Meio Bit » Arquivo » Games » Apagão: Entre o Lobo e o Cão — Áudio-Jogo Ultrageek — Análise

Apagão: Entre o Lobo e o Cão — Áudio-Jogo Ultrageek — Análise

Confira nossa análise dos primeiros episódios de Apagão: Entre o Lobo e o Cão, o interessante áudio-jogo criado pela parceria Rede Geek, Editora Draco e ASUS.

7 anos atrás

audio-jogo-ultrageek-001

O pessoal da Rede Geek lançou uma iniciativa muito interessante em outubro: Apagão: Entre o Lobo e o Cão é um áudio-jogo 100% brasileiro, distribuído de forma episódica para seus ouvintes e com uma forte campanha publicitária por trás (cortesia da ASUS) para promover a novidade, que injeta uma dose de inovação no conteúdo de mídia distribuído no Brasil.

Nós ouvimos os episódios e vamos discorrer um pouco sobre do que se trata.

O áudio-jogo é uma parceria entre o portal Rede Geek (dos velhos suspeitos Tato Tarcan e Prof. Maury), a ASUS (que utiliza a mídia como plataforma de promoção do Zenfone 3) e a Editora Draco, já que o plot da história se passa no mesmo universo do projeto multimídia Apagão de Raphael Fernandes (Ditadura no Ar, prêmio HQ Mix de 2013) e Camaleão (ilustrador da MAD). A iniciativa, que se tornou possível através de financiamento coletivo visa o lançamento de Graphic Novels, RPGs, música e etc.

Assim o áudio-jogo é mais um produto ligado à proposta multimídia de Apagão, mas diferente dos quadrinhos já disponíveis o projeto conta outra história, com outros personagens (ainda que alguns vistos anteriormente possam e irão dar as caras aqui).

audio-jogo-ultrageek-002

A trama é a seguinte: São Paulo está num caos total por conta de um apagão geral. Ninguém sabe a causa, a extensão (se é local ou global), mas a verdade é que a cidade mergulhou na barbárie por conta disso. A história de Entre o Lobo e o Cão volta até os primeiros dias dessa situação, sob o ponto de vista da analista de redes sociais Heloísa.

De uma hora para outra ela é pega numa situação em que precisa fazer uma série de escolhas para proteger aqueles que ama da onda de violência e insanidade que tomaram conta da cidade, e como é de praxe cada ação terá consequências, algumas bem severas.

audio-jogo-ultrageek-003

É aí que a mecânica de livro-jogo se faz presente (ou para os menos iniciados na mídia, a lógica "Você Decide"): cada final de episódio apresentará uma escolha a ser feita pelo ouvinte, sobre que decisão Heloísa terá que tomar. Dependendo da escolha você deverá ouvir a sequência correspondente (2A ou 2B, 3A ou 3B, e por aí vai), que nada mais do que o velho "vá para a página X" dos compêndios de Steve Jackson.

A produção é muito boa. A forma como a história é conduzida causa tensão no ouvinte por imaginar um cenário comum a muita gente (a cidade de São Paulo e arredores) numa situação onde a barbárie impera. A adição de efeitos de áudio, vozerio e outros elementos foram muito bem feitas e são elementos importantes para a mídia e a composição do cenário na cabeça do ouvinte. Não é uma fórmula nova, já fazíamos isso no tempo das radionovelas (sonoplastia FTW); ainda assim é tudo muito bem feito.

Ao todo mais de 30 profissionais estão envolvidos no projeto, desde Leo Lopes do Radiofobia (responsável pela edição final) como o ator/dublador Guilherme Briggs, que é o narrador da história. Serão cinco episódios, lançados toda sexta-feira. Atualmente a história está no terceiro capítulo.

Conclusão

Apagão: Entre o Lobo e o Cão é semelhante a muitas obras que você já viu no passado, mas a novidade está em poder ouvir uma história interativa em qualquer lugar, e decidir sobre o destino de Heloísa e os outros personagens com a praticidade de apenas ouvir a sequência correspondente. Esperamos que a ideia pegue q e que possamos ver mais iniciativas do tipo num futuro bem próximo.

Cotação:

5/5 Steve Jacksons (o dos livros-jogos, não o do GURPS).

5-of-5-steve-jackson


Rede Geek — ÁUDIO JOGO ULTRAGEEK - TRAILER


Para saber mais:

  • acessem o site da Rede Geek para mais informações sobre como ouvir os episódios;
  • comprem a Graphic Novel Cidade Sem Lei/Luz e a mini Ligação Direta para mais sobre o universo de Apagão.

relacionados


Comentários