Loupedeck — conforto para a edição de imagens no Lightroom

loupedeck1

Não podemos negar que o Lightroom é o aplicativo de edição de imagens mais famoso atualmente. Diferente do Photoshop, o programa é pensado tanto para o trabalho de edição quanto organização de seu acervo fotográfico. Eu uso o programa desde a primeira versão e admito que ele mudou minha forma de trabalhar. Agora tudo é mais rápido, mais preciso e organizado dentro de uma enorme biblioteca com tags e georreferenciamento.

Entretanto, alguns acham que o processo de edição pode ficar ainda mais rápido e confortável. O Loupedeck é do tamanho de um teclado de computador, mas possuí todos os comandos necessários para você poder editar suas fotos, especificamente projetado para ser utilizado no Lightroom. Olhando sua superfície encontramos os principais comandos de edição com barras deslizantes e botões de atalho para tarefas específicas.

loupedeck3

A principal propaganda do produto é melhorar a agilidade da edição. Você não precisa ficar pulando entre as abas do programa para acessar os comandos de edição específicos, está tudo ali em um mesmo local. O Loupedeck substitui tanto o teclado quanto o mouse no processo de edição. Embora a questão da agilidade seja muito bem vinda, a meu ver a principal característica do produto, e que pouca gente está falando, é a questão da precisão. Poucas pessoas se preocupam em ter um mouse preciso ou uma mesa digitalizadora de qualidade. E os controles do Lightroom precisam dessa precisão para entregar um bom nível de usabilidade. Os botões deslizantes da plataforma podem se mostrar muito mais precisos do que qualquer mouse.

Os desenvolvedores do projeto são de Helsinki, na Finlândia, e estão tentando alavancar o projeto com uma campanha de financiamento coletivo no Indiegogo. Se tudo der certo, o aparelho deve chegar ao mercado em setembro de 2017 com o salgado valor de US$ 410,00. Quem aderir à campanha de financiamento pode levar um para casa pela bagatela de US$ 249,00.

loupedeck2

Sinceramente, é um aparelho interessante. Pode facilitar muito a vida de quem trabalha com edição de imagem diariamente poupando tempo (o que é o principal objetivo de fotógrafos atualmente). Mas, ainda acho que o preço está um pouco alto. Talvez com o tempo, e com o sucesso do projeto, os valores possam baixar um pouco.

Fonte: Petapixel.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis