Documentário Paralelos conta a história dos games no Brasil

paralelos

Quando se trata de games, o Brasil sempre pareceu viver num universo paralelo, um onde a SEGA conseguiu derrotar a Nintendo e se para nós é difícil entender como o mercado nacional se desenvolveu, fico imaginando para pessoas de outros países.

Então, Hugo Haddad e Pedro Falcão decidiram contar um pouco dessa história e para isso eles criaram o documentário Paralelos, que em três episódios aborda desde as adaptações feitas por empresas como a Tectoy, até a pirataria e gambiarras que ajudaram a fazer com que os jogos eletrônicos se popularizassem por aqui.

Contando com a participação de jornalistas renomados como Pablo Miyazawa e Flávia Gasi, além de figuras importantíssimas para o cenário nacional, como presidente da Tectoy Stefano Arnold e o engenheiro da Gradiente Marcos Santos, o documentário é uma ótima oportunidade para as novas gerações saberem como as coisas funcionavam nas décadas de 70 e 80, mas também uma ótima maneira dos mais velhos fazerem uma viagem no tempo.

No primeiro episódio conheceremos um pouco sobre os fliperamas improvisados, já no segundo o tema será os jogos produzidos por aqui, assim como a oportunidade gerada pela ausência das fabricantes oficiais, o que deu origem por exemplo ao Phantom System. Por fim, eles abordam a onda das modificações para jogos como Winning Eleven e a popularização dos eSports, algo que ainda estamos vendo acontecer.

Como os três episódios estão disponíveis apenas na página da Red Bull, você precisará ir até lá para assisti-los, mas devido a qualidade do material e ao forte apelo nostálgico que ele possui, acho que isso não será um problema.

Talvez o único defeito do Paralelos seja a sua curta duração, pois acredito que assim como eu, mais apaixonados por videogames adorariam passar horas e mais horas conhecendo ou revisitando essas fantásticas histórias.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples