Após 30 anos de história, a Majesco deixa a indústria de games

a-boy-and-his-blob

Esta notícia, embora não seja uma surpresa dados os acontecimentos dos últimos anos ainda deixou muita gente triste: a Majesco Entertainment, outrora uma das grandes distribuidoras de jogos e responsável por lançar vários títulos famosos anunciou na última semana o encerramento de suas atividades na indústria de games ao se fundir com a a PolarityTE, uma companhia que desenvolve novas tecnologias na área médica.

Fundada em 1986, a Majesco era uma companhia especializada em distribuição de títulos de terceiros e não era uma desenvolvedora per se, mas possuía muito prestígio devido ao excelente portfólio de games que comercializou nas últimas décadas. Entre os mais famosos vale mencionar o sensacional Psychonauts (da Double Fine), o remake de A Boy and His Blob (para Wii, da WayForward Technologies), todos os títulos das franquias Cooking Mama (da Cooking Mama Limited) e BloodRayne (Terminal Reality), Double Dragon Neon (WayForward), alguns títulos da série Bomberman e muitos, muitos outros.

Os últimos lançamentos da Majesco foram dois ports: a versão HD de A Boy and His Blob (da Abstraction Games) para PS4, PS Vita, PS3 e computadores e Gone Home (da The Fullbright Company) para consoles, ambos sob o selo indie Midnight City.

psychonauts

No entanto a Majesco já não andava bem das pernas há tempos. Em 2015 ela passou por uma reestruturação severa onde trocou de CEO e reduziu o quadro de funcionários para apenas CINCO PESSOAS, passando a se concentrar no mercado mobile. A situação não era nada boa e ela corria de fato o risco de desaparecer do mapa.

Não que a fusão com a PolarityTE tenha gerado um resultado diferente: a marca Majesco deixou de existir (para fins e efeitos legais a distribuidora foi encerrada, embora a empresa resultante tenha mantido a antiga sigla da distribuidora na Nasdaq: a icônica e fofa COOL) e passa a atender como Polarity, todos os negócios referentes a games foram encerrados e os cinco funcionários foram absorvidos pela equipe da companhia médica, passando a atuar na área de publicidade e licenciamento da tecnologia de reconstituição de tecidos; a primeira fase dos testes será efetuada em 2017.

Do ponto de vista prático a oferta para a criação da Polarity foi benéfica para não permitir maiores danos, mas é triste saber que uma companhia que distribuiu tantos games excelentes tenha acabado dessa forma.

Fonte: Polygon.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • RôShrek

    Caramba, que bad. Joguei psychonauts no PS2, PS3 e tô finalizando ele no PS4. Um dos jogos mais criativos e inteligentes de todos os tempos. A Milkman Conspiracy é uma das minhas fases de jogos preferidas de todos os tempos.

    • Toqen

      I am the Milkman. My milk is delicious

      • RôShrek

        Eu li isso na voz dele.

  • Germano

    Olhando notícias assim fico com a impressão que o mercado de games tende a ficar polarizado entre as produções milionárias de grandes estúdios e os joguinhos indie feitos em porões e garagens. E a Nintendo em algum canto dela.

    • RôShrek

      Meu maior medo é de que os criadores comecem a não mais arriscar e joguem apenas para a torcida. A comunidade gamer reclama muito dos COD da vida, mas ironicamente COD é o que melhor exemplifica e sintetiza o que a comunidade está se tornando. Sei lá, minhas esperanças de que jogos sejam algo também a ser apreciado e admirado seja só um sonho ingênuo já que o povo só quer pegar e jogar e perseguir kills.

    • Vin Diesel

      Um rapaz estuda design grafico e quer se especializar em games. Eu disse para ele que o mundo tem 80% em android e que desses 80% o povo tem grana e nada compra porque só tem porcaria… Sabendo que temos gigantes fazendo freemium e nanicos fazendo indies… Acho que o mercado de games não é para a pessoa comum… Ainda mais no nosso pais…

  • William Fontoura

    sobre a polarização entre aaa e indie. eu andei percebendo muito jogo de tematica bem forte, feito por fãs, e com a qualidade que dá pra fazer, meio nas coxas, mas sem ser ruim, pelo contrário. alguns melhores que muitos jogos que vi por ai custando uma semana do meu salário. eu to indo muito longe em achar que esses jogos minusculos, mas com uma base de fãs enorme e muito fiel ao produto final, mesmo que meio méh, seja uma alternativa pra quem quer ver histórias que marcam, fases que ficam gravadas e o sentimento de arte que os jogos causam as vezes ?!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis