Bluetooth 5, com maior alcance e velocidade já está disponível

bluetooth-5

Anunciado seis meses atrás, a nova versão para o dente azul (na verdade o nome veio de um rei dinamarquês) que deixa tudo melhor finalmente saiu: o consórcio Bluetooth SIG anunciou que a nova versão de sua tecnologia de comunicações sem fio já pode ser incorporada pelos fabricantes em seus futuros dispositivos.

O Bluetooth 5 chega prometendo o dobro da velocidade de transmissão de dados e quatro vezes o alcance da versão 4.2, o que o torna ideal para os dispositivos da Internet das Coisas.

A intenção do consórcio (fundado em 1998 por Ericsson, Intel, Nokia, Toshiba e IBM; a Microsoft entrou em 1999, a Lenovo em 2005 e a Apple somente em 2015) é promover uma maior integração dos dispositivos vestíveis e outros aparelhos inteligentes com a internet, e para isso o foco na evolução do Bluetooth se concentrou principalmente no alcance: hoje a versão 4.2 trabalha numa área de até 10 metros, já o Bluetooth 5 alcança até 40 metros.

Outra preocupação tomada foi com a interferência de outros padrões de comunicação, especificamente o Wi-Fi e o LTE: o novo protocolo trabalha de modo a não entrar em conflito com sinais externos e não comprometer a comunicação entre dispositivos (e por tabela deixar ele próprio de atrapalhar a troca de dados dos outros padrões).

Por fim o limite teórico de velocidade de transmissão de dados mais que dobrou, de 24 Mb/s para até 50 Mb/s. A única coisa em que o Bluetooth 5 não mexe é na qualidade de áudio, que permanece a mesma vista hoje. E para completar o consórcio informa que o consumo de energia não foi incrementado, continua o mesmo.

O que muda? Nos próximos meses teremos smartphones, tablets e fones de ouvido compatíveis com o Bluetooth 5 mas eles não serão os principais beneficiados. Equipamentos simples, dispositivos vestíveis e soluções da Internet das Coisas (a de verdade e que pode salvar vidas, embora a das Coisas Inúteis também) terão uma melhor autonomia podendo se comunicar a uma distância maior, com mais velocidade e consumindo pouca energia. O que é excelente para todos.

Fonte: Bluetooth SIG.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
    • OverlordBR

      PQP!

  • Cocainum

    Tudo fica melhor com Bluetooth. Até Bluetooth fica melhor com Bluetooth.

  • Como dizem, “tudo fica melhor com BlueTooth”, e tal qual aquela canção, não morre nunca… =P

    https://uploads.disquscdn.com/images/0925aca145fb070acf33020493bac230ab27eff4fed31f5a4d3a7d8391cd358d.jpg

    • Gedson Junior

      Tu é chato hein maluco, pqp

  • Vin Diesel

    Acabei de comprar o bluetooth 4 da Orico…

  • Julio Verner

    E eu nunca usei pra nada… Única coisa que me convence é o novo controle do Xbox One (S). Adoro as caixinhas de som, mas o preço me faz usar com cabo P2, o som ainda é o mesmo…

  • Gabriel De Oliveira Rohden

    sdds transferir 2 MB em 2 h de aula no bt (<1.0) do meu hiphone.

    • Gustavo Rotondo

      sdds pelo infrared haha

  • Giovane

    Será que o protocolo de transmissão de audio em duas vias melhorou? O atual A2DP é terrível, só transmite em mono com qualidade de latinhas com barbante.

    • tuneman

      qual aparelho? A2DP é estéreo.
      eu tenho um fonezinho vagabundo e é estereo.

    • Alvaro Carneiro

      isso foi até 2015 A.C. né?

      porque tenho A2DP no carro e sinceramente não há diferença alguma ouvir sportify pelo BT do carro ou pelo cabo USB, o resultado é o mesmo – e em estéreo.

    • Leonardo

      Mas AD2P não é duas vias. No aparelho do meu carro, um Pioneer, ele usa AD2P para transmitir música do celular por exemplo, no meu smart Android eu consigo pausar e trocar de faixa pelos botões do player e as tags aparecem no visor, meu carro tem um sistema bem simples, mas a qualidade é satisfatória, não consigo notar diferença para o USB, mas certamente é melhor que rádio FM e é estéreo.
      O protocolo duas vias no caso é o HFP, que é usado para ligações, esse sim é mono, mas a qualidade é boa o bastante para o que se propõe.

      • Giovane

        É, você está certo, A2DP é bom. O problema é o HFP, eu queria usar meu fone BT para jogar no PC e ter acesso a comunicação de voz, mas não dá, os jogos ficam em mono.

  • Gabriel De Oliveira Rohden

    A unica vantagem do bt que vejo é o low energy, porque o wifi direct é meio absurdo quanto a velocidade..

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis