Meio Bit » Arquivo » Internet » WhatsApp está liberando chamadas de vídeo para todos aos pouquinhos

WhatsApp está liberando chamadas de vídeo para todos aos pouquinhos

FaceTime que se cuide: o WhatsApp enfim introduz recurso de chamadas de vídeo para todos os usuários; recurso está sendo liberado aos poucos.

7 anos atrás

whatsapp-video-call

O Facebook enfim deu um passo à frente para tornar o WhatsApp ainda mais popular: o recurso de chamadas de vídeo, esperado por grande parte dos usuários começou a ser liberado paulatinamente para todos os usuários nas três plataformas em que está presente: iOS, Android e Windows Mobile.

A novidade em si não é tão grande assim: o Viber, o concorrente multiplataforma direto do WhatsApp já conta com o recurso desde 2014 e mesmo o Messenger, solução do próprio Facebook já faz chamadas de vídeo desde 2015. O Telegram, embora seja mais popular que o Viber possui outra proposta, sequer conta com chamadas de voz. No entanto o Facebook tratou de fazer com que o mensageiro instantâneo pelo qual pagou caro evoluísse com o tempo, a fim de se tornar uma solução VoIP completa e fizesse frente não só ao Viber, mas também (e principalmente) ao FaceTime da Apple.

A solução da maçã, presente desde 2010 nos iGadgets e introduzida em 2011 nos Macs é a mais simples e fluída forma de comunicação por vídeo do mercado, principalmente por ser nativa (claro que o Skype é bem mais antigo, mas a proposta dele é outra) só que desnecessário dizer, não estava ao alcance de todos graças aos preços elevados dos produtos de Cupertino. O FaceTime, assim como outros apps da Apple são tratados como as joias da coroa, diferenciais para vender mais produtos da empresa.

O Facebook sabe disso e trata a introdução das chamadas de vídeo no WhatsApp, o mensageiro instantâneo mais popular do planeta como uma resposta ao Jardim Murado da Apple (o que é uma tremenda hipocrisia, dado o histórico do Facebook) ao fornecer um recurso para o maior número de pessoas possível, e a declaração da empresa deixa bem claro em quem eles estão mirando:

(…) Não existe nada que substitua a sensação de ver os netos dando seus primeiros passos, ou ainda o rosto dos seus filhos que estão estudando no exterior. Nosso objetivo é de que este recurso esteja disponível indiscriminadamente para todos, e não somente para aquelas pessoas que podem comprar aparelhos mais caros ou que residam em um país com excelente serviço de cobertura de telefonia celular.”

Enfim… assim como o Viber, ter o WhatsApp fornecendo a tecnologia permitirá não só que pessoas com aparelhos mais simples possam fazer chamadas de vídeo, mas permitirá que usuários de iOS, Android e Windows Mobile possam se ver em suas conversas, o que é sempre bom.

o recurso é fácil de de usar: desde que ambos contatos já contem com ele ativado, basta selecionar o telefone e clicar em "chamada de vídeo". Nos próximos dias todos os mais de um bilhão de usuários já poderão fazer chamadas de vídeo e o WhatsApp garante a estabilidade das comunicações.

Se você já está usando o recurso, deixe seu feedback nos comentários.

Fonte: WhatsApp.

relacionados


Comentários