Na China chatbot da Microsoft joga pelas regras do jogo

xvsh3cz

Em Iron Man 3 Tony Stark foi operado por um especialista chinês, o melhor do mundo em sua área. Em The Martian a participação chinesa foi muito mais destacada do que no livro. Transformers e Vingadores 2 tiveram boa parte acontecendo na China. Aí vem o Tumblr e diz que a escolha da Tilda Swinton foi racismo de Hollywood. 

No Super-Trunfo da Opressão subitamente representatividade feminina perde importância pois orientais são mais oprimidos (aonde?). Só que a troca do Ancião de um tibetano genérico para uma mulher ocidental foi TUDO menos opressão. Foi feito para agradar orientais, mais precisamente a China, que tem sérios problemas com o Tibet, e não gostariam de uma figura Dalai-Lamesca ganhando destaque.

Essa é a realidade: a China hoje tem dinheiro a rodo, e quem quiser brincar tem que aceitar as regras dos donos da bola. E do play. E do prédio. E do bairro.

Parte dessas regras envolvem não mencionar o massacre na Praça Tianamen, Dalai-Lama é um criminoso e Taiwan não é China, mas é China, e o relacionamento é… complicado.

O Google, e outros serviços de buscas, omite resultados que não são aprovados pelo governo chinês, que mantém um exército de 2 milhões de censores controlando a internet, incluindo redes sociais, onde posts desaparecem, mensagens SMS com palavras-chave proibidas não são recebidas, etc. Você sabe, o pacote-1984 padrão.

A bola da vez é o XiaoIce, um bot de conversação que a Microsoft lançou na China em 2014. São 40 milhões de usuários e o governo de olho nas respostas. Para que não seja acusada de promover dissidência e subversão, a Microsoft programou o bot para desconversar rapidamente qualquer provocação.

161124162537-microsoft-chatbot-xiaoice-xi-jinping-780x439

Perguntado sobre o presidente da China, o bot desconversa dizendo que se responder o usuário vai fazer um screenshot.

Já se o massacre da praça Tianamen é mencionado por data, o bot chega ao ponto de sugerir que o usuário é subversivo, mas não será denunciado.

161124162633-microsoft-chatbot-xiaoice-china-tiananmen-780x439

É feio? É, mas é a regra dos caras. Em um mundo ideal os defensores da Liberdade boicotariam a China por essas atitudes. Na prática não vivemos sem nossos smartphones baratinhos e pendrives de brinde.

Fonte: CNN.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Samuel

    Um bot desse já faria a rapa no antigo chat do UOL

  • Pancho, solo Pancho

    Mais inteligente que hordas de comentaristas de tecnologia do UOL

  • Lucas Timm

    Ahh, o Tumblr e os SJWs…

  • giovani eumesmo

    bil gats em prol da liberdade no mundo…

  • Flavio Freitas

    E se o objetivo da inteligência artificial é de simular um humano, é interessante ver como o bot se comporta.
    Nao é todo mundo que quer discutir sobre tudo e qualquer coisa.

  • Atrollando Natuacara
  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    … o bot chega ao ponto de sugerir que o usuário é subversivo, mas não será denunciado.

    Próxima resposta do bot é: agora fique calmamente sentado no seu lugar enquanto a equipe da polícia arromba sua porta e não ofereça resistência.

    • Christiano Nascimento Amorim

      RESISTANCE IS FUTILE

  • XiaoIce, nome perfeito, tu pergunta o que não deve, ela te dá GELO.
    Mas… será que “iao” quer dizer 9? hmmm…

  • DiMais

    ou é isso ou se recusa a estar presente num mercado de bilhões de habitantes, só mesmo o futuro presidente dos EUA pra achar que pode comprar briga com os chineses.

    • mr_rune

      Basta não ter acionistas. São eles que querem dinheiro a qualquer custo.

      • Mirai Densetsu

        Se for por isso, não pode ter empresário também. Ele também quer dinheiro a todo custo.

        Então não tem como fugir disso.

        • mr_rune

          Aí eu acho que vai depender do empresário. Nem todo mundo quer se submeter, e depois de uma certa quantia de dinheiro, não faz diferença se você já tá podre de rico.

          Zuckerberg já tá bilionário, poderia vender o Facebook agora e construir um novo planeta Terra. Mas ele quer porque quer entrar na China a qualquer custo. Aí eu te pergunto, pra que ? Ele precisa do mercado de lá ? São os acionistas que querem mais e mais dinheiro. Você iria querer passar toda essa pindaíba de ter que readequar a sua cadeia de fornecimento, contribuir com a censura do país, criar uma nova logística só pra atender UM país em troca de mais alguns milhões, quando você nem consegue mais diferenciar os dígitos da sua conta bancária ?

          Acionistas, cara. Ganância infinita.

          • Mirai Densetsu

            Sim, concordo. Só acho que empresários também conseguem ser tão gananciosos quanto acionistas. Principalmente quando o empresário em questão vislumbra a possibilidade de ter poder político.

    • Diego Marco Trindade

      Eu quero é ver ele tentar fazer a Apple construir os smartphones nos EUA de novo. Ou as montadoras produzirem lá, e não no méxico. E se o pessoal vai aceitar pagar ainda mais caro, ou as empresas diminuirem os lucros.

      • DiMais

        as empresas podem até produzir lá em troca de incentivos fiscais, mas com fábricas altamente automatizadas e com impacto mínimo na geração de empregos prometida por ele.
        a Adidas, por exemplo, já lançou o projeto dela na Alemanha com sua chamada “Speedfactory” e esse é o único caminho viável que eu vejo para empresas voltarem a produzir em países desenvolvidos.

  • Vinícius

    Xiaolce soa como choice. Se foi intencional, o pessoal da Microsoft tá com a ironia bem afiada.

    • Marcos Balzano

      Significa pequeno gelo. E a pronuncia é Shiao-chi

  • OverlordBR

    Só digo uma coisa: “You contain the spark that will rekindle the fire.”

  • Jorge Dondeo

    Obrigado Socialismo!

  • Felipe Torrezini

    Que massacre?

  • Francisco Lunardi

    Ué como assim, socialismo sem liberdade de expressão? Não é o que os socialistas brasileiros afirmam.

  • Pingback: Rússia bane LinkedIn do país e força Apple e Google a removerem o app de suas lojas | HypeNews()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis