Meio Bit » Arquivo » Internet » Google promove Tasks no Gmail, libera Labs no Calendar e novos idiomas no Friend Connect

Google promove Tasks no Gmail, libera Labs no Calendar e novos idiomas no Friend Connect

15 anos atrás

Uma das coisas mais legais do Gmail é a possibilidade de incrementar o serviço com os add-ons/widgets/penduricalhos do Labs. Em geral são recursos avançados, ainda não testados a ponto de serem liberados ou que beneficiam uma pequena parcela de usuários; uns são realmente úteis, outros, nem tanto. Mas a verdade é que ganha-se muito em produtividade fazendo combinações acertadas com o que é oferecido ali.

Um dos recursos mais legais e úteis do Labs é, sem dúvida, o Tasks, uma to-do list simples, porém poderosa. Implementado sem muito alarde, ele rapidamente conquistou fãs fervorosos, e hoje, alguns meses após nascer, o Tasks tornou-se o primeiro recurso oriundo do Labs a ser “promovido” a recurso nativo do Gmail.

A partir de agora, o Tasks fica no menu principal, abaixo do item Contatos. Desde o lançamento, ele já ganhou versão mobile, melhorias em edição e gerenciamento (incluindo múltiplas listas), suporte a vários idiomas e integração com o Google Calendar. Também ganhou a opção de imprimir listas, algo bastante requisitado pelos usuários. No vídeo promocional (abaixo), o endereço gmail.com/tasks é apresentado.

E por falar em Calendar, a agenda do Google ganhou... Labs! Antes exclusivos do Gmail, os pequenos [insira seu termo favorito aqui] agora estão disponíveis lá também. A justificativa para elas é a mesma do Gmail: liberar features que talvez não agradem ou sejam úteis a todos, de forma que cada usuário possa ativá-las ou não. Embora o post-anúncio informe que os recursos já estão disponíveis, pelo menos na minha conta eles ainda não apareceram… 🙁 .

A princípio, são seis recursos disponíveis no Labs do Calendar, como um que mostra quanto tempo você tem para procrastinar antes do próximo compromisso (Next Meeting), e outro que mostra diferentes fuso-horários ao agendar um compromisso (World Clock).

Desenvolvedores podem dar uma olhada na API experimental que o Google liberou, a fim de criarem seus próprios recursos em cima do Calendar.

cdd23jr4_3fwg5bpgg_b

Por fim (ufa!), o Google liberou mais 47 idiomas para o Friend Connect, o sistema que permite acrescentar características de rede social a qualquer site. O português brasileiro, obviamente, está dentre os novos disponíveis. Com suporte a aplicativos OpenSocial, e aceitação de logins de terceiros, como Plaxo, AOL e Twitter, o Google diz que, hoje, a base de usuários do Friend Connect é de 5 milhões de pessoas. Os novos idiomas podem ser ativados no painel administrativo do serviço, e alteram, automaticamente, os gadgets (ou widgets, como o resto do mundo os chamam) também. Quem gerencia mais de uma comunidade, ou seja, possui mais de um site com o Friend Connect ativado, pode escolher idiomas diferentes para cada um deles.

relacionados


Comentários