Meio Bit » Internet » Zuckerberg, delirante, diz que fanfics não afetaram eleição

Zuckerberg, delirante, diz que fanfics não afetaram eleição

As eleições nos EUA foram um desastre pra todos os envolvidos, quem ganhou não sabe como ganhou e quem perdeu não sabe porque perdeu, mas dedos apontando culpados não faltam. O da vez é... o Facebook. Críticos dizem que a avalanche de fanfics e notícias falsas prejudicou a candidatura Clinton. Já Zuckerberg diz que é “loucura” imaginar isso. Quem está certo? Os dois.

7 anos atrás

fanfic

O Facebook se tornou um reduto de crianças-prodígio lacradoras politizadas, militantes contra a injustiça defendendo fracos e oprimidos e gente com respostas magníficas revertendo situações injustas e cruéis. Tudo mentira, claro. Mas não importa. Importa é lacrar, mostrar sua consciência social e ganhar likes, não necessariamente nessa ordem.

As fanfics viraram pequenas fábulas morais, são repassadas alegremente por gente que descobriu que rezar não é a única forma de não fazer nada e achar que está ajudando, dar like também.

Há fanfics positivas e negativas, na maior parte são puro exercício de ego mas algumas são criadas com fins políticos. A profissionalização das fanfics são as matérias falsas, não dos do Bem, como o Sensacionalista e outros sites, mas as que são apenas mentira, como a deputada que teria xingado o PM que matou assaltantes, a Venezuela que estaria com tropas na fronteira junto com forças russas prestes a invadir o Brasil, ou Trump que teria dito que brasileiros são… alguma coisa.

Essas notícias são repassadas com presteza pois ressoam fundo na câmara de eco. Rola um Viés de Confirmação, é algo que reforça a visão de mundo do sujeito, para que ele iria ser cético?

fanfics2-1

A eleição nos EUA foi palco de muitas, muitas fanfics, ainda está sendo: os dois lados mentem descaradamente para defender suas causas, o que mostra que elas não são tão nobres assim. No Facebook as notícias falsas e fanfics são replicadas milhares de vezes mais do que as correções, e a grande reclamação é que ninguém faz nada.

Na grande caça às bruxas para descobrir como a candidata democrata com maior índice de rejeição da História perdeu a eleição agora sobrou para o Facebook. Críticos apontam para as notícias falsas, que teriam influenciado eleitores.

Mark Zuckerberg saiu em defesa de sua plataforma dizendo que é “loucura” a idéia de que pessoas seriam influenciadas por fanfics, e que o Facebook não tem como sair censurando esse tipo de post.

Ele está certo e está errado.

Está certo pois o Facebook não tem que exercer papel de censura, é inviável colocar gente pra monitorar todos os posts e pedir a certidão de nascimento da Nina, 7 anos, ou das crianças de 4 anos politizadas que choraram quando o Trump ganhou.

Por outro lado é extremamente irritante ver pessoas replicando bobagens, como o “mimimi Simpsons previram eleição do Trump”. Pior: cada vez que você manda um link explicando que a notícia é falsa, na melhor das hipóteses é ignorado, na pior, é xingado.

Pessoas reais são prejudicadas por fanfics: uma hamburgueria de Campo Grande ganhou um processo umas semanas atrás depois que um grupo de feministas vegans começou uma campanha de difamação para tentar fechar o restaurante.

Veerender Jubbal é um jornalista canadense, Sikh que na época dos atentados de Paris foi perseguido e ameaçado de morte, tudo porque algum babaca pegou uma foto dele com um iPad e transformou em uma imagem vestindo um colete explosivo e segurando um alcorão.

darkadarkadarka

Em um mundo ideal haveria punição severa para quem CRIA esse tipo de mentira, e métodos automáticos de correção para quem espalha.

O que não funciona é negação. Zuckerberg está tirando o fiofó da reta ao dizer que fanfics não influenciam eleitores. O correto seria dizer que a influência é pequena, pois essas fanfics basicamente ressoam em câmaras de eco, mas que existe, existe.

As notícias reais, exageradas ou não são muito mais danosas a candidaturas, vide as denúncias de Assange e o vídeo de Billy Bush. E o Facebook é ótimo espalhando essas também. Quer dizer, nem todas visto que eles normalmente censuram notícias com viés conservador.

O grande problema é que Zuckerberg está dando um tiro no pé. Ao minimizar a influência do Facebook, para se livrar da culpa de ter ajudado a eleger Trump, ele está dando a entender que o Facebook não tem esse poder de convencimento todo.

Agora imagine um anunciante lendo isso.

Fonte: CNN.

relacionados


Comentários