Meio Bit » Arquivo » Ciência » Trailer — Dunquerque, de Nolan.

Trailer — Dunquerque, de Nolan.

A Evacuação de Dunquerque, uma das maiores derrotas militares aliadas da Segunda Guerra e um de seus maiores momentos de triunfo vai virar filme nas mãos de Christopher Nolan. E já temos o primeiro trailer!

7 anos atrás

937c998943744ac67a219ce0f03513cd

Em 1940 a Guerra ia muito bem. Para Hitler e seu plano de fazer a Alemanha grande novamente. Já para os Aliados, a coisa estava preta. Sob o comando de um general Francês as tropas europeias se posicionaram na França para enfrentar a máquina de guerra alemã. Contavam com aquela brilhante obra de engenharia, a Linha Maginot, que os alemães venceram contornando as posições de defesa fixas.

Erro em cima de erro, os Aliados levaram uma piaba, foram recuando até literalmente o chão acabar. Cercados por todos os lados, ingleses, canadenses, poloneses, belgas, holandeses e até franceses formaram uma linha defensiva desesperada na cidade de Dunquerque, no norte da França.

As forças alemãs, vendo que os inimigos estavam encurralados, decidiram cessar o ataque, para reorganizar suas unidades, remuniciamento, descanso e planejar com calma o ataque final. Nesse momento Winston Churchill discursou no Parlamento Inglês, falando que aquela era a maior derrota militar da Inglaterra em séculos, e que os soldados precisavam da ajuda do povo.

FOT1031705

Foi organizada em questão de dias a Operação Dínamo, a maior operação de resgate da História. Destroyers ingleses e barcos de desembarque foram mobilizados para resgatar os combatentes mas eram mais de 300 mil soldados. Em pouquíssimo tempo os Alemães iriam dizimar a praia.

Nesse momento o povo inglês entrou em ação. De todas as partes do país, alguns até da Escócia, barcos de todos os tipos e tamanhos se dirigiram para a zona de guerra. Indiferente ao risco donos de iates de luxo e barcos de pesca tinham que brigar com a Marinha, que queria oficiais experientes no comando dos barcos.

article-1281673-09ac30a3000005dc-290_468x335

A frota tinha mais de 800 barcos, e entre 26 de maio e 4 de junho de 1940, 338.226 soldados foram resgatados. Virtualmente todo o equipamento de combate, como armas, tanques e até capacetes foi deixado para trás.

mem10202

Uma derrota que seria terrível para o espírito da população foi transformada naquilo de que são feitas as rebeliões: esperança.

Agora Christopher Nolan escreveu produziu e dirigiu um filme contando essa história. Em tempos de Rogue One até faz sentido um filme baseado em algo que tecnicamente é uma derrota militar transformada em momento de glória.

A estréia está marcada para julho nos EUA. Aqui o primeiro trailer:


Warner Bros. Pictures — Dunkirk - Trailer 1 [HD]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários