Loupedeck — conforto para a edição de imagens no Lightroom

loupedeck1

Não podemos negar que o Lightroom é o aplicativo de edição de imagens mais famoso atualmente. Diferente do Photoshop, o programa é pensado tanto para o trabalho de edição quanto organização de seu acervo fotográfico. Eu uso o programa desde a primeira versão e admito que ele mudou minha forma de trabalhar. Agora tudo é mais rápido, mais preciso e organizado dentro de uma enorme biblioteca com tags e georreferenciamento.

Entretanto, alguns acham que o processo de edição pode ficar ainda mais rápido e confortável. O Loupedeck é do tamanho de um teclado de computador, mas possuí todos os comandos necessários para você poder editar suas fotos, especificamente projetado para ser utilizado no Lightroom. Olhando sua superfície encontramos os principais comandos de edição com barras deslizantes e botões de atalho para tarefas específicas.

loupedeck3

A principal propaganda do produto é melhorar a agilidade da edição. Você não precisa ficar pulando entre as abas do programa para acessar os comandos de edição específicos, está tudo ali em um mesmo local. O Loupedeck substitui tanto o teclado quanto o mouse no processo de edição. Embora a questão da agilidade seja muito bem vinda, a meu ver a principal característica do produto, e que pouca gente está falando, é a questão da precisão. Poucas pessoas se preocupam em ter um mouse preciso ou uma mesa digitalizadora de qualidade. E os controles do Lightroom precisam dessa precisão para entregar um bom nível de usabilidade. Os botões deslizantes da plataforma podem se mostrar muito mais precisos do que qualquer mouse.

Os desenvolvedores do projeto são de Helsinki, na Finlândia, e estão tentando alavancar o projeto com uma campanha de financiamento coletivo no Indiegogo. Se tudo der certo, o aparelho deve chegar ao mercado em setembro de 2017 com o salgado valor de US$ 410,00. Quem aderir à campanha de financiamento pode levar um para casa pela bagatela de US$ 249,00.

loupedeck2

Sinceramente, é um aparelho interessante. Pode facilitar muito a vida de quem trabalha com edição de imagem diariamente poupando tempo (o que é o principal objetivo de fotógrafos atualmente). Mas, ainda acho que o preço está um pouco alto. Talvez com o tempo, e com o sucesso do projeto, os valores possam baixar um pouco.

Fonte: Petapixel.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Puta idéia boa! Passo horas customizando o teclado pra TODO software/jogo (sou canhoto, tenho de aumentar a produtividade)…

    Agora shuttle pra edição, não curto….

  • Othermind

    Até que gostei também.. mas ta caríssimo…

  • SacoCheio

    Rá! Uma mesa de som para imagens!

  • Pancho, solo Pancho

    Já ví soluções com celular e tablet, todas uma bosta, porque editamos sem olhar para o teclado, logo precisamos algo tateável.
    Uma promissora idéia foi a do Palette, que você vai comprando os clusters e montando seu dock de trabalho conforme acha melhor, achei maravilhoso mas nunca vi para comprar em lugar nenhum.
    Mas… por enquanto vou usando os atalhos da minha wacom, que são beeem poucas opções.

  • Cristiano Viana Alves

    Que susto! Pensei que a Apple tinha anunciado um novo teclado padrão para os macs.

  • André Silvestre

    Top!

  • SNU-SNU

    Aguardando sair no Ali Express

    • SNU-SNU

      Mas fiquei curioso em saber como usar o Brush e afins, nisso.

  • Pingback: Loupedeck — conforto para a edição de imagens no Lightroom | INFINITO FOTOGRAFIA()

  • A ideia é bacana, mas o preço torna o brinquedo total e absolutamente inviável pra nós! Tou vendo se no próximo mês rola de pegar uma Behringer XTouch Mini pra mexer com isso. Infelizmente uma Behringer BCF2000 ainda tá um pouco além do meu orçamento. Bora ver até que ponto compensa a brincadeira!

    • Ricardo Lucas

      O LR aceita comandos midi ?

      abracos

      • Na verdade, a entrada de comandos MIDI pro Lightroom se dá através de um plugin. Dois dos mais conhecidos são o LrControl e o Pfixer. Aí você usa com o Korg Nanokontrol, Behringer Xtouch Mini, ou o Behringer BCF-2000 que é motorizado (e tem outros também, desde que USB). Os sliders se ajustam automaticamente de acordo com os ajustes da foto atual, tipo “duplex”. O que você faz no LR os sliders do BCF-2000 reproduzem na mesa. Mas essa é uma solução bem carinha, apesar de muito mais intuitiva!

        • giloliveira fotografia

          oiii Moro teria algum site para compras desse control LR ?Loupedeck poderia me ajudar?

  • Wagner Felix

    Eu nao sei o quanto isso facilita, mas como ferramenta não me parece caro. É uma coisa que o custo se dilui com o tempo de uso.

  • Seven Tron

    Muito bacana. Mas… imagine um troço desses ficar desatualizado com uma nova versão do software¿

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis