ad

Frontier Development está processando a Atari

rollercoaster-tycoon-3

O ano mal começou e já temos a primeira história de briga judicial entre duas empresas do mundo dos games. Revelado pelo site TMZ, o caso foi aberto pela Frontier Developments, que alega ter uma boa quantia em royalties a receber da Atari por causa do RollerCoaster Tycoon 3.

Lançado em 2006, o jogo de gerenciamento de parques de diversões foi desenvolvido pela empresa que hoje é mais conhecida pelo Elite Dangerous e embora a Frontier tenha recebido US$ 1,17 milhão pelas vendas recentes, eles teriam conseguido acesso a dados que mostram que o desempenho foi superior a o que a Atari os passou.

Com isso, agora o estúdio inglês espera receber outros US$ 2,2 milhões e ao ser perguntando sobre a veracidade da informação, o COO da reclamante, David Walsh, deu a seguinte declaração:

Podemos confirmar que a Frontier está atualmente buscando uma reclamação contra a Atari. Tentamos resolver esse problema sem uma ação legal desde abril de 2016. Até agora nos foi negado pela Atari o nosso direito contratual a uma auditoria e infelizmente ficamos sem outra forma para resolver nosso interesse. Não podemos fornecer qualquer comentário adicional enquanto o assunto estiver sob um processo legal.

O detalhe é que a franquia RollerCoaster Tycoon não pertence à Atari, mas sim ao game designer Chris Sawyer, que negociou com a editora para que ela criasse jogos baseados na marca. No entanto, isso não impediu que em 2007 a Atari processasse Sawyer, sob a alegação de que ele havia ajudado a própria Frontier a desenvolver uma versão melhorada do RollerCoaster Tycoon 3, que supostamente seria vendida posteriormente a outra empresa. A disputa acabou sendo resolvida fora dos tribunais, sem que nunca soubéssemos o que ficou decidido.

O que sabemos no entanto é que no final do ano passado a Frontier lançou o Planet Coaster, um jogo simplesmente sensacional e que chegou aos computadores na mesma época do criticado RollerCoaster Tycoon World, da Atari. Isso mostra que enquanto a lendária empresa tem sofrido para se manter viva, a outra conseguiu aprender uma coisa ou outra sobre desenvolvimento de games, tendo conquistado uma legião de fãs com os seus jogos mais recentes.

Veremos o que sairá desse balaio, mas dado o histórico recente da Atari, é difícil imaginar que tudo isso não sirva para manchar ainda mais a imagem da empresa.

Fonte: GameInformer.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis