Windows 10 para ARM será plenamente capaz de rodar programas x86

windows

A primeira experiência da Microsoft ao adaptar o Windows para dispositivos ARM não foi boa. Os gadgets Windows RT eram limitados enquanto desktops, e totalmente sem graça enquanto tablets (ainda mais com o Surface no mercado). Como resultado a totalidade dos fabricantes abandonou a plataforma, preferindo trabalhar com a versão full em dispositivos portáteis.

Por fim Redmond matou o sistema após ficar sozinha com ele nas mãos (o Lumia 2520 foi o último dispositivo RT comercializado). Ainda assim a empresa não estava disposta a desistir de oferecer uma experiência completa do Windows 10 para dispositivos ARM. O problema, obviamente era a grande família de aplicativos x86/Win32, os clássicos programas de desktop.

Não dá para pedir que todos migrem para os aplicativos universais do Windows, já que muitas vezes as opção não são boas. O Skype, para ilustrar um exemplo básico é excelente na versão x86, mas uma tragédia na versão UWP. E quando partimos para softwares especializados (AutoCAD, Photoshop, Blender, 3D Max) é fato que ninguém vai querer trocar o certo pelo duvidoso. O que fazer então?

Hoje, durante o evento anual de hardware WinHEC em Shenzhen, China a Microsoft e a Qualcomm revelaram que enfim resolveram esse problema da maneira mais ridícula possível: com um emulador.

Windows — Windows 10 Running on a Qualcomm Snapdragon Processor

A partir de 2017 a Qualcomm estará presente em computadores ultrafinos (já que segundo a empresa o ARM dispensa coolers e baterias de longa duração) que rodarão o Windows 10 em toda a sua glória, com performance semelhante a qualquer desktop com processadores Intel ou AMD. Aplicativos UWP rodarão nativamente, já os Win32 serão emulados. No entanto, a primeira demonstração da Microsoft mostra que mesmo programas como o Photoshop rodam normalmente, sem perdas ou limitações.

Isso abre possibilidades muito interessantes: com o Continuum, qualquer dispositivo Windows 10 (o VP de Software da Microsoft e líder de Windows, Xbox e HoloLens Terry Myerson diz que a empresa considera telas de todos os tamanhos e formatos, inclusive aparelhos sem telas e VR) poderá ser utilizado como um desktop plenamente funcional; ele será capaz de rodar aplicativos Win32 e ser utilizado tanto para trabalho pesado quanto para games, desde que as demais especificações permitam. Imagine rodar o Photoshop ou o Steam em seu smartphone, bastando ter para isso apenas monitor, um dock, teclado e mouse.

Embora um dispositivo Windows 10 Mobile como o HP Elite x3 ser muito interessante, a limitação do Windows 10 Mobile ao não rodar aplicativos x86 o tornaria menos interessante do que o dito Surface Phone, que supostamente rodaria o Windows 10 full e contaria com os apps Win32.

A Microsoft informou no entanto que aplicativos x64 não serão emulados, o que nem chega a ser um problema: a grande maioria dos softwares para desktop possui ambas versões ou somente a Win32, é muito difícil encontrar um que seja apenas para 64 bits (embora eles existam).

Fonte: The Verge.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • O Vegas desde a versão 13 só existe pra x64…. tentei rodar uma versão 32bit num tablet, foi lastimável….

    • Então haverá o fatídico limite de 4GB RAM?

      • 115,03% de certeza….

        • Vin Diesel

          Mas logo vem o Surface Plus com 8gb de ram… E a Lenovo entra na Onda e faz um Lenovo KY com tela de 5.5 32gb de ram e 256gb de rom…

      • Alexandre

        Não esta claro isso. Pois vão emular os aplicativos x32, mas o limite de RAM e definido pelo SO e não pelos apps. Nada impede que o SO seja X64, mas os apps não, apesar de ser um tanto estranho isso e perfeitamente viavel.

        • Vinicius

          Exatamente, por exemplo o video que demonstra o recurso mostra um disposiivo com processador ARM rodando um ‘sistema com base em 64 bits’

        • Hugo Vinícius

          O limite de 4 GB é aplicado aos programas, sim, pois neles os ponteiros provavelmente são 32 bits. Isso é definido pelo sistema operacional alvo, que, nesse caso, é o Windows x86/32.

          Observe que um programa x86/32 poderá se situar acima desse limite de 4 GB devido ao uso de endereços lógicos (MMU) por parte do Windows ARM64, mas o tamanho máximo que ele deverá ocupar deve ser 4 GB se ele e o emulador não forem compatíveis com PAE (Physical Address Extensions) ou 64 GB se forem.

          • Alexandre

            A questão era sobre o limite de 4GB do aparelho. Isso é limitado pelo SO que e quem administra os endereços de memória e não pelo aplicativo.

          • Hugo Vinícius

            Ah sim, o dispositivo vai poder ter mais de 4 GB de RAM e o Windows usar todo o espaço de memória.

            Porém, os aplicativos x86 32 bits (ou ARM 32 bits) poderão usar no máximo 4 GB se não usarem o PAE. Nesse caso, por que o SO permite, os apps poderão alocar endereços memória que estão além dos 4 GB, mas, porque o aplicativo é 32 bits, o máximo que eles conseguirão alocar é 4 GB (devido aos ponteiros serem de 32 bits). Para ficar mais claro: um app Win32/x86 rodando no Windows/ARM64 poderá estar nos espaços de memória correspondentes a 8 GB-12 GB, mas não no espaço 8 GB-16 GB.

            Não sei se consegui explicar direito…

          • Alexandre

            Muita gente coloca mais memoria no PC, mas esquece de trocar os aplicativos para 64 bits e melhorar o rendimento deste. Eu mesmo nunca dei muita importância pra isso. Essa conversa me chamou a atenção.

          • Hugo Vinícius

            Justamente, quando estão disponíveis, eu sempre prefiro as versões 64 bits dos programas que eu uso. Um deles inclusive faz muito uso de memória. Já vi o meu Windows usar até 20 GB de RAM.

      • Cocainum

        Acho que a ideia não é rodar aplicativos grandes, que precisem de muita memória e processamento, assim como, rodar muitas aplicações ao mesmo tempo, afinal de contas, é um emulador.

      • gbitte

        Mesmo que fosse não seria problema, aplicativo nenhum gasta isso. Um jogo AAA gasta uns 2 gigas.

        • Hugo Vinícius

          O Cities Skylines cheio de mods usa uns 8 GB no meu PC.

      • Hugo Vinícius

        Para os programas emulados, bem capaz, a não ser que tanto o emulador quanto o programa utilize o PAE.

    • Vin Diesel

      Mas continuim “bunitinho” vai ser para o usuário geral, leigão… que vai conectar o smart no dock e usar google chrome e uns torrents e o whats.

  • Tenho um Tablet com Intel Atom e Windows 10 (completo). Apesar do desempenho ser bom, fica claro que o sistema não foi “realmente” pensado para telas de toque e sem teclado, e que a interface foi porcamente adaptada para ocupar a tela inteira.

    A tela do meu tablet é de 1024×600… Muitos dos componentes do windows simplesmente não “cabem” na tela, o Windows não diminui o que precisa ser diminuído, e não aumenta o que precisa ser aumentado.

    Não há sequer um navegador mobile para ele. Tanto Chrome quanto Internet Explorer agem como se estivessem em um Desktop… a barra de endereços minúscula é até difícil de “clicar” com o dedo. Quando você abre um site, vem a versão desktop… Mesmo os sites responsivos são exibidos como se estivessem no Desktop.

    Ao colocar o foco em uma caixa de texto de um formulário qualquer, o teclado pula na tela, na frente da caixa de texto, e você não consegue ver o que está digitando.

    A Microsoft realmente ainda não entendeu o mercado mobile… É uma pena. Em vez de focar em trazer o desktop para o bolso das pessoas, deveriam primeiro se preocupar em como fazer um sistema móvel, compatível com telas pequenas e dedos grandes.

    • rbsouto

      Ainda não entendi por que um profissional ou empresa investiria em emuladores para produzir o conteúdo em uma tela que foi projetada para consumir.

      “Ao invés de comprarmos máquinas parrudas para editar vídeos, música e imagens preferimos essas que emulam tudo que precisamos.”

      • flavio

        se precisa de máquinas parrudas para fazer essas coisas, eles esperam que de certo fazermos o mesmo em uma emulação?

        obviamente essa frase foi feito pensando em pessoas que não entendem de tecnologia…

    • Cocainum

      O Windows 10, para fazer o “feijão com arroz” em modo tablet, funciona satisfatoriamente bem. Já para fazer algo um pouco fora do roteiro, como mexer em algumas configurações ou navegar pelo sistema de arquivos, você acaba caindo em telas que não são bem adequadas para a interface touch, o que é uma pena.

    • Cocainum

      A resolução “padrão” para tablets com Windows é 1280 X 800. Alguns dispositivos usam essa resolução menor para redução no custo e o resultado não fica muito bom. A CCE tem um modelo assim.

    • Christiano Nascimento Amorim

      achei mais um que comprou o tablet CCE!

      • Neo Rotello

        Eu tenho e rodo meus aplicativos nele , não preciso instalar nada.
        Show de bola..

        • Christiano Nascimento Amorim

          Também, só é complicado clicar com o dedo mesmo. Comprei uma stylus e tô de boa.

          Só realmente queria uma forma de usar a USB e recarregar ao mesmo tempo.

    • Paul

      Poxa,1024×600 tbm já é querer demais né? Esse tablet já está “errado”. A MS recomenda ao menos uma tela com 1366×766 pra uma boa experiência com os apps.Pra mim,o Windows 10 em modo tablet parece mais “natural” que o Android em tablets, pois o Android não é bom em tablets. Por isso ninguém liga e nem os Devs, já que nem se dão ao trabalho de otimizar os apps para tal experiência (maioria ficam esticados).
      O ÚNICO “problema” até o momento no modo tablet do Windows 10 é o Windows Explorer, que não foi adaptado pra touch ainda. Se vc usar um Surface Pro 4,vai perceber a lindeza que é o Windows 10 nesse modo.E os gestos? São muito práticos.A cada atualização a MS tem melhorado a experiência.E o navegador EDGE é excelente em telas touch.

      • Tenho um Motorola Defy… Android 2.2, celular com uns 6 anos de vida. Uso para testar algumas coisas.
        A resolução da tela é 848×480.
        Sites responsivos abrem normalmente no navegador dele.
        Todas as configurações do sistema aparecem em bom tamanho na tela dele.

        É a diferença de um sistema “feito” para mobile, e um “adaptado” para mobile.

        • Paul

          O W10 é um sistema “dois em um”.O Android não. Eu já disse, pra resoluções tão baixas,existe o W10M.

      • Robson Iecker

        O Explorer ja esta em desenvolvimento e vai ser o mesmo dos Windows Mobile.

      • Neo Rotello

        Nada a ver, todo meus apps em resolução de 800x 600, na mesma proporção que uma tela full hd.
        Na verdade a engenharia da MS que errou A construção e desenvolvimento do Windows.
        Ele nem mesmo roda em qualquer resolução, já as fontes alteram conforme a resolução..
        .
        Diferente dos meus apps que desenham a interface em tempo real nas mesmas coordenadas do tamanho do monitor

        Assim fica tudo igual até mesmo em uma tela de 5,7 polegadas do meu lumia 640.
        Veja a imagem abaixo na tela do celular. https://uploads.disquscdn.com/images/c503d4034f0c63295fd5a65d81b349fdfc24f8f45455a4ae732d95a8ccdca3c8.jpg

    • “Mesmo os sites responsivos são exibidos como se estivessem no Desktop”.
      Não faz sentido essa frase. Site responsível é o mesmo em desktop e celular, se ajustando ao tamanho da tela.
      E essa resolução é bem fraca, nem chega a ser HD. Deve ter sido quase de graça esse tablete.

      • Paul

        Desses xing-ling,creio eu…

      • Vin Diesel

        porque ele tem 1024 na largura… quem sabe virando o tablet?

      • Mirai Densetsu

        Provavelmente é aquele CCE que vinha com Windows 8.

      • Nicky, o iPad Retina tem resolução de 2048 x 1536… Se você abrir um site responsivo nele, o texto vai estar grande, as imagens também. O site vai abrir exatamente do jeito que tem que abrir num tablet, bem diferente do que abre num desktop.

        Ser responsivo significa que o site se adapta ao TAMANHO da tela, não à RESOLUÇÃO da tela.

        Se a tela é pequena mas tem muita resolução, o sistema deve aumentar os elementos para que fique grande e o usuário consiga ler.

        Se a tela é grande mas a resolução é baixa, o sistema deve fazer o contrário: reduzir para caber… Mesmo que para isso os detalhes sejam sacrificados (afinal a resolução da tela é baixa).

        É por isso que os sites aparecem sempre da mesma forma no iPad 1 e no iPad Retina.

    • tuneman

      já trabalhei com automação e muitos clientes compravam monitores baratos de 1024×600.
      sei como você se sente. o windows não se dá bem com menos de 720p

      • Paul

        Na vdd,o Windows 7 e anteriores é que tem suporte pra essas resoluções baixas. A partir do Windows 8,a MS aumentou os requisitos por conta dos apps modernos e tal.

    • Vin Diesel

      O mesmo acontece com um monitor 2160p amigo… Ter que usar 150% é um saco. O Windows funciona em duas resoluções basicamente: 1366×768 e 1920×1080. O resto é salvem se puder…

      • Hugo Vinícius

        Pior ainda é quando vc tem um monitor 2160p com scaling de 150% e outro 1080p com scaling de 100%.

        Quando vc move a janela de um programa do monitor 2160p pro 1080p, ele pode ficar meio borrado, pois foi renderizado em [email protected]% e diminuído para [email protected]%. Isso quando o programa resolve ficar enorme no monitor 1080p, pois ele continua com scaling de 150%.

      • Paul

        Veja o Windows rodando no Surfacebook (que tem uma tela com DPI e Res maiores que as dos novos Macbook Pro Retina) e vc rapidamente mudará de opinião.

    • Neo Rotello

      Tenho um tablet desses para rodar meus próprios aplicativos Exe.
      Tecnologia própria, pois meu aplicativo roda em qual quer tamanho de tela, 5 polegadas ou 50 polegadas

      Com esse tablet todos sistemas de banco de dados, editor de fotos, sistema completo de multimídia, e dezenas de aplicativos.

      Tudo isso em um único executável de apenas 1 mega.
      Nas lojas de apps qualquer simples aplicativo já passa de 1mega.

  • Breno

    Existirá o antes e o depois do Surface Phone. 😀

    • Jack Silsan

      Tenho minhas dúvidas sobre isso, mas é possível

  • DiMais

    há uma semana quando este rumor surgiu algumas pessoas estavam sendo chamadas de delirantes.
    abandonaram a idéia de emular Android no Windows para levar o SO próprio (o que evita questões legais para ambos os lados).
    a parceria que tornou isso possível é Microsoft-Qualcomm, então não se pode esperar que essa emulação chegue no Android.

  • Raposão do Ártico 🦊

    apple: continua fazendo a mesma coisa de 1990.

    google: traz a mediocridade do sistema e apps do mobile para o PC

    microsoft: traz o poder do PC para o mobile

    no mais, pelo visto a galera não entendeu…. rodar win32 tem como foco o continuum, não de usar o photoshop em modo tablet/smarpthone

  • Jonatas

    Prevejo pessoas rodando Windows 10 nos seus raspberry Pi e reclamando que não roda Crysis.

  • O Skype, para ilustrar um exemplo básico é excelente na versão x86, mas uma tragédia na versão UWP.

    Só que não. O Skype Preview, pelo menos como mensageiro, dá uma surra de toalha molhada no x86, aquela bosta lenta e cheia de propaganda.

    De resto, acho uma ideia completamente absurda rodar EXE direto dos celulares, sem passar pelo modelo UWP. Logo, logo algum desocupado descobre as bilhões de falhas de segurança do Windows 10 e bau-bau: o iOS volta a ser o único sistema seguro de verdade.

  • lordtux

    Rapaz, ter um SO completo de verdade na palma da mão vai ser uma mão na roda, e aqueles modelos android onde você so encaixa o cel par ter uma base maior e tela maior vão fazer mais sentido ainda. Espero mesmo que abracem isso em peso em 2017.

  • ludiaz

    To achando que esse modo “full” aí vai “ativar” somente quando estiver no Continuum.

    • Vinicius

      Sim, exatamente!

    • Douglas

      O mário só nas mensagens subliminares em todos os posts

  • Vin Diesel

    Para um primeiro momento, rodar win32 no modo Continuum já está o suficiente… Quem usará isso é gente comum que precisa na frente da tela do Chrome, do Whats, de ver email…. A maioria vai é ficar em blog comentando mesmo… Qualquer coisa serve.

  • Mirai Densetsu

    Putz, fui assistir ao vídeo e… Baidu instalado com sucesso.

    • Vin Diesel

      Instalou ai?

  • marcos júnior

    Os exclusivos x64 são basicamente jogos, mas não sei o quanto isso atrapalharia um processador mobile

  • infinite power of the cloud

    Sera que agora vai?

    Pq o que mais tem é promessas da MS.

  • Douglas

    Windows e emulador na mesma frase, sendo o primeiro emulado. meu olho chega a tremer e a palpitação começa, medo.

    • Vinicius

      Não entendi sua afirmação? Quem é o emulado?

  • Hugo Vinícius

    A grande questão é: a Microsoft finalmente permitirá rodar programas Win32/ARM64 nesses tablets? Dessa forma eles serão nativos.

    * só para esclarecer: a API Win32 sempre tem esse nome, independente de ser 32 ou 64 bits. Tecnicamente podem existir Win32/x86 (Intel 32 bits), Win32/x64/AMD64/x86-64 (Intel/AMD 64 bits), Win32/ARM32 e Win32/ARM64.

  • la_gomes

    Nosso indiano preferido bem que poderia lançar um emulador de programas win32 para o Linux (eu sei que se preocupar com traço de audiência seria surreal demais)

    • Jack Silsan

      Do jeito que ele anda “bonzinho” com plataformas rivais, não que faça algo pelo menos pro Ubuntu

  • Jack Silsan

    https://uploads.disquscdn.com/images/9a3480776e33f58cc757f6bab23910ab654f44341e49d454ac982890ceec5ce3.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/4863de6c15a526488b21598de87ee873b97d3cdcc0363bbbb8e1a831d5bce162.jpg Universalização será a palavra de ordem em 2017, e certamente o misterioso Andromeda do Google será alguma resposta tanto para a UWP quanto para… A Apple. Sim. Sobre ela, alguns dizem que está “atrasada” ou coisa que o valha. Ledo engano. Pelo que tenho lido, não é interesse da Apple fazer um sistema unificado que rode em ARM. No máximo, farão seu MacOS rodar no ARM, e só, sem unificação. Pois a Apple tem uma proposta de ecossistema universal que é o oposto da Microsoft. Lá, um código roda em várias plataformas com interface de usuário diferentes para variados hardwares, necessitando de ajustes para funcionar em cada uma delas. No Windows, um sistema universal roda em vários hardwares usando apenas os recursos necessários para funcionar (pra se ter uma idéia, o Windows 10 desktop pesa 20 GB, já o Mobile pesa 4), e executa vários códigos de diferentes fontes. Isso me leva a pensar que em termos de desempenho o Windows pode ficar atrás dos sistemas dedicados da Apple. É um problema semelhante ao do Android e suas VM’s: virtualização consumindo mais recursos do que processamento direto o faria, resultando em perda de desempenho. Certamente se tal problema ocorrer mesmo, alguém na Microsoft terá que resolver, se é que essa possibilidade já não está sendo considerada.
    Sobre o Surface Phone/Mobile/Cell/Whatever/F*ck it, eu vejo o Elite x3 como uma introdução ao que será tal aparelho: um dispositivo suficientemente portátil com óbvio design e funcionalidades celular, que surpreendentemente se transforma em um PC completo quando conectado à periféricos. O Lapdock da HP agora faz muito mais sentido: um PC “capado” que depende do celular pra funcionar como PC. Precisa de poder e de Cobalt (emulação de Win32 em ARM)? Compre o Elite x3 versão 2017 com Snapdragon 835 e tchã rã! seu PC está atualizado. Não é isso que esse artigo desnecessariamente grande disse de várias formas? Nós já temos rascunhos desse novo membro da família Surface: Elite x3 principalmente, e também os Lumias 950, o Jade Primo e o Idol 4S.
    No mais, espero que o Project NEON resolva o problema de criar uma interface de usuário própria para realidade aumentada e virtual, e que esse recurso seja realmente explorado no futuro flagship móvel da Microsoft. Já pensou em algo como o Stark Phone? Com um poderoso sensor de profundidade e um conjunto de lâmpadas de lazer projetando no ar uma tela holográfica explorando uma interface NEON ou até mesmo uma desktop tradicional para uso com teclado e mouse? lol Sonhar (bem alto) não custa nada

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis