Nintendo Switch poderá ficar sem o Mass Effect Andromeda

switch

Nos próximos dias a Nintendo revelará mais alguns detalhes do seu próximo console, mas uma coisa que já sabemos é que a Eelectronic Arts não parece muito empolgada em levar algumas das suas principais franquias para o videogame.

Quem fez essa revelação foi o produtor Michael Gamble, que ao ser questionado sobre a possibilidade do Mass Effect Andromeda ganhar uma versão para o Switch, deu a seguinte resposta:

Nesse exato momento, não. Não estamos planejando isso. Se o Switch for lançado e todo mundo falar incessantemente sobre o Mass Effect, quem sabe. Nós nunca queremos fechar uma porta como essa.

Outro aparelho que pelo menos por enquanto está descartado para receber uma versão do aguardado RPG é o Xbox Scorpio, mas que vale lembrar, rodará o jogo que será lançado para o Xbox One, mas sem as melhorias visuais que poderiam ser oferecidas pelo novo console da Microsoft.

Falando especificamente do Nintendo Switch, a EA não parece aberta a fazer a mesma aposta que fez com o Mass Effect 3, que foi um dos poucos jogos da empresa a receber uma versão para o Wii U, mas ao que tudo indica, nunca lhes deu o retorno que esperavam.

Ver essa incerteza estampada nas declarações de executivos de grandes editoras é algo sempre muito preocupante, mas se existe algo que serve para tranquilizar aqueles que estão de olho no Switch e que adorariam ter uma boa oferta de jogos multiplataforma, é o suporte prometido pela Epic Games com a sua Unreal Engine.

Recentemente o gerente da empresa no Japão, Takayuki Kawasaki, concedeu uma entrevista onde afirmou que diversos títulos em desenvolvimento para o console usarão a Unreal Engine 4, incluindo aí vários produzidos por estúdios japoneses. Embora uma lista não tenha sido divulgada, sabemos por exemplo que o Dragon Quest XI e Season of Heaven são alguns deles. Veja o interessante trailer desse último:

No fim das contas, o que acabará atraindo (ou não) mais estúdios para o Switch será o interesse do público pelo videogame. Resta saber se um grande número de pessoas colocará seu dinheiro em algo que a princípio não deverá receber alguns dos principais jogos do mercado.

Fonte: Nintendo Everything e IGN.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Declarações assim só fomentam um fato triste, o Switch sendo o segundo console só para jogar os exclusivos da Nintendo. Não sou adepto da plataforma, mas queria que fosse diferente.

  • Diego Marco Trindade

    Se dependesse dos executivos da EA só lançariam jogos com microtransações. Espero que lancem Mass Effect Andromeda até para Linux!!!

  • Djalma Vale

    Vindo da EA não me surpreende. Mass Effect 3 é terrível como termômetro. A maioria dos jogos third que saíram pro Wii U, quando não vieram capados, sem DLC e mal otimizados, foram lançados meses depois dos outros consoles.
    Se a EA quisesse apostar no Switch já estaria fazendo a lição de casa pra lançar os jogos simultâneos com o PS4 e Xbox. Não espero jogos dela no Switch.
    Rockstar é outra, nem esperem o novo Red Dead Redemption.

    • A EA tem um largo histórico de dar um forte apoio a consoles novos. Os únicos em que ela não fez isso foram o Dreamcast e o Wii U, e há quem diga que esse foi um dos principais motivos para eles terem fracassado nos EUA.

      • Djalma Vale

        Eu realmente não entendo essa “birra” da EA com as japonesas, será que é porque os jogos dela não vendem tão bem no japão? No lugar de não lançar ela devia tentar criar público pros seus jogos. Sei lá, faz o port, lança digital, faz alguma coisa. Pelo que li até agora só falam bem da facilidade de portar jogos pro Switch, até mais fácil que PSXOne.

        • Mas não existe birra com os japoneses, existe a posição da empresa em não apostar em consoles em que ela não vê futuro. Se fosse assim eles não teriam apoiado os lançamentos do PS3, PS4, Vita, 3DS, Wii…

          • Djalma Vale

            Sim mas aí a gente cai no conto do ovo e da galinha. Infelizmente pra um console fazer sucesso tem que ter os jogos da EA.

    • infinite power of the cloud

      A versão do need for speed do wii u é a melhor versão, e chegou apenas 3 meses depois da versão dos outros consoles, se vendeu 100 mil unidades é muito.

      as thirds não fazem jogos para wii u, pq nintendista não compra.

      • Djalma Vale

        3 meses depois, base instalada menor… esse papo de que Nintendista não compra é balela. Tomb raider vendeu mais no Xbox One do que no PS4 mesmo com a base menor pq saiu primeiro lá.
        Se não oferece a versão jogo em pé de igualdade com as outras ela não vende mesmo.

        • infinite power of the cloud

          auhuhaauhuhaauh

          zumbiU que o diga.

  • Christiano Nascimento Amorim

    Li o nome Michael Gamble e a primeira coisa que pensei foi “o que o Dumbledore tá fazendo na EA”?

  • Inquisidor

    acho que não vai rodar pelo fator hardware ser limitado, pronto falei.

  • Ivan

    As empresas não fazem jogo pq console vende pouco, console vende pouco pq não tem jogos….

    Wii U 2: O retorno do Tablet.

    • Diogo

      Caramba, o negócio nem foi lançado ainda e já tão dizendo que vai vender pouco…

      Vamos esperar o console nascer primeiro pra poder matar e enterrar…

      • Ivan

        Foi o que a EA disse, vai esperar pra ver se vai pra frente ou afundar que nem o Wii u.

        • Nilton Pedrett Neto

          Eu não sei de onde vocês tiram que o Wii U foi um fracasso… ele vendeu que nem água no Japão (que é onde interessa), fez a Nintendo encher o rabo de dinheiro, vendeu relativamente bem no ocidente e segurou as pontas até o Switch. Pra mim fracasso é o xbox vendendo 50 unidades em uma semana no Japão…

          • Ivan

            Não sei da onde tiram que é no japão que importa(claro desculpa de fanboy), onde que a nintendo encheu o rabo de dinheiro com wii u?
            Se não fosse 3ds e vender bonequinho jogariamos mario no ps4.

          • Tem certeza que você conhece os números do Wii U? Foram apenas 3,28 milhões de unidades vendidas no Japão, algo muito longe de ter vendido que nem água (menos até que o Vita e menos que na Europa); 9,5 milhões no ocidente, o que também é um resultado pífio e se tem algo que o Wii U não fez, foi encher o rabo da Nintendo de dinheiro.

            Pra piorar, ele é o segundo pior videogame da empresa em termos de vendas, ficando atrás apenas do Virtual Boy. Se tudo isso não faz dele um fracasso, o que faria?

    • infinite power of the cloud

      Wii U vendeu muito mais que o PS3 e o x360 no primeiro ano, e ambos receberam jogos das thirds.

      O problema que consumidor de console da nintendo é alienado, e só compra jogo do “mario”, tanto é que zelda sequer foi lançado para o wii u.

      • Ivan

        é o que tem vai comprar o que? Bf? COD? PES? FIfa? não, tem que comprar um dos 2345 marios diferentes.

        • infinite power of the cloud

          não tem pq nintedista não compra nada além de mario.

          • Ivan

            além que vende meia duzia de console e não compensa fazer.

          • infinite power of the cloud

            olha, se vendesse igual mario kart, com certeza devia valer.

            imagina a grana que da para a nintendo lançando esses jogos dela que devem custar o mesmo que jogo indie, vendendo a preço de the witcher 3.

          • Ivan

            Rendeu algum pra tirar ela do prejuizo que estava tendo.

      • “zelda sequer foi lançado para o wii u”
        Não entendi o que isso tem a ver com o resto e a Nintendo lançou dois Zeldas para o Wii U. Remasterizações, mas lançou e em breve sairá o novo.

        • infinite power of the cloud

          remaster barato é barbada lançar.

          multiplataforma não sai em video game da Nintendo pq não vende, simples.

          claro, nintedista vai sempre dar uma desculpinha furada, e agora nem com o wii u desbloqueado eles baixam de graça jogo third, imagine comprar.

          • Tanto o PlayStation 4 quanto o Xbox One estão entupidos de remasterizações, isso não serve como ponto para atacar o Wii U.
            E não sei se entendi direito, mas o Nintendista dando desculpa esfarrapada sou eu? Que desculpa? Nem falei nada de multiplataforma, só mostrei que sua informação sobre a série Zelda está errada.

          • infinite power of the cloud

            tem uncharted remaster para PS4, e tem uncharted 4.

            tem gears e halo remaster para xone, mas tem Halo 5 e gears 4.

            e não estou me referindo a vc, estou me referindo as nintedistas, que só compram Mário nos consoles da Nintendo e ficam inventando desculpas para não comparem jogos thirds nos consoles da Nintendo.

            aqui mesmo nos comentários tem um nintendeiro inventando desculpinha, para botar a culpa nas thirds de os nintedistas serem bitolados e so comparem mario isso, mario aquilo.

            a Ubi vai la e lança ZumbiU no Wii U, os nintendistas não compram, e depois falam que a culpa de não sair the witcher 3 para o Wii U e das produtoras que lançam jogos bugados, incompletos e versão inferior nas plataformas da nintendo.

          • A culpa de mão sair The Witcher 3 pro Wii U é primeiramente porque o console não aguentaria um jogo como aquele.
            Quanto ao Zelda, já disse, o novo sai daqui a alguns meses e como disse antes, ainda não entendi o que a série tem a ver com a sua crítica em relação aos donos de um Wii U não comprarem thirds.

          • infinite power of the cloud

            eles não compram nem Zelda, o que dirá comprarem third.

      • No máximo, vai seguir assim, bem sucedida com um patrimônio de jogos e personagens que garantem a estabilidade do console no mercado. Pode vir outro console com o mesmo desempenho do Wii U no mercado que Nintendo se mantém como está.

        E num futuro a médio prazo, cada vez mais os consoles perdem a importância, os outros players do mercado seguem o mesmo modelo de negócio do ATARI, do Odissey, do Coleco, do Intellivision e do próprio NES 8bits, lá dos anos 80. Não conseguem inovar. Sem inovar, fazendo mais do mesmo (potência em cima de potência), não vão diferenciar do jogo estar embarcado na TV ou rodando de qualquer device whatever… console cada vez faz menos sentido, ainda é forte, mas a mudança é rápida e da noite para o dia.

        Enquanto isso, Nintendo abre seu patrimônio de personagens para outras plataformas, bate todos os recordes da Apple Store e coloca o pé nos dispositivos móveis. Se em 2020 ela não tiver mais um console próprio, seguirá fazendo história nos jogos eletrônicos. Já os outros players, a SONY e MS tem muitos outros produtos pra se manter (De TV a teclado ergométrico), não vão quebrar igual ATARI, SNK e NEC.

        • Metalmacumba

          Finalmente alguém sensato aqui.
          Todo mundo lembra do crash da década de oitenta mas eu vivo falando que nós estamos vivenciando um “segundo crash”, só que ninguém percebe por que dessa vez todo mundo consegue mirar pro mercado mobile e ganhar seus trocados.
          Eu sempre achei o wiiu tudo o que o wii deveria ter sido por que ele é um ótimo console, da mesma forma que o psvita também é porém algo deu muito errado pros dois.
          E pra terminar os achismos, vamos deixar a meta aberta, porém a nintendo acertou a mão no switch, ou pelo menos na estratégia de marketing, o que ela deixou a desejar com o wiiu.

          • Acho que o Switch será o casamento prefeito com o PC que uso pra jogar, a Nintendo apresentou algo inovador e impecável. Eu e meu guri vamos curtir juntos. Sem querer desmerecer Sony e MS.

        • infinite power of the cloud

          agora para nintendista console acabou e o futuro é celular, pq a nintendo não emplaca um console de mesa.

          • Eu nunca tive console, só o Atari e o Wii, meu negócio é PC. Faz 10 anos que venho reforçando os consoles chegando ao fim e cada vez mais The END is near 😀

          • infinite power of the cloud

            sim, prova disso é o PS4 e xone vendendo o dobro no mesmo periodo que x360 e ps3.

            claro sinal de que o fim esta proximo.

        • Kirk

          Eu já fiz o caminho inverso, migrei para o console depois de 15 anos de PC. A praticidade me conquistou, ainda mais hoje que o tempo é bem restrito.
          Creio que em algum momento futuro, o console morre junto com o PC Gamer. Talvez quando tudo estiver disponível via streaming, utilizando mobile como interface, rs.

          • Acredito e tens toda razão, nada como a facilidade do console. Mas eu prefiro o teclado e mouse toda a vida no FPS e jogos como CIVILIZATION. Só PC, não tem como me acostumar com o joystick dos videogames.

            Mas te digo que o STEAM trouxe a mesma facilidade para o PC, senão eu teria abandonado. Também não tenho tempo e disposição pra configurar, comprar mídia de jogo ou fazer maracutaia de cracks pra jogar ilegal.

          • Kirk

            Realmente, também tenho uma conta no STEAM pois ainda gosto de jogar alguns clássicos do DOS. Se não fosse ele, o mercado de games para PC já teria morrido.

          • Também acho, STEAM que me manteve no PC. Impressionante as grandes e principalmente a Microsoft não ter arquitetado isso no Windows nem antes. A Microsoft, mais especificamente Bill Gates, é um medíocre que só atrasou a computação, o DOS comprado pronto, o Windows95 anos atrás de qualquer outro sistema, uma cópia descarada. O cara nunca foi gênio ou inovador, precisou vir o indiano presidir a empresa dele pra ficar boa.

            Buenas, esse desabafo é pra ressaltar como o STEAM é bom e salvou o Windows do abandono pra jogos.

          • Rodolfo Oliveira

            Windows 10 e o Satya Nadella estão correndo atrás do prejuízo. Eu já fui daqueles que sonhava em ter Mac, desde o Windows 10 nem penso mais nisso.

          • Rodolfo Oliveira

            Eu acho PC prático. Pelo menos no meu caso é conveniente poder jogar no meu notebook os jogos AAA onde quer que eu esteja. Claro, pra rodar tudo ultra, 4k, 60 fps tem que ser desktop, mas se vc se contentar com 1080p no médio com 30 fps (que sinceramente é o que os consoles rodam) um notebook já dá conta.

        • Vin Diesel

          xxxxxxx

      • Djalma Vale

        Amigo se o console é da Nintendo é claro que Mario sempre vai vender muito, o que vc queria?
        O que não vende é jogo capado, sem DLC. Mass Effect 3 foi lançado no Wii U por 60 dólares e no mês seguinte Mass Effect Trilogy foi lançado pelos mesmos 60 dólares nas outras plataformas. Qual versão vc compraria?

        • infinite power of the cloud

          mes seguinte?

          MS3 saiu para wii u em março.

          a trilogia saiu para x360 setembro.

          7 meses…. e MS3 não vendeu nada, por isso não saiu a trilogia.

          não adianta dar desculpa, nintendista é tudo bitolado e so compra jogo de mario isso, mario aquilo.

          Need for Speed: Most Wanted saiu 4 meses depois para wii u, a melhor versão do jogo tanto em conteudo como em gráticos, e também não vendeu nada…. e usava o gimmick do tablet.

          sempre tem uma desculpinha furada dos nintendeiros, daqui a pouco vem o “hurrr durrr so tem jogo de dar tiro”

          • Djalma Vale

            Mass Effect Trilogy
            On September 26, 2012, BioWare announced the Mass Effect Trilogy, a re-release of all three games in one pack. (…) The pack was released on November 6, 2012 for Xbox 360 and Microsoft Windows, and on December 4, 2012 for the PlayStation 3.

            Mass Effect 3
            The game was released for Microsoft Windows, PlayStation 3 and Xbox 360 on March 6, 2012, and for Wii U on November 18, 2012.
            The Wii U version – Mass Effect 3: Special Edition – features all the FREE DLC in-game that were released prior to Special Edition’s release. However, EA announced that there are no plans to release any of the paid DLC packs for the Wii U version, including “Omega”, “Leviathan”, and the various weapon packs. When asked on Twitter if they would release any future DLC for the Wii U version, their response was, “Never say never. :)”

            Deixa de ser hater cara, não estou dando desculpinha nenhuma. Jogo em PC e no meu Wii U. A EA que não tem relação boa com a Nintendo. Todo mundo sabe disso.

          • infinite power of the cloud

            e agora:
            “ain, naum vendi pq não sai as DLCs”

            e o need for speed não vendeu pq deus não quis então?

            saiu o MS3 e não vende nada, obvio que não vai sair mais jogo.

            “Por vendas baixas, “ZombiU” não terá sequência”

            ué, exclusivo do wii cU, usando o gimmick do tablet, mais que os proprios jogos da nintendo… e não vende?

            sera que se fosse Mario + zombiU teria vendido?

            “Guillemot disse que o resultado negativo de “ZombiU” foi responsável pela mudança de estratégia da empresa em relação ao lançamento de “Rayman Legends”. O título, antes exclusivo do console da Nintendo, foi adiado para setembro e chegará também aos consoles PlayStation 3, Xbox 360 e ao portátil PS Vita.”

            Depois do fracasso do ZombiU, a Ubi pulou fora do console… se não vendeu um exclusivo que usava o controle tablet, no lançamento do video game, vai vender o que?

  • Jorge Dondeo

    Ué, se quer muito jogar, compra um ps4 ou xone e um switch.

  • Cocainum

    Quanto mais novo o jogo Triple A, mais os desenvolvedores precisam “se virar” para fazer o negócio ficar mais bonito e ainda rodar razoavelmente bem no hardware congelado dos consoles. Imagine o grau de capação que seria preciso para colocar o jogo em um hardware ainda mais limitado.

  • Germano

    Publico e estudios se entusiasmam com anuncio de novo console da Nintendo
    Saem as primeiras specs
    Estudios ficam mais reservados
    Publico fica mais pessimista
    Ja vi esse filme antes…

  • infinite power of the cloud

    Não sai, pq nintendista não compra

    no wii u, a Nintendo disse que o foco era o “hardcore”, saiu um monte de jogo third no lançamento e ninguém comprou…. ai elas pularam fora.

  • Tiago Alves

    Uma pena, eu conheci a franquia graças ao WiiU, e a compra era certa no Switch.
    Mas agora terei de comprar um console à parte caso queira jogar o jogo (ou comprar somente o jogo e jogar no console do meu primo ou no de um amigo).

    O fato é que talvez eu nem compre o jogo (Que seria compra certa)

  • Germano

    Tanto mimimi sobre o switch ter mais ou menos publico e mais ou menos sucesso que os outros. Ainda nao olhei numeros, mas desconfio que as plataformas para jogatina que lideram atualmente sao Android e IOS: a primeira em popularidade e a segunda em rentabilidade. Alias, segundo um artigo que estava lendo, o mercado de jogos mobile rendeu mais (pouco mais mas ainda assim mais) que os mercados de jogos para PC e consoles, e penso que tendem a aumentar essa liderança no futuro.
    Isso me faz pensar o seguinte: nossos pais (ou os pais dos mais velhos aqui) nao ligavam para videogames porque nao conheceram isso na infancia. Nos crescemos jogando videogames, e continuamos. Nossos filhos estao crescendo jogando em tablets e celulares… … …
    E nao acho que esta havendo crash nenhum na industria, apenas uma mudança. Plataformas vem e vão, mas elas são só um meio para os jogos, que são o fim, e que continuarão encontrando onde rodar.

  • Germano

    E para os que pensam que Mario vende, sinto dizer mas o ídolo da nova geração atende pelo nome de Steve.

    https://uploads.disquscdn.com/images/0817e09b017347e96df6a9d98c33431d50b0400019a7af4a493b0a08b179f587.jpg

    • Flávio Pedroza

      Pois é, vejo mais adulto empolgado com Mário do que criança…Desse jeito, qual o futuro da Nintendo?

  • Vin Diesel

    Se for para comprar um jogo que já tem em Ps4 e ou Xbox para que eu iria querer um Nintendo?

  • Terra Nova

    É tudo uma questão de momento…

  • B4klaudio

    Eu só espero que o Switch não seja muito mais caro que o novo Shield. Acho que esse sim está no mesmo segmento de mercado.

  • Não se empolgue muito com esse Season of Heaven não, Dori. Esse trailer foi gravado em um PC – não vai ser isso aí que vai aparecer no Switch.
    Junte a isso o gameplay meio bizarro, duro, e você verá mais um indie com qualidade de indie.

  • Bronko

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis