Meio Bit » Internet » Cometa interneticídio apertando apenas um botão (ou quase isso)

Cometa interneticídio apertando apenas um botão (ou quase isso)

Com o Deseat.Me, ficou fácil cometer interneticídio e apagar sua presença da internet (desde que você use conta do Google em diversos apps e serviços).

7 anos atrás

delete-end

Ame ou odeie a internet, ela é o que é. Entretanto não raros são os momentos em que muita gente pensa em sumir, desaparecer da rede e atomizar todos os seus rastros, como se eles nunca tivessem existido em primeiro lugar. Ok, é praticamente impossível mas tentam mesmo assim.

Apagar sua presença na internet não é um processo simples. Muitas vezes usamos nossos logins e senhas em diversos serviços, sites e fóruns que acessamos uma vez para nunca mais, isso quando não esquecemos as senhas de acesso. É um trabalho manual essencialmente.

A menos que você utilize apenas sua conta do Google para toda e qualquer interação na internet. Como Mountain View não forneceu até hoje uma ferramenta própria para rastrear em que serviços você usou seu e-mail como chave de acesso, os desenvolvedores suecos Wille Dahlbo e Linus Unnebäck criaram o Deseat.me, que cumpre essa tarefa especificamente.

deseat-me

Quando você se loga com uma conta do Google, a ferramenta passa um pente fino na internet atrás de apps e serviços onde você se logou com ela, oferecendo links para que você possa facilmente deletar suas contas nos mesmos.

accounts

Com alguns simples cliques você pode eliminar uma série de serviços que não utiliza mais ou, se assim desejar apagar tudo de uma vez e minimizar (ou exterminar) sua presença na internet. O que me deixa intrigado é que como uma ideia tão simples não estava disponível há mais tempo.

Veja bem: sites e serviços vêm e vão, há uma série de contas que você seguramente não deve usar mais entretanto seu login permanece. Alguém aqui por exemplo se lembra do Ello? E do Tsu? Pois é.

Ter uma ferramenta simplifica que permita que você elimine serviços que não mais utiliza à mão deveria ser a norma, não a exceção. Pode até não ser interessante por parte do Google, Yahoo, Microsoft, Apple e outras não fornecer tal facilidade atrelada às suas contas de e-mail, mas eu gostaria muito que tal opção estivesse à mão ainda que não para interneticídio, ao menos para me livrar de cadastros zumbis.

Os criadores do Deseat.Me garantem que a ferramenta é segura e nenhum dado de seua conta do Google ou dos demais serviços são coletados. Se ficou curioso, teste e deixe seu feedback nos comentários.

Fonte: Deseat.Me.

relacionados


Comentários