Deter sangramentos com um “torniquete neural”. E não é Star Trek!

vlcsnap-00001

Hemorragias causam inúmeras mortes todos os anos. Nos casos mais simples um torniquete convencional resolve, e a tecnologia não evoluiu muito desde a antiguidade: você pressiona o ferimento ou bloqueia o membro atingido e deixa o corpo acionar as funções de emergência.

Em outros casos é mais complicado, e na África e na Ásia 80 mil mulheres por ano morrem de hemorragia pós-parto. Mesmo nos EUA com todos os recursos esse número chega a 6.000. Ainda temos hemofilia, acidentes e outros casos onde ocorre perda de sangue, o que convenhamos não é bom.

Por 15 anos o Instituto Feinstein de Pesquisa Médica vem trabalhando nisso, e o foco é estímulo bioelétrico. Eles descobriram um método de aplicar uma corrente elétrica ao nervo vago, e enviar sinais direto para o baço. Os sinais levam a ordem: jogar a produção e liberação de plaquetas na corrente sanguínea no 11. FULL POWER! ENGAGE!

Em testes do torniquete neural com porcos eles conseguiram diminuir o tempo de sangramento em 40% e o volume de sangue perdido foi reduzido em 50%. Enzimas relacionadas com coagulação foram detectadas em nível elevado, um resultado muito, muito promissor.

Agora eles vão partir para testes com humanos, conforme informa a Sanguistat, a empresa criada para concentrar a tecnologia. Os testes serão nos EUA e em países do Terceiro Mundo, e se der certo como deu nos testes com animais, teremos mais uma daquelas tecnologias indistinguíveis de mágica.

Os testes estão sendo bancados pela Global Good, uma ONG financiada pela Fundação do Bill Gates, então dificilmente criarão um daqueles produtos caríssimos que ninguém usa. Agora só falta criarem uma pílula para restaurar função neural, mas convenhamos o século XXIII está chegando bem mais rápido do que imaginávamos.

vlcsnap-00002

Fonte: IEEE.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis