Teclado Logitech K400r — Review

k400r

Há quase dois anos eu decidi transformar meu PC em uma espécie de console, levando-o para a sala e fazendo com que ele fosse usado apenas para jogos. Hoje posso dizer que aquela foi a melhor coisa que fiz, com a máquina tendo se tornado minha principal plataforma de games.

Porém, existia um problema que sempre me incomodou: a utilização de teclado e mouse. Embora eu prefira jogar quase tudo com controle (sim, inclusive FPSs), é indispensável ter tais periféricos à disposição, pois inevitavelmente teremos que realizar certas ações no computador que não podem se feitas com um gamepad. Durante todo esse tempo eu usei um teclado e um mouse sem fio, mas essa solução estava longe de ser a ideal e por isso continuei procurando algo que me atendesse de forma melhor.

Foi então que conheci o K400r, um excelente teclado sem fio da Logitech que tem como grande diferencial um trackpad de 3,5 polegadas. Isso basicamente significa que com ele eu não precisaria de um mouse separado para utilizar o computador e que pelo menos na teoria resolveria meus problemas. Algumas semanas após utilizá-lo quase que diariamente, eis o que achei do periférico.

Com um excelente acabamento — algo característico dos produtos da Logitech — sendo pequeno (12 × 3 × 38 cm) e extremamente leve, o teclado foi reconhecido imediatamente pelo Windows e a sensação de usá-lo não deverá causar estranheza a quem estiver acostumado com notebooks. Tanto o trackpad quanto as teclas com perfil baixo lembram muito as de um computador assim, porém, a otimização de espaço poderá incomodar pessoas com mãos maiores, já que as teclas no padrão ABNT2 não são muito grandes.

O K400r conta ainda com um conjunto de teclas de atalho, que podem ser utilizadas por exemplo para chamar o navegador, iniciar o player de música, controlar o volume, chamar o desktop ou alternar entre aplicativos. Além disso, no canto superior esquerdo temos um botão que funciona como o clique esquerdo do mouse, uma ótima ideia que pode facilitar muito o uso ao o seguramos com as duas mãos.

k400r-2

Segundo a Logitech, o alcance do K400r chega a 10 metros e se estivermos utilizando pilhas alcalinas elas poderão durar até um ano. Eu não cheguei a levar o teclado ao extremo, então não posso confirmar tais informações, mas mesmo que o seu desempenho não chegue a tanto, qualquer coisa próxima de tais números já parece bem interessante.

Apesar de ter conseguido utilizá-lo tranquilamente numa TV Box Android, outro teste que não fui capaz de fazer com o teclado foi com uma Smart TV, já que as minhas não possuem tais características, mas pelo o que pude verificar, seu funcionamento com esses aparelhos é bastante tranquilo, com o usuário tendo apenas que conectar o receptor USB e confirmar a utilização do periférico. Isso faz do K400r uma ótima opção também para quem quer fugir das limitações dos controles remotos dessas TVs, tornando a navegação em aplicativos algo muito mais prático.

Apesar de todas essas qualidades, é preciso deixar claro que esse teclado não foi desenvolvido para o uso constante, portanto se você estiver procurando algo para o dia a dia, não será ele que melhor o servirá. Também há de se lamentar a falta de iluminação nas teclas, o que pode ser um empecilho quando estivermos numa sala escura assistindo um filme. Outra consideração importante a ser feita é que um trackpad não consegue substituir a precisão de um mouse, então para jogos que exijam movimentos rápidos, o K400r não conseguirá dar conta do recado.

k400r-3

Mesmo assim, fico me perguntando como fui capaz de viver tanto tempo sem um teclado como esse, pois se antes jogar no PC algumas vezes acabava sendo um fardo, já que precisava gerenciar a dupla teclado e mouse e todo o desconforto de usá-los na sala, hoje posso dizer que o K400r se tornou meu fiel escudeiro, estando por perto sempre que ligo o computador para me divertir diante da TV.

Podendo ser encontrado sem muito esforço por cerca de R$ 130 em lojas online, acredito que o Logitech K400r pode ser considerado um produto indispensável para qualquer pessoa que tenha um computador na sala de estar ou que esteja procurando uma utilização menos traumática numa Smart TV ou num dispositivo Android.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Germano

    Logitech e uma marca que nunca me decepcionou. Cansado de usar os teclados/mouse Dell ou Lenovo que vieram junto com os PCs fornecidos no trabalho, investi do meu bolso em um K270 e um M510 para usar exclusivamente no trabalho. Melhor coisa que ja fiz, alem de confortaveis os dois podem usar um mesmo receptor (o que veio com qualquer um dos dois) de forma que so uso uma USB para os dois e ainda tenho um receptor reserva se vier a precisar.

    • Esse K400r também conta com esse receptor.

      • Dori, serão os R$ 4,21 mais bem pagos que você já gastou na Steam: Controller Companion http://store.steampowered.com/app/367670 fiz o mesmo que você e te afirmo que este software me permite precisar usar muito pouco meu teclado sem fio, controlo tudo pelo controle do Xbox. Funciona 100% no Windows 10.

        • O Controller Companion é um canivete suíço. Colocando ele pra iniciar junto do Windows, fica perfeito. No meu caso, dispensou completamente a necessidade do teclado e mouse sem fio.

          Também criei uma regra pro meu Steam na sala de estar ser um console perfeito: a lista de jogos “favoritos” tem apenas os que tem suporte ao controle e steam cloud (pros savegames), e nenhum tem ícone de atalho na área de trabalho, pra forçar que o acesso seja feito pelo big picture.

          • Exatamente. As únicas coisas que eu ainda preciso do teclado é para digitar textos mais longos e jogar alguns games que não são compatíveis com controle. Nem uso o Big Picture, já me acostumei a usar o controle como mouse até para realizar outras tarefas como navegar, por exemplo.

        • Eu tenho o Pinnacle Game Profiler e embora o ache muito bom, nunca consegui usá-lo a ponto de substituir o teclado + ou mouse. Sinceramente tenho dúvidas se outro programa conseguiria.

  • Othermind

    Tenho um a quase 1 ano… Não uso pra jogar, mas sim em um notebook “velho” que fica ligado 100% do tempo no home/TV do meu quarto… Ele fica sempre com a tampa fechada e serve como media center… Então deito na cama e acesso meus arquivos de vídeo (uso o vlc para obter som 5.1) e vejo filmes no netflix ( usando o APP para 5.1 TB).. E como aumentei as fontes do windows, uso a internet normalmente deitadao.. Detalhe, ele tem o botao de hibernar, entao ligo e desligo o note pelo teclado tb. Aprovadissimo!

    • Leonardo Carneiro

      jove, dê uma olhada no kodi (ex xbmc) para ver os filmes e curtir o som 5.1 no home. eu tenho o vlc tb para exibir um arquivo aqui e outro ali, mas para fazer uma videoteca o kodi é deus.

      • Alvaro Carneiro

        Oi primo! O PLEX também é bom.

      • Othermind

        Vou testar… =)

        • Leonardo Carneiro

          Não sei como funciona teu home. O meu pode ele mesmo decodificar o áudio (o que ele faz melhor que o PC, além de liberar o CPU do pc dessa função), então tem que ir nas opções de som do kodi, alterar para mostrar as opções avançadas e setar para deixar o receiver decodificar o áudio, se não o próprio pc vai fazer isso. Não é mto diferente das tretas que tem que fazer no vlc.

      • Julio da Gaita ✔

        opa, outro não tão “jove” na área, mas o kody tem varias versões sempre achei meio confuso, passa ae o link amigo! pfv…rs

        • Leonardo Carneiro

          kodi. tv (coloquei espaço pra não entrar na moderação). O oficial. Eu tava digitando errado (com ‘y’) ali em cima. já arrumei.

          • Julio da Gaita ✔

            valeu ,)

  • Leonardo Carneiro

    Dori, vou dar meus dois dedinhos de opinião, pois tenho os 3 modelos: o K400, o K400r e o K400 Plus. Tenho um HTPC na sala, uso Youtube, Netflix, KODY (ex-XBMC) e uma eventual busca no Google e IMDB.

    Pra começar os 3 modelos são praticamente idênticos em funções, acabamento e preço. não vou nem entrar na discussão das diferenças.

    Pontos PRO:
    * São pequenos o suficiente para não atrapalhar na sala, grandes o suficiente para digitar um pouco (uma busca no youtube/netflix etc) com razoável conforto.
    * As pilhas (desde que de boa qualidade) duram uma eternidade, ainda mais se vc desligar a chave dele quando não estiver usando
    * Vem com touchpad embutido, que geralmente é muito mais prático que um mouse no sofá
    * Acabamento bom

    Pontos CONTRA:
    * Não são bons pra gaming, ainda mais se for a versão que tem as setinhas compactas.
    * Não pode ter nem uma mínima barreira entre receptor e teclado. O meu receptor fica na base do rack, e quando eu estico o sofá ele não fica visível; a recepção piora nitidamente. Nada que um extensor para elevar a posição do receptor não resolva.
    * O touchpad deixa um pouco a desejar.

    IMHO, esses teclados são a melhor opção do mercado para esse uso (usar o PC ou note como HTPC na sala). Apesar de ser um bom produto, ele não tem aquela qualidade premium. Eu pagaria até um pouco mais (baseado nos preços do mercado paralelo do RJ) para ele ter uma qualidade superior, principalmente do touchpad. Mas ainda sim, é o undisputed lightweight champion de teclado para sala.

    • Metalmacumba

      Logitec é o melhor dos “piores”a se comprar. não é premium, mas também não é vagabundo nem é um assalto na hora de comprar.

      • Leonardo Carneiro

        Pois é, mas aparentemente não tem ninguém premium no mercado. Razer (eu sei!), steel series, corsair etc não tem nada nesse sentido. Player grande que tem é Logitech, MS e Lenovo

      • O (ex)Datilógrafo da AEB

        Só pelo RMA vale a pena.

  • Leonardo Carneiro

    Fica a dica dessa belezura aqui tb: K480. Ele é bluetooth, pareia em até 3 devices ao mesmo tempo, e uma chave gira pra vc digitar em um deles. Vem com um apoio para vc digitar no celular ou no tablet.

    https://uploads.disquscdn.com/images/dcb97326f8d9389f83ce4f72eed85ce446ad11f4a01a5373bc5691b4e1d3675b.png

    • Diogo

      Problema dessa belezinha é que ele custa uns 300 reais, aí não dá…

      • Leonardo Carneiro

        Pois é. Tô namorando ele a espera de uma boa promoção.

        • Germano

          Tem no ebay. Talvez valesse mais a pena importar, inclusive no tempo de espera.

      • E não tem o trackpad. Se precisar usar mouse, complica.

        • Germano

          Mouse pra que em dispositivos com tela touch?

          • É, não tinha pensado nisso, mas aí o celular faz o papel do trackpad? De qualquer forma, ainda teríamos a adição de um segundo objeto na conta, me parece menos prático.

          • Germano

            Eu ja usei um teclado normal de computador com um tablet que tinha usando cabo OTG. Como esses dispositivos so tem 1 USB certamente nao tive como usar mouse, mas nao fez falta ja que a tela touch fazia esse papel. Claro que o fato de esticar o braço ate a tela toda vez nao e muito ergonomico, serve se voce tem que escrever mais do que clicar.

          • Rodrigo Neves

            Dá pra usar os dois, caso sejam sem fio e combo – um receptor para dois dispostivos. Usava assim no meu tablet.

          • Germano

            Supunha que funcionaria. So nao testei porque quando tinha o tablet nao tinha o teclado e mouse sem fio que citei. E quando peguei eles ja tinha dado o tablet para o filhote – eu podia pegar de volta so para testar, mas qual o proposito se nao uso mais o tablet?

          • Rodrigo Neves

            Para você nenhum. Para qualquer outro que esteja acompanhando a discussão e utilize um tablet com recurso OTG, acredito que a informação seja pertinente.

          • Germano

            Sim, de acordo.

          • Leonardo Carneiro

            Eu tenho um adaptador RIDICULAMENTE PEQUENO de micro-usb macho para usb fêmea, e liguei o k400r em alguns celulares e tablets. Funcionou perfeitamente

          • Leonardo Carneiro
          • Leonardo Carneiro

            Ah, não pensei ele pra uso da sala, como o K400r, só achei um produto interessante e pouco conhecido. No trabalho aqui tem um cara que tem um. O whatsapp web é bloqueado aqui, daí ele deixa o celular dele aberto no zap e troca a entrada pra digitar.

          • Não, cacete, esse teclado é para usar como entrada em celular e tablet, não para PC sem mouse.

          • Então não tem absolutamente nada a ver com o teclado do review =]

          • Leonardo Carneiro

            yep, comentei isso logo acima

          • DiMais

            a proposta do Logitech é diferente, não foi pensado para celular e tablet e sim para quem fica longe de um PC ou Notebook (media center) e o trackpad faz uma boa diferença principalmente quando utilizado sentado num sofá ou deitado na cama onde nem sempre se tem um bom apoio para mouse.

  • Rafael Gil

    Fiz a mesma coisa lá em casa, só que peguei o K400 plus (é bem parecido com esse aí).
    Comprei um node 202 da fractal design e coloquei o PC na sala (Já estava antes, mas eu tinha que esconder o trambolho atrás do sofá).
    Antes de comprar esse teclado eu contornava o uso com o próprio controle do Xbox 360 (tem um app na steam pra ele simular um mouse e teclado), mas aí veio a black friday e peguei um teclado por 84 reais 🙂
    Fiz um esquema no Windows tb pra não abrir a shell do explorer quando inicia (menu iniciar e desktop) mas sim abrir direto o steam no modo big picture.
    Fica igualzinho um console, boota rapido pra caramba e ainda economiza uns 500Mb de RAM no meu caso 🙂

    • Leonardo Carneiro

      Show esse gabinete pra HTPC. Não conhecia.

    • Poderia passar o tutorial de como fazer esse esquema?

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Só por curiosidade, podes compartilhar a a configuração dessa sua máquina?

      Tenho muito interesse em fazer um PC em gabinete pequeno assim, pra jogar em casa e poder transportar facilmente pra sala de festas de casa, pra ligar na TV e ouvir Spotify e ver uns vídeos.

      • Rafael Gil

        Posso sim:
        CPU: Core i5 4430
        GPU: EVGA GTX 1060 6Gb
        Mobo: MSI h81I
        Fonte: Silverstone 450W (SFX)
        RAM: 16Gb (8 + 8) HyperX Fury

        Fica mais caro montar em gabinetes pequenos (for que cable management e temperaturas viram desafios), mas é recompensador 🙂

        • Leonardo Carneiro

          Cara, tenho uma configuração BEEEM mais modesta que tua, pq não jogo na sala (o heavy muscle tá no PC do quarto).

          CPU: AMD AM1 Athlon 5350
          GPU: —
          MOBO: ASRock AM1H-ITX (dispensa fonte ATX, tem conector 19v no Back-panel para usar fonte de notebook)
          MEM: 8GB DDR3 Corsair (não lembro qual)
          STORAGE: SSD Kingston UV400 128GB + WD Green 3TB

          Rodo Netflix, Youtube e Kodi. O tchan da coisa aqui é que consome pouquíssima energia, e ainda usa uma fonte de notebook que não faz barulho!

          • Rafael Gil

            Acho legal essas mobos com fonte externa. Depois dá uma pesquisada no gabinete “s4 mini” da NFC.
            Vai ser o meu próximo projeto!

            Esse Athlon tem GPU integrada?

          • Leonardo Carneiro

            Tem. Obviamente não faz milagres no 3D, mas teoricamente consegue fazer o decode de videos 4k sem engasgar. Eu não testei, pois minha TV é FullHD e não me dei ao trabalho dei baixar um vídeo 4K. Pro FullHD vai suave com qualquer codec.

            Detalhe que no Youtube, ele engasgou para tocar video FullHD 60frames, mas acho que é devido ao player, pq testei videos fullhd 60frames no kodi e no VLC e foi suave.

          • Rafael Gil

            Ah Youtube em 60fps é difícil rodar mesmo. Tenho um mac mini core 2 duo véio lá tb que não roda nem a pau. E olha que tem uma GPU da Nvidia.

          • Leonardo Carneiro

            Interessante esse s4 mini. O meu é +- pequeno, do tamanho de um video cassete. É feio pra caralho, mas foi ganhado, daí fica bonito kkk.

            Sobra espaço dentro dele, até pq não uso a fonte ATX. Não sei se meus HDs iam caber nesse s4 mini.

            Link pra quem quiser ver, pq demorei pra achar (só vinha celular): http://nfc-systems.com/s4-mini/

        • ElGloriosoRangerRojo™

          Orra! Não achei que a config. fosse tão bacana assim.

          Tens fontes onde posso encontrar dicas pra montar um hardware similar em gabinetes pequenos?

          E, onde encontrasse o Node 202 pra comprar? Fiz uma busca rápida e não encontrei nenhum lugar que tivesse ele ou similares…

          • Rafael Gil

            Esse gabinete eu tive que importar :/
            Aqui não vende ele, mas vc encontra o raven Rvz02 da silverstone com relativa facilidade.

            Não tem muito segredo pra montar não, só comprar placa mãe mini ITX e fonte SFX. O resto vc só precisa ficar ligado com os tamanhos, altura do cooler e essas coisas.
            Ah e o TDP é importante tb. Quanto mais alto, mais difícil pra refrigerar 😉

  • Julio Verner

    O tenho a uns 2 ou 3 anos… E dá MUITA RAIVA! O Driver/Software foi escrito pela Carla Perez! Mais burro impossível… Mas pelo preço tá mais que bom.

    • Leonardo Carneiro

      O do K400 Plus é melhor. Vc pode efetivamente travar os botões de função como teclas f1-f12 e usar a tecla fn só qdo for acessar as funções. Mas no K400r é realmente chatinho. Se estiver no Windows 10, instala a última versão do software da Logitech, dá uma melhorada.

      Pra quem for comprar, o K400 Plus é praticamente o mesmo preço. O problema é achar ele.

      • Julio Verner

        Pois é, uso no Win10 sim e tem hora que quase jogo na parede! Até o gato passando na frente interfere! hahaha
        Vou tentar atualizar o Software, obrigado pela dica! Já o tinha como hardware legado… 😛

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Tenho a mesma reclamação que você. Uso um mouse M560 e só tenho elogios pro bichinho, mas o software que controla as peronalizações dele é uma porcaria.

  • Julio da Gaita ✔

    opa uso um da microsoft e nunca tive os problemas citados na matéria, nem com interferência… pilhas duram uns 4, 5 meses… o unico problema é a tecla F1/F2 dividindo função, mas normal quem nem teclado de notebook… e tá 189,00, os produtos da microsoft são bem decentes até…

    https://www.walmart.com.br/item/1243241/sk?utm_source=google-pla&adtype=pla&utm_medium=ppc&utm_term=1243241&utm_campaign=acessorios_tecnologia+1243241

    • Leonardo Carneiro

      O Microsoft All-in-One Media Keyboard?

      QQ vc acha dele? Eu testei na loja e achei levemente inferior ao Logitech, mas pode ser impressão minha.

      • Julio da Gaita ✔

        bom não percebi nenhum problema como os mencionados no logitech sobre interferência e outras questões. o trackpad é ótimo tem um tamanho bom e na verdade ele é melhor do que o meu notebook…rs, não sei se pelo uso intenso ou esquecer ele ligado direto as duas pilhas AAA acabam em 2,3 meses. Ele possui 3 botões de atalho que você pode customizar via aplicativo proprio do windows.

        A unica reclamação que tenho é com as teclas F1, F2… é necessário pressionar a tecla FN para aciona-las, mas isso é mal de notebook tbm. Ponto positivo para o controle de volume de fácil acesso, pra quem usa como controle pra um HTPC caseiro é ótimo! De vez em quando ao ligar ele não reconhece o teclado, então preciso reiniciar o notebook pra funcionar, mas como uso SSD não chega a ser um incomodo.

        Enfim, é um teclado wireless básico bem competente, e se você conseguir achar com um preço bom vale bem a pena, uso mouse e outros periféricos da microsoft, e geralmente eles são básicos e confiaveis, mas não espere nada “premium”, até pq versões “do caralho” de teclado sem fio são dificeis de achar aqui no BR … vai entender pq..

        • Leonardo Carneiro

          Essa de não poder fazer o “toggle” entre as teclas de f# e media é um saco. No K400 e no K400r tb não dá. No K400 Plus dá, mas é via software, não é nativo do teclado.

          Valeu o depoimento.

        • Leonardo Carneiro

          Mas acho que nem existe nada mais premium que isso tb. Pelo que vejo nas listas de recomendações de sites gringos, esse MS e o Logitech são as figurinhas carimbadas.

          • Julio da Gaita ✔

            de teclado nesse layout de “teclado normal” acho que não tem muita coisa mesmo, mas se você procurar uns teclados bluetooth com trackpad menores um pouco maiores que smartphone ou até do tamanho de controle de televisão, com telas de e-ink, o céu é o limite.. . dá pra ficar meia hora escolhendo no alliexpress, gearbest e banggood da vida…

  • Germano

    Falando em teclados, eu estava lendo esses dias sobre um teclado conectado na internet no Engadget, e te da notificacoes de agenda, e-mail, e IMs via cores que acendem no teclado. Lendo o artigo não ficou claro para mim se ele tem uma conexão própria por wifi ou usa a do computador, e nao quis assistir o video na fonte para descobrir, mas talvez por isso o artigo não apareceu aqui como mais um da serie “internet das coisas inuteis”.
    O interessante e ser um mercado mecanico de uma marca ate conceitudada pelo que percebi: daskeyboard.

    https://www.engadget.com/2016/12/27/das-keyboard-5q-internet-keyboard

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Tenho quase certeza que o Cardoso falou sobre esse teclado.

  • A Logitech pagou qt pela matéria?

    • Se eles tivessem pago, você acha que eu citaria pontos negativos? Além disso, a menos que você tenha alguma prova de que o post é pago, gostaria que se desculpasse, já que isso é de uma babaquice sem tamanho.

      • Foi então que conheci o K400r, um excelente teclado sem fio da Logitech…

        Conheceu como? Num encontro romântico? Achou um na rua? Ou quem sabe… TEVE UM CEDIDO PELA LOGITECH?

        Sabemos que o MeioBit tem um péssimo histórico de relacionamento com anúncios. Aceitam banners que pulam na tela, fogem do clique do mouse, e outros que nem botão de fechar tem, fazendo uma bela duma vista grossa e mantendo um silêncio sepulcral sobre a prática, a despeito das inúmera reclamações dos usuários. Não obstante, também escrevem semestralmente matérias mimimi condenando AdBlock que existe JUSTAMENTE por causa desse tipo de propaganda invasiva. Então não seria de se espantar se isso fosse um anúncio sem a tag #ad, dado que quando o assunto é dinheiro, vale tudo até Nuggets Sadia.

        Pessoal do Techmundo pelo menos fala de onde veio o produto que eles estão avaliando: https://www.tecmundo.com.br/logitech-wireless-touch-keyboard-k400r/104752-review-teclado-wireless-touch-logitech-k400r.htm

        • Testei rapidamente o teclado numa livraria há alguns meses (e gostei) e após conversar com o pessoal da Logitech, eles aceitaram enviar um para que fizesse a análise. Qual o problema nisso?
          Isso de forma alguma jamais influenciou minha avaliação sobre um produto, muito menos torna o review um publieditorial, mas se você acha que alguém só pode elogiar algo mediante um pagamento, só posso lamentar.
          Quanto aos banner, eu não tenho absolutamente NADA a ver com isso e me espanta você continuar lendo um blog que acusa de disfarçar publieditoriais como reviews. Ou problema seria só com os meus textos mesmo?

          • Problema com os textos eu só tenho com o SJW Gogoni XD

            De resto é importante colocar a origem do produto JUSTAMENTE pra não haver dúvidas sobre publieditoriais disfarçados.

          • Marcos Balzano

            Então pq não facilitar, e dizer que o produto fora cedido pela empresa?

        • Leonardo Carneiro

          Não obstante, também escrevem semestralmente matérias mimimi condenando AdBlock…

          Realmente, parecem testemunhas de Jeová. Não aguento mais tanta aporrinhação.

      • Tejobr

        Som se propaga no vácuo?

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Cara, conheço o meio bit desde 2008/2009 e te garanto que quando é publieditorial eles avisam. sempre foram transparentes em relação a isso. É verdade que os ads estão incomodando, mas duvido que essa matéria seja paga.

      • Salles Magalhaes

        Eu tambem duvido. Porem, fico impressionado em ver voce defendendo o Meiobit por aqui (apos tantas materias lhe criticando)… isso que e’ uma pessoa que nao guarda rancores.

        • Resiliência, meu caro! Por isso que ele está empregado na AEB até hoje. Aprendaum!Mensagem motivacional patrocinada por Astrogildo Olivetti, presidente do Sindicato dos Datilógrafos.

        • Tejobr

          Bem como estagiários. Tem alguém com nick estagiário no MB?

          • Salles Magalhaes

            Ja pensou sobre o estagiario datilografo?

      • O problema é que algumas pessoas não podem ver alguém elogiar algo, que já imaginam que foram pagas para isso.

      • Pow, nem incomoda. Hoje tem um fusquinha mó legal dando uns “vai-não-vai” no rodapé. Poderia ser um nugget engordurado cheirando a colesterol? Poderia! Mas é só um fusquinha que custa os olhos da cara querendo seu lugar ao sol novamente, sem holocausto desta vez, espero.

  • Gabriel De Oliveira Rohden

    Baixei o gopher (ou goofer sla) pra usar o controle do Xbox pra controlar mouse e ações (coisa que a ***** dá MS devia ter feito nativo, porra, e ainda me fodem com o caralho de dongle mesmo tendo o charge&play(que só carrega bateria num device com o driver)), só reclamo que ele devia entrar em modo full “do nothing” quando inicio jogos (o select ainda é usado, e parece que teclas de atalho(combinações) n funfam.. de resto, achei perfeito usar o controle pra isso

  • O (ex)Datilógrafo da AEB

    Tenho um HTPC em casa e já usei diversas combinações de teclado + mouse. Mas só sosseguei com esse xing ling aqui: https://uploads.disquscdn.com/images/a9387ef803d0cf843e18da200da8fac80fd4797032f24fa91809848e2d6d0162.jpg

    • Eu tenho um outro xing ling aqui também, do tamanho de um controle remoto ainda com laser pointer, fenomenal para usar em htpc ou apresentações diversas… kkk
      Ainda é possível “virar” o touch pad dele para usar o teclado na posição de controle remoto mesmo…

  • Daniel Belusso

    Alguém já testou ele com Raspberry pi?

    • Leonardo Carneiro

      Já, funcionou.

      • Daniel Belusso

        Valeu, acho que vou comprar ele então, me parece ser uma das melhores opções.

        • Eu testei no TV Box Android e funcionou tranquilamente.

          • Daniel Belusso

            Valeu, acho que vou comprar o plus que esta mais barato que este, tomara que funcione!

  • tuneman

    @doriprata:disqus , qual TV box você usa?

    • Uma Sunvell T95Z Plus, vou publicar o review dela daqui a alguns minutos.

      • Leonardo Carneiro

        AHHHH, TÃO PAGANDO VC PRA FAZER ESSE TB?!?!?!

        aeuhaueuaeh

        • Já estou me preparando para ler coisas assim =|

          • Germano

            Relaxa! =) Fosse comigo eu dizia estar é na torcida para começarem a pagar mesmo.
            Pois se me pagassem eu falava bem ate da politica brasileira!

          • Né? Pior é quando dizem que sou Sonysta, Nintendista ou Caixista. Basta elogiar um console e logo dizem que estou recebendo algo, sedo que da mesma maneira como elogio, também critico.

          • Germano

            E eu então que por criticar os pontos a serem criticados dessas empresas ai já fui taxado de flamer e hater mais vezes do que sou capaz de contar. Vira e mexe tenho que lidar com algum que por ter falado mal do videogame dele parece ate que xinguei a mãe dele – capaz que se tivesse feito mesmo isso ele não teria ficado tão bravo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis