Meio Bit » Arquivo » Games » E lá vamos nós — um YouTuber vaza suposto Nintendo Switch

E lá vamos nós — um YouTuber vaza suposto Nintendo Switch

Um jovem YouTuber exibe um suposto Nintendo Switch e o respectivo Joy-Con Grip. Tratar-se-ia do console mesmo ou é marmotagem usando impressão 3D?

7 anos atrás

Depois do anúncio oficial, meio mundo quer pôr as mãos no Nintendo Switch. O marketing foi adequado, mostrou apenas o que tinha de mostrar, atiçou a atenção de vários gamers e fãs da Big N, tudo bem.

Ainda sobre o marketing, muitas fabricantes têm o costume de enviar unidades para “influenciadores” testarem antes do lançamento e publicarem aquele review maroto quando o NDA cai. As empresas exigem a máxima discrição, especialmente quando estão a dias ou mesmo semanas do lançamento oficial.

laguna_nintendo_switch

No caso da Nintendo, ela já deixou claro que fará uma apresentação oficial do Switch somente dia 12 de janeiro. Ou seja: até lá não deveríamos ver qualquer informação sobre preço ou mesmo data exata de lançamento, embora suponhamos que seria no início de março. De qualquer forma, um YouTuber conhecido como Etika fez questão de exibir seu Nintendo Switch durante uma transmissão no Twitch YouTube Gaming.

Dica: bom baixar o volume. Muitos gritos e palavrões.

No vídeo temos o garoto de 26 anos exibindo um suposto Nintendo Switch desligado e seu Joy-Con Grip, aquele acessório que transforma os Joy-Cons num único controle. Como o vídeo original foi apagado do Twitch YouTube Gaming, tudo o que temos por enquanto é o tweet acima com o exato trecho polêmico da transmissão. Isso enquanto a Nintendo não bater o martelo.

Será que há necessidade de a Nintendo apagar isso?

Ela teria todo o direito de proteger sua propriedade intelectual sim, isso o tio Laguna não questiona. Mas acho que já ouvimos essa história de “vazamento” antes: ano passado, um suposto protótipo de um então Nintendo NX teria sido fotografado no escritório de um desenvolvedor.

Voltando ao caso do Etika, o mesmo YouTuber havia publicado uma foto no Twitter com o console e a apagou logo depois. O pessoal do NeoGAF a resgatou e nela podemos ver o suposto aparelho com mais detalhes.

laguna_nintendo_switch_etika

De cara percebemos que em nenhum momento o suposto Switch está ligado. Se compararmos o suposto aparelho com o material oficial de divulgação da Nintendo notamos duas diferenças bem gritantes: a cor do tal aparelho vazado é mais clara e a fonte das letras usadas nos botões XABY do Joy-Con R parece grosseira (Arial Black vs Avenir Medium).

Outros questionamentos mais específicos: a câmera frontal é mesmo tão aparente assim? O botão Home tem mesmo uma borda branca?


Nintendo Switch by Virtual Studio on Sketchfab

Lá no NeoGAF o pessoal notou outros sinais bem específicos de que o aparelho vazado não é nada além de um pedaço de plástico impresso em 3D para se passar por um Nintendo Switch. Como no hoax do suposto protótipo do NX ano passado.

Eles só não conseguiram explicar como no vídeo o Joy-Con Grip parece funcionar perfeitamente. Se for mesmo fake, foi um belo trabalho de impressão 3D, sem dúvida.

Ou, se for verdadeiro, talvez o Nintendo Switch seja mesmo um aparelho bem barato. Inclusive no pior sentido.

Fonte: NeoGAF.


Leia também:

relacionados


Comentários