Segunda missão global de Pokémon Sun & Moon tenta corrigir os erros da primeira

pokemon-sun-and-moon

No dia 29 de novembro, 11 dias após o lançamento da dupla Pokémon Sun & Moon para Nintendo 3DS a Nintendo e a Game Freak introduziram um novo feature, o de Missões Globais. Através dele a comunidade de treinadores pokémon deve alcançar um objetivo através do esforço conjunto, o que se reverte em bônus interessantes para todo mundo que participar ao alcançar a meta.

Só que os desenvolvedores exageraram na primeira tentativa. A missão inicial pedia que os jogadores capturassem nada menos que 100 milhões de monstrinhos de bolso num período de 14 dias, um absurdo para dizer o mínimo. Mesmo com os games tendo atingido a marca de 3,7 milhões de cópias vendidas nas Américas nas duas primeiras semanas e se tornar o game da Nintendo que mais rápido atingiu tal marca na história, tal meta se mostrou completamente irreal e mal calculada pela Game Freak.

O resultado não poderia ser diferente: ao término da missão apenas 16,4 milhões de pokémons foram capturados. Um fracasso completo. Além da meta de pokémons a serem capturados ser alta demais, a forma como o jogador deveria submeter seus feitos é mais complicada do que deveria: é preciso logar no serviço Global Sync com uma ID especial e só então sincronizar seus dados. É possível que muita gente pensou que bastava capturar tudo o que visse pela frente e não se tocou que era preciso um passo a mais. Ainda assim, mesmo que a sincronização fosse simplificada é muito improvável que a comunidade atingisse os 100 milhões.

Ciente de que fez besteira, a Game Freak tomou providências para que a segunda missão não seja outro fiasco. Lançada na segunda-feira e com duração até o dia 09/01/2017 (mais 14 dias), desta vez os treinadores “só” terão que utilizar o recurso Island Scan para capturar coletivamente um milhão de pokémons. Para quem não sabe, o feature permite que o jogador localize monstrinhos raros na região de Alola (especificamente de gerações anteriores) e pode ser desbloqueado ao conquistar 100 pontos com o QR Reader, o scanner de códigos QR. Cada pokémon comum rende 10 pontos, e um raro 20 pontos.

No entanto, como o tempo é a chave e nem todo mundo pode conseguir ativar o Island Scan a tempo (sem falar que o recurso só pode ser utilizado uma vez por dia), a Game Freak liberou os códigos QR abaixo que desbloqueiam o modo instantaneamente. Só captura-los e pronto.

pokemon-sun-and-moon-qr-codes

Caso a missão seja um sucesso desta vez, todos os que participarem receberão 2.017 Festival Coins ou 217 FC, caso a meta não seja atingida. Se o jogador registrou seu game na Pokémon Global Link as recompensas dobram: 4.034 FC em caso de sucesso ou 434 FC de falha.

Ainda que o número seja um tanto alto, escanear um milhão de pokémons ainda é uma tarefa mais simples do que os 100 milhões da missão anterior. E considerando as ótimas vendas de Pokémon Sun & Moon, é bem provável que a Game Freak e a Nintendo tenham acertado desta vez.

Fonte: Pokémon Global Link.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • caio.

    Gostei da idéia por trás do Island Scan, mas acho que a feature deveria ser ativada sem a necessidade de scanear QR codes. Limitem o uso a uma vez por dia mas sem scanear nada, ou sei lá, uma batalha diária com algum personagem específico libera a feature, etc. Trabalho de corno, repetitivo e chato, ficar scaneando QR codes (10 ainda por cima. Os 5 que ajudam na missão já enchem o saco…).

    Senti falta de alguns recursos dos jogos anteriores, mas a ausência de HMs deu um ar novo pra série.

  • Não entendi nada do texto.

    Na minha época a coisa mais complicada no Pokémon era tirar o Snorlax dorminhoco do caminho =(

    • Islan Oliveira

      Acho que fiz em ter jogado só até a geração 4, depois disso só veio maluquice.

  • Não sei se isso vinga, o processo de registro no Pokemon Global Link pode ser cansativo/trabalhoso demais pra grande massa. Deveriam simplificar um pouco pra tornar isso mais acessível.
    #NintendoSendoNintendo

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis