Microsoft enfim admite que exagerou ao forçar o upgrade para o Windows 10

windows-10-update

O primeiro ano de vida do Windows 10 foi deveras conturbado, e a culpa foi única e exclusivamente da Microsoft. A companhia decidiu por questões de segurança que o mais adequado a fazer era forçar o update a todos os usuários das versões 7, 8 e 8.1 durante o período de gratuidade, encerrado no primeiro aniversário do SO.

Entre 2015 e 2016 inúmeros casos de downloads não autorizados dos pacotes de instalação, updates não solicitados e ferramentas chatas de galocha atazanaram a vida de todo mundo, mesmo os que não podem sair atualizando o Windows de qualquer jeito. Ainda assim Redmond não se tocou e tentou enfiar o Windows 10 goela abaixo de todo mundo.

O resultado não poderia ser outro, a percepção do sistema operacional como um todo se tornou bastante negativa junto aos usuários, leigos ou não única e exclusivamente por conta da encheção de saco, e a empresa chegou inclusive a se se valer do FUD para depreciar o Windows 7. Removendo usuários finais da equação e concentrando o foco em ambientes corporativos ou de produção, ninguém que administre vários computadores permitiria um update massivo contra a vontade apenas para esculhambar com uma série de sistemas legados.

Ainda assim a Microsoft não quis saber, sob seu entendimento os usuários, independente de quem fossem teriam que atualizar para a nova versão 10, querendo ou não. Embora tal estratégia tenha dado razoavelmente certo (350 milhões de ativações em 12 meses, a maior taxa de adoção de um sistema operacional Windows na história) a ideia geral é que a campanha toda foi um desastre.

sorry-about-the-mess

Agora até a Microsoft admite isso: em recente entrevista ao podcast Windows Weekly o CMO Chris Capossela admitiu que Redmond “foi longe demais” em forçar o update do Windows 10, em especial uma mensagem crítica que induzia o usuário ao erro dando a entender que ele não teria escolha a não ser atualizar o sistema.

A ideia central era oferecer o software para o maior número de usuários de um ponto de vista de segurança, mas a companhia não soube dosar como fazê-lo e não considerou ambientes críticos, o que causou uma confusão dos diabos. Abaixo a declaração do executivo:

“Nós queríamos que as pessoas rodassem o Windows de um ponto de vista de segurança, mas encontrar o ponto de equilíbrio para não forçar a barra e nos mostrarmos agressivos demais foi algo que tentamos por um ano e acredito que fizemos da maneira correta; no entanto houve aquele momento em particular quando o ‘X’ vermelho na caixa de diálogo, que normalmente significa ‘Cancelar’ queria dizer outra coisa.

Horas depois daquele update ganhar o mundo nós percebemos que fomos longe demais, mas levou tempo até rodar um update que consertasse aquele comportamento. Aquelas duas semanas foram dolorosas e com elas aprendemos bastante.”

 

Enfim… a Microsoft agora tenta correr atrás do prejuízo e embora o Windows 10 já seja o segundo SO mais utilizado, ainda resta um longo caminho a ser percorrido para recuperar a confiança daqueles com quem a empresa pisou na bola ao atochar o update à força.

Fonte: Windows Weekly.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Breno

    Estávamos recebendo um dos melhores Windows, na forma de upgrade gratuito e ainda esse mimimi. Fala sério.

    • ochateador

      Pode até ser bom, mas…
      Onde trabalho temos 550 computadores. Todos com windows 7, mas alguns deles possuem sistemas que só funcionam no windows XP ou Vista e já foi um parto fazer eles funcionarem no windows 7, nem quero imaginar o que precisará ser feito para rodar no windows 10.
      E o fabricante do programa está cagando e andando para o que a Microsoft quer, talvez em 2017 saia uma versão compatível com windows 7, mas o representante já avisou para não ter esperanças.

      Agora imagina um coitado que trabalhe em uma empresa com 10 mil computadores…

    • OverlordBR

      Baita papinho de usuário o teu.

      Que trabalha com TI sabe o inferno que é as atualizações FORÇADAS (e muitas vezes COM FALHAS) que o Windows 10 possui.

      • Breno

        Mas o seu choro não diminui em nada o melhor sistema que existe.

        • OverlordBR

          Windows 7 é bem melhor que o 10.

          E o XP então nem se fala… tanto que muita gente até hoje mantém a máquina com esta versão.

          E você continua com este papinho de usuário.

          • Breno

            XP? E a máquina de dalilografia você ainda usa?

          • OverlordBR

            XP? E a máquina de dalilografia você ainda usa?

            Putz, além do papinho de usuário, ainda não sabe interpretar textos!
            kkkkkkkkkkkkkk SENSACIONAL!

          • Breno

            Flw. Estes sistemas eram os melhores nas suas épocas. Mas como tem gente preguiçosa e arcaica…

          • Realmente o Windows 7 e muito bom eu ainda mim lembro da época que eu usava o XP e conversava com os amigos através do MSN kkk , mais eu sou do tipo que gosto de inovação e o que a MS ofereceu a nos foi meio que espetacular , eu curti demais o Windows 10 tanto que instalei nos meus 5 pcs e 2 notes tudo funcionando que uma beleza. Como disse o problema da MS foi que não soube separar usuários domésticos com usuários de empresa. Lembrando que eu sou Insider uso todas as versões tendo bug ou não atualizadas do W10 e admito que no ponto atual que eles estão o OS esta muito bom.

  • Pelo jeito a regra das empresas é:
    Vale tudo para fechar o balanço com bons números, mesmo que depois tenhamos que nos retratar.

    • Daniel

      resumiu tudo…

    • OverlordBR

      Exato!

  • Wendel Schelhan

    Ainda precisa ser polido.
    Até hoje continua tendo casos com 100% do uso de disco e ainda semana passada consegui resolver um problema de meses com a renderização de fontes nos navegadores.
    O pior é que não.existe uma solução definitiva para a maioria dos bugs do Windows 10. Procurando na internet, são milhares de soluções possíveis, e você tem que ir selecionando como uma loteria.

    • Arnoud Arnoud Rodrigues

      Eu acho que tenho sorte. Desde o primeiro dia meu Win10 sempre rodou lisinho e um pouco mais rápido que o 8.1 que eu tinha.

      • Wendel Schelhan

        Também não tive problemas no meu desktop, mas já tive que lidar com uso aleatório de 100% de disco e renderização bagunçada de fontes no sistema em um notebook. Até eu descobrir que o laptop Acer vinha com uma versão pirata da Helvetica (!!!) e eu tinha que desinstalar, ficamos um bom tempo com vários sites que usavam a fonte totalmente apagados, e isso inclui o Facebook!

    • Jose X.

      lento

      • Wendel Schelhan

        ???

        • Jose X.

          WIndows 19 é mais lento que Windows 7, na mesma máquina

    • Tejobr

      Quando preciso criar novas pastas, às vezes vou tomar um café durante o processo.

    • Ivan B.

      Tinha um bug no Regedit 64 bits que travava ao tentar localizar qualquer coisa (CTRL+F). Demoraram 1 ano pra resolver no Windows 10!

  • Diogo

    Uns reclamando de tanto (Windows) outros reclamando de tão pouco (Android)…

    É a vida…

  • Lucas Timm

    E agora quem quer atualizar pra Windows 10 gratuitamente não pode mais.
    hu3.

    Não é o meu caso, eu sou macfag

    • Um cara que trabalha comigo inseriu uma chave do Windows 7 encostadão dele na instalação de um Windows 10 shareware e validou. Não entendi.

  • Victor Serrão

    Se a MS tivesse feito como sempre fez, cobrando caro pelo upgrade, os usuários e a mídia especializada estariam reclamando da mesma forma.

    • tuneman

      bastava ter deixado a opção de upgrade opcional.
      o problema foi forçar. mesmo alguns que não aceitaram tiveram a (in)grata surpresa de ligar o computador com o windows 10 já instalado.

  • Zoroastrologo

    O melhor ( menos pior ) Windows, mais seguro e estável foi o NT 4.0. É uma pena que tenham perdido a mão.

    • Lucas Timm

      Chessus, tinha que reiniciar pra absolutamente TUDO

    • Jose X.

      Windows 2000 era bom…NT4 era uma m..da, não tinha plug’n’play

      outra coisa em que o W2000 era bom era a interface gráfica, que era bem consistente…de lá para cá desceu ladeira abaixo, começando pelo look fake de plástico colorido do XP

      • Alex Henrique

        Windows ME. O melhor do milenium.

  • Germano

    Eu estou curtindo. Como desktop serve bem.

    • É só como desktop. Pra tablet ele é, ó… uma bosta…

  • Raphael Ribeiro Silva™

    Infelizmente, precisamos nos adaptar (sempre fizemos isso) e tentar entender o quão complexo é (e creio que impossível) entregar um produto desse de “forma simples” e que agrade a todos 100% (mesmo sabendo, que 60% dos usuários utilizam o SO de forma “marota” e ainda se sentem no direito de reclamar).

    Sempre tratei essa “boa intenção” da MS, como algo normal. É inevitável mudar da “água pro vinho” sem “atrapalhar” o usuário (ainda mais se tratando de um SO completo, e não uma simples atualização).

    ______ quem és tu cidadão?

  • jairo

    É muita hipocrisia né MS , o pior que o sistema ainda está cru……Após 1 ano

    • Alvaro Carneiro

      ainda bem que somos livres para não usar MS e seu produtos inacabados. Especialmente com tanta opção boa no mercado (e diga-se de passagem seguras, com vasta variedade de programas e robustas) – do Linux ao macos.

      eu agradeço todos os dias esta liberdade.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      cru?

    • Cru, não digo. Mal feito e feio pra diabo? Com certeza.

      • marcos júnior

        acho o design do 10 fantástico, e mesmo quando voltei (temporariamente) ao 8, ou uso o 7 em outros PCs, sinto falta do visual do 10, além disso, temos os rumores de que teremos uma atualização de visual a caminho no início de 2018

        • O tal Neon, da Redstone 3. Pra mim, é a chance dele se tornar algo bom, pra variar.

          • marcos júnior

            também estou com expectativas altas pro neon

  • Metalmacumba

    Eu gostei muito de como ele gerenciou a licença do windows. baixei a versão de testes pra instalar a versão pro em cima do 7 pro e mesmo tendo que ficar punhetando o um dos serviços do w7 senão não ia pra frente nem a pau.
    Quando terminou de instalar a licença já estava validada como windows 10 pro, pelo menos isso. lembro na época do windows XP quando dava zica eu tinha que ficar ligando na porra da ms pra fazer os PDV do curreio funcionar.

  • Tudo que o camarada da MS admite é que: “houve aquele momento em particular quando o ‘X’ vermelho na caixa de
    diálogo, que normalmente significa ‘Cancelar’ queria dizer outra coisa.”

    Segundo ele, levou duas semanas para conseguir reverter essa mancada, mas todo o restante da política foi “correta” (no entender dele!): “encontrar o ponto de equilíbrio para não forçar a barra e nos
    mostrarmos agressivos demais foi algo que tentamos por um ano e acredito
    que fizemos da maneira CORRETA”.

    Enfim, tendo em vista isto e o fato de que o W10 foi adotado (na marra ou não) e já é o segundo SO da MS, não entendi exatamente porque a MS vai ter que “correr atrás do prejuízo” e também não entendo de onde o Gogoni tirou que “ainda resta um longo caminho a ser percorrido para recuperar a confiança…”.

    Teve alguma pesquisa não citada na matéria mostrando que, apesar de estarem usando o W10, o povo não confia mais na MS? Está havendo adoção em massa de algum outro SO? Neguinho quando vê mensagem de atualização de Windows está arrancando o cabo de rede da placa ou correndo para desligar o roteador?

    • Toda vez que tem atualização aguardando instalação, eu só não reinício o bicho rezando por ser ateu…

      • Hahahaha! Boa, só não é melhor que aquela pesquisa onde se concluiu que empresários ateus atribuem a principal razão de seu sucesso a ajuda de Deus. (algo absurdo assim…)

        Olha, você sempre pode fazer como eu e vir para o maravilhoso mundo do Linux Mint Serena! Só não digo que “tá tranquilo, tá favorável” porque acendo uma vela toda vez que ligo o computador, rezando para que o sistema detecte e configure corretamente um fone de ouvidos com microfone USB que preciso utilizar para fazer um curso online.

        Fora isso, são só vantagens! Como nenhum dos meus jogos para PC funciona no Mint, fico bem mais focado em estudos!

    • marcos júnior

      Os que adotaram o windows 10 normalmente gostam do sistema, mas os que não adotaram agora tem um ódio pelo sistema, e o potencial de crescimento do sistema está abalado. Este é o ponto que eles precisam alcançar agora

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    “Google enfim admite que Android trava”

    e que começe a treta..

  • Daniel

    Meu windows 7 manda lembranças…mas admito o 10 está no notebook e depois de uma procissão de desativamentos e nãos ele roda bem e é rápido… utilizar como SO principal… ainda não.

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Sem defender a Microsoft, pois também considerei a campanha de atualização quase compulsória agressiva demais. E continua sendo, pois o sistema de atualizações automáticas do Windows 10 (inclusive com reboot obrigatório) tem o poder de ferrar legal do dia para a noite sistemas que estavam funcionando bem. No entanto, há pessoas que, se ninguém der uma forçada, ainda estariam usando o Windows 98! Eu conheço pessoas assim (todas idosas), e é um saco convencê-las a atualizar suas máquinas e/ou software.

    • Isso vai de PC para PC , no meu ele roda liso , tão liso que você não vé bug algum e olha que um na versão Insider.
      Eu acho que a MS tem que pensar mais nos consumidores empresarias.
      Estamos na build 14986 muita coisa mudou desde da aniversario , espero que na próximo atualização todos fiquem sem bugs e problemas.
      Tenho no total 12 Pcs , todos com W10 e ate agora nada de problema.

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        Eu tenho 4 PCs, todos com Windows 10 Pro instalados e todos estão funcionando bem, mas não uso software legado. Para empresas, isso é um problema em potencial, pois uma atualização automática pode ferrar bonito algum sistema legado que esteja ainda funcionando na empresa e que deu sorte de ter conseguido rodar no W10.

  • Quando a Apple forçar atualização nos usuários será algo mágico e bem quisto.

  • Estou usando o Windows 10 Enterprise LTSB desde outubro, valeu a penas instalar essa versão.

  • OverlordBR

    O RLY?

  • Rafael Vasconcelos

    Quando eu trabalahva com infra, o servidores do AD (Windows Server) controlavam todos os updates das estações dentro do domínio. Só era instalado o update que o admin permitia.
    O que aconteceu então pros admins reclamarem tanto? O AD não filtrou o update do Windows 10? Ou simplesmente ninguém aqui usa o AD?

  • KaosNihil

    Esse Windows é até bom, mas se der pau (aqueles que você tenta recorrer a restauração e similares), trema na base,

  • É mesmo MS? A sorte de vocês, é que não uso software de legado em nossas máquinas, ou certificados que só rodam no Windows 7. Do contrário não faria parte da estatística do “segundo SO mais usado”.
    Se acontecer algo por aqui, minhas imagens do Win7 de cada máquina estão guardadas e prontas para quando precisar.

  • José Roberto Teixeira

    Nossa, é mais fácil acreditar em Papai Noel que acreditar que a Microsoft está sendo honesta nessa declaração. Pra mim, sabiam o que estavam fazendo, calcularam os prejuízos e depois viriam com esse pedido de desculpas.

  • bill barsch

    o windows 10 é maravilhoso, gratis então! melhor ainda, não me lembro de ter sido “forçado” a instala-lo mas se isso aconteceu com alguem, não acontece mais ne, paciencia. o que eu odeio é aquele povo que usa XP pq acha que é leve kkk ja vi isso! pelamordedeus!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis