Windows 10 pode introduzir um “Modo Jogo” para melhorar a performance dos games

windows-10-xbox-games

A Microsoft confia no taco do Windows 10, tanto que substituiu o sistema original do Xbox One por ele de modo a fazer com que o desktop e o console atuem como dois lados de uma mesma moeda. Dessa forma, todos os lançamentos first party agora rodam tanto no PC quanto no console, para alegria dos jogadores.

Ou quase isso. Não são raras as reclamações quanto aos games distribuídos pela Windows Store, que seriam “lacrados” e não permitem uma customização fina por parte dos jogadores. Usuários de Steam e Origin não têm muito o que reclamar, mas de qualquer forma todos poderão se beneficiar de um novo recurso presente em uma futura atualização do sistema operacional.

Semanas atrás um build recente, de número 14997 vazou e um usuário do Tiwtter chamado h0x0d encontrou algo bem interessante enquanto fuçava nela: um arquivo .dll chamado “gamemode” que dá a entender que o Windows 10 receberá um “modo de performance” para jogos.

Embora o Windows 10 não seja lá muito comilão de recursos, há uma série de aplicativos e utilitários que continuam rodando em segundo plano mesmo em momentos que você estás utilizando programas pesados, ou no caso jogando. Enquanto isso não seja um problema com PCs da NASA, quem possui um hardware mais modesto e limitado pode enfrentar alguns probleminhas.

O que o tal “game mode” poderia fazer é reduzir a zero qualquer consumo de recursos efetuados por aplicativos concorrentes, jogando todos os apps para o fim da fila de prioridade e alocar toda a capacidade do sistema, seja em CPU, GPU ou drivers GFX para que a experiência com o game seja a máxima, o limite do que o hardware pode proporcionar. Ou seja, o “game mode” vai espremer as capacidades do desktop até o bagaço e convergir tudo para o game.

Vale lembrar que o Xbox One já possui uma função semelhante, ela está simplesmente migrando para a versão completa do Windows 10. Embora ainda não ativa, ela deve aparecer em breve para usuários do programa Insider até para eventuais ajustes, antes de ser introduzida na versão final do sistema.

Ainda que seja uma excelente novidade, vale lembrar que enquanto não for confirmada tal função pode ser apenas um teste de recursos, com a possibilidade não só de demorar a aparecer como nem ser introduzida, caso não apresente resultados significativos. Aguardemos.

Fonte: ÜberGizmo.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • rbsouto

    É muito bom. Eu também espero que o modo jogo bloqueie todo o tráfego de internet que não seja necessário ao jogo. Ligue um firewall e você nota a quantidade de programas pedindo autorização.

    E bloquear todos os programas e serviços que “acordam” de forma automática sem você saber ou pedir.

    • @cheesepaulo

      tbm vale guardar um QOS no router de casa pra limitar a banda da família no netflix enquanto você joga. O ping melhora substancialmente. Qualquer 512k que passar pra TV já é suficiente pra não notarem a diferença enquanto a trocação de tiro rola solta no PC.

      • Zé das Covi

        tenho só 4mb em casa, só dos dispositivos estarem conectados o meu ping já vai de 30~40ms pra 120~150ms no cs go, falo isso pois as vezes é 3~4 da matina e esse ping se mantem assim, eu troco a senha do wifi e o ping cai .
        Recorro ao 4g pra jogar quando ainda tem nego acordado em casa, gasto cerca de 100~150mb por partida competitiva no cs(30~40 minutos) e o ping fica estavel a 40~50ms
        minha operadora é tim .

        • Luiz

          Voce precisa aprender a fazer QOS em um router de verdade.

          • Zé das Covi

            uso um tp link q devo ter pago umas 50 pilas nele novo, vou fuçar pra ver se tem essa função
            eu antes limitava a banda de cada um via MAC , mas mesmo assim o ping ficava alto

  • 640k is enough

    Tenho um notebook com um singelo Celeron 847, o Minecraft roda entre 30 e 40 fps no Linux com Xfce pro meu filho jogar de vez em quando, no Windows com instalação limpa roda no máximo a 5 fps, e dizem que o Windows 10 ainda é leve.

    Nada contra o Windows, preciso muito dele em VM, e ainda é campeão em matéria de facilidade de uso e compatibilidade, mas poderiam criar uma versão que pudesse ser melhor customizada para os Geeks de plantão.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Cara, mas poxa.. é o xfce, né? você precisa colar uns pesos no seu computador quando instala alguma distro com ele, de tão leve.

      • 640k is enough

        Sim, mas o que quero dizer é que para ser uma plataforma de jogos, a Microsoft precisaria apenas ter um snap-in para remover o que não é útil, em vez de ficar futucando no regedit, services.msc ou msconfig. Esse game mode não garante leveza necessária para rodar os jogos, vamos ver…

        • Theuer

          EXATO!
          21Gigas de Windows instalado aqui apenas para ser o kernel do Automobilista e rFactor 2!
          As vezes abro o Chrome também. 😉

      • Petrus Augusto

        você precisa colar uns pesos no seu computador quando instala alguma distro com ele, de tão leve
        hahahahah genial, genial bixo!! haahahahaa

    • Luiz

      Xfce é o mesmo que o Windows98, dai não conta né. A diferença brutal deve ser por conta do uso do Cache. Xfce usa tão pouca memoria, que não dá cache-miss. Windows10 é leve em termos, ele ainda precisa de RAM, muita RAM, começando por 2GB.

      • SignaPoenae

        Ná época do Ubuntu 10.04 lembro que eu fazia só por diversão customizações do gnome 2.* que rodava abaixo dos 60 mb de memória completamente usável e estável. Se brincar, ainda tenho algumas prints aqui.

      • Theuer

        Por que “não conta né”?
        Muitos gamers só precisam exatamente disso.

    • SignaPoenae

      Borderlands 2 e borderlands Pre sequel roda melhor no meu debian que no windows. Outros games posuem desempenho melhor ou um pouco pior, como no Empire: total war.

      O emulador de PS2 também funciona extremamente melhor no linux do que no windows, isso foi decisivo pra mim tirar o dualboot.

      • Leo Lemos

        qual a sua placa de vídeo, pq tenho o borderlands aqui tb (todos eles 😀 ) e no macOS (hachintosh) numa 8400GS 1gb nem vai, no win10 na mesma placa até ia, mas futucanto os .ini, daí um dia resolvi dar uma chance para a HD4600.. foi outra coisa (borderlands rodando acima dos 40fps, com picos de 60) com tudo em full. pena a HD4600 não funfar no hackintosh (saída VGA, maldita Gygabite H81M) e como sou pobre, vga dedicada só quando eu ganhar na mega sena da virada.
        testarei no linux, vai que dá certo 😀

        • SignaPoenae

          To usando uma gtx 220. Estava pensando em comprar uma placa mais digna – uma 750 Ti ou 1050 Ti, mas como jogo a maioria dos meus games no emulador, e o outro resto são indies que rodam até sem placa, desisti por enquanto.

          Sobre as placas da AMD no linux, o suporte ainda é pobre, então acho que não compensa o trabalho. Tenta com sua 8400, tive uma também e os drivers são muito melhores e compatíveis com a maioria dos jogos.

        • Theuer

          Cara, quando puder, GTX970 no hackintosh. Custo/benefício imbatível agora que ela é uma placa “velha”. Estabilidade 100% também.

    • PugOfWar

      uso windows em VM do trabalho bastante por causa de legados, não dá pra escapar, em casa só serve pra jogo

  • Ah, o bom e velho disco de boot otimizado pra cada jogo, horas refinando autoexec.bat e config.sys pra cavar o último byte de memória expandida. Ou estendida? Sempre confundi EMS com XMS.

    • Jefferson Brito

      Mas sempre lascava quando vc tentava colocar o MSCDEX… e dá-lhe HIMEM.SYS e EMM386.EXE, tempos áureos pra rodar ZANAC e Duke 3D. Mas veja, tem mais, você pode usar o QEMM kkkk

      • Wagner Felix

        véi, não! eu nem lembrava mais disso…
        nós, saudosistas, gostamos de lembrar só das coisas boas, e voce vem com essas peregrinações sofridas! kakakak

        • Kirk

          Fato !!

        • Tem o arj pra passar?

          • Theuer

            Claro, afinal começamos a instalação sempre do disquete 1/8, 2/8, 3/8…

    • David Kwast

      Nostalgia anos 90 feelings agora. Valeu Cardoso.

    • Rodrigo Primon Savazzi

      Saudades de rodar aquele Full Throttle ou The Dig maroto com o som bombando forte daquela Creative SoundBlaster 16 enquanto curtia os gráficos no Samsung SyncMaster 3 de incríveis 14″…

      • Ou ir de PC Speaker mesmo para alguns jogos só pelo ruído branco (para os jogos que suportavam)

      • Leo Lemos

        ou juntar 1 ano de trabalho (ou vender um RIM) para poder comprar um monitor de 17″ só para ter uma resolução de incríveis 1024×[email protected]

        sem esquecer que ostentação era placa de vídeo com 32mb de RAM…

    • Geraldo Dal Berto Jr.

      Se não usasse as palavras mágicas corretas no autoexec.bat e config.sys o Doom nem rodava com 4 megas de RAM… Eram bons tempos.

    • Jaffy

      Otimização de alocação de recursos é algo que venho conceitualizando desde o Windows 98 SE. Tipo…porque despender recursos com aplicativos que atuam em paralelo se eles podem ser alocados naquilo que estamos mais utilizando?

      • Talvez o multitarefa seja o alvo da M$, por isso da não-otimização direcionada. Normalmente faço inúmeras coisas ao mesmo tempo (mesmo sugando recursos pra edição), mas pra jogatina decerto falta uma “exclusivização” (puta merda!) do sistema, à lá Big Picture….

        É uma empreitada da TioBill$oft™ pra aproximar o ecossistema console/PC que talvez, seja mais um passo pra transformar a CaixaXis™ num MasterRace ou vice-versa….

    • Cheguei num ponto de fazer menu no boot pra não só fazer a configuração como ja entrar direto no jogo, e ainda era um disquete vermelho.

      Bons tempos, Doom, Descent, Duke Nukem 3D, Warcraft 2, Megarace 2…

      • Theuer

        PÔÔÔURRA! Descent!!!
        O jogo que fazia se sonhar com um cockpit 3DOF…

  • DumbSloth87

    esse “modo jogo” só vai funcionar com jogos da lojinha da Microsoft né? Ou seja, ninguém vai usar.

    • Bom, o app do XBox no Windows 10 gerencia todos seus games, independentes se forem UWP ou não. Dado isso, não creio que a Microsoft vá capar isso.

  • E eis que após DÉCADAS, a Microsoft resolve por um recurso que muitos com “algum conhecimento” já fazem, retirar tudo que não seja relativo ao uso do sistema para jogo (mesmo que momentaneamente), para não pesar a máquina e deixar todos os recursos pro game. DÉCADAS fazendo na UNHA, seja para ter um melhor desempenho do pc ou seja pra jogar, cortando o monte de bloatware inútil que trocentos aplicativos diferentes insistem que o usuário precisa, então não, obrigado Microsoft, não veio tarde, veio MUITO TARDE.

    • Marcogro®

      Fora o fato que existe programas de terceiros que fazem isso, Razer Game Booster, IObit Game Booster e PQP Game Booster também…

    • Luiz

      Na verdade todo programa em Full Screen já recebe estas otmizações desde o Windows XP, o que fizeram foi apenas uma forma de desligar serviços inuteis mesmo, puro marketing.

    • Vin Diesel

      E ai é mais facil um xbox dar um boot no windows 10 que um windows 10 ter um melhor boot para games, scorpio dirá…

  • Everaldo Sena

    Um “developer mode” cairia bem.

  • Germano

    Como disseram, ja nao era sem tempo. Claro, tem outras formas de fazer, na unha e automaticamente, mas se vier ja no SO melhor, tomara que ao menos seja bem implementado.

  • Zé das Covi

    seria phoda tu já inicia com o SO em modo jogo, não inicia qlqr outra coisa que não faça parte do ambiente de jogo, no máximo o navegador disponível pra uso lá e já era .
    Eu tinha só 4gb no meu pc antes e usava 2 monitores, quando tava com o chromezão da massa aberto era um sofrimento pra jogar, já o edge sempre foi bem de boa .

  • Deni Carson de Souza

    Eles tinham de melhorar a inteligência sobre o Windows update. Pois quando soltam atualizações a internet vai a zero até terminar o download.

  • iquenet

    demorou demais para fazer isso

  • Christiano Nascimento Amorim

    lá vou eu descobrir como usa o gamemode para rodar Photoshop e Blender num dualcore.

  • Zé Carioca

    E eu só quero que melhorem essa porra pra se a merda do jogo travar, eu conseguir entrar na desgraça do gerenciador de tarefas do windows pra matar o processo do jogo como eu conseguia fazer no win7

    • PugOfWar

      sim, muitas vezes já aconteceu comigo de perder o acesso do teclado (ainda funcionava ctrl + alt + del) e do clique do mouse.

  • Theuer

    Ah tá, então vão pagar 20Gigas de Windows e adicionar mais um recurso para ele ficar “apenas” rodando jogos?
    Tá, faz sentido…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis