Meio Bit » Games » A dificuldade em popularizar a série Dragon Quest no ocidente

A dificuldade em popularizar a série Dragon Quest no ocidente

Produtor da série Dragon Quest diz porque ela nunca foi tão popular no ocidente quanto a Final Fantasy e admite que eles erraram na maneira como trataram os primeiros jogos por aqui.

7 anos atrás

dragon-quest-8

Com cada um dos seus capítulos sendo ansiosamente aguardado por uma legião de fãs, a série Dragon Quest é sem dúvida alguma um fenômeno no Japão, sendo talvez o único RPG capaz de desafiar a franquia Final Fantasy. No entanto, ela nunca teve no ocidente a mesma força vista no outro lado do mundo e ainda hoje muitos se perguntam porque isso acontece.

Pois quem tentou explicar essa dificuldade em conquistar o público daqui foi o produtor Yu Miyake, que durante uma entrevista à revista Edge praticamente fez uma viagem ao passado para dar a sua opinião e admitiu que eles são culpados por isso.

Uma conclusão a que chegamos é de que é uma questão de timing histórico. Quando o Famicon foi lançado, o Dragon Quest era o jogo que todos estavam jogando, mas quando o PlayStation saiu, o Final Fantasy VII era o que todos estavam jogando. Então a fonte de nostalgia é diferente para ambos os grupos: no Japão é o Dragon Quest, enquanto que no ocidente é o Final Fantasy. A verdade é que se tivéssemos colocado bastante esforço para localizar o Dragon Quest naquela época, provavelmente não estaríamos vendo esse problema hoje em dia. Eu provavelmente não deveria estar dizendo isso, mas meio que erramos nesse sentido.

É importante ressaltar que o nós a quem Miyake se refere é a Enix, empresa que desenvolvia a série Dragon Quest e que só se uniu à Squaresoft em 2003. Como aquela desenvolvedora sempre teve como foco o mercado japonês, por muitos anos a franquia ficou conhecida nos Estados Unidos como Dragon Warrior, sendo que o primeiro capítulo levou três anos para aparecer no ocidente.

Essa mudança de nomes certamente não ajudou as pessoas a criarem um vínculo afetivo com a série e outro fator que pode ter contribuído para que o Final Fantasy se tornasse muito mais popular por aqui foi uma maior tentativa da Squaresoft de agradar o público ocidental, algo que com o Dragon Quest só ganhou força a partir do oitavo capítulo.

Segundo Miyake, enquanto a Level-5 trabalhava na criação do Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King, muito foi feito tendo os jogadores ocidentais como alvo, como por exemplo a presença de um maior número de personagens dublados e até mesmo a maneira como os menus funcionavam. Porém, o visual cartunizado acabou fazendo com que algumas pessoas achassem que se tratava de um jogo infantil e no fim das contas as vendas ficaram muito longe do que a Square Enix registrou com a série Final Fantasy.

Mesmo assim a editora não desistiu de torna a franquia mais popular, o que os fez lançar jogos como o Dragon Quest Builders e Dragon Quest Heroes. A expectativa deles é que esses títulos conseguam fazer com que o Dragon Quest XI seja melhor aceito quando finalmente der as caras no PlayStation 4, 3DS e Nintendo Switch.

Fonte: Nintendo Everything.

relacionados


Comentários