E o Watson salvou uma vida

pawlik22n-1-web

Talvez por ser da IBM, o Watson ainda está um passo atrás do HAL. Ele não é IA Forte, ele não pensa, sequer pensa que pensa. Não tem consciência, mas é um primor em IA Fraca, executando uma tarefa específica muito bem.

Essa tarefa no caso é compreensão de linguagem e conceitos abstratos, correlacionando informação. É algo que nosso cérebro é excelente, mas estamos afogados em dados. O melhor profissional do mundo em qualquer área só absorve uma fração de 1% de tudo que é produzido diariamente naquela área.

Por isso o tratamento de uma senhora de 60 anos no Japão não estava dando certo. Diagnosticada com leucemia mielóide aguda, ela não reagia ao tratamento, e o tempo estava se acabando. Os médicos então resolveram usar o Watson para tentar achar um padrão, um modelo por mais obscuro que seja, que indicasse um diagnóstico.

Ele foi alimentado com os dados da paciente, incluindo sequenciamento genético. Junto a isso adicionaram uma base de dados com 20 milhões de estudos científicos de casos clínicos de oncologia.

Watson começou a ruminar os dados, criando modelos internos, comparando resultados, falsos-positivos, modelando árvores de algoritmos genéticos aprimorando a precisão do diagnóstico, até que 10 minutos depois, ele apresentou o resultado: a única possibilidade viável era um tipo raríssimo de leucemia, com um protocolo de tratamento completamente diferente.

108024371-jpg-crop-cq5dam_web_1280_1280_jpeg

O tratamento correto foi aplicado, e a paciente se recuperou completamente.

Note que isso ainda é um caso isolado, no futuro sistemas especialistas assim serão comuns, por enquanto não é possível confiar 100% no Watson ou em qualquer outro sistema. O único infalível é o Sistema de Diagnóstico do Google, que conseguimos com exclusividade o código-fonte:

10 PRINT "descreva seus sintomas"

20 INPUT A$

30 PRINT "É câncer"

40 END

Fonte: NDTV.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis