Pra frente Brasil! Senado Federal aprova o “imposto da Netflix”

senado

Você que aprecia um bom Netflix and Chill, se prepare: o Senado Federal aprovou nesta quarta-feira um Projeto de Lei que regulamenta a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) sobre empresas e setores que ainda não eram tributados, mais especificamente serviços que vendem ou alugam conteúdos via streaming.

Ou seja, em breve o valor de sua assinatura vai subir.

A discussão sobre o tal “imposto da Netflix” não é nova: o texto original, apresentado como PL Complementar Nº 366/2013 pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), aprovado pela Câmara no ano passado era muito mais abrangente e nocivo ao mercado brasileiro: ele estipulava a cobrança de 2% do ISS não só sobre serviços de streaming como também serviços de os de distribuição de apps e games, além de hospedagem e armazenamento de dados. Se aprovada integralmente não só Netflix, Deezer, Spotify, Amazon Prime Video (que acabou de chegar ao Brasil) e similares seriam taxados como também WordPress, OneDrive, Dropbox, iCloud, Google Drive, Windows Store, serviços de hospedagem e servidores em geral, Steam, PSN, Xbox Live e etc. Os serviços de desenvolvimento de apps e games também seriam taxados, o que poderia ser extremamente danoso ao desenvolvimento e inovação do mercado de software brasileiro.

O texto aprovado, o PLS (Projeto de Lei Substitutivo) Nº 386/2012 se foca exclusivamente em “disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet, respeitada a imunidade de livros, jornais e periódicos”. Dessa forma entram na dança os serviços de streaming de áudio e vídeo, bem como lojas digitais como iTunes e Google Play Store que distribuem conteúdo na forma de aluguel (a venda de filmes, séries e músicas não deve ser taxada). Aprovado por 63 votos a favor e três contra (cuidado, PDF), o Projeto agora segue para sanção do presidente Michel Temer.

O que deve mudar? Em última análise os preços das assinaturas dos serviços de streaming devem e irão subir, bem como os preços de aluguel de filmes e episódios de séries. Por outro lado, a Locadora do Paulo Coelho vai bombar ainda mais, desmotivando distribuidoras de conteúdo online a investirem no país (Hulu no Brasil? Se havia alguma chance remota de virem para cá, ela acabou de morrer) enquanto o governo segue arrecadando mais impostos.

E a gente sabe muito bem qual o destino desse dinheiro:

benett-charge-imposto

Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos.

Fonte: Agência Senado.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Zoroastrologo

    Em breve haverá taxa de oxigênio obrigando o uso de um dispositivo contador de litros por minuto.

  • O imposto é necessário, a única crítica é como ele vai ser convertido, tinha que pegar essa grana e investir em mais cabos de internet…

    • major505

      Um ou outro ,mas não tantos. Governo gasta mal pra cacete, enfia no rabo e a gente paga a conta.

      Pior é ver candidatos tipo Luciana Genro da vida que defendem que o problema no país não é o governo gastão, e sim que se arrecada pouco.

      Ai fode tudo se entra um candidato desses no poder.

    • bruno torrente

      kkkkk, serio que vc realmente acha que eles investiriam em alguma coisa de forma correta, isso sim é utopia, não existe nem aqui nem nenhum outro lugar do mundo ….

      Imposto e roubo, não importa o que seja feito com ele….

      • Pq imposto é roubo? Sério, quero os argumentos, colocar muito imposto sim, é “roubo”, mas condizentes com a realidade, não.

        • arthur f

          Não é roubo literalmente, mas é extorsão. É extorsão porque uma parada muito importante foi retirada da jogada: consentimento. Se você não paga ou é multado ou preso, ou alguma outra coerção com força desproporcional. Serviço público e imposto é a categoria de serviço (a única) na qual a lógica do “se o serviço é bom acho o preço x justo” não existe. Primeiro você paga, sempre, independente do serviço que virá depois. Vários serviços públicos são tão ruins, que mesmo pagando todos os impostos, quem pode (e não tenha dúvida de que quem não pode também paga imposto, mesmo que esteja no mercado de trabalho informal e não pague IR e impostos diretos, pagam impostos indiretos – o tipo que estamos discutindo, IS, IPI, ICMS… – em tudo) paga um serviço privado por fora. Claro que existem problemas que a iniciativa privada tem dificuldade de resolver (como os problemas que geram muitas externalidades), e outros que dependendo do seu moral thinking o governo tem o dever de prover e a gente o dever de pagar (por exemplo, supondo que vc se alinhe com John Rawls por exemplo, então prover uma safety net para quem está na pior), mas se o governo estivesse focado em fazer essas coisas só, ninguém(pouquíssima gente) estaria reclamando, pq essas coisas custam pouco.
          Então, finalmente, você não precisa beber da fonte anarquista ou algo assim para desconfiar dos impostos e ser sempre cético com relação à eles. É só que é um péssimo sistema de incentivos, políticos sempre podem com uma canetada deixar sua vida mais difícil, seja com aumento de imposto ou com restrição artificial de oferta. Eles nunca te perguntam o que vc acha, e vc só os troca a cada 4 anos.

          • bruno torrente

            Belo texto, parabens 🙂

            MAs simplificando, seja inquadrado no artigo 157 ou 158 ( roubo ou extorsão ) não faz muita diferenca no final das contas tudo e crime.

            @Weller Santibanez, exercio mental, tente não pagar o IPVA e quando pego se negar entregar seu bem pago com seu dinheiro obtido com trabalho duro para ver, vc poderá ir de agressão durante sua tentativa de reaver seu bem ate mesmo um tiro ( podendo assim morrer ) caso tente levar isso ao extremo.

            Ou seja a palavra diz tudo IMPOSTO, vc não tem escolha, não importa para que ele seja usado, foi obtido extorquindo e ameaçando de violência pessoas trabalhadoras.

        • bruno torrente

          Vc tem escolha de não pagar ? se não tem é roubo pura e simples logica ( ta pode considerar extorsão mas discutir artigo 157 ou 158 é besteira crime é crime )
          Entendo o destino e sei os benefícios que alguns tem, mas se na raiz já esta errado todo o resto fica corrompido.

          Na duvida pense, se vc se negar a pagar um imposto o que sera feito com vc e seus bens ? agora imagine um pai de família que mal tem para comer e tem que pagar 40% 50% e ate 60% de imposto sobre o pouco que tem …

  • Ivan

    Nunca entendi a lógica de tirar da população pra depois “devolver”….

    • PugOfWar

      A lógica é simples, vc é cobrado por usufruir os serviços do Estado, mesmo um terreno que seja de sua propriedade, ele está dentro da República Federativa e deve pagar impostos simplesmente por estar lá, outros são o usufruto de serviços públicos, como vias e iluminação.
      É justo no sentido mais literal da palavra? Sim, pois o mesmo Estado define o que é justiça.

      O que podemos fazer? acho que é o caso de muitos que frequentam aqui, é sair da Banânia (já que mudar os brasileiros me parece impossível).

      • Ivan

        Pagamos por serviços que não temos ou não usamos por serem ruins e somos obrigados a pagar, por isso sou a favor das privatizações, melhor cada um pagar o seu, bem melhor e não tem desperdício, não tem sentido pagar pra um político pagar meus serviços

        • Mirai Densetsu

          Você usa a patrulha da polícia, a iluminação pública, o asfalto (esburacado, mas existe), a coleta e tratamento de lixo e vários outros serviços do Estado que você nem sabe que usa.

          • Ivan

            Iluminação pública vem na conta de luz, esgoto na conta de água, não sei qual o problema de pagar diretamente pro fornecedor do serviço

        • Unfear

          O problema do “cada um paga o seu” é a desigualdade social que isso causa, não que aqui isso é uma maravilha, mas seria muito pior se fosse radicalmente tudo privado.

          • Ivan

            Quem sabe sobraria mais pro pobre se não precisasse pagar 40% de impostos, produtos mais baratos, maior poder de compra, mais iria girar a economia e por ai vai, agora o governo toma 40% e devolve 15% e com pessimos serviços.

          • Ariadna Grande

            argumento duvidoso, já que o pobre é o que mais sofre com o estado brasileiro

          • Unfear

            Se acha que se não pagassem o imposto e tivessem que pagar tudo, conseguiriam pagar as consultas no hospital, remédios, escola particular e demais serviços públicos?

            Quem de fato gostaria de se livrar dos impostos são os ricos, pois proporcionalmente pagam quase o mesma quantidade de impostos, mas o retorno do estado é proporcionalmente muiiito menor.

            De certa forma o estado tira um bocado dos ricos e dá aos pobres, de forma meio torta, mas dá.

      • Daniel

        Já me convenci disso também. Quando era mais novo tinha vontade de fazer as coisas melhorarem, via os políticos como únicos culpados por tudo… depois, voce começa olhar em volta e desanima, percebe que ver os políticos roubando é ruim, ver o pobre levando no rabo e defendendo quem faz isso com ele é ainda pior… não são todos claro. Mas é o mesmo que ver Judeus defendendo o Nazismo…

  • Sendo bastante honesto Ronaldo, apesar de achar que é sempre ruim quando o preço de algo sobe, principalmente para o consumidor final, entendo que se um serviço fatura dinheiro no país, ele é passível de cobrança de impostos.
    Se é assim com qualquer outro produto e serviço aqui, porque deveria ser diferente com Netflix e afins?

    E em tempo, não estou entrando no mérito do que vai ser feito com o dinheiro.

    • Daniel Belini

      Mas você REALMENTE acredita que eles não pagavam nenhum imposto?

      • Imposto pro Brasil? A não ser que eu tenha lido errado, entendi que não.

      • Se vão ou não é outra história.
        Mas o dinheiro necessita entrar na conta.

        Seria como se um patrão parasse de pagar o seu salário por que você gasta tudo com jogo, bebida e mulheres. “Ahhh, ele nem gasta direito o que eu pago”.

        • doorspaulo

          Comparação esdrúxula.

          Nós achamos ruim pagar impostos pois o governo não da um retorno para eles. É como se você pagasse um funcionário que não trabalha.

          O ruim não é pagar imposto, é pagar RIOS de dinheiro para tomar no cu 24/7.

          • Daniel Belini

            Todo lugar tem desvio de verba e corrupção, mas aqui no Brasil o nível é absurdo.

          • Cris

            É ruim sim pagar impostos porque não existe liberdade de escolha, não importa se o dinheiro retornar ou não em serviços, afinal não podemos pegar o dinheiro dos impostos pra pagar outro serviço que poderíamos achar superior, a escolha é monopolizada por uma empresa chamada governo.

          • Não pagar por “mimimi” ?

            A questão de “tomar no c*” é do governante, não do imposto. A Netflix é uma empresa de capital estrangeiro que está lucrando em R$ e levando pra fora sem deixar nada. É uma cobrança justa.
            Não estou defendendo o governo, só acho que o imposto deve ser cobrado.

            A população só olha o próprio bolso, tá barato – deixa os cara. Mas aí falta pra tudo. Concordo que se TV a cabo fosse acessível, não precisariamos de serviços assim, ou net gato. Mas a cobrança do imposto é justa.

          • bruno torrente

            Imposto é roubo, fora que eles já pagam taxas estratosféricas para disponibilizar conteúdo ( um dos motivos do nosso acervo baixo ) alem de imposto de renda juridico etc etc.

            Se simplificassem e cobrassem apenas um seria menos pior, mas como sempre não basta …
            OBS: se outras pagam e ela não que tal retirar delas tambem ….

          • Daniel Belini

            Levando sem pagar nada?
            Cara e os impostos que eles já pagam ?
            FGTS, INSS dos funcionários, IPTU do escritório, os impostos embutidos na energia elétrica e telefonia, IR e N outros, não contam como imposto?

          • Mirai Densetsu

            Outras empresas prestadoras de serviços também pagam tudo isso E ISS.

    • Eu entrei no mérito. Se não paga imposto tem que recolher, claro, mas me incomoda criarem outra oneração que vai ser despachada para o usuário pagar, e esse dinheiro nunca retorna.

      Eu sempre recomendo checar o impostômetro, para saber quanto o brasileiro ja pagou em impostos e quanto dessa grana retornou.

      Spoiler: está quase em dois TRILHÕES.

      https://www.impostometro.com.br

      • Mas aí eu acredito que a solução é outra, cobrar que o dinheiro recolhido seja bem gasto, e não desobrigar do recolhimento.

        • Paulo Teixeira

          Reclamamos de corporativimos, de tetinhas pra mamar no Brasil, mas a verdade é que a moral do brasileiro é bem complicada.
          Essa arrecadação era líquida e certa. Agora me estranha a base de argumento que alguém use para reclamar que a incidência de impostos sobre esse serviço seja inapropriada. A verdade é que alguns preferem distorcer a própria moral para que lhe acomode no que lhe bem convir.

          Depois a pessoa acha estranhíssimo e um absurdo que políticos busquem o próprio interesse ignorando a população enquanto que esquece de olhar no espelho.

          • Rafael Rodrigues

            Touché!!

      • Mirai Densetsu

        Recomendo que se cheque também o sonegômetro.

        http://www.quantocustaobrasil.com.br/

        Afinal, nem todas as empresas honram com os seus compromissos fiscais.

    • Abner Oliveira

      Os caras tem escritório no Brasil, com vários funcionários (pagando os devidos impostos já previstos) e ainda pagam Imposto de Renda da empresa, você realmente acha que precisa de mais um imposto ?!

      • Mas veja, são impostos diferentes, estamos falando especificamente do ISS.
        A questão não é eu achar se precisa ou não de mais um imposto, mas o fato de outras empresas correlatas pagarem e eles não.

        Sugiro ler o comentário do @pedropedigonigonalves:disqus acima, ele argumentou bem

        • Diego Tietz

          Quem você acha que paga o imposto (qualquer imposto), no final das contas: a empresa ou o consumidor?

      • Victor

        Aplicando essa lógica, deveria abolir todos os impostos na venda de produtos/serviços. Porque pagar IPI se a industria ja paga IR e os impostos dos funcionarios? Porque pagar ICMS na conta de energia se a distribuidora ja paga IR e os impostos dos funcionarios? O problema tributário brasileiro é muito maior. Teria q haver uma enorme reforma, alterando toda a logica tributaria dessa nossa burrocracia.

        Pensando no que é hoje, é justo sim essas empresas pagarem impostos. Não q eu concorde com eles, pra mim imposto é roubo, mas dentro da regra do jogo, é isso ae.

        • Abner Oliveira

          é isso mesmo, é preciso simplificar.
          Essa maneira como é feito hoje (taxar, taxar taxar) é a forma mais burra de nívelar, ao inves de retirar os impostos dos concorrente para que seja criado um “concorrência justa”, não… mais fácil taxar todo mundo.

          • Daniel Belini

            Igual uma reportagem que assisti anos atrás.
            Os produtores nacionais de cerâmica estavam reclamando da concorrência chinesa e ao invés do governo dar algum incentivo aos produtores nacionais, não, foi lá e triplicou as taxas dos importados para “proteger” o mercado nacional.

          • Ivan

            “jenial”

          • Theuer

            Pior que assim é qualquer mercado que dependa de equipamentos específicos
            Houve épocas em que eu poderia mandar duas equipes de vídeo para externa, poderia, porque na verdade eu mandava só uma trabalhando duro porque todo um conjunto de equipamento custa aqui 3x(na época) do que ele realmente vale.
            Se em um micro mundo eu deixava de gerar 3 empregos, imagina no Brasil todo.

          • Mirai Densetsu

            E mais lucrativo para eles.

          • la_gomes

            já comentei em outro local (ou foi no aqui mesmo) nossa tributação é do século XIX e toda mudança é apenas um remendo na atual para adicionar alguma novidade ou mudança no padrão.
            Com o desemprego em 12 milhões estamos debatendo a previdência e não uma tributação mais moderna que poderia trazer empresas, investimentos e diminuir o desemprego e com isso entrar mai dinheiro na previdência (que acredito seria devidamente desviada)

        • Firmo

          Sim, deveria.

    • Ivan

      Quem irá pagar não é a netflix fica a dica

      • Mirai Densetsu

        O que derruba tooooooooooooda a choradeira sobre como empresas são oprimidas no Brasil por pagarem impostos.

        • Ivan

          Quem paga é sempre o consumidor, por isso de taxar lucro é burrice

        • Theuer

          Ué, e não são?!
          A empresa repassar o custo para o cliente (já que ela não é uma org beneficente) faz com que ele tenha um valor alto e com isso venda menos. Simples assim.

          • Ivan

            Sim, as vezes não compensa pra uma empresa abrir no pais ou não consegue se manter por causa disso.

          • Mirai Densetsu

            Nunca vi alguém sendo oprimido rachando de ganhar dinheiro, recebendo incentivos fiscais, repassando os custos dos impostos dele para outra pessoa e podendo ainda se dar ao luxo de colocar 30% de lucro líquido no produto.

            E o empresário brasileiro é do tipo que quebra para não reduzir seu lucro.

        • Ivan

          Voce vai gastar milhões em uma fabrica, pagar milhões em impostos para ter um lucro pequeno pq toda a margem foi consumida por impostos? Só um louco pra investir em um pais que não gosta de empresarios, acha que lucro é ruim, tem que socar imposto em tudo e tem uma legislação trabalhista ridicula com altos encargos.

          • Mirai Densetsu

            Voce vai gastar milhões em uma fabrica, pagar milhões em impostos para ter um lucro pequeno pq toda a margem foi consumida por impostos?

            Bullshit. Ninguém contabiliza os custos dos impostos na margem de lucro. Além disso, o Brasil é um dos países que menos tributam lucros e ganhos de capital.

            http://www.valor.com.br/brasil/4293140/brasil-tributa-menos-lucros-e-ganhos-de-capital-que-paises-da-ocde/

            Só um louco pra investir em um pais que não gosta de empresarios, acha que lucro é ruim, tem que socar imposto em tudo

            Desculpa, mas eu só consigo ver esse argumento como mimimi.

            Não é que brasileiro não goste de lucro. Ele não gosta de ser roubado. Ele não gosta de pagar 12k em um produto que não vale 8 só porque o empresário quer pagar a prestação do iate particular.

            É muito fácil “ain, brasileiro naum gosta de luwcro”, quando não é você quem banca margens de lucro líquido a partir de 30%. Lá nos EUA a margem é muito menor (10%), a carga tributária é pouca coisa menor e as empresas lá são prósperas. O nome disso é usura. E ninguém gosta de ladrões.

            e tem legislação trabalhista ridicula com altos encargos.

            Verdade, né? Tadinho do empresário que não pode manter o trabalhador na empresa durante 80 horas semanais pagando abaixo do salário mínimo. Tão triste vê-lo chorar em sua Mercedes zero quilômetro porque é caro manter um funcionário…

          • Ivan

            Claro que olha impostos na margem de lucro, tudo que tem um custo entrará no calculo.

            Mimimi pq? Temos um pais com altos impostos, alta burocracia e leis trabalhistas muito rigidas,instabilidade economica, qual investidor olha pra cá com e pensar nossa que pais bom pra investir, fabricas estão fechando no Brasil e investindo no Paraguai pq poucos impostos e poucos encargos.

            Pega o preço de um produto fora e aqui, faz a conversão e coloca todos os impostos e me fala um produto que seja 30% de lucro.

            Carga tributaria no EUA é pouco menor que a daqui? Serio? Da onde?

            Claro né até pq legislação do trabalho é só tempo de trabalho né?

            Se é caro manter um funcionario por causa do governo ele vai fazer o que? trabalho voluntario e pagar pro cara não trabalhar?

          • Mirai Densetsu

            Mimimi pq? Temos um pais com altos impostos, alta burocracia e leis trabalhistas muito rigidas,instabilidade economica, qual investidor olha pra cá com e pensar nossa que pais bom pra investir, fabricas estão fechando no Brasil e investindo no Paraguai pq poucos impostos e poucos encargos.

            Mimimi porque você ainda vem com esse papo de “o país não gosta de empresas”. No dia que você tiver de pegar trem ou ônibus lotado pra ganhar um salário mínimo e com o empresário ainda fazendo mês de 40 dias você vai ver por que as leis trabalhistas são necessárias. Rígidas do jeito que são.

            E se o investidor não quer investir aqui, azar o dele. Aqui tem o quarto maior juro do mundo – só perdendo para países em guerra – e os impostos cobrados dos investidores são ridiculamente baixos. Quem paga imposto alto no Brasil são apenas os trabalhadores.

            Pega o preço de um produto fora e aqui, faz a conversão e coloca todos os impostos e me fala um produto que seja 30% de lucro.

            Antes você vai ter de provar que o Imposto de Importação incide sobre tudo o que é vendido no Brasil. Inclusive o que é produzido aqui.

            Afinal, o que é fabricado aqui é vendido no mesmo preço do produto importado, o que já de cara dá uma margem não de 30, mas sim de 60% de lucro.

            Claro né até pq legislação do trabalho é só tempo de trabalho né?

            Você alguma vez em sua vida já trabalhou de carteira assinada? Ou sempre foi playboyzinho mimado que viveu às custas do papai empresário?

          • Ivan

            Claro que não gosta, um dos sistemas tributarios mais complexo do mundo, burocracia alta, 80 dias para abrir uma empresa, dificuldade em tudo pra empreender.

            Estou falando de investimento produtivo não especulativo, se o cara não quer investir aqui não é azar o dele é azar o nosso, abrir industria aqui é bom, gera empregos e roda a economia.

            Não entendi essa do imposto, explica melhor.

            Vc simplesmente falou que legislação trabalhista é para não fazer o cara trabalhar 80 horas por semana.

          • Ivan

            Cara não tem nada a ver uma coisa com a outra, pegar onibus lotado engraçado que isso e uma concessão que o Estado faz, então olha que engraçado é CULPA do Estado que deixa o mercado fechado para transporte publico e claro é tudo culpa do empresario malvadão opressor(Nesse caso é corporativismo entre o empresario de onibus e a prefeitura).

            http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-custo-da-burocracia-imp-,578222
            http://terracoeconomico.com.br/o-custo-da-burocracia-brasileira
            Leia isso e depois venha me falar que não é difícil empreender aqui.

            Melhor ler outra coisa além de carta capital e sites que eram patrocinados com dinheiro publico para defender a esquerd.

        • Ivan

          Me fala uma coisa, é melhor tributar empresas, produtos e encargos trabalhistas alto ou baixo? Explique.

          • Mirai Densetsu

            Não é uma questão de tributar mais as empresas. É uma questão de cobrar mais impostos de quem ganha mais dinheiro. É simples de entender. E isso tem um nome: justiça fiscal.

            E sabe por que devia ter justiça fiscal? Porque mais dinheiro na mão das classes menos favorecidas significa mais dinheiro circulando na economia. Ou seja, mais gente comprando. E isso vai estimular uma coisa chamada “mercado interno”. E com mais gente podendo comprar, os investimentos aqui ficariam mais interessantes para os investidores estrangeiros.

            Sabe como são as coisas no Brasil? Quem tem mais dinheiro paga proporcionalmente menos impostos. E menos dinheiro vai parar nas mãos das classes mais pobres, que precisam parar de comprar pra poderem pagar as suas contas. E foi assim que nasceu a crise.

            E se você pelo menos lesse algo diferente de Veja ou Isto É, saberia disso.

          • Ivan

            Então cobra mais impostos deixando os produtos mais caros, não vejo sentido nisso.

          • Ivan

            Não é puxando o que ta em cima pra baixo que vai subir quem tá embaixo, vai cobrar mais impostos aumentando o preço dos produtos como falei antes e você mesmo concordou, empresas não querem perder o lucro, ninguem quer, não será mais dinheiro na economia será menos, se fica nas mãos do governo sai do “mercado interno”.

            Que logica é essa? Que se aumentar impostos que tornarão produtos mais caros e não sei da onde irá ter mais pessoas comprando vai atrair investimentos? Empresas querem se instalar onde tem menos impostos e menos leis trabalhistas, aqui mesmo no Brasil temos uma “guerra fiscal” onde estados competem baixando ICMS e dando incentivos para que industrias se instalem no estado.

            O que aconteceu com preço dos carros da linha branca de eletrodomesticos quando teve baixa do IPI? E a lei do bem par eletronicos?

            No Brasil já é dificil empreender, já temos alta carga tributaria, já temos burocracia enorme e quer aumentar mais impostos? Quem em sã conciencia pensaria em investir no Brasil?

            Serio que vc acha que a crise aconteceu pq pobre paga muito imposto? Nada a ver com a nova matriz economica que o PT criou? Se fosse assim Brasil estaria pior que Cuba e Venezuela juntos.

            Que ideia de RETARDADO é essa em que pessoas estão sem dinheiro pra comprar e pra resolver isso tem que aumentar impostos, serio cara não da pra não xingar uma ideia tão idiota dessas.

            O melhor programa social é o emprego.
            Ronald Regan(dizem que é dele)

          • Mirai Densetsu

            Não é puxando o que ta em cima pra baixo que vai subir quem tá embaixo, vai cobrar mais impostos aumentando o preço dos produtos como falei antes e você mesmo concordou, empresas não querem perder o lucro, ninguem quer, não será mais dinheiro na economia será menos, se fica nas mãos do governo sai do “mercado interno”.

            Que logica é essa? Que se aumentar impostos que tornarão produtos mais caros e não sei da onde irá ter mais pessoas comprando vai atrair investimentos?

            Se é para deixar o dinheiro nas mãos da população menos favorecidas, o que teria de fazer é justamente o contrário: reduzir a carga tributária sobre eles.

            Mas claro, para liberais, o que importam são os santíssimos e imaculados empresários. O povo que se foda para pagar os impostos. Ou seja, é proibido tributar dividendos (embora o mundo inteiro tribute, menos o Brasil e a Estônia) e lucros sobre investimentos.

            E o Brasil continua sendo um paraíso fiscal para bilionários. E o que você propõe é que continue sendo assim.

            https://nacoesunidas.org/brasil-e-paraiso-tributario-para-super-ricos-diz-estudo-de-centro-da-onu/

            Ah, quem diz que o Brasil é um paraíso fiscal não sou eu e nem veículos de esquerda. É a ONU.

            E o que adianta “ter de pagar imposto” se quem não paga tem a dívida perdoada com o governo? Ou será que o crime de sonegação fiscal não pegou?

            http://g1.globo.com/economia/noticia/em-meio-a-recessao-e-crise-politica-governo-anuncia-pacote-para-economia.ghtml

            Empresas querem se instalar onde tem menos impostos e menos leis trabalhistas, aqui mesmo no Brasil temos uma “guerra fiscal” onde estados competem baixando ICMS e dando incentivos para que industrias se instalem no estado.

            É claro que sim. Porque o sonho dos empresários que eles consigam fazer isso sem o Estado intervir:

            http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/11/ministerio-acha-operarios-em-situacao-analoga-trabalho-escravo-em-mg.html
            http://www.metropoles.com/pelas-cidades/brazlandia/pm-prende-empresario-por-suspeita-de-trabalho-escravo-em-brazlandia
            http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/11/justica-condena-fazenda-e-usina-por-trabalho-escravo.html
            http://www.sul21.com.br/jornal/4-em-cada-10-marcas-nao-se-comprometem-com-o-combate-ao-trabalho-escravo-descubra-quais/
            http://exame.abril.com.br/brasil/hc-de-sao-paulo-e-notificado-por-condicoes-precarias-de-trabalho/

            E liberais dizem que empresários são tão oprimidos por existirem leis trabalhistas…

            O que aconteceu com preço dos carros da linha branca de eletrodomesticos quando teve baixa do IPI? E a lei do bem par eletronicos?

            O lucro das empresas aumentou. Isso é certeza.

            Já o preço dos carros se manteve estável, o da linha branca ficou dentro da variação normal do mercado e os celulares aumentaram de preço. Mas as empresas trouxeram os seguimentos mid-high e mid-low para se encaixarem na lei do bem. Exceto a Apple, que só aumentou o preço mesmo e foda-se.

            Mas foi só acabar com as isenções que os empresários tiveram uma desculpa para aumentar os preços brutalmente. Por exemplo, eletrônicos ficaram até 79% mais caros. E o valor do IPI? De 3,65% a 9,65% sobre o preço do produto.

            http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/02/celulares-e-notebooks-sobem-ate-79-com-o-fim-da-lei-do-bem.html

            Isso é uma evidência que o aumento não foi só porque o governo voltou a cobrar IPI, mas que os empresários usaram isso como desculpa pra aumentar escrotamente o preço.

            No Brasil já é dificil empreender, já temos alta carga tributaria, já temos burocracia enorme e quer aumentar mais impostos? Quem em sã conciencia pensaria em investir no Brasil?

            Desde quando empresário paga imposto no Brasil? No máximo, ele repassa. Quem paga imposto aqui no país é pobre.

            Serio que vc acha que a crise aconteceu pq pobre paga muito imposto? Nada a ver com a nova matriz economica que o PT criou? Se fosse assim Brasil estaria pior que Cuba e Venezuela juntos.

            Não. A crise aconteceu porque houve um grande onda de descrédito por parte dos investidores. Isso porque a Dilma baixou os juros em 2013 a forceps. É óbvio que os investidores não gostaram disso e retiraram dinheiro do país.

            Que ideia de RETARDADO é essa em que pessoas estão sem dinheiro pra comprar e pra resolver isso tem que aumentar impostos, serio cara não da pra não xingar uma ideia tão idiota dessas.

            Mais uma vez: quem falou em aumentar impostos? Eu falei em mudar todo o sistema de tributação. Entendeu? Pegar esse sistema, amassar, jogar no lixo e construir outro, do zero, que cobre menos de quem tem menos e mais de quem tem mais.

            E eu não sei se falei, mas o que eu acredito que esse sistema devia ser:
            1) fácil de entender
            2) o menos burocrático possível (e, se possível, mais automático)
            3) com taxas menores e mais efetivas – menores, não maiores

            Sei que você está distorcendo minhas palavras para me antagonizar. Mas sei que pelo menos com o item 3 você concordaria.

            E sim, burocracia é um problema. E temos toda a tecnologia necessária para desfazê-la (ou pelo menos a maior parte dela). Então eu não entendo por que o cara que quer abrir uma empresa não poderia sair da junta comercial já com CNPJ, IE e com todas as vistorias necessárias para o habite-se já marcadas.

            O melhor programa social é o emprego.

            Mas é bom ter cuidado para o emprego não virar trabalho escravo. Empresários não se importam de usar escravos se isso reduzir seus custos de produção e aumentar os seus lucros.

            Não me entenda mal: O lucro em si não é errado. O que é errado é cometer delitos para alcançar uma lucratividade maior. Tais como matar, roubar, enganar, escravizar…

          • Ivan

            Se tributar dividendo, o que o cara vai fazer?

            A)Aceitar e pagar de boa?
            B)Repassar isso pro consumidor
            C)Sair do pais e novos investimentos não seriam feitos no Brasill

            Tributa iates, aviões particulares nada contra bem o contrario.

            Sim, querem se instalar onde tem poucos impostos e governo não atrapalha ou se instalar no Brasil onde o governo os ajuda com emprestimos no BNDS e cria leis que prejudiquem os concorrentes.

            Você não acha feio mentir descaradamente?
            http://www2.uol.com.br/infopessoal/noticias/_HOME_TOP_1590779.shtml
            http://oglobo.globo.com/economia/varejo-comeca-reduzir-precos-para-repassar-queda-do-ipi-3363707
            http://www.disbra.com.br/depois-de-corte-de-ipi-queda-nos-precos-de-carros-varia-de-5-a-11.html

            Preços cairam cara, se empresario teve lucro bom pre ele né? Não sei que odio é esse por empresas lucrarem, parece que é ruim...

            Quem paga imposto no Brasil é o pobre, então pra que querer aumentar impostos e vai recair no pobre de qualquer jeito?

            Isso não muda que o Brasil é extremamente dificil abrir qualquer tipo de empresa, ainda nega isso?

            Claro vc acha que foi só pela redução do juros? Nada a ver com basicamente imprimir dinheiro e não conseguir pagar as contas? Nem aumento do deficit? Claro tudo culpa do empresario malvadão, governo isento de resposabilidade, afinal governo é deus e não erra.

            Concordo com os 3 itens, sistema tributario mais simples, menos impostos e até impostos menores.

            Ah que bom que no fim aceitou que lucro não é errado, errado é roubar aceitou também, só não vejo como acha certo estado pegar 40% seu e ainda achar que está certo.

          • Mirai Densetsu

            O cara vai pra onde? EUA? Lá os dividendos pagam impostos. União Europeia? Lá também existe tributação sobre dividendos em todos os países. Leste asiático? Adivinhe o que eles tributam? Dividendos! Chile? Dividendos devidamente tributados. Quem sabe Cuba? Ou China? Eles também tributam dividendos. E alguém investe na Estônia?

            Sobre o IPI, não acha feio mentir descaradamente?
            http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,preco-de-linha-branca-sobe-apesar-do-ipi-menor,103123e
            http://www.apet.org.br/noticias/ver.asp?not_id=9273
            http://revendamais.com.br/blog/reducao-do-ipi-deve-ser-mantida-mas-preco-combustivel-sobe-e-faz-aumentar-ipca-15/
            http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/negocios/precos-de-carros-sobem-apesar-do-ipi-menor-1.609887

            Preços cairam cara, se empresario teve lucro bom pre ele né? Não sei que odio é esse por empresas lucrarem, parece que é ruim…

            O preço caiu? Aonde? Como vimos acima, linha branca, materiais de construção, gasolina… Tudo ficou mais caro com o desconto no IPI.

            Na realidade o preço ou manteve dentro da margem de erro, não repassando integralmente o desconto na tributação, ou subiu. A baixa no IPI só serviu mesmo para compor margem de lucro.

            Mais uma vez, nada contra o lucro. Mas tudo contra roubo. Aproveitar um desconto do governo para embolsar o imposto que EU pago é roubo.

            Claro vc acha que foi só pela redução do juros?

            Tem certeza que uma retirada massiva de investimentos não vai reduzir brutalmente a arrecadação? E tem certeza que o governo arrecadando bem menos não ficaria em déficit ao ponto de ser obrigado a imprimir dinheiro para honrar com seus compromissos?

            É claro, a redução dos juros é um motivo para tirar dinheiro do país. Afinal, os investidores colocam dinheiro aqui justamente porque a SELIC varia entre 12 e 15% a.a. Um juro alto para um investimento relativamente seguro. E se o governo rebaixa esse juro a 7.5% a.a. sem aumentar a solidez, é claro que os títulos do governo perdem valor no mercado.

            Sim, o governo foi irresponsável nessa redução.

            Ah que bom que no fim aceitou que lucro não é errado, errado é roubar aceitou também, só não vejo como acha certo estado pegar 40% seu e ainda achar que está certo.

            40% é demais. Ainda mais considerando o retorno.

            Devia ser estourando 30% se tiverem serviços públicos dignos de Suécia.

          • Ivan

            Um pais melhor pra investir que seja menos burocratico e tudo mais, tem gente fechando empresas aqui e abrindo no paraguai, e pq vc acha que tem tantas empresas na China?

            Com custos elevados claro que vai precisar imprimir dinheiro, por isso tem que se gastar menos e melhor, sem pagar 200mil pra um juiz, ter centenas de deputados com regalias, estatais que dão prejuizo pra colocar o filho do amigo do companheiro.

            Fala da retirada de investimos vai ser ruim e quer taxar mais ainda, decide cara.

            O cara investir em tesouro e comprar divida do pais não é investimento produtivo, só especulativo se pelo menos comprassem ações de empresas, o pais tem que ser atrativo para investimentos que produzam algo não comprar divida do pais que não agrega em nada só aumenta o individamento do pais, querendo ou não isso é imprimir dinheiro.

          • Mirai Densetsu

            Um pais melhor pra investir que seja menos burocratico e tudo mais, tem gente fechando empresas aqui e abrindo no paraguai

            O governo paraguaio está oferecendo incentivos fiscais. É claro que vai atrair empresas brasileiras.

            Sem falar que o sistema tributário lá é mais simples e a burocracia é menor, então o Brasil sai perdendo mesmo.

            e pq vc acha que tem tantas empresas na China?

            Porque lá permite trabalho escravo a mão-de-obra é ridiculamente barata.

            Com custos elevados claro que vai precisar imprimir dinheiro, por isso tem que se gastar menos e melhor, sem pagar 200mil pra um juiz, ter centenas de deputados com regalias, estatais que dão prejuizo pra colocar o filho do amigo do companheiro.

            Concordo. Mas vender a estatal não vai resolver o problema. Muito menos deixar de colocar o filho do amigo do companheiro para colocar o colocar o filho do amigo do colega de partido.

            Vender a estatal só vai repassar o problema para uma empresa privada que pode ou não resolver o problema. Em alguns casos (Vale) funcionou, enquanto em outros (RFFSA) a privatização foi um fracasso retumbante.

            O que as estatais precisam é de uma gestão profissional que vise gerar lucro. Se as estatais lucrarem, o governo dependerá menos de impostos para se financiar.

            E pagar 200k para um juiz e centenas de deputados cheios de regalias? Realmente. Isso devia ser reduzido. Juízes deviam receber no máximo o teto do funcionalismo público e as regalias dos deputados e senadores deviam ser cortadas.

          • Ivan

            Pq não resolveria o problema de apardinhados?

            Ai que ta o problema quem vai colocar? Depende de politcos para indicar gente competente, ou deixar gente capacitada trabalhar em altos cargos?

            O que aconteceu com vc? concordado que Brasil precisa mudar, que lucro não é ruim, que sistema tributario brasileiro é complexo e até acha que pagamos muitos impostos?

          • Mirai Densetsu

            Pq não resolveria o problema de apardinhados?

            Porque na prática só está trocando os apadrinhados. Mas a roubalheira permanece lá, intocada.

            Ai que ta o problema quem vai colocar? Depende de politcos para indicar gente competente, ou deixar gente capacitada trabalhar em altos cargos?

            Por mim, os cargos altos das estatais deviam ser ocupados por funcionários de carreira concursados dela própria, promovidos por merecimento.

            Ou então abrir processo de seleção para selecionar o pessoal mais capacitado para ocupar esses cargos.

            Ou uma mistura de ambos. O que não poderia continuar é essa farra dos apadrinhados.

            O que aconteceu com vc? concordado que Brasil precisa mudar, que lucro não é ruim, que sistema tributario brasileiro é complexo e até acha que pagamos muitos impostos?

            Talvez você finalmente tenha parado para realmente ler o que eu escrevo?

            Eu nunca falei que o Brasil não precisasse de mudanças. Afinal, é claro que o país precisa mudar. Tá tudo errado.

            E sim, nós pagamos impostos demais e dizer que o sistema tributário brasileiro é simples é negar o óbvio. Estudei um pouco de direito tributário e aquilo é muito complexo.

            E, ainda sobre o sistema tributário, o problema dele é punir demasiadamente o trabalhador assalariado. Enquanto investidores pagam no máximo 15% de IR, trabalhadores podem ter de pagar 27,5% de seu salário. Isso mais INSS, sem sequer saber se ele vai se aposentar. Mesmo considerando que o sistema chileno de aposentadoria seja ainda pior, o sistema brasileiro continua ruim.

            Burocracia? Existe, é um saco, precisa urgentemente mudar e boa parte disso pode perfeitamente ser automatizado. Nunca fui contra a modernização da gestão pública ou do acesso aos serviços públicos. Muito pelo contrário.

          • Ivan

            Roubalheira em uma empresa privada? E dai? To pouco me fudendo se a Ford tem funcionario fantasma que é sobrinho do engenheiro chefe.

            As pessoas tinha que ter liberdade de escolher onde quer colocar o seu dinheiro, para de recolher inss, fgts e da o dinheiro pras pessoas.

          • Mirai Densetsu

            Roubalheira em uma empresa privada? E dai? To pouco me fudendo se a Ford tem funcionario fantasma que é sobrinho do engenheiro chefe.

            Estava me referindo às estatais.

            As pessoas tinha que ter liberdade de escolher onde quer colocar o seu dinheiro, para de recolher inss, fgts e da o dinheiro pras pessoas.

            Só que se o governo parar de recolher FGTS e INSS, o dinheiro não vai pro trabalhador.

            O dinheiro que serviria para pagar INSS e FGTS vai virar lucro líquido para o empresário.

          • Ivan

            Por isso falei pra privatizar, não vai ter mais apadinhado, não vai ter mais cabide de emprego, sem roubos, sem o povo precisar pagar pelos erros dos diretores.

            Se ta com medo dos patrões não repassarem os só fazer uma lei que faça pagar diretamente, feliz?

          • Mirai Densetsu

            Mas terá o dinheiro desviado da venda da estatal vendida a troco de pinga, terão as fraudes nas licitações posteriores de exploração da área antes explorada pela estatal e continuará tendo a conivência do poder público quando a estatal fizer hagada. E se a empresa falir, ela é reestatizada, como aconteceu com a RFFSA.

            Ou seja, no modelo de privatização que o Brasil adotou, privatizam os lucros e socializam os prejuízos.

            Se ta com medo dos patrões não repassarem os só fazer uma lei que faça pagar diretamente, feliz?

            Se com a obrigatoriedade do FGTS eles já não repassam, se obrigá-los a repassarem pro funcionário, aí é que o negócio desanda mesmo.

            Sem falar do imenso chororô dos liberais, que derrubariam facilmente essa obrigatoriedade através da FIESP, enquanto secretamente comemorariam o fim do FGTS.

          • Ivan

            Dinheiro desviado vai ser por causa dos politicos, sempre os politicos, estou falando da empresa já privatizada e não como irão fazer.

            Vai desandar como? Desandar é vc “receber” mas quem usa o dinheiro é o governo….
            d
            O trabalhador perde dinheiro com o FGTS e vc ainda defende isso?

          • Mirai Densetsu

            Dinheiro desviado vai ser por causa dos politicos, sempre os politicos, estou falando da empresa já privatizada e não como irão fazer.

            Por que você não fala em quem corrompe os políticos?

            Vai desandar como? Desandar é vc “receber” mas quem usa o dinheiro é o governo….

            Desandar com empresário não pagando o benefício at all ou usando contabilidade criativa para reduzir o salário.

            O trabalhador perde dinheiro com o FGTS e vc ainda defende isso?

            Sim, eu defendo. Porque o formato atual do FGTS ainda é melhor do que aquele que os liberais defendem. Ou seja, acabar com o FGTS. O dinheiro que hoje é depositado no fundo servirá para compor lucro líquido da empresa.

          • Ivan

            Pelo que vi os liberais defendem que o FGTS seja incorporado ao salario, sem espantalhos.

            Tadinho dos politicos são inocentes quem corrompe sempre é o empresario malvadão, um cara gasta 10x mais do que vai ganhar de salario em campanha, ou seja vai perder dinheiro pra virar politico mas é honesto….

            Não discordo que tem vez que empresarios corrompe mas ainda acho que maioria das vezes vem dos politicos que criam dificuldades para vender facilidades, cargos comissionados que são funcionarios fantamas e parentes, vai me dizer que isso tbm é culpa dos empresarios malvadões?
            http://www.midianews.com.br/judiciario/sistema-ja-estava-montado-ou-pagava-a-propina-ou-nao-recebia/283024

          • Mirai Densetsu

            Pelo o que vi, liberais querem o fim do FGTS. Simples assim. Pois, segundo eles, o dinheiro é meramente um custo para o empregador sem qualquer benefício para o trabalhador.

            Só que, como eu disse, dinheiro preso e rendendo menos que a caderneta de poupança ainda é melhor do que nenhum dinheiro. É claro que o FGTS poderia mudar. É claro que liquidez seria bem-vinda para esse fundo.

            E incorporar o FGTS ao salário? Os patrões poderiam fazer um “acordo coletivo” no sindicato determinando que o salário-base fosse reduzido no mesmo valor que o crédito do FGTS. O que para o trabalhador é a mesma coisa que acabar com ele, mas significaria uma redução no valor dos encargos trabalhistas e aumento significativo na margem de lucro.

            Aliás, a flexibilização da CLT é um dos termos da proposta que está passando nesse momento pelas casas legislativas. Ou seja, os acordos coletivos podem, entre outras coisas, reduzir o salário e/ou ampliar a jornada de trabalho.

            Tadinho dos politicos são inocentes quem corrompe sempre é o empresario malvadão,

            Quem paga a propina? Quem superfatura uma obra? Quem paga a campanha do político para aprovar projetos corporativistas?

            Empresários não são santos como liberais dizem. Eles tem a sua parcela de culpa SIM.

            A lava-jato mesmo era mais sobre crimes que empresários cometeram do que políticos em si.

            um cara gasta 10x mais do que vai ganhar de salario em campanha, ou seja vai perder dinheiro pra virar politico mas é honesto….

            Mais uma vez: quem paga a campanha? E por quê?

            Não estou dizendo que o político seja honesto. Mas estou afirmando que seria muito mais difícil de ele roubar se não existisse empresário pagando a campanha dele para conseguir favores depois.

            Não discordo que tem vez que empresarios corrompe mas ainda acho que maioria das vezes vem dos politicos que criam dificuldades para vender facilidades, cargos comissionados que são funcionarios fantamas e parentes, vai me dizer que isso tbm é culpa dos empresarios malvadões?

            Quem garante que o político que criou dificuldades não foi pago por outro empresário para assegurar que não existirão mais concorrentes para o negócio dele?

            Ninguém é santo nessa história. Os empresários envolvidos no esquema são tão sujos quanto os políticos. Só que você ainda assim quer elevar os empresários à condição de vítimas. Mesmo os bandidos do esquema.

          • Ivan

            FGTS é custo sem beneficio para o trabalhador, então concordou comigo.

            Tem um erro nesse seu pensamento, não é render menos ou não ter, sem falsa dicotomia, poderia mudar a regra de rendimento, ou colocar diretamente na conta do funcionario.

            Poderiam fazer como poderiam não fazer.

            Não cara ninguem vai aumentar carga de trabalhou e diminuir salario, se vc trabalha mais ganha mais e se trabalha menos ganha menos, isso de aumentar carga e diminuir salario é mentira deslavada.

            Quem paga proprina? Empresarios, mas sempre é o empresario que oferece proprina? Nunca é o politico que pede? Sinceramente achar que o gente corruptivo é sempre o empresario é doença, como mostrei na reportagem ou vc pagava proprina ou não recebia pelo serviço prestado.

            Politico roubaria menos se não tivesse como ele roubar, se ele não tivesse poder parar dar em troca, além que se politico fosse honesto não aceitava, já começa ai.

            Claro que Lava-jato ERA mais sobre empresarios que politicos, tem foro previlegiado, agora que estão focando nos politicos e já estão tentando passar leis para barrar, estão todos unidos, PSDB, PT, PMDB para tentar impedir que chegue nos politicos, foi sempre assim mesmo quando casos incluiam politicos só empresarios eram presos, agradeça ao STF.

            Não estou colocando que empresarios são santos, vc que coloca que a culpa é do empresario que foi corromper o pobre politico que só pensa no povo…..

          • Mirai Densetsu

            FGTS é custo sem beneficio para o trabalhador, então concordou comigo.

            Eu apenas falei o que liberais como você argumentam para defender o fim do FGTS.

            Só que eu não concordei nem com você nem com eles. Até porque o dinheiro que é depositado no FGTS não iria para o trabalhador de qualquer maneira.

            Sim, o gerenciamento desse dinheiro devia ficar a cargo do empregado. Eu concordo com isso. Só que incorporar ao salário vai servir apenas para maquiar CLT Flex, que é entendido pelos tribunais como fraude.

            Tem um erro nesse seu pensamento, não é render menos ou não ter, sem falsa dicotomia, poderia mudar a regra de rendimento, ou colocar diretamente na conta do funcionario.

            Estou apontando que liberais querem extinguir o FGTS. Como eles:

            http://www.ilisp.org/artigos/por-que-todo-trabalhador-deve-defender-extincao-do-fgts-do-inss-e-do-13-salario/

            E eles acham que o empregador vá usar o dinheiro que seria recolhido para o FGTS para o bem do funcionário. Não parece que eles trabalharam com carteira assinada. Mesmo.

            Aliás, eles querem a extinção também do 13º salário e do INSS.

            A impressão que eu tenho é que liberais só querem que o trabalhador tenha dois direitos: o de ficar calado e o de não abusar do primeiro.

            Quem paga proprina? Empresarios, mas sempre é o empresario que oferece proprina? Nunca é o politico que pede? Sinceramente achar que o gente corruptivo é sempre o empresario é doença, como mostrei na reportagem ou vc pagava proprina ou não recebia pelo serviço prestado.

            O empresário foi procurar o político para quê mesmo?

            Se é para tentar fechar um contrato de forma limpa e justa, já aviso que o processo não é esse. Existe uma lei (8.666) que diz como deve ser a contratação de serviços e as compras feitas pelo governo. E tudo é feito através de um processo chamado LICITAÇÃO. E licitações não eram para ter interferência de políticos.

            E sabe para quê o empresário quer a ajuda do político? Pra ter uma ajuda na hora de vencer a licitação. E é para isso que que o político cobra propina.

            O papel dos políticos indiciados na lava-jato era o de garantir que as empresas do cartel de construtoras ganhasse as licitações. Mas sabe quem mais ganhava com a roubalheira? Os empresários do esquema
            criminoso.

            Claro que Lava-jato ERA mais sobre empresarios que politicos, tem foro previlegiado, agora que estão focando nos politicos e já estão tentando passar leis para barrar, estão todos unidos, PSDB, PT, PMDB para tentar impedir que chegue nos politicos, foi sempre assim mesmo quando casos incluiam politicos só empresarios eram presos, agradeça ao STF.

            A parte sobre os empresários e sobre políticos sem cargo eletivo continua nas mãos do Moro. Afinal, empresários não tem foro privilegiado. Nem político que perdeu nas eleições ou perdeu o mandato.

            Com relação à parte dos políticos eleitos, apesar de o Moro ainda estar dando uma “ajuda”, o processo corre no STF. É claro, políticos de todos os partidos vão tentar abafar isso. Afinal, isso significaria o fim de seus “negócios”.

            Sobre os empresários, vale lembrar foi na lava-jato que empresários foram presos por corrupção pela primeira vez no país. Corrupção ativa não era crime até pouco tempo atrás.

          • Ivan

            Liberais defendem a inclusão do fgts no salario ou que o trabalhador possa usar como quiser, aplicar onde quiser e não deixar como está, que é bem ruim.

            Liberais não falam simplesmente pra acabar e deixar o lucro pro patrão falam para incorporar no lugar de pagar separado.

            13º salario é mito se vc leu deve ter entendido, patrão nenhum te paga um salario a mais simplesmente tira um pouco do seu salario pra pagar o 13, INSS é outro roubo, vc paga e não recebe, uma previdencia privada pagaria muito mais, isso não é direito, direito vc deveria ter o direito de escolher como quer não forçado.

            Não só ajuda pra ganhar licitação é pra ganhar licitação fraudulenta, as vezes comprar sem licitação, passar uma lei de isenção aqui outra ali….

            Desde quando corrupção ativa e passiva não eram crime até pouco tempo atrás?

          • Ivan

            Deixa eu ver se entendi, não devemos privatizar as estatais se não os politicos irão roubar o dinheiro por isso devemos deixar as estatais nas mãos dos politicos?

          • Mirai Densetsu

            Se você é a favor da privatização para livrar a empresa dos políticos e livrar o Estado dos gastos gerados pela corrupção desses políticos nessas empresas, pode tirar seu cavalinho da chuva. Isso não vai acontecer.

          • Ivan

            Serio não tem coisa mais idiota que o FGTS, vc recebe mas o dinheiro não é seu é do governo que deixa vc usar em alguns casos especificos e rende menos que inflação ou seja o governo te rouba usa do dinheiro como quer e no fim sai desvalorizado, que maravilha.

          • Mirai Densetsu

            Mas ainda assim ele pode usar o dinheiro de alguma maneira. Lucro da empresa não é do funcionário e nunca será.

          • Ivan

            De alguma maneira e vc não acha isso ruim? Regras especificas para vc usar o seu proprio dinheiro…

          • Mirai Densetsu

            Deviam liberar o saque do FGTS para qualquer que seja o fim.

            Mas, como não é, ainda assim é melhor ter um dinheiro difícil de tirar do que não ter dinheiro algum.

          • Fao17

            Parabéns pelo comentário colega.

    • Guilherme

      Também concordo. Se o Netflix compete com net, sky, etc então é justo que paguem os mesmos impostos.
      Obs. Sou assinante da net, Netflix e Prime Video

      • Abner Oliveira

        Se quiser nivelar, porque não retirar os impostos ao invés de taxar mais um ?

        • Firmo

          Boa.

        • Guilherme

          Você já viu algum imposto acabar no Brasil?
          Concordo que os impostos são muito altos, mas como empresário entendo que as condições tem que ser iguais para todas empresas do setor.

          • bruno torrente

            Seguindo essa mentalidade de sempre criar é claro que sempre sera assim, por essas e outras que projetos de lei como o “brasil eficiente” estão a tanto tempo emperrados …

        • Paulo Teixeira

          “Se quiser nivelar, porque não retirar os impostos ao invés de taxar mais um ?” hahahahahahahahahahahahaha ai minha barriga! kkkkkkkkkk

  • Christiano Nascimento Amorim

    não vejo nenhum problema nisso. se a empresa faz dinheiro aqui, tem que pagar o máximo possível de impostos aqui. se for repassado ao consumidor, fazer o quê? quem não concordar só não pagar.

    • Malcan

      Locadora do Paulo Coelho tá aí pra isso, né?

    • mr_rune

      Eu também não vejo problema, é só voltar a piratear. Esse povo gosta de reclamar né ?

    • Ivan

      Realmente vc não entende como funciona impostos

      • PugOfWar

        e não entende nem como funcionam as empresas.

      • Rafael Rodrigues

        Você se incomodaria em nos explicar então?

        • Ivan

          Empresa pagar maior imposto possível? É sem noção falar isso, a empresa irá repassar os custos do imposto para o preço final, quem paga sempre é o consumidor

          • Rafael Rodrigues

            Não, isso é sem sentido. Me refiro ao “como funcionam os impostos”…

          • Ivan

            Mas foi isso que quis dizer, não faz sentido culpar uma empresa por ter lucro e ser boa nisso, cobrar alta carga tributária pq ela tem lucro? É matar todo a indústria, comércio e serviços.

  • Bruno Aveiro

    Bem, pelo menos o Kindle Unlimited não vai entrar nessa brincadeira (serviço que não uso).

    • Rafael Rodrigues

      Eu uso e é o melhor de todos. Para leitores vorazes não há melhor simulação de como seria o paraíso.

  • Caio Regis Henrique

    o que parece que vocês não entenderam é que o provedor de serviço vai continuar ganhando o mesmo valor e quem vai pagar o imposto somos nós. o preço vai subir e a netflix vai ganhar o mesmo e o governo vai tirar mais um pouco de nós que quase não pagamos nada de imposto ( ironia pra quem não entendeu)

    • PugOfWar

      eu não me importaria de pagar imposto se pelo menos as coisas funcionassem, mas acho que não vou ver isso no meu tempo de vida

    • Paulo Teixeira

      Pode ficar tranquilo, a maioria entendeu isso.

    • Diego Tietz

      Tanto que o termo para empresas não é PAGAR impostos, é RECOLHER impostos. Quem paga é sempre o consumidor final.

  • Pedro Pedigoni Gonçalves

    O imposto em questão, ISS, é de apenas 2% a 5% (a alíquota depende de cada município)… Se o Netflix, p.e., precisa repassar aos seus consumidores um aumento médio entre R$ 0,40 a R$ 1,00, p.f., significa que o negócio deles é deficitário ou de baixo retorno, o que, por óbvio, não se sustenta.

    Aliás, agora que o HBOgo está chegando, e o AmazonPrime já chegou no Brasil, o aumento da concorrência será mais um fator para que o imposto não seja repassado aos consumidores.

    Agora, por mais que muitos reclamem da robalheira, etc, há um fator que deve reger a tributação que poucos sabem, que é tributar de maneira igual os sujeitos quando em situações iguais. Assim, não há lógica para um provedor de internet, um servidor web, e qualquer outro prestador de serviço de internet análogo pague o ISS e os provedores de streaming (Netflix, p.e.) fique isento de tal imposto.

    • Rafael Rodrigues

      Excelente comentário!
      Não há o que complementar.

    • Vinicius Zucareli

      Então tira o imposto do dois, ué?

      • Pedro Pedigoni Gonçalves

        Amigo, esse imposto não é só para empresas de internet, mas para qualquer prestador de serviço, como médicos, advogados, jardineiros, dentistas, arquitetos, engenheiros etc.

        Ninguém ignora que nossa carga tributária é altíssima para sustentar serviços mal-prestados, mas tal situação não pode impedir de maneira indistinta cobrar impostos para setores que hoje não pagam. O caminho seria exigir melhores serviços e exigir que a carga tributária diminua em setores em que ela é alta (p.e., IPI e ICMS, que incidem sobre produtos).

        • Rodrigo Valdez

          Em vez de exigir melhores serviços, prefiro eu mesmo escolher com o meu dinheiro quais serviços comprar, e não dar dinheiro para um burocrata de Brasília (ou seja lá onde for) para que ele escolha por mim.

    • Jeferson Leite Borges

      Me ajude… Eu já não pago imposto pela Internet? E também não pago imposto na energia elétrica? E meus eletro-eletrônicos também já não foram tributados?

      • Pedro Pedigoni Gonçalves

        Sim, e a ideia é essa mesmo, para criar uma igualdade, conforme o perfil de cada pessoa/empresa/entidade, impedindo que não haja setores privilegiados, sem recolher impostos por determinada circunstância.

        Imagine se se cobrasse apenas um único imposto (p.e., imposto de renda), o valor seria altíssimo, e algumas pessoas poderiam, legalmente, não pagá-lo, como, p.e., constituindo empresa, pagando um salário ínfimo pra si e distribuindo lucros ao final do ano (que é isento de imposto de renda). A ideia da tributação ampla e irrestrita é essa, cobrar de todos o mais igualitariamente possível, para cobrar menos.

        Só pra constar, essa é a teoria, se não é assim na prática, o ideal é corrigir os problemas. A título de exemplo, proprietários de carro pagam IPVA, proprietários de helicóptero e avião não. É justa tal situação? a tributação de tais bens podem, de certa maneira, impedir aumento de impostos em outros setores.

        • DanielBastos

          Eu entendi o seu ponto, mas seu exemplo não é muito bom. Substituir tudo por IR vc ta considerando o modelo de impostos atuais com a distribuição de lucro não sendo taxada. Mas atualmente ela só não é taxada pois existem outras taxas.

          Pra aplicar este exemplo, o imposto empresarial necessariamente teria que ser revisto. Aplicando um imposto único, assumindo que ele seja o IR, isso seria pra todo o mundo, inclusive pra distribuição de lucros.

          Bom, de qualquer forma, temos a realidade de hoje. E dentro da realidade de hoje eu concordo contigo.

        • Ivan

          Poderia começar simplificando o numero de impostos, pq pagar 41245* impostos diferentes leva tempo e custos.

          *Esse numero pode aumentar dependendo da vontade politica.(numero apenas para fins de exemplificação)

    • Luis Furtado

      Perfeito! Os impostos são extremamente mal aplicados no Brasil, mas isso não pode servir de justificativa para que a tributação seja injusta.

    • Jean

      A respeito do valor do imposto, o Instituto Mises tem um artigo excelente sobre isso: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2587

      Maaasssssss, a nossa CF deixa claro o caráter de Estado do bem estar social de nossa nação, e isso custa dinheiro, e vendo por esse lado, pagamos poucos impostos. Querem que o Estado forneça tudo? Legal, mas custa caro.

      • gbitte

        Não se engane pagamos muito imposto só que de forma indireta, por isso tudo custa o olho da cara no país e a participação do governo na economia passa de 40% oque é muito.

        • Jean

          Sim, pagamos, mas para fazer tudo o que a constituição diz o Estado precisaria de mais. Além do fato de nossa produtividade ser baixa ( ou seja, produzindo menos, a mordida tem que ser maior ).

          • gbitte

            Quato maior a mordida menor a produtividade. Existe mais de um jeito de interpretar a constituição.

          • Jean

            Sim e não. Por exemplo, os bastiões da social democracia, Canadá e Suécia, chegam a morder até 60% da renda. É onde quero chegar, para prover TUDO que nossa constituição diz que o estado tem que fornecer, não existe outra forma senão mordendo muito em impostos.
            Fiquei curioso para saber outra interpretação da CF no que diz respeito aos “direitos” do cidadão. Como fornecer saúde, educação, moradia, lazer, etc etc etc sem morder muito no bolso do cidadão?

          • gbitte

            De pessoa privada, de pessoa jurídica cobra menos que os EUA e muito menos que o Brasil. Suécia é rico a muito tempo e muito antes dessas politicas e essas politicas estão tornando o país em um lugar pior já já deve ser ultrapassado pela Finlândia em riqueza e idh e se tornar o pior (menos bom na realidade) país nórdico e mesmo se fosse diferente e fosse um sucesso é extremamente inocente achar que porque uma politica de igualdade em um país de 10m de habitantes ricos e uma das populações mais homogenias do mundo etnicamente ou culturalmente, sendo essa uma cultura extremamente diferente da nossa serve para um país como o Brasil.

            Um país pobre com 200 m, onde parte da população é desenvolvida a outra acha que o bolsa família serve para compra calça de marca para adolescente, detalhe essa segunda parte é a maior parte, fora que o país é extremamente corrupto e com um estado ineficiente e não se acaba com desvio e ineficiência encharcando uma organização com recursos, muito pelo contrario quanto mais recurso mais isso se mascara tanto é que o estado brasileiro foi pessimamente governado pelo PT mais como questões macroeconômicas eram favoráveis eles gozavam de boa avaliação, quando sobra dinheiro tudo é bom, tudo é lindo até acontecer o choque de realidade. Primeiro se organiza as coisas, depois se faz grandes investimentos, não preciso dizer que o país não esta organizado nem esta perto de estar. Se é questionável o tamanho que o estado deve ter, no Brasil é inquestionável que aumentar o estado só ira aumentar a corrupção e a ineficiência, foi o que aconteceu na ultima década.

          • Jean

            Você não me entendeu, concordo com tudo o que você disse.
            Fica bem repetitivo, mas vai de novo: o que estou dizendo é que para o estado fazer tudo o que o povo acha que ele deve fazer ( e essa vontade está expressa na cf) , tem que aumentar impostos, a carga tributária deve ser alta.
            Onde quero chegar: sujeito quer que o governo forneça tudo, mas não quer pagar por isso, ou acha que o governo pode fornecer e que a culpa do serviços ruins é somente pela corrupção.

          • Tiago Morais

            Acha que tem que fazer? ou é a obrigação e o motivo de sua existência?

          • Tiago Morais

            Fornece o que sobre moradia? fornece lazer? para quem? saúde diz ele que fornece mas sabemos as condições… a educação está aí com 3 meses de greve por falta de salário dos professores.. e a tal “igualdade” não vale no piso salarial para os professores…

          • OverlordBR

            A diferença é que lá, você é mordido em até 60% de sua renda mas TODOS OS SERVIÇOS FUNCIONAM.

            Aqui, você é mordido em bem menos mas nada funciona

          • Jean

            A renda lá é muito maior que aqui, sendo que 60% lá da muito mais dinheiro para o governo, motivo principal ( mas não o único ) para o sistema funcionar. Sem contar que apesar da mordida alta, é uma economia extremamente desregulamentada. Porém como disseram aqui, está tendo um movimento contrário, ou seja, redução do estado, porque o crescimento sueco estagnou.
            Aqui a mordida é menor, a renda é menor, a qualidade de nossos políticos é ridícula e a economia regulada demais…não tem como funcionar mesmo.

      • Ivan

        Não quero que o Estado forneça tudo, ainda mais quando vc tem que pagar por um serviço privado pq o publico é um lixo.

        • Jean

          Eu também não, mas é isso que nossa CF diz.
          Veja, o pessoal reclama do governo, mas não do Estado. Pode reparar nas manifestações: queremos mais saúde e educação. Então, se querem isso, se a visão é essa ótimo, mas precisa pagar, e O Estado não produz, a fonte de renda do Estado é o bolso do cidadão. Logo, a saída é aumentar a mordida.

      • Tiago Morais

        Custa uma fortuna! Dinheiro que poderia ser economizado se uma empresa de detetização de Ratos fosse contratada para brasília.. uma não, um exército…

    • Só corrigindo que repassar 1 temer aos seus clientes pode parecer pouco, se voce tiver 1 milhão de clientes, vira um milhão de temers de gasto que não se tinha.

    • gbitte

      Claro que tem motivo para repassar, se chama custo, do proprio impostos e da infraestrutura que tera que ser criada para o pagamento. Pode esperar aumento de 5%. Por mais eu concordo que não se pode deixar parte do mercado com impostos exorbitantes e a outra na folga.

    • Ivan

      Me explica como uma cidade irá cobrar isso? Se não tiver sede no Brasil vai fazer como?

  • Bem, vou ter que pagar mais pelo meu Netflix, mas jamais voltaria para os serviços de tv a cabo.

  • Arnoud Arnoud Rodrigues

    Uma dúvida sincera: Se usaram a palavra “disponibilização” isso quer dizer que mesmo quem não cobra pelo serviço vai ter que pagar o ISS? Sim, estou pensando nos podcasts e no pessoal que produz vídeos para o YT.

    • PugOfWar

      no caso no YT imagino que seja cobrado da própria, no caso dos podcasts seriam as empresas que mantém o serviço.

      • Arnoud Arnoud Rodrigues

        Se o imposto é calculado sobre o valor cobrado pelo “disponibilizador”, como seria feito o cálculo? E mesmo que inventem uma desculpa para isso, continua sem fazer sentido. É de graça!

    • Celio_Jr

      E eu no Spotify gratuito e similares. Cobrar, ou melhor, repassar o custo para quem? Aos assinantes? Ou vão extinguir a gratuidade?

      • Mirai Densetsu

        Vão repassar o custo pros anunciantes.

    • Cocainum

      O imposto é um percentual sobre o valor faturado. Se faturado = zero, 2% de zero = zero.

  • Terra Nova

    Todo mundo sabe a onde “ELES” querem chegar…

    O problema não é o imposto, mas o acrecemo de valor que tornará INVIÁVEL ou IGUALITÁRIO a briga contra as operadora (VIVO, OI, SKY etc..) …Se não podemos vence-los vamos sucatear….

    Crava ai 99,90 até final de 2017.

  • Firmo

    Prevejo o cancelamento da minha assinatura, não estou aproveitando tanto assim, não tem tantos filmes quanto eu gostaria, sei que o problema é o custo brasil, mas se ficar mais caro não rola continuar usando.

  • Unfear

    O problema não é o imposto, o problema é o que é feito com ele.

    Roubaram tanto que não teve como esconder e agora castigam o povo por que foram pegos (é um pensamento raso eu sei).

    Sou contra a violência, mas estão apertando tanto a gente e fazendo de idiotas, que começo a achar que a única solução é tacar fogo em tudo, cada dia tenho mais certeza que a máfia está no poder do pais.

    • PugOfWar

      No RJ eles já mandam

  • Cocainum

    ISS é um imposto municipal. Vai apenas para o município sede da empresa prestadora do serviço. Pelo menos, o valor do eventual aumento será pequeno (R$ 20,00 X 2% = R$ 0,40).

    • Rafael Rodrigues

      Depende. Já existem decisões que versam a respeito do imposto ser taxado no município onde se deu o negócio…

      • Por isso a decisão veio de cima. Os municípios estão proibidos de conceder isenção e o prefeito que desobedecer pode perder o mandato e os direitos políticos por oito anos.

  • 640k is enough

    Hora de colocar o Plex com a locadora do Paulo Coelho e OwnCloud pra funcionar de novo…

  • Majin-Boo ✓

    Daqui a pouco no Brasil vão querer cobrar imposto do Pirata Bay.

    • Se chama “processo” e já estudam isso há tempos.

  • O problema não é aprovar imposto para isso ou aquilo, com a justificativa de “equiparar” o recolhimento entre todos os setores…
    O problema é justamente existir o imposto… Deveriam estar tirando os impostos de quem já paga, e não criando novos para quem ainda não paga.

  • Macaquinho feio do bananal

    torrent.forever

  • infinite power of the cloud

    Normal.

    imposto que somente a classe media toma no rabo.

    pobre baixa pirata

    rico, nem vai sentir.

    Mas assim caminha o BR, classe media é massa de manobra dos ricos e nem percebe, pq é analfabeta política.

  • Kolodziey

    @RonaldoGogoni:disqus, só uma pequena correção, esse bandido o deputado Romero Jucá é do PMDB de Roraima (PMDB-RR) e não Paraná.
    Abs.

  • radiobrasil

    Isso não foi arquitetado pelas operadoras de tv paga??
    Eu sou assinante de tv paga desde 1996, mas desde que consegui uma conexão “padrão Fifa”, todos em casa só usam Netflix, Youtube, GloboPlay, outros apps de iptv (muita coisa boa sem torrar $$$) e hj vou testar o Prime… adivinha quem vai bailar? o DTH, tv com programação linear ja era.
    Inclusive dona Globosat nao vai levar mais $$… pq seus apps são horriveis e sempre dão problemas, desisti.

  • Diego Berlezi Ramos

    Essa lei é mais um imposto em cascata que teremos que pagar. Apenas isso. O servidor será taxado, que repassará para o serviço de streaming, que repassará para o consumidor. Por baixo, dá para estimar uma subida de 5 a 6% no preço final do serviço.

  • alvaro lordelo

    O Brasil necessita de alaur akbar!

  • Mais impostos ” gera ” maior sonegação e maior sonegação ” gera ” mais impostos …veja como temos um pensamento cíclico aqui – o cão que morde o proprio rabo!

    A questão não é (des)congresso nacional ” fazer ” o que faz – existe antes uma Constituição Federal que autoriza.

    Existe também a absoluta falta de fiscalização do cidadão que somente o faz ” em certos casos ” .

    Existe também a contínua ” alimentação ” da máquina eleitoral com a eleição de ” (des)representantes e ” a saída ás ruas ” servir somente para pedir….

    Qual Estado queremos? Estado Servidor de fato ? Tal qual os Escandinavos ?… possível termos algo parecido? Ou Estado ao estilo ” por sua conta ” – exemplo maior EUA ?

    Existe outras vias? Sim e devemos persegui-las A começar com outra Constituição e o desmonte da máquina eleitoral com um #NaocomparecaasUrnas .

    Outra Constituição estabeleçe novas bases, melhores que ” essas ” que aí estão e os deveres e direitos que precisamos , hoje .

    Qual é a Constituição que queremos ? E dái os Direitos Tributário , Eleitoral , Civil etc….

    É um começo e não pensem que ” para aí ” e é isso que ” reclamadores ” precisam entender , de fato .

    Não é só direitos pelos quais ” lutar ” é mais que isso .

    É trabalhoso , mas vale a pena .

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis