Nintendo confirma fim da produção do Wii U

wii-u

Se tem algo que a indústria de videogames tem nos ensinado, é que não devemos acreditar muito nas declarações dadas pelos responsáveis pelas empresas. Veja por exemplo o caso da Nintendo. Em março passado surgiu o rumor de que o Wii U teria sua produção encerrada, possibilidade esta que voltou a ser especulada nas últimas semanas e em ambas as situações a fabricante negou as histórias.

Pois bem. Eis que apenas alguns dias após um representante da Nintendo ter tentado tranquilizar os interessados em adquirir o console, a página japonesa do Wii U recebeu uma atualização onde os dois únicos modelos ainda disponíveis passaram a contar com a legenda “produção agendada para encerrar em breve”.

Como essa foi a maneira escolhida pela empresa para anunciar o fim de outros aparelhos, parecia um forte indício de que pelo menos por lá o videogame estava com os dias contados. Então, ao entrar em contato com a divisão norte-americana da BigN, o site Kotaku obteve a seguinte resposta:

Podemos confirmar que a partir de hoje, todos os Wii U disponíveis para o mercado norte-americano para esse ano fiscal já foram enviados para os nossos parceiros do varejo. Encorajamos qualquer um que queira um Wii U a se comunicar com sua loja preferida para monitorar a disponibilidade.

Diante desta confirmação e da realização da Black Friday nos próximos dias, a procura pelo console deverá ser muito maior do que poderíamos esperar e por isso acho muito provável que os estoques esvaziem nos Estados Unidos até o fim do ano. Se isso acontecer, quem não conseguiu adquirir um Wii U terá que recorrer a modelos usados.

A declaração por parte da Nintendo também serve para termos uma real noção do péssimo desempenho do seu último lançamento, já que a base instalada leva em consideração as unidades enviadas para as lojas e com isso o número final do Wii U não deverá ser muito diferente do que foi divulgado recentemente. A lista então ficaria assim:

  • Wii — 101,63 milhões
  • NES — 61,91 milhões
  • SNES — 49,10 milhões
  • Nintendo 64 — 32,93 milhões
  • GameCube — 21,74 milhões
  • Wii U — 13,6 milhões

PS: a mensagem divulgada pela Nintendo of America pode significar que eles não produzirão mais consoles nesse ano fiscal, com a situação mudando após março, mas eu não contaria com isso.

Fonte: DigitalSpy.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Aí você vê como a coisa foi feia, WiiU vendendo menos que o N64, e menos que o Game Cube, superando apenas o Virtual Boy.
    Vamos ver como será com o Switch

    • Bruno Renostro

      Acho que o switch vai de cara já superar o wii u, pelo hype todo da Nintendo os ultimos tempos,pokemon go, mario run, mario na copa…

      • Ivan

        mas propostas bem diferentes, ninguem vai compar um switch por causa de mario run ou pokemon go.

  • Othermind

    Bom que o preço dos que estão no mercado vai cair…. acho..

    • Flávio Junior

      No Brasil não. Aqui, qualquer novidade (boa ou ruim) é motivo pro preço subir.

      • Diego Diego

        Pois é! Daqui a uns meses vamos ver o Wii U ser vendido uns 40% mais caro, como raridade vintage….rsrsrsr

      • Diego Berlezi Ramos

        Isso me lembrou que, há uns dois meses atrás, eu vi numa Saraiva em PoA, um Nitendo DS lite sendo vendido por quase R$900,00. Nem para desovar o console eles baixaram o preço!

  • Germano

    La no mercado americano talvez o preço caia mesmo, especialmente na Black Friday, com as lojas querendo desovar seus estoques do console morto. Digo “talvez” porque só imagino fãs ferrenhos e colecionadores querendo garantir o seu, o publico em geral devera procurar outras opções.
    Já aqui… … … o tempo dirá.

  • B4klaudio

    É mesmo uma pena, E pensar que se tivesse sido um Wii-HD, nos moldes do que a Sony está fazendo com o PS4 Pro, Acredito que teria sido um sucesso (bem … eu teria comprado).

    • Mas o Wii U é praticamente isso, um Wii HD, inclusive com suporte a jogos do seu antecessor.

      • B4klaudio

        Bem … Eu não sabia do suporte aos jogos de Wii. Mas eu penso mais na estratégia… teria mantido a base instalada do Wii , e poderia vir com o controle já atualizado com o wiimotion plus. Aquele gamepad com tela criou uma confusão na proposta do console.
        Eu tambem acho que a Sony está certa com a dupla PS4 slim / PS4 pro. Esta geração tem cara de intermediária, Agora a nova geração pode realmente começar.
        Enfim… Espero que o Switch seja bem sucedido.

        • O curioso é que muitos creditam o fracasso do Wii U justamente a semelhança dele com o Wii.

          • Eu já acho que foi uma serie de fatores, mas o maior foi ele ter sido lançado muito tarde, provavelmente para não concorrer com o Wii que estava vendendo bem. Se ele tivesse concorrido apenas com PS3 e Xbox 360, tivesse sido lançado com mais jogos, ainda lembro a sacanagem da Ubisoft que prometeu o Rayman exclusivo e depois atrasou quase um ano o jogo pra lançar pra todos os consoles, até isso atrapalhou, com certeza ele teria sido melhor sucedido. Se o tablet fosse um acessorio, barateando o preço , com certeza muito mais gente teria comprado, eu sempre quis um, mas sempre achei o preço dele meio salgado, não pelo hardware em si, mas pela biblioteca de jogos.

      • O problema é que o joystick/tablet aumenta bastante o preço do console, se ele fosse só o wii hd, provavelmente teria sido bem mais barato e mais popular. Fora que muitas thirdies atrasavam os jogos por que não sabiam oque fazer com a segunda tela. Eu acho fantastico a segunda tela, poder jogar quando outra pessoa quer assistir a televisão é um grande diferencial, e a tela touch igual ao 3ds sempre da diversas formas de jogabilidade. Mas infelizmente, não era oque as thirdies/publico realmente queriam.

  • Essas vendas do Wii U foram do nível do Dreamcast. Se a Nintendo não fizer a arquitetura e poder do Switch similar ao PS4 e XOne, vai ser o último console deles. Anotem. Os gamers em geral cansaram de comprar uma plataforma só pra jogar Mario e Zelda (sendo q o Wii U nem Zelda teve). Sem apoio das third parties, acabou.

    • Não teve em partes, porque o console recebeu as versões remasterizadas do WindWaker e do Twilight Princess, e o Breath of the Wild será lançado em março.

      • Sim, mas nada exclusivo. Remasters de Game Cube e Wii e o novo que provavelmente será lançado pro Switch tbm. O 3DS pelo menos teve remasters mas teve o “A Link Between Worlds” de novidade.

        • Lembre que PS4 e Xbox One tem sido criticados justamente pelo excesso de remasterizações.

          • Sim, por isso não comprei nada dessa geração ainda. =)

          • O que me deixa chateado é a postura da Nintendo. Eu comprei um Wii em 2010 e a última reba de jogos foi em 2011 quando saiu o Skyward Sword. O Wii U nem tinha sido lançado e o Wii já havia sido abandonado. A mesma coisa agora. Vão largar o Wii U (que nem decolou direito, que conste) sem o Switch nem ter saído. Lembra do Super Nintendo? Lembra da safra f*da de jogos de 1996, quando o N64 já tava nas lojas? A Nintendo não faz mais isso. Agora ela simplesmente abandona o barco.

            Edit: Ah, que conste. Eu também comprei o PS3 na geração passada, que foi lançado junto com o Wii, e até 2013 continuaram lançaram muita coisa boa. The Last of Us, que pra mim foi o melhor jogo da geração passada, saiu no ano de lançamento do PS4. Wii U morrendo e até hoje ainda sai alguma coisinha na PSN pra PS3!

          • Noneldo

            Só um detalhe. Xenoblade, Last Story e Pandora’s Tower são jogos excelentes (e não consigo enfatizar o suficiente o “excelentes”, principalmente pro Last Story) do Wii foram lançados em 2012.

            *Ok, se não me engano o Pandora’s Tower foi lançado antes no Japão.

          • Na verdade, todos esses jogos saíram em 2011 (aliás o Xenoblade saiu em 2010 e em 2011 já tinha na Europa, em inglês e tudo), mas lançaram na base do abaixo-assinado nos EUA. Essa aliás foi mais uma palhaçada no Wii. Esses jogos saíram em nº limitadíssimo. Esgotaram rápido e sumiram. Logo depois já custavam uma fortuna no ebay. A mesma coisa a Nintendo fez com o Metroid Prime Trilogy e os Resident Evil 1 e Zero, que eram basicamente os de Game Cube, adaptados ao Wii Remote, que simplesmente sumiram de circulação e também só eram encontrados por preços extorsivos.

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        O legal (ou não) é saber que alguns dos melhores jogos do console são versões remasterizadas de gerações anteriores. Contudo, isso não é exclusividade do Wii U, pois o PS4 e Xbox One também sofrem com isso.

        Eu joguei recentemente esses dois jogos no Wii U de meu irmão e eles são excelentes! No entanto, é triste saber que o console só tem poucos jogos que valham a pena jogar. Mas, quando se desbloqueia o console, abre-se um leque enorme de possibilidades, incluindo jogos de N64, Game Cube, SNES etc (por meio de emuladores desenvolvidos pela comunidade ou até nativamente).

        • Ivan

          acho que sou um dos poucos que teve n64 e não jogou zelda.

          • Manoel Jorge Ribeiro Neto

            Eu nunca tive N64 (sempre fui sonysta), mas joguei os Zeldas por meio de emuladores. E agora no Wii U. Dos jogos da Nintendo, só gosto de Zelda mesmo 😛 .

    • Rafael

      Eu entendo que o WiiU não teve vendas altas pq o povo não entendeu o conceito e não quis dar dinheiro por algo que não entende. Acho que o hardware em si nem foi avaliado e sim a forma de utilização que espantou os cliente.

      Eu particularmente compraria brincando o Switch mesmo com hardware inferior ao PS4/XOne. Só não vou comprar se não conseguir segurar a grana – e a vontade de jogar um VG – até março.

      • Quando falei em hardware é que as third parties nem se importam de lançar algo para um hardware inferior e diferente. Lembrando que PC, PS4 e X1 tem a mesma arquitetura básica. Aí tu, enquanto empresa, vai separar um time de desenvolvimento, gastar milhões de dólares numa versão pra Wii U, que não vai nem se pagar por não ter base instalada? E é um ciclo vicioso. As softhouses não fazem jogos pq não vai vender, e as pessoas não compram o aparelho pq tem poucos jogos.

        • Pelas parcerias que a nintendo diz ter dessa vez, as principais engines do mercado serão compativeis com o switch desde o lançamento, oque barateia muito portar um jogo. Se o jogo for simples é so mandar a engine compilar para o switch, se o jogo for pesado ai já vai gastar um pouco com otimizações, mas não vai ser aquela fortuna que gastam quem tem engine propia. Fora que ter apenas uma tela simplifica muito para portar os jogos. A unica dor de cabeça, mas nem tanto é ela trabalhar com chips arm ao invés de x86_64 , mas pelo menos tem muito mais gente familiarizada com arm atualmente que com PowerPC que a nintendo usou até agora.

        • Metalmacumba

          claro, com certeza não é, mas esse lance de “arquitetura básica” eu não duvido nada que um dia seja só uma chave de criptografia no disco, por dentro vai ser tudo igual, tipo 3DO. tá forcei.

    • Metalmacumba

      o Dreamcast é meu console favorito desde o dia que comprei o meu, 24/08/2002 🙂 mas a nintendo tá brincando com fogo com esse switch.

    • tuneman

      “Se a Nintendo não fizer a arquitetura e poder do Switch similar ao PS4 e XOne”
      não será. já é sabidamente que é uma arquitetura diferente do PS4 e xbox.

  • Gradash

    Novo aparelho que na época todos cagaram para ele e daqui a 10 anos todos vão falar que era um dos melhores consoles da época bem ao estilo Dreamcast feelings. O bom que o emulador está a vento e poupa!

    • Diego Diego

      Sem dúvidas o Wii U foi o maior papelão da Nintendo após o horror em forma de robô com lepra do Virtual Boy.
      Concordo quanto ao Dreamcast, mas, ao contrário do vg da Sega, que mostrava uma real evolução em termos de gráficos e acessórios na época em que foi lançado, o Wii U foi apenas um fiasco triste que já nasceu obsoleto.

      • O Wii U não foi uma revolução visual, mas em temos de acessório ele inovou com a segunda tela. Pode não ter vingado, mas dizer que não tentou inovar é exagero.

        • Just a Gamer

          Realmente o Wii U foi uma tentativa de inovação, mas falhou miseravelmente. Nem a própria Nintendo conseguiu usar a tela do controle de forma satisfatória.

          No fim foi apenas um console fraco tecnicamente (mesmo tendo excelentes jogos produzidos pela Nintendo) e com um acessório que encareceu o videogame, mas que na prática não serviu para nada.

  • Vamo ver se o Switch não seguirá o mesmo caminho.

  • Metalmacumba

    O wii u, pra mim, é o melhor custo benefício em questão de emulação num console:
    roda wii u, roda wii, roda GC (e roda em 480p e não precisa do cabo mais caro do universo pra isso) destravando o modo wii e roda uma cacetada de games do VC no wii u e se você for do time pirateio enfia tudo no VC to vWii.

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Exatamente. Para emulação de diversos consoles, o Wii U é excelente!

      • Metalmacumba

        Isso! E eu esqueci de dizer que a biblioteca do Wii U não é de forma alguma descartável.

        • Germano

          Da ultima vez que me informei, o desbloqueio não rodava os jogos de Wii-U, so todo o resto (Wii, VC, emuladores e etc). Ainda esta assim?

          • Manoel Jorge Ribeiro Neto

            São dois desbloqueios diferentes: um para jogos de Wii U e outro para todo o resto 😉 . Para o desbloqueio para Wii U, pesquise aí no Google por loadiine 😉 .

          • 640k is enough

            Não precisa mais do loadiine, surgiu outro método, melhor procurar no gbatemp…

          • Julio Verner

            Não, roda tudo do USB. Tá mesma coisa do Wii, só mais caro pq tem alguns jogos a mais e uma tela avulsa pra deixar carregando a cada 2 horas.

    • Ivan

      wii u é facil de desbloquear?

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        É fácil. Para os jogos de Wii U, basta um cartão de memória (de preferência, classe 10, com 32 GB ou mais) para os jogos e seguir o tutorial de desbloqueio. Para jogos de Wii, GC etc, é necessário um jogo de Wii compatível com o desbloqueio (para pegar uns arquivos necessários), um cartão de memória de 2 GB ou menos (para o desbloqueio) e um pendrive (ou HD externo) para os jogos e seguir o tutorial de desbloqueio.

        • Ivan

          estranho wii u ser tão facil e 3ds ser um saco, tutorial dele é bem chato e só era compativel com algumas versões de firmware, isso saiu ano passado depois de varios anos sem desbloqueio definitivo só com os flashcards.

        • 640k is enough

          Agora dá pra colocar os jogos do wiiu na memória ou HD externo, felizmente acabou a exigência de cartão SD para rodar os jogos através dele.

          • Manoel Jorge Ribeiro Neto

            Hum, bom saber disso 🙂 .

    • Vinicius Santos

      GC? Roda jogos do GC?

      • Metalmacumba

        Se você usar imagem do disco com adaptador de controle e o nintendont rodando em cima do vWii sim. parece complicado mas é simples.

    • Theuer

      Aí sim, fomos surpreendidos novamente!
      Vou pesquisar sobre isso.
      Valeu.

    • Julio Verner

      Melhor custo benefício onde? Wii acha-se por 200 reais. Perde-se meia dúzia dos jogos do wii u que pode ser emulados no pc… Não há o menor benefício em 800 reais pra meia dúzia de jogos.

      • Metalmacumba

        tudo bem, eu detesto emular no pc e pra
        Mim ainda e um ótimo custo beneficio ter um aparelho só na sala rodando tudo e seus próprios jogos.

  • советский медведь

    Realmente espero que pelo menos relancem os principais jogos do Wii u para o switch, caso ele não seja retrocomtivel. Quero muito jogar dk e Wind waker mas não quero um console só pra isso…

  • Noneldo

    Segredo para o Switch ser um sucesso (independente do Hardware e do apoio das 3rd Parties):

    1° retrocompatibilidade com os jogos e acessórios do Wii U (mesmo que o leitor da mídia fique no dock e vc só possa usar o modo Wii U em casa).
    2° retrocompatibilidade com 3DS/DS, da mesma forma dos jogos de DS rodando no Wii U com o Wii U Pad (jogar 3DS na minha TV seria um sonho se tornando realidade).
    3° uma forma nativa de emular Android.

    Opcional: uma tela 3D igual à do New 3DS.

    • Emular Android?? Concordo com o 1 e 2. Mas a 3a é bizarro 😀

      • Noneldo

        Imagina usar o Switch de tablet, ter toda a biblioteca Android à disposição, conseguir usar o whatsapp, redes sociais em geral, ter um chip 4g parecido com o que o Vita tentou fazer.
        Eu acho que seria muito bacana.

        • A ideia é boa, compreendo tua intenção.

          Mas não daria muito certo. Android é desenhado pra smartphone, é sutil, mas não é a mesma coisa. Acho que o melhor caminho é a Nintendo ter a sua loja com todo esse acervo, feito pensado nas funções do Switch botões e forma de uso dele. É sutil, mas é o que torna as coisas úteis e funcionais. Um WhatsApp feito para o Switch e não um emulado (improvisado). Pode acreditar que não fica bom, ninguém usará.

          Já pensei essas coisa e já tentei usar Androids na TV, emulado. Por isso saio te respondendo com tanta certeza.

          E a Nintendo? Vai dar de bandeja seu ecossistema pro Google ter sua loja dentro dele e bagunçar tudo? Estará concorrendo com a própria loja da Nintendo. O Android fragmentado, e com toda sua sorte de APPs que facilitam piratear música e filme, até torrent. A Nintendo Vai querer APP de torrent dentro do aparelho dela? E a própria pirataria de APP e jogos, fora emuladores de videogames. Acho impossível essa feature se concretizar. Se lembrar, recente o próprio jogo do Mario para smartphone não foi cogitado em Android, a Nintendo é mais conservadora e fechada e rigorosa com pirataria.

  • João Grosso

    Lógico que o WiiU vendeu pouco: a Nintendo esqueceu de lançar jogos de qualidade pro hardware!!! Faltaram Mário Galaxy 3, Mário Sunshine 2, Pikimin 4, Novo Zelda, etc….

    • A Nintendo lançou MUITOS jogos de qualidade para o Wii U, você está bem desinformado.

      • João Grosso

        Cita uma lista de jogos que superem os que foram lançados pro Nintendo 64, Game Cube e Wii. Tb sou fã da Nintendo mas não sou iludido!!!!

  • 640k is enough

    Já vamos ver no Mercado Livre: “Vendo Raro WiiU Único no ML!”

  • Mhanollo Ghames
  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    Mas a Nintendo nem opera em terras tupiniquins

  • Pingback: Nintendo derruba loja pirata que permitia baixar games do 3DS sem pagar | Portal Intelectual()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis