para ter qualidade quando você não precisa fazer muitos ajustes e mais espaço no cartão.

  • Marcos Arbugeri

    Na atual versão o Magic Lantern não interfere tanto no software da câmera. Agora os arquivos do ML ficam no cartão de memória. Se usar um cartão sem o ML, a câmera fica original. A única alteração é na inicialização da câmera, que segundo eles, não é detectável pela garantia.
    Mas é preciso saber usar. Gravar vídeos em raw ocasiona aquecimento e pode danificar.

    • Pancho, solo Pancho

      É detectável porque ele, digamos, modifica o bootloader da câmera, se olhar a versão do firm aparece ex. 1.09F
      Se colocar o card ele pega os binários que estão no cartão, se não, apenas o firmware original da câmera.

  • Theuer

    Lá se vão seis anos de ML sem nem imaginar uma Canon fazendo vídeo sem ele + algum Log…
    É como um colega colorizador(dos bons) sempre diz: “Você imagina uma grande corporação como a Canon com dezenas de engenheiros refinando produtos e tal… Conversa! Meia dúzia de bunda suja escrevendo firmware com o mínimo necessário e se algo muito importante não funcionar e gerar muito problema com as vendas, trabalha-se em UM Update e olha lá.”

  • caio.

    Testei na minha T3i alguma versão anterior do ML e nem curti muito. Gostei de alguns recursos tipo marcar onde a imagem tá focada e intervalômetro, mas a bateria tava indo embora muito rápido (e notei que a câmera parecia não desligar às vezes… tipo quando você desliga ela mas ela continua gravando algo no cartão antes de desligar… ia pegar a câmera na mochila e o led tava vermelho aceso enquanto ela aparentemente não fazia nada mas tava quente pra caralho).

    Fiquei com a mesma opinião que tive de custom firmwares pra roteadores e modems, você sacrifica confiabilidade em troca de muitos recursos extras. Quase igual ROM de Android, pra quem tem saco de ficar correndo atrás, pode ser maravilhoso. Eu já não tenho mais saco pra isso =

  • Esse lance de acabar a garantia é variável pois o boot épelo cartão, pode ficar até alguns rastros, mas vale muito a pena, se usar com cuidado, principalmente para vídeo a câmera dura décadas

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis