Google se defende das acusações da UE: “o Android não é uma ameaça à competição”

google-eu

O Google enfim respondeu aos questionamentos da Comissão Europeia para a Competição: acusada de violar as leis antitruste para favorecer o Android no velho continente, a companhia declarou (previsivelmente) que não cometeu abusos, reafirmando seu compromisso em “estimular a competição”.

Sim, também estou rindo.

A briga entre o Google e a Comissão já dura meia década, mas desde que a comissária linha-dura Margrethe Vestager sucedeu o moderado Joaquín Almunia (acusado de ter sido conivente com Mountain View ao passar a mão na cabeça da empresa) as coisas começaram a se complicar. Ela vem batendo com força em diversas frente, acusando o motor de busca e o Android de serem forças que ameaçam a livre competição no bloco por serem grandes e poderosos demais, além do Google insistir em atochar suas próprias soluções em seus produtos e em aparelhos de terceiros, que seriam forçados a se adequarem.

A defesa veio do VP e conselheiro-geral do Google Kent Walker. Segundo o executivo a acusação da Comissão só faria sentido se o fator iPhone fosse excluído da equação, segundo sua visão seu principal concorrente. O caso é que embora a maçã detenha a totalidade virtual dos lucros do setor, a distribuição é bem diferente: em média 9 em cada 10 aparelhos vendidos no mundo no último trimestre foram Androids; hoje quase 70% de todos os smartphones ativos no globo rodam o sistema do robozinho, contra menos de 26% do iOS.

Walker também diz que a parceria com fabricantes é essencial por conta do caráter “aberto” do Android, que é sujeito à fragmentação. Os contratos entre o Google e os fabricantes garantem a estabilidade geral do sistema para permitir que desenvolvedores (cerca de 1,3 milhão na Europa) tenham uma plataforma estável com a qual possam trabalhar. Ok, é compreensível porém os mesmos contratos forçam as fabricantes e sempre darem preferência aos softwares do Google, que majoritariamente vêm pré-instalados nos smartphones. É a mesma queixa que ferrou a Microsoft no passado com o Internet Explorer no Windows.

Walker diz que os contratos não impedem a instalação de outras soluções externas à Mountain View, mas as acusações recentes dizem o contrário.

Claro que tal movimento visa fazer com que o Google se safe de ser multado em 10% de seu faturamento anual (o que hoje fecharia a conta em US$ 7,45 bilhões), mas as chances não são boas em geral. Vestager e a Comissão propõem não só o pagamento de multas como a interrupção total de todas as práticas anti-competitivas, além da medida mais radical de todas: partir o Google ao meio separando o motor de busca do restante, e forçar a companhia a liberar o algoritmo para os concorrentes de forma a equilibrar a competição.

Os próximos meses podem ser decisivos, e pelo andar da carruagem a história pode acabar bem mal para o Google.

Fonte: Google.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Macedo

    Curioso para ver se vão chegar às vias de fato com o Google (aplicação das multas) e sobre quais frentes…

  • Eles tão é com medo de perder o controle.

  • Thiago Bachi Rehbein

    Simples, Google sai da Europa…

    É capaz dessa aí pedir de joelhos para que retorne…

    • PugOfWar

      aí seria a oportunidade pra Microsoft alavancar o Bing, no mundo dos negócios empresas não podem se dar ao luxo de negar o serviço, enquanto for lucrativo elas vão engolir sapos.

      • Rafael

        O problema é que com tudo isso acontecendo, será que a lucratividade do Google na Europa valerá à pena?

        • Rodrigo M

          Com certeza que sim. As empresas aceitam coisa pior pelo mercado da China.

          • Felipe Braz

            E tem pior que abrir o algorítimo de buscas?

        • Maom

          A lucratividade do “mercadozinho” da EUROPA????? Cara EUROPA.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Pessoal não aprende, se olhassem pro próprio umbigo iam achar os jornais espanhóis se ferrando…

    • Raposão do Ártico 🦊

      Cara, como você é um gênio!

      Faz todo sentido o Google sair daqueles países e perder milhares de clientes e reduzir seu faturamento quase pela metade!

      • Jean

        Milhares, milhões, com moeda forte para gastar, prato cheio para os anúncios. Eu, no lugar do Google, abria as pernas. Só não entregava o algorítimo, porque isso seria o mesmo que beijar na boca e aí já seria viadagem.

  • Mirai Densetsu

    Empresas não tentam estabelecer monopólios, eles disseram…
    Empresários são bonzinhos e não cometem abusos, eles disseram…
    O Mercado autorregulado pune quem comete abusos, eles disseram…

    • Ivan

      Essa empresa é muito grande, fornece o que as pessoas querem, então vamos derruba-la, é melhor pra população, afinal o povo é burro e não sabe o que quer.

      • Mirai Densetsu

        Nunca vi liberal sendo contra práticas anticoncorrenciais. Se o Google tenta impor um monopólio na área de marketing digital, é lindo para os liberais. Se o Estado tenta punir o Google por querer impor esse monopólio aí não.

        Depois falo que liberal é a mesma coisa que corporativista e eles reclamam.

        • Ivan

          Que praticas anticoncorrencia google faz? de outros exemplos para eu entender.

          Ainda esperando a logica por trás de defender empresas nacionais e achar ruim quando essas empresas prestam um mal serviço, exemplo as montadoras.

        • Ivan

          Aproveita e comenta sobre como o mercado paralelo ajudou o mercado gamer no Brasil, explica pra nós como impostos abusivos e legislação que coloca games de console no mesmo nivel dos jogos de azar é bom para o povo.

          • Mirai Densetsu

            Não sem antes você explicar como, apesar de os impostos na Alemanha – que é membro da União Européia, que interfere MUITO na Economia – serem maiores do que aqui no Brasil, o preço dos consoles e dos jogos lá estejam em um preço bem mais razoável do que aqui.

          • Ivan

            Quais são os impostos que incidem em eletronicos na Alemanha e aqui?

          • Ivan

            Vamos supor que o imposto seja o mesmo ou até maior.

            Quais os custos para abrir uma empresa, quais os custos de um funcionario, qual é o custo da burocracia, quais os custos dos combustiveis, quais os custos com transporte, por favor querer reduzir tudo a imposto é ser simplista demais.

          • Theuer

            Sério? Você precisa de explicação para entender isso.
            O problema não é cobrar imposto e sim fazer isso da maneira criminosa que nosso governo de sonho totalitário faz. Exemplo simples, de dentro da Alemanha eu importei material e tive que pagar imposto, quando fui embora, declarei saída de lá do material e SEMPRE fui restituído do valor.
            Tente isso por aqui…
            Não dá para comparar o incomparável.

        • bruno torrente

          Se um cara se diz liberal sendo contra pratica anticoncorrenciais com certeza ele não eh liberal.

          Liberal sabe que alguem que tente monopolio sempre falhara miseralvelmente, e se faz concorrência criminosa e por que o sistema de justiça estatal falha.
          Olhe o caso do processo da oracle contra o google como exemplo.

          • Mirai Densetsu

            Se um cara se diz liberal sendo contra pratica anticoncorrenciais com certeza ele não eh liberal.

            E é engraçado quando ainda falam que não são pró-empresa.

            Liberal sabe que alguem que tente monopolio sempre falhara miseralvelmente, e se faz concorrência criminosa e por que o sistema de justiça estatal falha. Olhe o caso do processo da oracle contra o google como exemplo.

            Microsoft e Google discordam de você.

            E eu achei que liberais fossem contra toda e qualquer intervenção do Estado na economia. E não custa lembrar que o Poder Judiciário é parte do Estado.

          • bruno torrente

            Realmente errei no texto liberais são contra anticoncorrencia, mas não são a favor do uso da força e se necessário resolve na justiça … E sim justiça já houviu falar de justiça e resolução de conflitos privada ? Inclusive ja em prática em maior e menor grau em outros paises

            Microsoft não tem monopólio, tem pseudo monopólio, na área de servidores e aplicações extremas ( ex super computadores, equipamentos de rede ) ela ainda patina, nos desktops ela tem mais usuários por que desde o início ela vende pré instalado e entrega uma plataforma fácil de usar, mas quando apelou com a concorrência perdeu dinheiro entre outros problemas foi processada, o mesmo vale para o google.

            Ninguém te obriga usar windows, mas no dia a dia eh mais fácil no desktop para um usuário eventual ou leigo, engraçado que quem ganhou nos celulares foi os Unix like ( android e IOS ) e todas as tentativas contrárias da Microsoft falharam.
            Pergunte a um usuário se ele quer usar Linux ou bsd da vida ou mesmo ser obrigado a pagar para existir concorrência só por alguém decidiu via canetada isso.

          • Mirai Densetsu

            Ué, mas liberais não são contra a interferência do Estado na economia? O Poder Judiciário faz parte do Estado.

    • Vinicius Zucareli

      Capitalistas malvadões entregam o melhor serviço de busca de forma gratuita! Num sistema operacional de código aberto, que pode ser usado e modificado por qualquer um!

      Malditos porcos capitalistas! Vamos proibi-los de fazer isso!

      • Mirai Densetsu

        Você sabe que o serviço do Google não é gratuito. Você só paga nenhum centavo pelo serviço de buscas porque você é o produto. Inclusive no caso do SO que pode ser usado e modificado por qualquer um.

        • Vinicius Zucareli

          e?

          Se eu aceitei os termos de serviço e não saiu nenhum centavo do meu bolso?

          O Google é MUITO mais de graça do que andar na rua. A rua você paga indiretamente com dinheiro, o Google você paga usando o produto deles.

          • Mirai Densetsu

            Sendo que você não pode controla o que eles podem saber sobre sua vida nem o que eles fazem com essas informações. Mas foda-se, é de graça!

        • A questão é: todo mundo tem seu preço. É mais que claro que as pessoas estão dispostas a trocar um pouco de sua privacidade por comodidade.

      • Claudio Torres

        Quanto você acha que custa sua falta de privacidade?

        • brunodmjr

          Você sempre pode desenvolver seu próprio buscador, seu próprio sistema operacional com apps. Aliás, estou precisando de um lacaio, quer trabalhar de graça pra mim? 😀

          • Claudio Torres

            Não entendi.

        • Vinicius Zucareli

          Achei que a discussão era sobre monopólio, minha capacidade de interpretação anda meio ruim.

          E, minha privacidade? Depende. No meu email pessoal (que eu basicamente uso pra cadastros), não dou a mínima.

          Se eu quisesse um serviço de email seguro eu procuraria um. Escolhas, meu amigo. Você quer impor as SUAS condições de serviço ao Google? De graça?

          Por acaso quando papai te dá um celular novo você vira e fala: “Mas eu só aceito se for um iPhone 7 plus com 256GB, plano de dados ilimitado, assinatura do Spotify e Netflix e capinha do Che”?

    • bruno torrente

      Primeiro empresas podem TENTAR estabelecer monopólios mas sem ajuda estatal iram falhar miseravelmente, mesmo com pseodo monopolio so se sustentara se realmente atender as demandas dos usuários.

      Não empresários não são bonzinhos, mas num mercado autoregulado falhas levam a falência e pobreza ( ou no caso de um empresario morte do seu nome no mercado ou blacklist como fazem para créditos e bancos )

      Resumindo se pergunte muitos usam google e seu android porque são obrigados ? seus concorrentes como bing recebem bombas na cabeça impedindo concorrencia ? Como assim a apple lucra mais que o google ?

      Entenda o entorno, e quando ver algo fora da linha se pergunte foi o mercado ou o estado que gerou o problema ?

  • Odilon Costa Neto

    Certeza que o Google prefere ameaçar a saída do continente velho do que expor a galinha dos ovos de ouro deles (algoritmo de busca). É tipo pedir pra coca-cola dividir a fórmula deles com outros competidores.

  • Aguardando comentários do Raposão para análise. Grato.

  • Mikael Maya

    Espera aí, querem que o Google dê o algorítimo do seu motor de busca pros concorrentes, porque estes não tem capacidade de fazer algo a altura? Tão de sacanagem né? Daqui a pouco vão obrigar a Coca Cola a dividir sua formula também.

    • Maom

      Nem precisa. A Dolly já usou seus cientistas para descobrir a fórmula e vai dominar o mundo com o mascote mais querido da tv brasileira.

    • Alvaro Carneiro

      exatamente isso, o recado é:

      – não invistam em pesquisa e desenvolvimento, porque se voce ganhar muito dinheiro com isso o governo vai te obrigar a ceder a sua propriedade intelectual para a concorrência.

  • otaviodecamposg

    Nao existe propriedade intelectual? Não entendo porque uma empresa seja forçada a se dividir ou disponibilizar seus produtos para qualquer outra empresa.

    • Alvaro Carneiro

      também nao entendo.

      mas a coisa na prática acaba assim.

      exemplo na frança o Carrefour ficou tão grande e foda que foi obrigado a criar programas para ajudar os mercadinhos de bairro, que estavam todos falindo devido a presença massiva do Carrefour.

      ou seja tua empresa faz tanto sucesso que chega um ponto que você tem que ajudar sua concorrência.

      e estamos falando de um mercado livre, ninguém é obrigado a usar google, android, iphone, windows, linux – cada um usa o que quer (e o que pode).

      • bruno torrente

        Mas ai que esta em vez de desburocratizar ou detectar poque os mercadinhos não conseguem concorrer, ja vão criando mais burrocracias para os clientes que não tem nada a ver com a historia pagar.

        Mercadinho de esquina não aguenta o Tranco ? que vá a falência e pronto.

        Na região de guarulhos,mogi e itaquaquecetuba, muitas redes de grandes supermercado / Hipermercados tentaram retirar os nagumo da jogada, e sempre falharam, chegou ao ponto de comprar todos os mercados Nagumos so para acabar com a marca ( Grupo Pão de Açúcar / Barateiro ) , e o Nagumo esperto vendeu acima do valor de mercado.

        Depois usou o dinheiro para comprar inúmeros terrenos em locais estratégicos, sendo o principal ao lado de onde eu moro, construiu o maior mercado deles do zero no local, enquanto isso adivinha quem faliu e fechou inúmeros locais ? Por sinal adivinha quem comprou os mercados antigos incluindo os produtos dentro a preço abaixo do mercado ?

        Resumo os caras são muito maiores do que eram antes ( 13 cidades e agora tem mercado / atacado / armazém ) , usaram os que tentavam monopolio como trampolim ( perderam n a nota fiscal e verdade que agora e baratao ) mas nome fantasia gigante na entrada e sacolas continua o mesmo ( nome de familia ).

        • Daniel

          Que da hora essa história renderia um post kk. Não é porque é a banãnia que todo mundo é bobo…

          • bruno torrente

            Com certeza muitos donos de supermercado se deram bem na época …

        • Theuer

          Ué? Essa história é do Shibata…

          • bruno torrente

            Não o Shibata e outro caso, mas era quase na mesma situação na época… Por sinal vários outros passaram por isso ..

          • Theuer

            Pois é, perguntei porque é parecido mesmo.
            No caso do Shibata foi um contrato de locação dos pontos por 10 anos para o Grupo Pão de Açúcar com cláusula de restrição regional. Durante estes dez anos o Shibata não poderia abrir lojas na região.
            Resultado:
            O GPA encheu Mogi de mercadinhos merdas que a população não gostou enquanto o Shibata extendeu suas lojas por Jacarei, São José, etc… Este contrato já venceu e o Shibata voltou com algumas lojas para cá.
            É incrível a capacidade do GPA em não atender/entender o público.

  • Maom

    Essa de calça preta e camisa branca é a tal da Margrethe Vestager. Os carrinhos verdes autônomos são o monopólio dos serviços de busca do Google.
    https://uploads.disquscdn.com/images/5afaff50dab8e99128741f5772e5f9f1d209dca5eaf3aabd193f00ea078fab29.jpg

    • Saul Goodman

      Uma dica para quebrar o “monopólio do serviço de busca do Google”: Não use Google.

  • Samuel

    Enquanto isso o MPF acabou de pedir para o Google “parar” de analisar os emails no Gmail.

  • Vinicius Zucareli

    Eu rotineiramente utilizo o Bing para pesquisas (sério), e não sinto muita falta.

    Utilizo um smartphone android e a integração com os serviços google pra mim é essencial, perderia se tirasse.

    Não entendo essa história de monopólio. Como um serviço gratuito, que possui concorrentes amplamente disponíveis e que não me força a nada pode ser monopolista?

    • Alvaro Carneiro

      a questão não é o motor de busca, e sim o android.

      resumidamente google licencia o android para os fabricantes, mas contratos, acordos etc barram a inclusao de produtos concorrentes dentro dos aparelhos android.

      quando leio isso lembro daquelas frases “para que iphone, uso android e sou livre”

      a liberdade é uma ilusão.

      • Vinicius Zucareli

        Sou livre pra escolher, sim senhor.

        Saí do Windows Phone por vontade própria há uns 4 meses. Não estou preso no Android. E, mesmo no Android, eu posso ir lá e mudar tudo o que eu quiser.

      • Ivan

        Se for assim é meio desleal da parte da google, mas SO dela regras dela, tipo o que a esquerda prega “meu corpo minhas regras”

      • Alexandre

        Qual SO para celular é diferente?

      • nayara

        Engraçado que quando a MS faz isso o meiobit defendia

    • Renato Oliveira

      Também uso o Bing.

      • nayara

        Achei 2 usuários da ferramenta. Legal

        • Jean

          Já tentei me adaptar ao Bing, mas não curti, no máximo foi igual ao Google, com o peso de ter que adaptar meu dedos para digitar “bing” ao invés de “google”. Logo, eu, livre para escolher, escolhi o que me atendia melhor e já estava adaptado a usar. Algo errado nisso? Não.
          Usar o Bing? Só se me oferecer algo melhor, que faça valer a pena mudar meus hábitos e pensar “caraca, como usei a internet sem isso?”, coisa que o Google fez e por isso é a gigante que é hoje.

          • Nil Obermüller Schaupp

            Ave Império !

  • Jorge Dondeo

    “Android de serem forças que ameaçam a livre competição no bloco por serem grandes e poderosos demais” Fala isso a mulher que comanda a UE. PQP!!!!!

  • jairo

    Decisão acertada da Inglaterra em sair da UE e seu cabide de emprego

  • Smartfox

    Agora eu gostaria de levantar outra questão.

    O que difere o monopólio do buscador do Google e do Android, do monopólio do Windows que equipa 90% de todos os desktops e notebooks do mundo? Isso sem falar nas vendas casadas do Windows com os PCs, Notebooks e agora com os tablets também. É claro que as vendas dos PCs está em queda, mas ainda é um mercado muito grande e que é dominado pela Microsoft.

    Não seria sensato então dividir a Microsoft ao meio também, a fim de aumentar a competição nesse mercado que ela domina sozinha?

    • Esqueceu o final dos anos 90 ou não eras nascido ainda?

      • Smartfox

        Eu era nascido, mas tinha apenas 3 anos. Rsrs

        O que eu perdi? =)

        • Hahaha. Microsoft tomou o maior tufo com o Internet Explorer embutido no Windows, algo que destruiu o ótimo Netscape (que abriu o código fonte e hoje é o FF).

          A EUROPA foi pra cima da Microsoft igual agora com o Google e a MS perdeu. O Bill Gates mostrou todo seu ego inflado e arrogância nos tribunais e teve que sair com o rabo entre as pernas.

          Procura documentários. Tá cheio dublado e pirata no YouTube e tem algo no Netflix também.

          • Smartfox

            Obrigado pela dica, vou dar uma olhada mais tarde e procurar a história. Eu achei que esse problema com o Internet Explorer fosse um episódio recente. Rsrs

      • Raposão do Ártico 🦊

        A molecada aqui que defende o Google nasceu no final dos anos 90.

        • Sim, manada modinha, tudo revoltado, só Google é o justo. Parece militantes do PT.

    • felipelsp

      As buscas/Android geram muita grana de publicidade para o Google.

      Jas os Pc nem tanto. Único q poderia reclamar é o povo do Linux!!!

      • ochateador

        PC agora não gera muita coisa.

        Mas comece a olhar. Você vai ver windows 10 e cortana integrados (não é possível instalar apenas o w10, tem que ser os 2), e a cortana usa o bing.

        Basicamente temos 3 produtos da microsoft integrado de forma umbilical e que ela não irá separar: windows, cortana, bing. 4 produtos se considerarmos o MS Office.

        Daqui um tempo o pessoal vai se tocar que toda pesquisa feita na “barra de pesquisa” usa o bing como resultado principal e estão gerando dados de graça para a microsoft.
        Muito provavelmente a UE não vai gostar disso e vai querer acabar com a farra.

    • ochateador

      Quero ver como ficará a história do windows 10 e cortana…

  • Gaius Baltar

    Tudo é questão de tamanho (opa…), pois com o Android estando na grande maioria dos smartphones o Google tem o peso para ditar os rumos do mercado, mais ou menos o que se passou com a Microsoft e o Internet Explorer. A solução é o Google disponibilizar apenas a Play Store e dar liberdade para que cada um escolha os apps que quer. O problema para o Google é que isso diminuiria a base de captação de dados, real fonte da grana da empresa.

  • ochateador

    Bem difícil o google abrir o código-fonte de seu algoritmo….

  • Jack Silsan

    Situação complexa. O que o Google pode fazer é parar de socar via contrato seus serviços em aparelhos Android vendidos na Europa, e permitir que as fabricantes usem o fator open source do sistema pra escolher quais serviços, de mapas à assistentes virtuais passando pelo buscador, querem instalar nos seus dispositivos – certamente a maioria escolheria os do Google mesmo.
    Eu acharia interessante aparelhos que viessem de fábrica com a Cortana, pela integração que ela traz com computadores rodando o Windows 10

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis