Meio Bit » Mobile » FINALMENTE! Agora você pode fazer backup de seu Android no Google Drive

FINALMENTE! Agora você pode fazer backup de seu Android no Google Drive

Já não era sem tempo: atualização do Google Drive agora permite que você faça backup de dados de apps e configurações do Android e os mantenha na nuvem.

7 anos atrás

google-drive-android

Uma das particularidades mais chatas do Android é sua incapacidade de lidar com backups de sistema. Uma vez que você precise fazer um hard reset e não tiver um aplicativo gerenciador de terceiros, ou você salva tudo na unha ou se desprende, segura na mão de Darwin e manda tudo para o limbo.

Já os desenvolvedores Android contam com uma opção nativa, embora fosse um truque meio escondido no Google Drive até para eles: era preciso entrar na interface web e ir em Configurações, Gerenciar Aplicativos. O recurso, introduzido com o Android 6.0 Marshmallow foi considerado útil para devs por sua necessidade de dar wipe constantemente nos aparelhos que testam.

Até então o Google nunca considerou a hipótese de que os usuários finais também poderiam se beneficiar de um backup do sistema na nuvem, até porque a Apple faz isso desde sempre com seus iGadgets: embora dependa do iTunes para isso (que nunca foi lá grande coisa), é muito simples fazer um backup completo de seu iPhone ou iPad, guarda-lo no iCloud e utilizá-lo quando necessário.

google-drive-android-backup

O Google percebeu que não contar com tal funcionalidade no Android não só não era algo inteligente como dava munição à Apple para criticar uma falha relevante no robozinho, e agora resolveu tomar vergonha na cara e consertar o vacilo. A partir de agora o Google Drive passará a realizar backups automáticos de seu sistema e poderá administrá-los facilmente através do próprio dispositivo, com a nova aba Backups.

Ali você poderá verificar, manter ou remover histórico de chamadas, dados de aplicativos e configurações do dispositivos. É possível também verificar quais apps ocupam mais espaço na nuvem e decidir removê-los ou limpar os dados. Com isso, restaurar seu dispositivo após um wipe se tornou muito, mas MUITO mais fácil do que outrora.

Como sempre o Google está liberando a novidade aos poucos, portanto não se desespere: o recurso de backup deve ser liberado para todos os usuários do Android dentro das próximas semanas.

Fonte: Android Police.

relacionados


Comentários