Batman vs Superman — os Efeitos Visuais

crr-jwbueaewcbq

Existe um discurso hipster que reclama de como a computação gráfica está estragando os filmes. É algo extremamente injusto de se dizer, efeitos visuais digitais deram aos cineastas uma liberdade que nunca tiveram. E não precisa ser Senhor dos Anéis, antigamente uma cena de inverno só podia ser gravada no inverno, se não nevasse, adeus filme. Hoje, cria-se o cenário digitalmente.

Quanto custa alugar um helicóptero? E 5, ou 10? Computador resolve. A maior prova de que efeitos digitais não estragam filmes é que você não percebe quando eles são bem usados. Mad Max foi vendido como todo feito com efeitos práticos é LOTADO de manipulação digital.

mad-max-fury-road-vfx-19

O Despertar da Força, que fez toda aquela groselha de efeitos práticos, inclusive mostrando um BB-8 ao vivo no final usou e abusou de computação gráfica. Basicamente todas as vezes que o BB-8 aparecia em movimento, era digital. Kylo Ren? Boa parte da performance do Adam Driver foi capturada e um dublê digital foi usado no lugar, mesmo em cenas de puro diálogo.

Composição digital e efeitos visuais são usados mesmo em cenas do dia-a-dia. É muito mais barato fazer uma composição do que filmar em locação, ainda mais em cidades caras como NY. Veja este vídeo da Stargate Studios, mostrando como mesmo em 2009 já usavam e abusavam do recurso, em séries completamente fora do perfil FC/Fantasia:


Stargate Studios Virtual Backlot Reel 2009

A implicância com computação gráfica é por causa da computação gráfica ruim, mas não é justo, apenas não é justo: é o mesmo que dizer que filme sonoro é ruim por causa do longa do Nickleback, que não sei se existe nem vou procurar.

Agora saiu um vídeo com demonstração de alguns efeitos visuais de Batman vs Superman, e é impressionante. Não por fazerem um homem voar, isso era impressionante em 1977, o que chama atenção é a quantidade de coisas comuns que são pura computação gráfica.


BATMAN V SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE – Scanline VFX Shot Breakdowns Reel from ScanlineVFX

Queiram ou não a computação gráfica chegou para ficar. É mais uma ferramenta, e por mais que você jure que seu filme preferido não a usa, lamento informar mas usa sim. Até Crepúsculo, aquela abominação, usa e nem só pra fazer vampiros brilharem.

verde

Portanto, meninos e meninas, fica dica: não odeiem a tecnologia, odeiem o mau uso dela. Computação gráfica não serve só para fazer dragões, serve também pra fazer Betty a Feia.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis