Com o Live Audio, Facebook agora mira nas transmissões de áudio

facebook-live-audio

Você já conhece o modus operandi do Facebook: incorporar o máximo de funções possíveis de sites e serviços concorrentes (ou não) para não permitir em hipótese alguma que seus usuários consumam soluções de outras empresas. Mark Zuckerberg está transformando sua rede social e produtos associados (Facebook, WhatsApp) em um pato, tudo para garantir que ele faça um pouco de cada coisa mesmo que não tão bem.

A empresa dava até então preferência a conteúdos de vídeo, só que agora ela também está de olho em transmissão de áudio.

Alguns dias atrás o Facebook Messenger ganhou uma função de chamada de voz em grupo, mas agora a rede social mira mais uma vez em produção e compartilhamento de conteúdo: o Live Audio é similar ao Facebook Live, permitindo que o usuário faça transmissões ao vivo para seus seguidores mas a diferença aqui exclui o vídeo, só transmite o áudio.

facebook-live-audio-001

A ideia do Facebook é permitir que os produtores de conteúdo possam entrar em contato com seus seguidores a partir de regiões com baixa qualidade na conexão de rede, o que inviabilizaria uma transmissão do Live tradicional com vídeo mas quando o assunto é só uma trilha de áudio, a coisa muda de figura. Não seria nada mais do que uma transmissão de rádio dentro do Facebook, e isso posto os parceiros iniciais nem surpreendem: inicialmente apenas grandes canais como BBC, LBC, Harper Collins e produtores de conteúdo como Adam Grant e Brit Bennet terão acesso à ferramenta.

A ideia do Facebook é liberar o acesso do Live Audio aos poucos para outras empresas e criadores, e só então permitir que os usuários possam usufruir da ferramenta. A iniciativa não só está de olho em transmissão de áudio ao vivo como também dependendo do formato de hospedagem e compartilhamento, a rede social pode se tornar um portal comum para podcasts. Vale lembrar que a Play Store e o Spotify já distribuem os famosos programas de áudio (o primeiro com limitações de região, o segundo com curadoria própria), sem falar em iniciativas paralelas.

O Facebook Live Audio funciona para os usuários de forma bem simples para iOS e Android, porém com algumas ressalvas: a versão para o robozinho permite que você inclusive saia do Facebook e bloqueie o smartphone para continuar ouvindo, já a da maçã depende que o app continue aberto. Claro, com o tempo essa limitação deverá ser corrigida.

O Facebook pretende começar a expansão do Live Audio em 2017. Esse período de testes será importante para que a empresa determine se vale a pena investir nele ou não, e acumular mais uma função.

Fonte: Facebook.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Michael Loeps™

    Facebook esta se tornando aquele armário da bagunça que todo mundo tem em casa.
    Um lugar “pequeno”, com um monte de coisa jogada, que a gente só não joga fora por achar que vai usar um dia.

    • Facebook é até útil, mas ele quer ser tudo (como vcs dizem aqui, um pato), era para focar somente no social, que é o que mais uso, como acompanhar eventos, ver datas de aniversário…

      • Michael Loeps™

        Concordo, mas curiosamente, apesar de usar o facebook, quase não uso o “social” da rede social, oculto o feed de todos meus amigos, ai minha timeline fica composta somente pelas paginas que acompanho (sites, bandas e blogs), basicamente um rss feeder com calendario de eventos

        • Eu tenho feito isso ultimamente também, deixo de seguir várias pessoas diariamente, caso tenha algo que não goste, vou no perfil e vejo as últimas postagens, caso a maioria não me agrade ou seja só coisa engraçada, eu deixo de seguir, vai chegar um momento que só terá coisa útil, rs.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis