Windows 10 para ARM será plenamente capaz de rodar programas x86

windows

A primeira experiência da Microsoft ao adaptar o Windows para dispositivos ARM não foi boa. Os gadgets Windows RT eram limitados enquanto desktops, e totalmente sem graça enquanto tablets (ainda mais com o Surface no mercado). Como resultado a totalidade dos fabricantes abandonou a plataforma, preferindo trabalhar com a versão full em dispositivos portáteis.

Por fim Redmond matou o sistema após ficar sozinha com ele nas mãos (o Lumia 2520 foi o último dispositivo RT comercializado). Ainda assim a empresa não estava disposta a desistir de oferecer uma experiência completa do Windows 10 para dispositivos ARM. O problema, obviamente era a grande família de aplicativos x86/Win32, os clássicos programas de desktop.

Não dá para pedir que todos migrem para os aplicativos universais do Windows, já que muitas vezes as opção não são boas. O Skype, para ilustrar um exemplo básico é excelente na versão x86, mas uma tragédia na versão UWP. E quando partimos para softwares especializados (AutoCAD, Photoshop, Blender, 3D Max) é fato que ninguém vai querer trocar o certo pelo duvidoso. O que fazer então?

Hoje, durante o evento anual de hardware WinHEC em Shenzhen, China a Microsoft e a Qualcomm revelaram que enfim resolveram esse problema da maneira mais ridícula possível: com um emulador.

Windows — Windows 10 Running on a Qualcomm Snapdragon Processor

A partir de 2017 a Qualcomm estará presente em computadores ultrafinos (já que segundo a empresa o ARM dispensa coolers e baterias de longa duração) que rodarão o Windows 10 em toda a sua glória, com performance semelhante a qualquer desktop com processadores Intel ou AMD. Aplicativos UWP rodarão nativamente, já os Win32 serão emulados. No entanto, a primeira demonstração da Microsoft mostra que mesmo programas como o Photoshop rodam normalmente, sem perdas ou limitações.

Isso abre possibilidades muito interessantes: com o Continuum, qualquer dispositivo Windows 10 (o VP de Software da Microsoft e líder de Windows, Xbox e HoloLens Terry Myerson diz que a empresa considera telas de todos os tamanhos e formatos, inclusive aparelhos sem telas e VR) poderá ser utilizado como um desktop plenamente funcional; ele será capaz de rodar aplicativos Win32 e ser utilizado tanto para trabalho pesado quanto para games, desde que as demais especificações permitam. Imagine rodar o Photoshop ou o Steam em seu smartphone, bastando ter para isso apenas monitor, um dock, teclado e mouse.

Embora um dispositivo Windows 10 Mobile como o HP Elite x3 ser muito interessante, a limitação do Windows 10 Mobile ao não rodar aplicativos x86 o tornaria menos interessante do que o dito Surface Phone, que supostamente rodaria o Windows 10 full e contaria com os apps Win32.

A Microsoft informou no entanto que aplicativos x64 não serão emulados, o que nem chega a ser um problema: a grande maioria dos softwares para desktop possui ambas versões ou somente a Win32, é muito difícil encontrar um que seja apenas para 64 bits (embora eles existam).

Fonte: The Verge.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia