Mesmo com ausência do conector de fone de ouvido, o iPhone 7 explode… em vendas!

laguna_apple_iphone_7_plus_wet_peq

iPhone 7 levou o ouro (crédito: Digital Trends)

Apesar de a Apple e tantas outras fabricantes de smartphones registrarem queda nas receitas durante o terceiro trimestre, a Maçã de Cupertino ainda teve o que comemorar este ano. O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus tiveram excelentes vendas, inclusive com problemas para manter o estoque e tais aparelhos contribuíram com o crescimento da participação de mercado do iOS nos Estados Unidos.

É o que diz a Kantar Worldpanel ComTech.

Nos EUA, o iOS cresceu 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior, passando de 33,5% das vendas de smartphones para 40,5% nos três meses encerrados em outubro de 2016. Isso representa a maior taxa de crescimento do sistema operacional em mais de dois anos, bem como a maior participação de mercado vista desde os três meses encerrados em janeiro de 2015 (42,8%).
·
E enquanto o Android continua a ser o sistema operacional dominante nos EUA, com 57,9% das vendas de smartphones [entre agosto e outubro], esses últimos dados representam o quinto ano consecutivo em declínio ano-a-ano.

Traduzindo: de agosto a outubro de 2016, a Apple conseguiu vender mais iPhones que de costume, algo que acontece em todo lançamento dela. Como o iPhone 7 e 7 Plus foram lançados dia 16 de setembro, metade do período analisado teve influência das vendas e da demanda pelo novo iPhone.

Segundo a Kantar, o iPhone 7 foi o smartphone mais vendido no período analisado, com 10,6% das vendas norte-americanas desses aparelhos entre agosto e outubro. Já o iPhone 7 Plus foi responsável por 5,3% das vendas, logo atrás do iPhone 6S (2º colocado) e Galaxy S7 (3º). Aparentemente o desastre com o Galaxy Note7 explosivo foi o responsável por turbinar as vendas do iPhone 7 Plus.

A retirada do conector de fone de ouvido parece não ter tido qualquer influência na decisão de compra da maioria dos consumidores dos novos iPhones. No restante da civilização, o novo aparelho da Apple fez bonito também: no continente europeu ele foi o responsável por aumentar a participação de mercado do iOS na Espanha, França, Itália e Reino Unido. Neste, o iPhone 7 roubou a posição de aparelho mais vendido do iPhone SE, que passou para terceiro. O iPhone 6S permaneceu como segundo aparelho mais vendido. Na Alemanha, o país do contra, o iOS diminuiu um pouco.

Na China, o iPhone 7 foi o segundo aparelho mais vendido entre agosto e outubro, com 3,8% daquele grande mercado. E a Apple voltou a ser líder na participação de mercado, com 17,1% dos smartphones vendidos no País do Meio. A Xiaomi, uma marca local, ficou em segundo com 15,9% dos aparelhos vendidos em tal período.

Enquanto isso, no Brasil o mercado é praticamente dominado pelo Android, que representa hoje 94,4% das vendas de smartphones no país. O iOS da Apple aparece na 2ª posição, com 4,3% do mercado, seguido pelo Windows Phone (1,2%).

É, a Apple continua sendo a mais desejada marca de smartphones do mundo civilizado.

Fontes: Kantar Brasil, 9 to 5 Mac via BGR.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • gfg

    Opa artigo da Apple.
    Insiram os comentários de ódio abaixo ▼:

    • Ivan

      Apple é uma merda, tudo de ruim

      ADENDO: não sou Hater.

  • É o melhor iPhone que já tive, aparelho impecável, a câmera é bruxaria.

  • ditom

    Sorte de quem pode ter um.
    Uma hora dessas saio do lollipop. 🙂

  • Agora conta uma novidade.

    Todo mundo sabe disso, menos alguns haters que se recusam a admitir que a Apple é superior em todos os aspectos. Contra fatos não há argumentos.

    Adendo: não sou fanboy.

    • “superior em todos os aspectos” e “não sou fanboy” não dão certo no mesmo comentário.

      • Mirai Densetsu

        Acho que ele foi irônico. Só acho.

    • Tom

      O meu Lumia 530 com conector P2 discorda

      A câmera pode até ser boa, mas não é a melhor — o que já de imediato tira seu “argumento” de que a Apple é superior em todos os aspectos, pois contra fatos não há argumentos.

      ADENDO: não sou fanboy

      • Ahhhh, o Groove…. ótimo player…

        ADENDO: meu próximo celular continuará sendo Nokia

        • Tom

          Eu uso dee*COF*zer*COF*

          • Não uso streaming, 99% lossless…

          • Tom

            O áudio do deezer é bem bonzinho, ainda mais se considerando que com um jack de celular 2.5mm, fones intraauriculares e uma barulheira infernal ao redor, a qualidade do aúdio vai me influenciar muito menos que o resto – também não uso streaming, o 3g por aqui é bem ruinzão

          • Rodrigo

            Eu achava que 3G não aguentava o tranco de streaming até o dia em que comecei a ouvir música em casa, streaming, e saí, sem lembrar de desligar, fui o caminho todo até o trabalho ouvindo, sem nenhum engasgo, passando por áreas com sinal ruim e depois, só o susto na franquia :´-(

          • Tom

            Aqui até aguenta, mas como eu moro em uma cidade que poderia servir de aterro sanitário, já que é basicamente um buraco, o sinal varia bastante, principalmente na faculdade, se bem que as operadoras não tem culpa se o projetista resolveu usar o projeto de um presídio

    • Jorge Dondeo

      “Apple é superior em todos os aspectos” WHAT!? hehehehe

    • Ivan

      vender mais não quer dizer que é superior, apenas tem bom marketing

  • Jorge Dondeo

    O que é mais bizarro nessa decisão de remover o conector do fone de ouvido, é que isso não traz nenhum, absolutamente nenhum tipo de benefício ao usuário.

    • Ivan

      Dizem que traz, mais componentes dentro bateria maior mas na realidade só querem fazer mais fino.

      • Macedo

        o ganho é ínfimo perto dos transtornos (+1% de bateria?, 0,01mm mais fino?

        • Ivan

          tbm acho desnecessário tirar o p2, causam mais problemas que trazem vantagens, é a ditadura da beleza que dita que celulares tem que ser finos.

      • gbitte

        Literalmente o que ficou no lugar foi o motor do botão capacitivo para ele fingir que é um botão comum. O botão dava muito defeito e por causa da assinatura digital de segurança do chip no leitor biométrico que se quando se trocado apenas o botão brickava o aparelho. Deve continuar brikando mais agora o botão não tem partes moveis.

    • DumbSloth87

      Eu tenho um LG G3 e acredito que nunca usei o conector de fone. No carro tenho um pen-drive com as músicas que eu quero ouvir (mesmo se não tivesse, Bluetooth existe). Não assisto vídeos ou ouço música em público. Não sei se existe muitas pessoas com o mesmo use-case que o meu, mas julgando pela quantidade absurda de “anti poeira para fone” estilizadas que existem, julgo o conector dispensável.

      • Jorge Dondeo

        Cara, chutando pelo que vejo (o que não serve de dado estatístico), você deve ser uma exceção. Mas mesmo não usando, a entrada atrapalha?

        • DumbSloth87

          te respondo com outra pergunta: um drive de disquete no seu notebook atrapalha? e o de CD? muita gente não usa, logo se faz desnecessário, dando espaço a outros componentes de importância maior para esses usuários.

          • Jorge Dondeo

            Então, concordo em partes, é um negócio usado por muitos, e é uma economia de espaço insignificante. Mas quem tem que decidir se isso atrapalha ou não, não sou eu, e sim os donos de apple. Eu mesmo não comprei um fone koss, pra me obrigar a usar os fones porcaria da apple.

  • Claudio Roberto Cussuol

    Outro dia eu estava pensando:
    “Por que 100% dos carros novos já não vem com um slot para carregamento sem-fio no painel? ”
    Considerando que é algo que custaria muito barato para as fábricas e agregaria valor no marketing dos veículos.

    A conclusão que eu cheguei:
    “Porque a Apple ainda não colocou carregamento sem-fio no iPhone.”

    Por mais que eu seja fã do Android e não compre Apple de jeito nenhum, eu sou obrigado a reconhecer que são eles quem ditam as tendências.

    • Rafael Rodrigues

      Não, porque os fabricantes, na sanha de ganhar mais dinheiro, colocaram no mercado inúmeros padrões de carregamento sem fio.

      A Apple é só um dos motivos. O principal, a meu ver, é a famigerada fragmentação.

      É o mesmo que ocorre com RV, diversos dispositivos top, todos incompatíveis entre si.

      • mr_rune

        Com a Apple no esquema eles iriam pro padrão dela. Fim da fragmentação, indo por esse pensamento de influência.

        • Rafael Rodrigues

          A Apple tentou forçar inúmeros padrões de interconexão. Nenhum pegou fora do ecossistema. Fora do mundo Apple, USB e suas evoluções é padrão até hoje.

    • gbitte

      Porque o Faster Charger tornou o carregamento wifi menos útil.

  • lordtux

    E que repitam o mimi do phone do ouvido, galera mesmo depois do primeiro iPhone ainda não entendeu como a Apple trabalha e certas decisões dela, acha que meia dúzia de texto em blog ou facebook injuriados com o que a empresa faz serve como termometro de como a empresa vai vender algum produto. Olha ai o Pebble, amado por meio mundo e agora foi pro saco.

  • André G

    Apple sempre vendeu bem nos EUA, isso não é novidade.

    • Simplesmente qualquer Apple Retail Store acaba o estoque de iPhone nas primeiras horas da manhã. Ainda hoje, meses depois do lançamento, tu precisa madrugar na frente da loja pra conseguir comprar um iPhone. Experimenta ir depois do almoço e não vai encontrar mais nada…

  • Alvaro Carneiro

    – “A retirada do conector de fone de ouvido parece não ter tido qualquer influência na decisão de compra da maioria dos consumidores dos novos iPhones.”

    Como eu falei anteriormente… uma meia duzia de gato pingado dizendo que nunca mais ia comprar apple, que isso era um tiro no pé… o povo acha que uma empresa bem sucedida como a apple iria fazer uma mudança destas sem pesquisar antes, sem procurar saber o impacto.

    A apple não é vendedor de paçoca.

    • Michael Loeps™

      Eu vendo paçoca e me senti ofendido.

    • Flavio Freitas

      Nem todo mundo ouve música. Minha mulher é uma, que adora o iPhone e não liga para o fone.
      E eu, que ouço música, uso um BT no meu Nexus 6.

      • Acredito que a Apple fez uma grande cagada sim, mas confesso que so escuto musica no celular pelo alto-falante. Devo usar fone de ouvido no celular 1x ao ano e olhe lah

        • Paulo de Tarcio Santos Freiri

          Espero que você não seja funkeiro pra escutar sem o fone.

          • HUAHSUS nao, so escuto durante o banho, as vezes antes de dormir. gosto de som com volume e qualidade, sempre escuto num home-theater conectado ao meu pc

          • Paulo de Tarcio Santos Freiri

            Menos mal kkkkkk

      • Julio Verner

        Mulher, iPhone e música numa mesma frase não poderia ser algo bom mesmo… iPhone em mão feminina é máquina de duckface e fofoca “social”.

        • Rafael Zabotini

          Põe mais machismo aí na frase que tá pouco hein.

          • Julio Verner

            Verdade, esqueci do Tinder… E as biba que também fazem dessas… Mas com muito mais glamour™.

    • Mirai Densetsu

      Como se vendedores de paçoca não tivessem de fazer ao menos uma pesquisa de mercado.

    • OverlordBR

      Grande parte dos consumidores da Apple possuem dinheiro suficiente para comprar iPhones, conectores & adaptadores e demais acessórios da empresa sem chiar.

      Nós, brazucas, é que temos que aguentar os preços da Apple por aqui e somos uns pobres desgraçados que não tem condições de comprar.

      Aqui, Apple é “luxo”, lá fora é algo normal.

  • Urso Azul

    Nada além do esperado.

    Os haters podem xingar o quanto quiserem, mas com o mercado não tem vez o produto superior sempre ganha.

    A única coisa que o Android ganha do iPhone é em copiar.

    Adendo: não sou fanboy.

    • Mirai Densetsu

      Se o produto superior sempre ganha, por que as montadoras vendem carroças a 40k zero km?

  • Mauricio Cavalieri

    Tive um Lumia 930, Iphone 6 e agora um S7 edge, dos três pra mim o sistema do windows phone 10 foi a que mais gostei, porem devido a falta de Apps migrei para a tão amada Maçã de Cupertino, não achei lah grande coisa, travava pra fazer ligação, as vezes tinha que ativar e desativar modo avião pra funcionar 3g/4g… os mesmos problemas que todo smartphone tem… Vendi e peguei um S7 Edge, até agora não tenho do que reclamar da Samsung, excelente aparelho e não explodiu ainda….

  • Nathan

    O aparelho é realmente excelente, minha namorada possui um 7 Plus.
    Agora… não vale os 4 mil reais que ela pagou e a ausência do conector 3.5mm só traz dor de cabeça.
    Pior de tudo é que como a Apple sempre lança tendências já existem rumores que o Galaxy S8 também adotará essa medida.

    • Isso é uma polêmica do cão… nem vou entrar no detalhe dos argumentos… Mas esses 4000 é muito relativo… Eu não paguei 4000 pois comprei lá, paguei 3000, mas a câmera dupla me proporciona cada foto que já me valeu o preço, gosto muito de fotografia, e de resto, é muito de cada um, mas a praticidade (sou de TI mas não quero no telefone ficar fazendo root, instalando sistema alternativo ou fazendo gambiarra para atualizar) e longevidade até ficar obsoleto, pra mim vale esse valor todo. Pra outro perfil de usuário, isso não serve… enfim… Só não concordo em afirmar que 4000 é caro em qualquer circunstância… esse clichê de ostentação é irracional na minha opinião.

      • Nathan

        Sim, 4000 é caro em qualquer circustância, 3000 também. Nenhum celular vale isso e é um absurdo aceitarmos esses valores assim, de boa.

        • Não concordo! 🙂

          Um celular de 1000 não me serve, segurança, obsolescência, fotos, apps, confiabilidade. Não é a mesma num celular de 1000.

          Concordo que a proporção não é a mesma.

          Um celular de 1000 trás 85% do que preciso

          Um celular de 4000 trás esses 15% a mais de sutilezas que fazem toda diferença.

          Nunca um celular de 1000 vai ter todas features de um de 4000. Não é meramente ostentação o de 4000

  • Julio Verner

    “É, a Apple continua sendo a mais desejada marca de smartphones do mundo.” – Por isso o mundo ta LGBT.

  • Othermind

    “Mesmo com ausência do conector de fone de ouvido”

    Já virou grife.. Pode fazer qualquer coisa que vai vender… Só não pode custar barato, senão o povo perde o interesse..

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis