Hulu vai distribuir dezenas de clássicos da Disney exclusivamente

pocahontas-001

A Disney não é boba e está bem atenta ao mercado de streaming. Quando percebeu que poderia contar com a Netflix como uma excelente parceira, não pensou duas vezes e jogou no colo da empresa a produção dos shows baseados nos heróis urbanos da Marvel. Resultado: Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e cia. são sucessos de crítica e público.

Nos EUA a Netflix também é um poderoso aliado na distribuição de todo o seu acervo de cinema produzido de 2016 em diante. Filmes como Zootopia, Mogli, O Menino Lobo, Capitão América: Guerra Civil, Doutor EstranhoRogue One: Uma História Star Wars e Moana: Um Mar de Aventuras serão todos distribuídos somente na locadora de Reed Hastings no território norte-americano, que garantiu os direitos exclusivos de streaming das novas obras.

E quanto aos clássicos? Bem, a Disney decidiu que ao menos nos Estados Unidos deixar suas produções mais antigas espalhadas por dezenas de serviços de streaming não é algo tão vantajoso, e para colocar ordem na casa fechou um novo contrato de exclusividade. Desta vez o parceiro escolhido foi o Hulu, que já está produzindo uma série para a Marvel baseada na HQ Os Fugitivos (e que possui conexões com o filme do Dr. Estranho).

Inicialmente animações clássicas como Pocahontas, Mulan, O Estranho Mundo de Jack e outras começarão a ser adicionadas ao portfólio do serviço de streaming. Nos próximos meses outras produções engrossarão as fileiras como A Princesa e o Sapo e Lilo & Stitch, bem como produções live action como Step Up ou mesmo Con Air: A Rota da Fuga, propriedade das subsidiárias Touchstone e Jerry Bruckheimer Pictures. Logo, filmes como a série Piratas do Caribe ou Príncipe da Pérsia também podem entrar no acordo. A lista completa não foi divulgada.

A Disney e o Hulu não esclareceram se o acordo tem validade apenas nos EUA ou globalmente; é importante lembrar que alguns desses filmes estão disponíveis em serviços concorrentes em outros países (o acervo da Netflix brasileira conta com Lilo & Stitch e O Estranho Mundo de Jack, por exemplo), logo não dá para saber se tais filmes vão sumir de outras plataformas (o que não é difícil de acontecer, dado o histórico).

Eu prefiro acreditar que como o Hulu não é global tal negociação só diz respeito ao território norte-americano, assim como o acordo entre a Disney e a Netflix. Mas como até a Amazon se expandiu para 200 países neste mês, tudo pode acontecer.

Fonte: Variety.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Espero que a exclusividade seja mesmo só lá, porque pegar uma exclusividade mundial sem ter uma distribuição mundial é uma “puta falta de sacanagi” 😀

    • Se pegar exclusividade mundial e só ter o serviço no EUA é jogar dinheiro fora. Espero que peguem essa exclusividade e venham pra cá, quanto mais concorrente, melhor!

      • gfg

        Não, não mesmo
        Não nesse caso.
        serviços on-demand surgiram porque ninguém gostava de pagar por 500 canais de TV a cabo pra assistir meia duzia.
        Se cada canal virar um serviço e assinando meia duzia já fica mais caro que a poha da TV a cabo.
        Girar a roda pra parar no mesmo lugar da no mesmo que deixa-la parada.

        • B4klaudio

          Bem, não que eu goste da balcanização do streaming, mas pelo menos agora se é livre para assinar só os serviços que realmente interessam. Neste caso, por exemplo, clássicos Disney não me fazem pagar um serviço ..

          • Sophos Nsm

            Ou alternar entre eles. Ninguém precisa assinar Netflix todos os meses do ano. Pode ir pra outro em janeiro e depois voltate em fevereiro

          • Ia falar isso, assina, vê tudo o que quer, cancela e vai pra outro e fica alternando, ainda mais que esses serviços são fáceis de cancelar, não vejo problemas.

          • Sem contar que o cancelamento na verdade é uma suspensão: todo o histórico do que você já viu o queria ver, se tiver uma “watchlist”, fica preservado, geralmente

          • Igual eu, não assino netflix, mas quando entrar de férias vou assinar, ver os filmes e séries que quero e depois cancelar, acho isso muito prático e não vejo problemas de ter players no mercado.

          • Julio da Gaita ✔

            opa períodos gratis de teste tão aí pra isso…

          • gfg

            É e quando as produções da pixar se tornarem exclusivas também? e da lucasfilm, depois da marvel.

          • B4klaudio

            Mas eu acho que é inevitável, infelizmente. Usando o exemplo dos consoles, a única coisa que mantem o público são os exclusivos. Eu também preferia assinar somente um serviço e ter acesso a tudo que me interessa, mas no momento tenho tentado me interessar pelo que o serviço que eu assino tem. Por sorte o Netflix produz bastante conteúdo.

        • Mas é bom ter uns 3 ou 4 players, melhor que 2.

          • gfg

            Uhum, até ter 6, 12, 50, 100 e depois surgir um serviço que junte todos eles em um mesmo local.

    • Cocainum

      Ainda bem que a “locadora” é um serviço global.

    • Rodolfo Oliveira

      Eu acho que serviços de streaming valem pelo conteúdo próprio, coisa que o Netflix faz com maestria. Pra assistir conteudo avulso que não está disponível na plataforma acho que a iTunes e a Google Play suprem bem para alugueis.

  • Christiano Nascimento Amorim

    jurava ter visto O Estranho Mundo de Jack no crackle ontem.

  • Mirai Densetsu

    É por isso que a locadora do Paulo Coelho nunca acaba. Com esse negócio de exclusividade e com a bagunça nas licenças de distribuição, muitas vezes é melhor pegar por lá mesmo ao invés de assinar 8736498712368 serviços de streaming.

  • BielSilveira

    Com a recente vinda da Amazon Prime e sua infame não compatibilidade com Chromecast, pergunto: há alguma boa alternativa ao Chromecast para quem usa dispositivo Android e aplicativos como Netflix, HBOGO (também não compatível com Chromecast no Brasil), Spotify, Google music?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis