TV Box Sunvell T95Z Plus — Review

sunvell-t95z-plus

Como a minha televisão da sala não é o que podemos chamar de “muito inteligente”, há algum tempo eu vinha procurando uma maneira simples de acessar conteúdo multimídia nela. A minha ideia era algo que oferecesse mais recursos que um Chromecast, mas que não fosse tão caro quanto uma Apple TV e a solução então foi procurar uma TV Box Android.

Após alguma pesquisa, acabei optando pelo modelo T95Z Plus da Sunvell, aparelho que inicialmente me impressionou pelo seu tamanho reduzido, recursos disponíveis e principalmente, por sua configuração. Então vamos à ela:

Especificações Técnicas

Equipado com um processador AmLogic S912 2,0 GHz octa-core; uma GPU ARM Mali-T820MP3, 2 GB de RAM DDR3 e memória interna de 16 GB, o T95Z Plus ainda conta com entrada para cartões micro-SD de até 64 GB, duas portas USB, saída de áudio óptico, HDMI 2.0a, com conexões Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac 2.4G+5.8G Dual-Band.

De acordo com a fabricante, tudo isso permite ao produto gerar imagens com resolução 4K e a 60 frames por segundo, mas como minha TV é apenas 1080p, só pude confirmar que ele funciona sem problemas nessa resolução, com os vídeo sendo exibidos sem engasgos e com todo o funcionamento do aparelho acontecendo suavemente.

A navegação pode ser feita com o controle que acompanha o produto, que apesar de bem simples quebra o galho para as tarefas mais simples ou ainda utilizando teclado e mouse. Eu testei o K400r da Logitech com ele e tudo funcionou perfeitamente, com o periférico tendo sido reconhecido assim que espetei o seu receptor em uma das das entradas USB.

Vindo com o Android 6 Marshmallow instalado e por ter acesso a Google Play, praticamente todos os aplicativos disponíveis na loja podem ser baixados e instalados sem muita dificuldade. Se você já utilizou um aparelho do robozinho, estará em casa ao usar o T95Z Plus.

sunvell-t95z-plus-2

Design

Com um formato hexagonal e medindo apenas 13 cm de largura por 3 cm de altura, o dispositivo pode ser encaixado facilmente em qualquer cantinho da sua estante. Eu não diria que o T95Z Plus é lindo, mas ao menos seu design foge do lugar comum e a linha de luz que se acende (e pode ser desabilitada) quando ele está ligado ajuda a lhe dar um ar bacana.

Na parte da frente ainda temos um painel que mostra a hora atual, mas seu formato acaba gerando um problema. Acontece que as portas USB e de ethernet não ficam localizadas na parte traseira, fazendo com que o cabo de rede e pendrives fiquem expostos quando estiverem conectados. Pode parecer bobagem, mas um aparelho tão pequeno e que poderia passar desapercebido na estante acaba tendo seu visual estragado por esse detalhe.

Áudio, Vídeo e o Kodi

Como uma das minhas principais intenções com o aparelho da Sunvell era consumir áudio e vídeo, tinha uma grande expectativa em relação a isso e foi justamente essa parte que me causou a maior decepção. O problema é que enquanto o Plex funcionou perfeitamente nele, me permitindo fazer todas configurações que tenho no celular e rodando vídeos em Full HD sem engasgos, o mesmo não pode ser dito do Netflix.

O que eu não sabia era que o serviço de streaming só exibe imagens em 1080p em dispositivos Android que tenham recebido aprovação da Netflix, característica esta presente em pouquíssimas TV Box. Para começar, o aparelho precisaria contar com o certificado Google Widevine Level 1 DRM, algo que o T95Z Plus até possui, mas mesmo assim a empresa de Los Gatos precisaria dar a autorização e pelo o que andei lendo por aí, poucos parecem saber exatamente como funciona.

Como assistir o conteúdo do serviço em SD está fora de cogitação, por enquanto continuo por aqui tentando encontrar uma maneira de contornar essa estúpida imposição do Netflix e enquanto não descubro como fazer, terei que usar um dos videogames ligados na TV para assistir as séries e filmes.

Já na parte de áudio não tive muito problema, com programas como o Spotify ou Google Play Music tendo funcionado normalmente, com o mesmo valendo para os visualizadores de imagem, que no caso do nativo obviamente pode estar conectado a sua conta do Google e assim exibir as fotos que tivermos guardadas por lá.

Outro ponto importante do T95Z Plus é sua integração com o Kodi, um programa que tem conquistado muitos utilizadores de Media Centers e que veio para substituir o antigo XBMC. Com um visual muito bonito (que suporta skins) e uma infinidade de add-ons que podem ser obtidos gratuitamente, o Kodi funciona quase como um sistema operacional separado, inclusive contando com um botão de acesso rápido no controle e com grande potencial para se tornar cada vez melhor.

kodi

Jogos

Por se tratar de um aparelho com uma boa configuração, obviamente eu teria que testar alguns jogos e no geral posso dizer que fiquei bastante satisfeito com o resultado. Títulos como o Crazy Taxi: City Rush, Real Racing 3 e LEGO Star Wars: Yoda II funcionaram muito bem, praticamente sem apresentar grandes quedas na taxa de atualização de frames. É importante dizer que o controle do Xbox 360 funciona facilmente no Android, o que pode fazer com que vários games fiquem bem mais divertidos se jogados com o acessório.

Quanto a emuladores, fiquei decepcionado por não ter conseguido fazer com que o meu gamepad funcionasse no RetroArch, mas testei alguns desses programas que estão disponíveis na Google Play e os títulos que possuo fisicamente para Mega Drive e Super Nintendo funcionaram de maneira muito satisfatória no T95Z Plus. Com tempo ainda pretendo descobrir qual foi o problema com o RetroArch, mas como não deverei usar essa TV Box para esse fim, não estou disposto a esquentar muito a cabeça com isso.

Conclusão

Tirando o problema enfrentado com o Netflix, eu diria que o Sunvell T95Z Plus é um excelente produto, que serve perfeitamente para aquilo a que se propõe e que deverá agradar a todos que pretendem montar um media center sem gastar muito. Tendo um pouco de paciência e curiosidade, é possível modificar bastante o aparelho, deixando-o da maneira que deseja e isso pode ser feito tanto adicionando aplicativos via Gooogle Play, quanto explorando os muitos add-ons para o Kodi.

Prós:

  • tamanho pequeno e design limpo;
  • navegação rápida e vídeos exibidos sem engasgos;
  • integração nativa com o Kodi;
  • acesso à loja Google Play.

Contras:

  • sem suporte ao Netflix em HD;
  • controle remoto atrapalha em tarefas mais complexas;
  • exige paciência para deixar o sistema como queremos.

Nota do Editor

O produto nos foi gentilmente cedido pela loja GearBest, que vende o T95Z Plus por US$ 61,99 através deste link.

Atualmente eles ainda estão com uma enorme promoção de ano novo, onde produtos de diversas categorias estão saindo com ótimos descontos.

 

— Outros aparelhos que podem te interessar:

 

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Daniel Belini

    Poxa vida, essa da Netflix não rodar em HD é de matar viu.

    • Germano

      De acordo. Melhor ficar com o Chromecast.

      • Julio da Gaita ✔

        foda do chromecast é nao ter controle, to pensando em uma amazon tv ou roku, mas foda é ter que fazer varias gambiarras pra funcionar aqui no BR de meo deolz… ./

        • ditom

          Mesmo motivo pelo qual encostei o Chromecast.
          Prefiro o BD Sony ou a Apple TV…

        • João Alves

          Não tem controle naquelas, ao menos pro pause/play/etc dá pra usar o da TV.

        • Bruno do Acre – (Etevaldo)

          tem internet na fazenda? ( já até prevejo q sua resposta dizendo que se tem na cadeia, pq não haveria na fazenda)

          • Julio da Gaita ✔

            kosaksokaos, bem isso mesmo, BR de vez em quando dá um orgulho na gente…rs

        • Dandalo Gabrielli

          Para funções básicas o controle da TV Smart (LG com simple lynk), funciona, Play e Pause…

        • Thales C

          dá uma olhada no MiBox americano. Aceita comandos tipo o Chromecast e roda Netflix em HD.

  • “Exige paciência para deixar o sistema como queremos”

    Extramente a discussão que tivemos aqui poucos dias atrás. Pulo fora dessas gambiarras!!!!

    • Se você não liga muito pro Kodi e os aplicativos da loja do Google te servem, aí é mais tranquilo.

      • Julio da Gaita ✔

        opa mas dori não compensava mais pegar um minipc com windows? esses da intel ou gigabyte?

        • Aí é uma questão de preço, acho que um desses sairia bem mais caro. Além disso, se não fosse por esse problema do Netflix, que só fui tomar conhecimento depois de testar esse da Sunvell, diria que o aparelho é perfeito para o que eu queria.

          • doorspaulo

            Eu não sabia desse negócio da Netflix.
            Lembro quando tinha um Android stick e ficava putaço com a imagem porca na TV. Tentei de tudo, achando que era alguma limitação do stick ou da rede…

            Só sei que fiquei tão puto com a situação que montei logo um HTPC xD

        • ditom

          Os PC stick que vi achei que valiam à pena só em boas promoções. Sem contar que não vinham com controle…

  • Diogo

    Dori, sabe quanto tempo leva pra chegar um produto da GearBest aqui no Brasil? Comprei um fone de ouvido lá no início de Novembro e até agora nada… (infelizmente eu esqueci de comprar com a opção de tracking, foi minha primeira compra no site)

    • Daniel Belini

      30 dias, marroumenos.
      Meu OnePlus 3 saiu de lá em novembro e chegou aqui na semana do Natal
      17/11/2016 até retirar nos correios dia 21/12/2016

      • Diogo

        Então deve ter acontecido alguma coisa de errado. O meu eu comprei dia 10/Nov, o site avisou que chegou na alfândega dia 27/Nov e desde então, nada…

        • Daniel Belini

          Uma película que o Ali Express postou dia 15/11 ainda esta no buraco negro de Curitiba

        • Vai pegar uma estadia no depósito dos Curreios ou da Receita Fode-r-all, após deve chegar aviso… aviso de você ter que ir até uma agência pra pagar os 12 temer da taxa-roubo do Curreios e a facada da Receita.

          • Julio da Gaita ✔

            os 12 temers é quase um sequestro, pra um um serviço que os correios nem faz, vc q tem q ir la retirar ainda a parada… é pra fuder mesmo…

      • Thiago

        Poste seu One 3 la no grupo do importa mais no fb. Toda ajuda é bem-vinda para quem está começando a importar.

        • Daniel Belini

          Passa o link, far favô.

      • ditom

        Quanto de tributo pagastes?

        • Daniel Belini

          Maiomeno 212,00

    • Cara, é uma loteria. As vezes chega rápido, as vezes demora uma eterninade, mas no geral é entre 1 e 2 meses.

      • Lissandro

        e as vezes (porcentagem não desprezível) não chega

  • Thales C

    Essa restrição do Netflix é foda mesmo. Eu acabei pegando o MiBox americano por causa disso (não consegui descobrir se alguma outra versão do MiBox chinesa passa conteúdo HD ou 4k no Netflix).

    O MiBox ainda não chegou e já li uns reviews que engasga tocando conteúdo 4k, o que me deixou meio desanimado, mas vou esperar chegar e testar pra ver se engasga tanto assim mesmo.

    • Daniel Belini

      Sua TV é 4K?
      E tem mia coisa em 4k na Netflix?

      • ditom

        Boas perguntas…

      • Thales C

        Sim e depende.

        As produções recentes da Netflix estão quase todas em 4k (incluindo as brasileiras – 3%). Única exceção das coisas recentes que vi é o Caçadores de Trolls (uma animação do Guillermo Del Toro com a Dreamworks).

  • Rafael

    Na real eu queria comprar um MI Box, tendo em vista a ótima experiência que estou tendo com o smartphone da Xiaomi. Vale a pena? Ele tem esse mesmo problema com o Netflix?

  • ditom

    Uma característica que gostaria de ver nesses produtos são os perfis (de preferência com possibilidade de senha). Quando se tem muitos usuários em casa é chato você deixar sua conta como default e ver outras pessoas comprando nela…
    Tem esse recurso no T95Z, Dori?

    • Daniel Belini

      Tenho esse problema com o celular da minha mãe.
      Ela empresta para as crianças e toda hora tem joguinho novo.

    • doorspaulo

      Resolvi esse problema criando uma conta “sala”.

      • ditom

        E aí, quando quer de fato comprar algo, você faz login com sua conta? Não é trabalhoso demais?

        • doorspaulo

          Você pode criar um grupo familiar na play store, onde as compras feitas pela conta principal também ficam disponíveis nas outras.
          Ou seja, compra pelo celular, instala normalmente na box.

          Mas posso estar desatualizado quanto a isso, pois tem um certo tempo que migrei para um HTPC Windows, que cobriu todas as lacunas que um Android desses deixa, além de ter a Steam com controles de Xbox.

    • Não cheguei a testar, mas lembro de ter visto que você pode configurar mais de uma conta do Google no aparelho.

      • ditom

        Legal. Já ajuda…

      • Thiago Leal

        Não tem bluetooth

  • Gustavo Bresolin

    Bem interessante esse box, boas configuraçoes e preço bom também.
    Eu tinha um mini pc mk809 que deu pau. Durou uns 2 anos +/-.
    Agora estou esperando chegar um Voyo 2 vindo do aliexpress, esse com win10. Minha intenção é transformar ele num baixador/server de seriados/filmes.

  • Brizzola

    ======== Nota do Leitor:

    Mais um device pra ver Netflix.
    [ … ]
    Gulp!

  • Othermind

    “e os títulos que possuo fisicamente para Mega Drive e Super Nintendo “. Ai sim.. Dando exemplo.. Hehehe

    • =] Mas é verdade, tenho vários cartuchos aqui.

  • Estou esperando chegar meu Minix Neo U1, também da Gearbest, e que parece ser bem semelhante.
    Comprei ciente do problema do Netflix, minha ideia é rodar o Kodi mesmo.

  • Thiago Leal

    Só pra informar, esse modelo ai NÃO TEM BLUETOOTH. Eu comprei a uns 2 meses uma tv box e estava entre esse modelo ai e outro, acabei optando pelo outro modelo justamente pq ele tinha o bluetooth e esse da sunvell não tem. O outro tb tinha a opção de 32gb de espaço pagando por alguns dólares a mais.

    • Foto que acabei de tirar da tela da TV. Repare que está ativado e o ícone do Bluetooth está aparecendo no canto superior direito.
      PS: a imagem não está das melhores, mas se quiser dou um jeito de tirar um print screen.
      http://imgur.com/a/3SmMW

      • Thiago Leal

        Mas ela tem mesmo? Não consta na descrição e perguntei lá na loja quando estava em dúvida sobre qual comprar, e eles afirmaram que ela não tinha. O ícone pode ter pelo próprio sistema mas pode não ter o hardware. Vc poderia testar? Tentando parelhar com seu celular ou fone bluetooth.

        • Aqui meu celular pareado com ele 😉
          http://imgur.com/a/nFzUU

          • Thiago Leal

            Os vendedores são muito lerdos então, fala que não tem a função e por isso perde venda.

            Devem ter lançada uma nova versão do produto mas reaproveitaram os gráficos da versão anterior sei la. Mas sem problema, eu escolhi outra tv box por 3 razões: 1) tinha bluetooth, 2) ser bem menor (9,6×9,6cm contra 13x13cm) e por ter 32gb contra 16gb do t95z.

          • Thiago Leal

            Não seria bom vc destacar isso no texto? Informar que mesmo não contando nas especificações, nem nas apresentações, e mesmo o vendedor falando que não tem, o t95z tem sim bluetooth.

          • É que a informação está ali no texto, eu já havia testado, só não tinha percebido que nas especificações isso não conta. Mas fiz um pequeno adendo ali.

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    “Como a minha televisão da sala não é o que podemos chamar de “muito inteligente”” – Simples, é só tirar da Rede Globo.

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Alguém sabe se ele tem suporte aos controles de PS3 e/ou PS4? Se tiver, pode ser uma boa alternativa para rodar jogos antigos (SNES, PS1, N64, PSP etc).

    • Nunca testei, mas você sabe se esses controles funcionam no Android? Porque se funcionarem, tenho quase certeza que funciona no T95Z.

      • Rafael

        O de PS4 funcionou por BT, pelo menos no emulador de Nintendo DS que tenho…

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        Funciona em partes. O controle de PS4 funciona até bem no Android, bastando ativar o modo de pareamento Bluetooth do controle (segurando os botões PS e Share até a luz traseira dele começar a piscar) e depois parear no menu do Bluetooth do Android. Funciona em um bocado de jogos (e emuladores), sem ser root. Em alguns aparelhos, é necessário instalar o app Bluetooth Auto Connect, para corrigir uns lags que podem acontecer. Já o controle de PS3 não sei, pois nunca testei.

        No entanto, para alguns jogos, é necessário instalar algum app que faça o mapeamento dos botões do controle do PS4 para o que o jogo suporta.

        • Então sou capaz de apostar que funcionará da mesma maneira no T95Z.

  • Por falta de alternativa, uso um Nexus 4 espelhado na TV que é smart mas não tem o Amazon Prime e tá quebrando o galho.

  • William Lima Crisostomo

    Se instala o Moonlight dá pra fazer streaming via rede para o dispositivo, você precisa ter uma GPU nvidia
    O controle do Xbox funciona, então tá feita a mágica. Funciona muito bem com cabo de Rede.

  • Armando Brasil Rocha

    Instalei o aparelho e configurei em modo restrito e agora não consigo acessar todas as funções de configuração. Não sei como entrar no modo owner e nem como reconfigurar modo fábrica. Pode me ajudar e dar umas dicas?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis