Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo confirma Dragon Quest XI para o Switch (bônus: atração no Universal Studios Japan)

Nintendo confirma Dragon Quest XI para o Switch (bônus: atração no Universal Studios Japan)

Nintendo e Square Enix confirmam versão de Dragon Quest XI para o Switch; parque da Universal em Osaka receberá atração simulando batalhas inspiradas na franquia.

7 anos atrás

dragon-quest-xi

Você pode até dizer que Final Fantasy é a franquia sinônimo de JRPG, mas no Japão esse é um assunto que nunca teve espaço para discussão: o título pertence à Dragon Quest e ninguém mais. Ela é de longe a série de games do gênero de maior sucesso no país, que permanece fiel às suas origens mesmo tendo se passado 30 anos de seu lançamento original.

Dragon Quest XI, o próximo título da série chegará ao PS4 e Nintendo 3DS em 2017, e na época do anúncio a Square Enix afirmou que o Switch também o receberia. Agora veio a confirmação, após algum tempo dando a entender que os planos haviam mudado para o novo console.

Acontece que tanto o teaser do CGI de abertura do game quanto a demonstração do gameplay não relacionam o Switch como uma plataforma eleita para receber o game, no entanto o que levantou preocupação entre os fãs. É certo que os títulos sequenciais de Dragon Quest não obedecem um critério fixo de quais plataformas o receberão (Dragon Quest IX por exemplo foi exclusivo do DS, enquanto DQX foi um MMORPG multiplataforma que jamais saiu do Japão; aliás a Square Enix diz que ele ainda será lançado para o PS4 e Switch, mas não há data definida), mas muitos acreditaram que a Square Enix havia mudado de ideia.

スクウェア・エニックス – PS4版、ニンテンドー3DS版『ドラゴンクエストXI 過ぎ去りし時を求めて』実機映像

Não foi o caso. Através de um comunicado oficial a Nintendo informa que a versão para Switch de Dragon Quest XI está em fase de desenvolvimento, mas tanto ela quanto as dedicadas ao 3DS ou ao PS4 não possuem data de lançamento. O mais provável é que o game não esteja disponível na lineup inicial do console híbrido e só seja lançado mais tarde, provavelmente em meados de 2017.

O game no entanto está lindo, principalmente pelo inconfundível design de personagens de Akira Toriyama. A versão para PS4 (provavelmente a de Switch será algo próximo desta, mas não tão bonita) exibe um estilo de mundo aberto parecido com os que RPGs ocidentais fazem hoje em dia, como The Witcher III: Wild Hunt (e que Final Fantasy XV levemente copiou), já a para 3DS tem uma abordagem mais clássica, se aproximando mais de Dragon Quest IX ao mesmo tempo em que a tela inferior exibe o game em versão pixelada, como os antigos títulos de NES/Super NES. Quase como se fossem dois jogos em um.

dragon-quest-universal

Dragon Quest XI faz parte das comemorações dos 30 anos da franquia, completados no dia 27 de maio último, e diversos eventos foram realizados no Japão para celebrar a franquia. A mais recente é uma parceria firmada entre a Universal Studios Japan e a Square Enix para incluir uma atração no parque temático de Osaka, onde o visitante poderá escolher armas e enfrentar monstros em uma reprodução "tão fiel quanto possível" (segundo os envolvidos) dos calabouços de Dragon Quest.

Não há informações sobre se a atração é permanente ou não (eu acredito que seja temporária) mas de qualquer forma, ela já está disponível antes do Mario.

スクウェア・エニックス – 『ドラゴンクエストXI 過ぎ去りし時を求めて』オープニング映像

Quanto a Dragon Quest XI, só nos resta esperar pelas datas oficiais.

Fontes: Nintendo e 4Gamer (em japonês).

relacionados


Comentários