Usando IA para colorizar imagens

color

Fotos em preto-e-branco colorizadas não são nenhuma novidade, surgiram quase junto com a fotografia, são basicamente arte, um profissional usando talento e observação determina cores, sombras, contrastes e pinta manualmente a imagem. É o tipo de coisa que a gente jamais imaginaria um computador fazendo.

Até que surgiu essa coisa de Deep Learning, inteligência artificial e algoritmos sinistros. Será possível ensinar a um computador como interpretar uma imagem e deduzir que árvores costumam ser verdes, céus costumam ser azuis e por aí vai?

Claro que é possível, tanto que Richard Zhang, Phillip Isola e Alexei A. Efros desenvolveram um algoritmo para isso, apresentado num paper de título Colorful Image Colorization. Nele é descrita a técnica, e disponibilizado o código-fonte.

Se você quiser testar, eles disponibilizaram uma demo neste link aqui. Sem nenhuma configuração, sem nenhuma otimização vamos pegar uma imagem escolhida de forma totalmente aleatória e randômica no Google:

lv3

Agora vamos rodar o software, e em segundos temos o resultado:

8be395d8ad18b2636808de6890fa849f_970637d9-95a7-40ec-9726-9e4d9e8e034f

Para uma execução simples de uma prova de conceito está EXCELENTE. Por outro lado isso é um pesadelo, eu abomino filmes colorizados e não há nada que impeça alguém de criar um filtro e colorizar filmes no atacado.

Oh shit lá vamos nós de novo pro Casablanca colorizado.

casablanca_colorized

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Reinaldo Matos

    “vamos pegar uma imagem escolhida de forma totalmente aleatória e randômica no Google”

    Juro… Quando li isso, imaginei que viria a Vendramini e comecei a rir antecipadamente.

  • Salles Magalhaes

    “vamos pegar uma imagem escolhida de forma totalmente aleatória e randômica no Google”
    -> Tudo bem que minha visao nao e’ das melhores (tanto e’ que nem percebo essa diferenca toda entre videos 480p, 720p, HD, etc… para mim e’ tudo mesma coisa), mas se eu vesse essa foto e ninguem me falasse eu nao perceberia que ela foi colorizada digitalmente ou alterada. Se eu olhar com muita atencao consigo ver pequenos defeitos, mas provavelmente nao perceberia isso se nao soubesse que a foto foi colorizada.

  • Sophos Nsm

    ‘não há nada que impeça alguém de criar um filtro e colorizar filmes no atacado.”

    eu ja imagino o fim dos filtros por atacado, penso que no futuro esse filtro estará dentro do player e vc escolherá se quer aplicar ele ou não e isso será feito em tempo real

    • Theuer

      Pensei exatamente nisso também!!!
      Vamos esperar por este Update no VLC. 🙂

  • Inquisidor

    computadores já pintam melhor que você, construa abrigos nucleares.

    • Fábio Oliveira

      Computadores ainda não pintam como eu pinto…

  • Theuer

    Ahhhh Cardoso, como já disse antes… Eu curto muito filme colorizado! Hehehe
    Ainda bem que você só é brother do Musk, mas no cinema não apita nada. 🙂

  • Christiano Nascimento Amorim

    hummmm se pegar um filme que tem padrões de cores meio esdrúxulos, tipo Avatar, e mandar pra lá, será que ele entende?

  • Matheus Vieira

    Lembrei do colorizebot do reddit, se ele funciona bem esse aí deve ser um monstro.

    • O Colorizebot usa esse exato serviço.

      • Matheus Vieira

        Po, não sabia. Tinha visto em alguns subs mas não procurei saber como funcionava, na verdade eu até tentei depois de descobrir o /r/subredditsimulator, mas meu cérebro deu nó e eu desisti. Valeu pela informação!

  • Eu fico imaginando a cara do Cardoso se ele visse a reencenação de uma das cenas clássicas de Casablanca que foi feita no Hollywood Studios de Orlando usando animatronics. Tipo assim, umas expressões faciais tão perfeitas enquanto a “Coisa-Bogart” falava que, pelo menos eu, superei até o vale da estranheza. Era o Bogart falando ali… Mas, ao emsmo tempo, eu sabia que ele já tinha morrido há décadas! O futuro será assustador/maravilhoso.

  • Angelo Vale

    Na verdade, o resultado ainda é fraco. Há imagens que o céu e o mar tem os mesmos tons e a cor da pele se espalha além dos contornos. Vamos para a frente…

    • Nem ESCREVENDO “prova de conceito” adianta, né?

      • Angelo Vale

        No site o marketing é mais assombroso. Parece definitivo.

  • Felipe Braz
  • Wagner Felix

    Pra mim, o problema de colorizar filmes é que eles foram pensados no preto e branco…

    Num exemplo extremo, imagine alguem colorizar “A Lista de Schindler” hahahah

  • RODRIGO CESAR BANHARA

    Nao funcionou. =/ =( Eu peguei uma imagem 1080p e transformei em escala de cinza com o IRFANVIEW 4.44 64 bits e nao funcionou. =(

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis