Meio Bit » Arquivo » Indústria » Opções para trabalho colaborativo

Opções para trabalho colaborativo

15 anos atrás

Trabalhar em equipe é o futuro. Exigência geral no mercado de trabalho, não trata-se apenas de modismo do Max Gehringer para vender livros e palestras. É uma necessidade real, que traz ganhos reais ao produto final, especialmente quando este é criado via Internet, com membros espalhados pelo Brasil inteiro, quiçá pelo mundo.

Neste texto, mostrarei três ferramentas que conheço (embora só tenha trabalhado com duas até o momento). Todas são excelentes, cada uma possui qualidades e defeitos, mas todas atendem, de maneira satisfatória, a necessidade central: potencializar o trabalho em equipe.

P2

É um tema de WordPress, mas tão bem estrutura e resolvido, que dá uma cara nova ao sistema de publicação de blogs – e mostra, mais uma vez, o quão versátil ele é. Criado pela Automattic, a empresa por trás do WordPress, o P2 é a segunda versão de um tema minimalista, feito para facilitar e promover a comunicação entre membros de uma equipe. Inclusive, o próprio staff da Automattic usa muito a cria deles.

O P2 funciona como qualquer tema: basta subi-lo para a pasta /wp-contents/themes/, e ativá-lo no painel administrativo. Ele conta com atalhos no teclado, e todos os comentários ficam expostos na capa, inclusive com atualizações em tempo real, sem necessidade de refresh. Na sidebar, há uma árvore de tags, usadas para seguir projetos/pautas que estão sendo trabalhadas no momento.

Confira um vídeo da Automattic, demonstrando os recursos do P2:

A propósito, uma dica: instale o plugin Login Configurator. Ele proíbe o acesso ao WordPress por não-membros. Assim, somente membros cadastrados no sistema terão acesso às mensagens, algo essencial num serviço do tipo.

Yammer

Vencedor do TechCrunch50, o que não é pouca coisa, o Yammer ganhou o apelido de “Twitter dos negócios”. Privativo, o serviço é usado por mais de 40 mil companhias, incluindo o próprio TechCrunch.

yammer

O Yammer foca em grandes companhias. Isso fica claro através de recursos como banco de usuários, grupos e o esquema de “seguir”, típico do Twitter, e meio inútil em equipes pequenas – afinal, num time de dez pessoas, qual a razão de não seguir alguém? Os perfis também evidenciam o foco em business, com diversos campos de informações profissionais, como título, bio, experiência profissional e formação escolar/acadêmica. Quase um currículo online. Também é possível anexar arquivos dos mais variados tipos, de imagens a documentos em PDF.

Além de todo esse poderio business-focused, o Yammer ainda conta com um cliente desktop baseado em AIR competente. Recentemente, foi reformulado, e segundo usuários, ficou ainda melhor. Temos, ainda (e para variar), cliente para iPhone e iPod touch.

No site oficial há um vídeo demonstrativo do serviço.

Basecamp

O Basecamp é referência quando o assunto é trabalho colaborativo. Criado pela 37signals, o serviço é, talvez, o mais completo para trabalhos em equipe.

Na realidade, o Basecamp condensa vários serviços num só pacote. Temos fórum de discussões, to-do lists, central de documentação, bate-papo, ferramenta de time tracking (a partir do plano Plus), compartilhamento de arquivos (a partir do plano Basic)… Tudo que uma equipe precisa para desenvolver um projeto.

basecamp

Aliás, a graça do Basecamp é que, embora ele tenha sido pensado para servir de base para agências de web design, na prática ele serve para… qualquer coisa. Se você tem uma equipe, com um trabalho/meta em vista, o Basecamp muito provavelmente lhe atenderá. Não há ferramentas ou restrições acerca do conteúdo dos projetos. Pagando (ou usando a versão grátis, limitada a um projeto), pode-se usá-lo para qualquer fim – lícito, claro.

Para alguns o Basecamp pode ser exagero; realmente, é uma ferramenta bastante completa, e dependendo da duração e/ou complexidade do projeto, o serviço pode vir a ser uma espingarda para matar uma mosca. Mas para a maioria dos casos, a simplicidade e o foco no que realmente interessa, características básicas do Basecamp, caem como uma luva.

***

Optando por qualquer dessas três ferramentas, um boost na produtividade da sua equipe é certo. Organização e planejamento são essenciais a qualquer projeto, e ter a ajuda de uma dessas três ferramentas facilita em muito esse procedimento inicial muitas vezes complicado.

relacionados


Comentários