Em crise, Crytek fecha cinco de seus sete estúdios

crysis-3

Parece que a conta finalmente chegou para a Crytek. A desenvolvedora responsável pela franquia Crysis e a engine CryEngine não andava bem das pernas há anos, algo que teria sido acentuado não só pela baixas vendas de seus títulos mais recentes (o último grande game foi Ryse: Son of Rome) como por se focar em MOBAs e games free-to-play e como consequência, muitas foram as acusações de que o estúdio estava inclusive atrasando o pagamento de salários de seus funcionários.

Agora, como não há como se segurar a Crytek foi obrigada a puxar a tomada para não desaparecer de vez. Através de um comunicado oficial o estúdio informa que está fechando cinco de seus sete estúdios espalhados pelo mundo, mantendo apenas os localizados em Kiev e Frankfurt. A nota diz que todos os funcionários que receberam o rasante do passaralho terão “uma transição adequada e futuro estável”, ou que a empresa irá honrar todos os compromissos legais e pagar tudo o que deve aos demitidos.

Mesmo quem permaneceu não saiu impune: a Crytek está reestruturando completamente seu plano de negócios e passará a se focar “em propriedades intelectuais de alta qualidade”, o que pode significar que os dias dos games free-to-play, MOBAs e experiências com realidade virtual acabaram. Depois do fiasco de Ryse a Crytek não deu uma dentro, acreditou piamente que títulos menores seriam o futuro mas infelizmente, tal estratégia não era unânime dentro da empresa e isso estava causando conflitos.

Claro que a CryEngine representa um papel fundamental nessa nova fase da Crytek, a engine é considerada “o pilar central” ao redor do qual sua nova estratégia será construída. Star Citizen é um dos próximos grandes títulos, embora sem data de lançamento que utilizará a 4ª versão da plataforma (a CryEngine 5 foi empregada em The Climb, da própria Crytek para Windows e Oculus Rift e Prey, da Arkane Studios e está previsto para 2017) e há grandes expectativas em torno dele.

É muito difícil que o estúdio perca clientes da engine, mas é importante que a Crytek utilize o pouco que ganhar com a CryEngine para desenvolver novos e bons games, ao menos para recuperar o prestígio de outrora.

Fonte: Crytek.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Cocainum

    Então, a CryTek está enfrentando uma Crysis?

    PS: Já contei essa piada no Facebook.

  • Henry

    Só entrei na notícia pra ver quantas piadas envolvendo crise e Crysis iriam aparecer.

    • Felipe Braz

      Se fosse em inglês, dava pra fazer piada também com o cry

      • Crise em inglês é Crisis. Nem as piadas mais legais a gente pode ter.

        • Felipe Braz

          Eu me refiro ao Cry de ******Cry*****Tek. Algo do tipo, Crytek is Crying in Crysis

          • Não disse que não se referia, apenas fiz um adendo 😀

          • Felipe Braz

            Ok, entendi errado, desculpe =)

      • PugOfWar

        -Cry me a river
        -Cry some more

  • Claro que está falindo… Mesmo depois de 10 anos meu computador ainda não roda Crysis.

    ;(

    • Ivan

      o meu tbm não, acho que é pq ele é mais antigo que crysis…..

    • Julio Verner

      Então não chame isso de computador.

  • Vin Diesel

    Vim ver piadas inteligentes e não piada por associação

    • Ivan

      lugar errado pra isso.

      • Vin Diesel

        Aqui não tem bobinho não, as vezes que aparecem uns retardados…

  • Smartfox

    Eu gostei de Crysis 1 e 2 (Não joguei o 3 e achei péssimo o Warhead), e não foi pela qualidade gráfica não, até porque meu PC não aguentou no Ultra. Rsrs

    É uma pena o que está acontecendo com a Crytek, é capaz que algum estúdio maior ofereça alguns trocados pra adquirir ela, não pelos títulos, mas sim pela Engine. Ganhar uma grana extra de quem usa a CryEngine não faria mal. 🙄

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis