Nintendo confirma Dragon Quest XI para o Switch (bônus: atração no Universal Studios Japan)

dragon-quest-xi

Você pode até dizer que Final Fantasy é a franquia sinônimo de JRPG, mas no Japão esse é um assunto que nunca teve espaço para discussão: o título pertence à Dragon Quest e ninguém mais. Ela é de longe a série de games do gênero de maior sucesso no país, que permanece fiel às suas origens mesmo tendo se passado 30 anos de seu lançamento original.

Dragon Quest XI, o próximo título da série chegará ao PS4 e Nintendo 3DS em 2017, e na época do anúncio a Square Enix afirmou que o Switch também o receberia. Agora veio a confirmação, após algum tempo dando a entender que os planos haviam mudado para o novo console.

Acontece que tanto o teaser do CGI de abertura do game quanto a demonstração do gameplay não relacionam o Switch como uma plataforma eleita para receber o game, no entanto o que levantou preocupação entre os fãs. É certo que os títulos sequenciais de Dragon Quest não obedecem um critério fixo de quais plataformas o receberão (Dragon Quest IX por exemplo foi exclusivo do DS, enquanto DQX foi um MMORPG multiplataforma que jamais saiu do Japão; aliás a Square Enix diz que ele ainda será lançado para o PS4 e Switch, mas não há data definida), mas muitos acreditaram que a Square Enix havia mudado de ideia.

スクウェア・エニックス – PS4版、ニンテンドー3DS版『ドラゴンクエストXI 過ぎ去りし時を求めて』実機映像

Não foi o caso. Através de um comunicado oficial a Nintendo informa que a versão para Switch de Dragon Quest XI está em fase de desenvolvimento, mas tanto ela quanto as dedicadas ao 3DS ou ao PS4 não possuem data de lançamento. O mais provável é que o game não esteja disponível na lineup inicial do console híbrido e só seja lançado mais tarde, provavelmente em meados de 2017.

O game no entanto está lindo, principalmente pelo inconfundível design de personagens de Akira Toriyama. A versão para PS4 (provavelmente a de Switch será algo próximo desta, mas não tão bonita) exibe um estilo de mundo aberto parecido com os que RPGs ocidentais fazem hoje em dia, como The Witcher III: Wild Hunt (e que Final Fantasy XV levemente copiou), já a para 3DS tem uma abordagem mais clássica, se aproximando mais de Dragon Quest IX ao mesmo tempo em que a tela inferior exibe o game em versão pixelada, como os antigos títulos de NES/Super NES. Quase como se fossem dois jogos em um.

dragon-quest-universal

Dragon Quest XI faz parte das comemorações dos 30 anos da franquia, completados no dia 27 de maio último, e diversos eventos foram realizados no Japão para celebrar a franquia. A mais recente é uma parceria firmada entre a Universal Studios Japan e a Square Enix para incluir uma atração no parque temático de Osaka, onde o visitante poderá escolher armas e enfrentar monstros em uma reprodução “tão fiel quanto possível” (segundo os envolvidos) dos calabouços de Dragon Quest.

Não há informações sobre se a atração é permanente ou não (eu acredito que seja temporária) mas de qualquer forma, ela já está disponível antes do Mario.

スクウェア・エニックス – 『ドラゴンクエストXI 過ぎ去りし時を求めて』オープニング映像

Quanto a Dragon Quest XI, só nos resta esperar pelas datas oficiais.

Fontes: Nintendo e 4Gamer (em japonês).

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples