Meio Bit » Arquivo » Games » Super Mario Run foi baixado mais de 40 milhões de vezes em apenas quatro dias

Super Mario Run foi baixado mais de 40 milhões de vezes em apenas quatro dias

Nintendo revela números oficiais de Super Mario Run: mais de 40 milhões de downloads nos primeiros quatro dias e liderança no iTunes em 140 dos 150 países em que foi lançado.

7 anos atrás

super-mario-run

Esmagador. Não há outro adjetivo possível de ser usado quando nos referimos aos exorbitantes números de Super Mario Run, a primeira incursão do encanador italiano nos dispositivos móveis. O endless runner da Nintendo superou todas as expectativas possíveis e embora esteja recebendo duras críticas dos fãs, principalmente por ser uma experiência limitada pelo alto preço, o game ainda assim é um sucesso absoluto.

E se as agências já apontavam isso, os números oficiais vindos da Nintendo impressionam ainda mais.

Ontem a companhia japonesa revelou, em um comunicado à imprensa o impacto que Super Mario Run causou nos seus primeiros dias; normalmente mais reservada e comedida, a Nintendo resolveu quebrar seu protocolo e soltar os números oficiais apenas uma semana após o lançamento, o que em situações normais leva meses (geralmente isso só é discutido nos relatórios para os acionistas). De qualquer forma, o game ultrapassou a impressionante marca de 40 milhões de downloads em apenas quatro dias. Isso mesmo, foram preciso apenas 96 horas para Mario atropelar todo mundo e se tornar o maior lançamento de um app mobile em toda a história.

Não obstante, Super Mario Run conquistou a liderança no iTunes em 140 dos 150 mercados em que a Nintendo o lançou, na categoria games gratuitos (visto que ele possui uma porção livre, o game não é considerado software pago pela lojinha da Apple). Em muitas lojas ele é inclusive o app gratuito mais baixando, deixando pesos pesados como Netflix, YouTube e Facebook comendo poeira. A única coisa que a Nintendo não revelou é quanto dinheiro o título fez (e consequentemente quanto a Apple embolsou, já que a maçã fica com 30% do montante). Isso será discutido no futuro, no próximo reunião com os acionistas.

Há de se levar em conta que tal alcance é uma parcela infinestimal do potencial de Super Mario Run, limitado por sua ausência no Android. Embora a plataforma móvel do Google domine o cenário mobile, a verdade é que por sua flagrante ineficiência em barrar a pirataria o lucro do mercado está todo nas mãos da Apple. Não são raros os casos em que desenvolvedores só tomam prejuízo com a Play Store, muitos preferem abrir mão do Android a dar suporte ao robozinho, tendo que investir custos adicionais para manter seu software protegido (é o que a Niantic vem fazendo com Pokémon GO, por exemplo).

Esse é o principal motivo que levou a Nintendo a postergar o lançamento de Super Mario Run para o Android por tempo indefinido, e há grandes chances que o game de fato fique restrito ao iOS. Ajuda também o fato de que usuários de iPhones e iPads possuem outra cultura, consomem apps com frequência e pagam pelo que utilizam, e mesmo com o jailbreak sendo uma realidade o investimento vale o esforço.

A verdade é uma só: a Nintendo preza suas IPs acima de qualquer coisa (inclusive de seus consumidores), e enquanto ela não descobrir uma forma de impedir que Super Mario Run vire a Festa da Uva no Android ele não será lançado; e se não conseguir fazê-lo, apenas donos de iGadgets poderão coletar suas moedinhas.

Fonte: Nintendo (em japonês).

relacionados


Comentários