Nintendo revela oficialmente o Projeto NX: conheça o Nintendo Switch

switch-001

Acabou o mistério. A Nintendo finalmente revelou o NX, seu misterioso console que ninguém sabia do que se tratava. E confirmando as suspeitas a BigN apresentou o projeto como Nintendo Switch, um híbrido console de mesa/portátil.

A Nintendo não acertou com o Wii U, isso é fato. A companhia japonesa não quis investir em um hardware verdadeiramente potente e por conta disso, perdeu a totalidade do apoio de desenvolvedoras grandes e medianas. O console ficou anos sendo alimentado apenas por grandes lançamentos da casa, que embora fossem muito bons nunca é o bastante. A conclusão é que o Wii U, diferente de seu antecessor comeu poeira do PS4 e Xbox One.

nintendo-switch

Com isso a Nintendo resolveu mudar tudo. O Switch é uma proposta até então inédita no mercado de games, a de ser um console tanto de mesa quanto portátil. Ele consiste de uma base, um display e dois controles destacáveis, que podem ser utilizados por um ou dois jogadores: quando ligados ao grip (o suporte para utiliza-lo como um joystick normal) ou ao display ele é um controle único, mas pode também ser destacado e utilizado como dois independentes. Nesse caso o controle digital, similar ao do primeiro PlayStation (pela primeira vez a Nintendo abriu mão do D-Pad) se converte nos botões de ação, e as alavancas analógicas são utilizadas exclusivamente para a movimentação.

Para jogar em casa, basta anexar o display ao dock e os controles ao grip (ou dividi-lo com um amigo). On the run, é só conectar os Joy-cons nas laterais da tela e sair por aí.

Algumas mudanças são interessantes. Primeiro, o Switch não usa discos e sim cartuchos, similares aos do 3DS e que sempre foi a mídia a preferência da Nintendo. A empresa pode muito bem ter descoberto o meio de introduzir uma memória Flash de alta capacidade, o que pode se pensarmos bem é o certo a se fazer: em tempos de SSDs ficando cada vez mais baratos e com maiores capacidades, continuar investindo em mídia óptica é um retrocesso.

gallery

A Nintendo não deu NENHUM detalhe técnico sobre o Switch. O que sabemos até o momento: os controles destacáveis não parecer conectores, já que são fixados por movimento de slide (ou seja, Bluetooth). Ele terá um controle Pro, o display (nada foi dito se ele é touch) vem com um stand para ser fixado em pé, e teremos obviamente um novo game da série Mario; The Legend of Zelda: Breath of the Wild também é esperado para o novo console e o Wii U. Outros games vistos no teaser foram The Elder Scrolls V: Skyrim (de certo a versão mais recente), um novo Mario Kart, um game da série NBA 2K e um novo Splatoon.

E a Nintendo anunciou uma lista enorme de parceiros. As perspectivas são muito boas: Yves Guillemot, CEO da Ubisoft adorou o Switch, a Square Enix já prometeu um novo Dragon Quest, bem como Sonic Mania também será lançado para a nova plataforma.

partners

Não há informações sobre preço e/ou disponibilidade, nem anúncios oficiais de novos games. A Nintendo deve apresentar maiores novidades nos próximos meses que antecedem seu lançamento oficial, e até lá saberemos mais sobre as capacidades do hardware e outras coisas.

A verdade é a seguinte: a Nintendo pode não ser a atual líder do mercado de games, mas ela dita tendências. Foi ela que introduziu os sensores de movimento com o Wii, e embora tenha perdido o bonde ao apenas remodelar o hardware de seu console anterior ao lançar o Wii U, ninguém tira o mérito de que a companhia japonesa é uma das mais respeitadas seja por sua tradição em pensamento lateral (legado de Gunpei Yokoi), sejam por suas franquias que todo mundo adora. Isso ou o anúncio de Super Mario Run para dispositivos móveis não teria causado tanto furor.

De qualquer forma a Nintendo encontrou um nicho: seu consumidor fiel, o fã de Mario, Zelda, Donkey, Kirby, F-Zero, Metroid (ok, esse último nem tanto) que vai continuar consumindo as plataformas da Nintendo. É bom ter títulos de outros estúdios? Sim, mas a BigN não vai perder uma noite de sono sequer disputando o mercado com Sony e Microsoft. Ela prefere que o Switch seja, assim como o Wii foi o segundo console de todo mundo, e vai entregar games voltados para o perfil de jogadores da Nintendo: crianças e jovens, com entretenimento familiar. E para isso se concretizar será interessante se o console chegar às lojas com um preço atraente, abaixo dos concorrentes.

Os próximos meses prometem ser bem interessantes. Vamos aguardar.

First Look at Nintendo Switch

Fonte: Nintendo. Mais informações no site oficial.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Só comprarei se tiver RPGs exclusivos realmente bons, comprar um troço desse pra jogar Skyrim e jogo genérico de basquete não né.

    • Marcelo Eiras

      Exclusivos da própria Nintendo, Marios, Zeldas e Metroid…

      • Tatsumak

        Sorry, houve erro no engano

      • Ivan

        esse que é o problema, eu acho ruim comprar um nintendo só pra ter jogos da nintendo e se quiser jogar outra coisa tem que comprar um pc ou outro console.

        • Marcelo Eiras

          Acho que a estrategia da Nintendo é essa mesma, se focar mais em nicho e em pessoas que não vivem sem suas IPs. Pois vai ser barra convencer as third parties a investirem em complicados ports para plataforma tecnicamente inferior e de arquitetura diferente.

          • Ivan

            Ela não fez isso de proposito eu acho, fez de burrice e afastou mais o publico que não é fanboy dela o que acho bem ruim, já li varios comentarios de pessoas reclamando justamente da nintendo não focar em grafico e não ter apoio das thirds.

          • Rafael Rodrigues

            Já tem PS e Xbox correndo atrás de gráfico. Deixe a Nintendo para quem gosta da diversão.

          • Ivan

            Claro até pq diversão e graficos são incompatíveis.

          • Rafael Rodrigues

            Eu não disse que são incompatíveis.

            Mas um pode perfeitamente existir sem o outro.

          • Ivan

            Claro, depende do tipo de jogo também, nintendo como tem limitação de hardware aposta em jogos que não precisam tanto de graficos.

        • Bom, não vejo muita diferença nisso aí, já que nos consoles, o que dita a preferencia por um console e outro são os exclusivos. 3rd parties é o feijão com o arroz, onde o WiiU falhou e o Switch aparenta ter a solução.

          • Ivan

            Mas se quiser jogar bf1 gta v e mario no mesmo console? pra nintendo vc não precisa só deve jogar mario, pra mim esse que é o erro da nintendo e parece que ela irá corrigir ou tentar com esse tablet pra tv.

  • Germano

    Muitas parcerias prometidas sim. Se vão se manter a história é outra, dependendo inclusive das specs do hardware ainda não divulgadas. Lancem um console atrasado outra vez e já sabemos no que isso vai dar.

    • Othermind

      Se o hardware for “fraco” essas parceiras vao acabar fazendo jogos casuais para esse console.. e nao terá versões dos jogos AAA do PS4 e XONE

      • Jaffy

        Não terão mesmo. Não tem como ter tanto processamento num console portátil. O Switch é o melhor portátil do mercado. Não sei sequer se concorre com PS4 e XOne. Eu diria que o único concorrente da Nintendo é a própria Nintendo.

        New3DS x NSwitch (PSVita & Shield morreram)

        • Estão dizendo que a GPU pode ser uma Tegra da NVIDIA (mais fraca), se for, nada de AAA. O que não diferenciaria de um tablet. Mas mesmo assim, me surpreendeu.
          Edit: Está confirmado, é uma GPU Tegra

          • B4klaudio

            Bem … é um Tegra novo, provavelmente baseado na arquitetura Pascal, e a julgar pelos ultimos lançamentos dos concorrentes , pode ser quadcore a53 + dualcore a72; se forçar a barra quadcore a72. Pode ser que ele venha a competir sim em hardware com o PS4 slim e o Xone s.

      • OverlordBR

        Bom, tem Skyrim remasterizado… já acho ótimo. 🙂

        • Rick

          Só falta Crysis

    • Rafael Gil

      Parece que vai rodar um TEGRA da NVIDIA…
      Parece que não vai ser lá muito potente mesmo não. A não ser que tenha uma GPU melhor naquele dock que liga na TV.

      • ricms

        Acredito nisso também. Se não não justificaria a base, bastaria um dongle atras da TV.

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        A salvação do console será se aquele dock tiver uma GPU mais potente, senão será só mais um tablet em um mercado dominado pelo iPad e os Androids.

        • Rafael Gil

          Concordo. A nVidia só precisaria colocar algo no nível da GTX 1050 alí dentro e já seria mais potente que o Xone e PS4.

          Mas duvido isso acontecer. Mais fácil rodar o mesmo SoC em um modo sem “economia de energia” com clocks mais altos e tals.

          • O problema é consumo de bateria, mas a nVidia lançou umas placas de vídeo com desempenho excelente para notebooks, então eu não duvidaria nada se a gente se surpreendesse positivamente, principalmente que ninguém espera muita coisa de um console portátil.

          • Rafael Gil

            Sim, acho que a nVidia tem competência pra fazer algo com bom desempenho e baixo consumo (mais até do que a AMD, mas não quero entrar em tretas, rsrs).

            Eu chuto que teremos sim uma GPU “Pascal” aí dentro rodando em “low power” quando sai da base e “full power” quando está nela.

          • Jaffy

            A Nintendo anunciou que a GPU deles é uma custom da nVidia que usa e mesma arquitetura que as GT10x0 atuais. E lembra… não é um console d emesa. É um portátil robust que pode ser jogado na TV.

      • Tom

        Li em algum canto q ia rodar 1080p 60 fps

        • Rafael Gil

          1080p 60fps qualquer celular roda. O difícil é títulos AAA rodarem nessa resolução e framerate. É raro até no XOne e PS4

      • rbsouto

        Ou seja, vai ser um console mobile com dockstation. Acho que dá samba.

    • Jaffy

      Mas ele é um portátil. Não tem concorrência.

      É New3DS x NSwitch x PSVita (morreu)

      E não Switch x PS4 x XOne … ou estou errada?

      • Tom

        sim e não, porque é um portátil, mas também não é – nintendo sendo nintendo

        • Ivan

          é um portatil que vc joga na tv, sem mais.

          • Rick

            Eu tinha um Dingoo A320 que dava para jogar na TV com um cabão AV. Aguardando versões chinesas deste Switch rodando Android

          • Ivan

            só comprar um dongle android e seja feliz.

      • rbsouto

        Tem concorrência: iPhone + outros smarts

    • ochateador

      Para os parceiros as specs já foram divulgadas, tanto que muitos já devem estar desenvolvendo jogos para o console.
      Mas deve ter ou melhor, tem um contrato dizendo “se vazar alguma informação do console, toma uma multa de 1 bilhão de obamas”

  • ricms

    Nintendo, possua meu corpo nu.

  • Aqui o segundo console se tornou o primeiro ( Wii e 360 ). A diversão, jogabilidade, re-jogabilidade dos jogos da Big N são incríveis.

    Não sei se sem o controle por movimento ele se tornará amigável como o Wii é.

  • Well Dias

    É, a Nintendo chegou ao seu fim. Sinto um triste pesar pois ela garantiu muitos anos de diversão para mim com seu NES e SNES.

    • ricms

      Algum adm delete essa msg. Se os acionistas da Nintendo virem, vai ter uma queda gigante na bolsa.

      • UAUHUAUAHU Valeu pela risada cara! huahUAHu

      • Ivan

        só subiu por causa do pokemon go depois voltou a cair pq ela não iria lucrar muito, hauehaue

    • Acredito que o SNES deve ter sido o ultimo console da nintendo que você jogou.

      • Rafael Rodrigues

        Deve ter sido o Famicon…

      • PugOfWar

        No meu caso foi, garantiu muita diversão na época, RIP

    • PugOfWar

      Mas não iam lançar o mini NES

  • Othermind

    “Não há informações sobre preço e/ou disponibilidade”
    Março de 2017… Ta no vídeo…

    Com relação ao console, eu gostei.. Abandonei a nintendo depois do SNES pois envelheci e saí fora do publico algo dela.. e agora por estar mais velho acabo tb mais “casual”.. e esse console me fez ter vontade de voltar pra nintendo..

    Só depende do preço agora para eu ter um.. rs

    • Ivan

      pelo que vazou uns dias atrás deve ser 300 ou 400 dolares não lembro.

    • Jogou os jogos de 3DS? Mesmo com jogos da nintendo sendo menos casuais, o numero de saves e fases menores facilitam muito a vida. Os jogos são feitos pensando em quem tem menos tempo pra jogar e mesmo um jogo longo, que você vai ficar semanas jogando, desvendando misterios, pode ser jogado no intervalo do almoço, no onibus, pra quem não tem tempo é muito bom, você joga jogos variados, interessantes e não acaba ficando sem bateria no celular. Tirando monster hunter, esse jogo é impossivel de jogar sem ter tempo.

  • Cristiano Viana Alves

    Todo mundo sabe que o PS5 vai ser igual ao 4 só que um hardware melhor. O mesmo se aplica ao sucessor do Xone. Já a Nintendo é imprevisível, ela realmente busca oxigenar a indústria de games. Vida longa a Nintendo, única fabricante de consoles 100% gamer. Vida longa ao Playstation e ao Xbox também, porque mesmo com sua mesmice trazem concorrência a indústria. Só lamento que esse console chegue ao Brasil somente no mercado cinza.

    • André G

      Xbox One não veio para ser um console, veio para ser uma Apple TV. Gostei do Nintendo, ele é de fato um console para jogar.

      • Ivan

        o que é melhor um console que se pode fazer varias coisas ou um apenas para jogar?

        • André G

          Já tenho smart tv, não preciso de um console para rodar Netflix e Youtube.
          Quero um console que seja um console, que seja focado em games. Ele pode até fazer outras coisas, mas tem que ser focado em games.

          • fioko

            verdade, nao tem games pra xbox e ps4…

          • Mirai Densetsu

            Para quem não tem qualquer equipamento, é interessante um console que centralize tudo.

            Mas não conheço muitas pessoas que desejariam um XOne para rodar Netflix. Aliás, acredito que muitos donos de Xone sequer sabem dessa possibilidade.

          • Zalla

            kkk…sim…nem sabem…SQN

          • Diego Marco Trindade

            Outra coisa… Hoje Netflix, youtube etc, são concorrentes dos
            consoles! Quem assiste, joga menos, se joga menos, compra menos (para
            que eu vou comprar um jogo se posso assistir trocentos filmes ou séries
            na Netflix?).

            Então, é possível que seja mais interessante mesmo
            não oferecer estas opções, a fim de fazer o consumidor focar no console
            para jogos 😉

          • PugOfWar

            Eu uso mais meu ps3 pra netflix do que pra jogar, mais confortável assistir no sofá e na telona do que no PC.

          • Zalla

            nada impede que ele seja focado em games e ainda faça essas outras coisas, ou o conceito do PC lhe escapa?

        • Sinceramente, não gosto da ideia de consoles fazendo coisas que fujam do propósito de um vídeo game. Pra isso existem os PCs.
          O que me atrai nos consoles é justamente a simplicidade: ligou, jogou. E some ao fato que as soluções multimídia que consoles costumam oferecer não são lá muito práticas.

          • Sophos Nsm

            experimenta um chromecast que vc vai abandonar quase completamente o pc como centro de multimidia.

          • Jaffy

            E vai ser assim. Cartuchos = loadings rápidos =D

          • Fora que não vai ser necessário ficar instalando parte do jogo na memoria do console para ter velocidade, oque barateia o console.

          • Just a Gamer

            Depende da complexidade e otimização do jogo.

            No PS4 os jogos são todos instalados do HD, e, em alguns casos o loading é uma eternidade. Bloodborne que o diga

        • OverlordBR

          o que é melhor um console que se pode fazer varias coisas ou um apenas para jogar?

          Depende.

          Eu prefiro um console só para jogar que eu possa tirar da base e levar para qualquer lugar.

          Pelo que entendi, poderei tirar o Switch Console do Switch Dock instalado na TV da minha casa, ir viajar jogando tranquilamente como se fosse um portátil e, na casa da praia, ligar o Switch Console em outro Switch Dock e usar nesta outra TV.

          Outra situação:
          tu tens 2 TVs em casa.
          A principal (maior e melhor) fica na sala
          A segunda (menorzinha), no quarto das crianças.
          A criançada joga na sala e, quando os pais chegam e querem ver futebol/TV, é só tirar o Switch Console do Switch Dock da sala e levar ele para o quarto das crianças… e a jogatina continua e a família não tem stress. 🙂

          Se a Nintendo for realmente esperta, venderá o Switch Dock como um acessório.

          • Pensei na mesma coisa, em casa temos esse tipo de problema.

          • Ivan

            vc não entendeu o que quis dizer, vc prefere poder entrar na net, ver youtube netflix e jogar no console ou apenas um console que vc só pode jogar?

          • Sophos Nsm

            o que as pessoas preferem individualmente vale pouco. o que vale mais é o que uma grande parte do publico quer. e a maior parte quer o netflix youtube e afins.

            sobre mim tanto faz se vai ter netflix no switch ou não. se tiver eu pretendo nunca usar. tenho todos esses negocios em dois chromecasts, um em cada tv.

            custa uma fração do preço do switch, é facil e barato de trocar, tem desgaste insignificante quando comparado aos consoles e o principal: consome muito menos energia (de boas o consumo do chromecast é menor que uma lampada de led).

            então pra mim tanto faz se o switch vai ter netflix, youtube, plex, chrunchyroll e etc. acho até bobeira do grande publico usar o console pra isso (fodendo com a bateria e consumindo muito mais energia). com uns 120 real compra um chromecast original e se achar caro desembolsa uns 50 ou 60 conto e compra o ezcasts da vida (naõ recomendo).

            mas enfim gosto é gosto cada um faz o que quiser do proprio dinheiro

          • Diego Marco Trindade

            Repetindo o que escrevi acima.

            Outra coisa… Hoje Netflix, youtube etc, são concorrentes dos
            consoles! Quem assiste, joga menos, se joga menos, compra menos (para
            que eu vou comprar um jogo se posso assistir trocentos filmes ou séries
            na Netflix?).

            Então, é possível que seja mais interessante mesmo
            não oferecer estas opções, a fim de fazer o consumidor focar no console
            para jogos 😉

          • OverlordBR

            Se o preço do console for exatamente o mesmo, claro que prefiro as funcionalidades a mais, mesmo que não vá utilizar.

            Agora, se tiver que pagar mais… prefiro usar net, youtube e netflix do jeito que sempre usei.

          • Diego Marco Trindade

            Outra coisa… Hoje Netflix, youtube etc, são concorrentes dos consoles! Quem assiste, joga menos, se joga menos, compra menos (para que eu vou comprar um jogo se posso assistir trocentos filmes ou séries na Netflix?).

            Então, é possível que seja mais interessante mesmo não oferecer estas opções, a fim de fazer o consumidor focar no console para jogos 😉

          • Ivan

            Quanto menos vc precisar sair do console melhor, pra que desligar o console abrir o netflix na smart se pode continuar no console? aparecer mensagem de um amigo chamando pra jogar? ou já que ta ligado depois que terminar de ver alguma coisa voltar pro jogo?

          • Você acha mesmo que não vai ter netflix, youtube, etc no switch se tem no Wii-U e 3DS? Não teria logica. Só oque não vai ter é leitor de Blue Ray.

          • Ivan

            Claro que vai ter, tem muito mais logica focar tudo em um, pelo que entendi queriam um console estilo snes que só joga se tiver cartucho ou só abre a loja e jogos via download, nada de outras coisas, um console focado em jogos…. quanto mais vc ficar no console mesmo que não seja pra jogar melhor pras fabricantes.

          • Ivan

            Pelo que entendi será assim mesmo, ou vc tira da tv e coloca na outra já que o jogo fica no tablet.

          • OverlordBR

            Sim, o pessoal da Nintendo falou para o The Verge sobre o Switch Dock:

            “The Nintendo Switch dock is only for charging and TV output”

            http://www. theverge. com/2016/10/21/13356760/nintendo-switch-dock-functionality-tv-output-power

          • brunodmjr

            Lembrando que o PS3 foi por muito tempo (não sei se ainda é) o método por onde mais se acessava Netflix. 🙂

          • OverlordBR

            Sim, eu sei.

            Mas estou falando da minha preferência pessoal e não da dos outros. 🙂

          • Leonardo

            Mas não é tão complicado carregar um console tradicional por ai, tenho um amigo que deixa um cabo de força e um hdmi disponível na tv da sala e do quarto, a troca é super rápida e simples.

          • Thiago

            aí é que ta, o cara tem que desligar o console pra fazer isso, a proposta da nintendo é “tirou do dock e saiu jogando” sem desligar e ligar de novo em outro lugar

          • geobaga

            Isso é sua opinião, já eu não acho fácil colocar meu Xbox One na minha mochila e ir de Moto na casa do amiginho.

        • Carlos Vega

          Em 2005 e 2006 era vantagem ter um console multimidia. Hoje com Smart TV, celular espelhado na TV e stick pra colocar no hdmi são absolutamente inuteis esses extras sem relação com jogos.

          • Leonardo

            Absolutamente não, é muito comum as tvs secundárias da casa serem “dumb”, e já que o console está conectado porque não matar dois coelhos com uma cajadada só? Pra Netflix e Youtube funciona super bem e quebra um galho nessas situações.

          • Sophos Nsm

            pra desgastar o console (especialmente a bateria) e ainda consumir mais energia? melhor comprar um chromecast q é muito baratinho e vai lhe economizar na conta de luz.

          • Leonardo

            O consumo realmente é um problema, já o chromecast nunca me agradou pelo fato de ser controlado pelo smartphone.
            Se vendessem oficialmente no Brasil eu compraria um Roku Stick, mas como não é o caso vou continuar usando meu X360, até por que meu uso é bem esporádico.

          • Sophos Nsm

            no inicio isso me incomodava um pouco e até cheguei a procurar pra ver se existia controle pra o chromecast. mas depois que vc começa vc ve que é muito bom (apesar que eu ainda gostaria do controle pra coisas como pausar e tal – no chromecast se sua tv tem hdmi-cec alguns aplicativos tem suporte pra tecla pausar do controle).

    • Ivan

      um console limitado a apenas jogos e isso não é otimo.

      • PugOfWar

        Pode ser que lancem mais tarde web browser, netflix, YouTube, ainda não sabemos

    • Ivan

      não necessariamente diferente é melhor vide wii u

    • Sander Manzoli

      Veio oxigenar pegando onda no que a Sony já faz com Vita e PS4… Qdo jogo PS4 na TV da sala e alguém quer usar a TV, ligo o Vita e continuo a jogar o jogo do PS4 no Vita. Consigo inclusive de fora da minha rede, basta ter internet, dá até pra ligar o PS4 remotamente com o Vita e jogar PS4 com qualidade muito boa se a banda for boa. Da mesma rede é simplesmente perfeito.
      E SIM eu vou comprar o NX (sim, amo Mário), já estou vendendo meu WiiU com 6 jogos por R$1299

      • Just a Gamer

        Está vendendo seu WiiU com todos os jogos lançados para ele XD

        Zoeira, leve na brotheragem

  • ricms

    Falando sério agora. Não havia outra alternativa. Lançar um console mais do mesmo não iria adiantar muita coisa. O futuro é portabilidade, e por mais que os celulares sejam potentes, a tela touch não substitui um equipamento dedicado. As pessoas estão cada vez mais fora de casa, e os consoles ficando mais empoeirados. Viajo muito, e já fiquei mais de mês sem ligar. Assim seria outra realidade.

    • Ivan

      conceito da nintendo foi colocar controle num tablet, nada impossivel de se fazer hoje, até existem varios modelos para se colocar em celulares.

  • Cristiano Viana Alves

    O pessoal fala que o público alvo da Nintendo são crianças! Quem fala esse tipo de besteira nunca sentiu na pele a dificuldade extrema de um jogo como DK Tropical Freeze. Quem fala que a Nintendo faz jogo pra criança sa os “marmanjos” da geração “muretinha”, onde você toma dano e se esconde atrás da muretinha esperando o Life se regenerar.

    • Gregory Kubya

      easy to play, hard to master
      os jogos da nintendo sempre foram assim..

      • ochateador

        Bota hard nisso…

      • Samuel

        Na conhecia esse conceito. Legal.

    • Ivan

      e vc não jogada dk e outros jogos dificeis quando era criança? jogo ser dificil ou não, não é por idade.

    • Rick

      Engraçado que eu tava jogando uns dias atrás um jogo do Mickey do SNES que eu tinha quando criança, jogava até zerar pq não tinha save e nem password, mas quando fui jogar atualmente achei difícil e não conseguia mais passar as fases. Esses jogos 2D retrô tipo Rogue Legacy, Hotline Miami, Rampage ainda acho difícil para caramba, mas acredito que eu zeraria fácil na minha infância.

      • Nilton Pedrett Neto

        A gente vai ficando mais burro

        • Rick

          pode ser, kkk

        • A gente tem que realocar neurônios para funções que a gente não tinha quando criança, fica sobrando menos neurônios para jogar hahahaha Mas acho que na verdade o nosso nivel de concentração e repetição nesses jogos era maior, por que tinhamos menos obrigações e mais tempo pra dormir.

        • PugOfWar

          Eu diria mais lento.

      • Christian Oliveira

        reflexo e cérebro livre de amarras.

    • Flávio Pedroza

      Notei no trailer um esforço da Nintendo em desmistificar isso: não aprece nenhuma criança, todos que aparecem jogando são adultos. Além disso, o próprio console tem uma aparência mais sóbria.

      • Rafael Rodrigues

        Splatoon é sóbrio?

        • Adriano Martins

          Mimimimi….

        • doorspaulo

          Console. Você sabe a diferença entre console e jogo?

        • Marcelo Eiras

          Não sei se isso se deve a falta de títulos ou até a adoração a Nintendo. Mas se o Splatoon fosse um jogo Indie lançado para outras plataformas, ninguém ia dar bola.

    • Christian Oliveira

      Nem, quando era criança era muito viciado demais, meus pais achavam que eu era superdotado, eu e mais uns 300 moleque só na minha rua.

    • Ichigo

      Pois é… toda criança que eu conheço tá atrás de jogar GTA e Fifa. Querem sangue na tela. Querem dar tiros no Battlefield.

    • PugOfWar

      BF4, tem o stealth horrível, em muitas fases simplesmente sai correndo com uma faca na mão, sai matando, eles não te enxergam mesmo que vc venha correndo perpendicular a eles.

    • YodaDoido

      Nunca entendi o lance de regenerar a vida.
      antigamente perdeu vida vai ficar fodido ate conseguir mais life.

  • Bruno

    Sempre tive os consoles da Sony. Mas estou seriamente pensando em da uma chance para a Nintendo.

  • Pedron

    shut up and take my money

  • Rafael

    Eu ia investir em um PS4 agora no final do ano, acho melhor esperar até março para ver mais sobre este console. Vi o video e me atraiu MUITO o conceito dele.

    • cloverfield

      Eu também ia comprar um, mas fiquei muito interessado no Switch porque ele tem a mobilidade que eu realmente preciso… agora é esperar pra ver se vão ser lançados muitos jogos pra ele.

    • E eu já estou pensando em vender o PS4, sempre fui mais público alvo da Nintento que PS e Xbox, mas o Wii U foi um erro muito grande, era incomprável, o Etios da Nintendo, agora parece que acertaram a mão, vou esperar mais detalhes e se for bom como parece que será a Nintendo me furtará dinheiros novamente.

      • советский медведь

        Vc quer vender, eu quero comprar. Da o preço ai!

        • Deixa chegar o switch primeiro ahahhaha
          Até lá tem tempo de jogo ainda.

      • doorspaulo

        Não digo que o Wii U foi esse erro todo. Tenho um, e o único “problema” dele é só ter games da Nintendo.

        Coloco problema entre aspas pois, no meu caso, comprei exatamente para isso, jogar os exclusivos.

        • Para meu uso pessoal não atendeu, por isso disse que foi um erro.
          Além disso, foi um fracasso comercial.

    • Sophos Nsm

      são aparelhos com funções diferentes. eu tinha um 3ds e um ps3 e agora devo ter um switch e um ps4

      • Jaffy

        Obrigado! Tava difícil alguém aqui perceber que a Nintendo acaba de matar sua linha de consoles de mesa.

        Nintendo = portátil , que não concorre diretamente com PS e Xbox.

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Falta a Nintendo ter um serviço online decente (neste quesito, PSN e Live estão a anos-luz da Nintendo Network) e ter em seu catálogo os jogos AAA das third parties.

    Com relação ao poder de processamento (que certamente não é o foco do Nintendo Switch), a Nintendo poderia revolucionar se aquela base não fosse um simples dock, mas um módulo com GPU e CPU mais potentes. Dessa forma, os jogos poderiam mudar, em tempo de execução, entre os modos “low” e “high”, com poder de processamento equivalente ao Xbox One e PS4 atuais (exigir 4K já seria demais 😛 ).

    • Pedron

      ” a Nintendo poderia revolucionar se aquela base não fosse um simples dock, mas um módulo com GPU e CPU mais potentes”

      Talvez seja… Não dá pra saber ainda…

    • Nilton Pedrett Neto

      Pensei EXATAMENTE a mesma coisa, mas o conjunto me pareceu pequeno demais, sem espaço pra uma gpu.

    • Daniel Tiecher

      Os rumores apontam que a dock seja burra mesmo, mas mesmo assim não significa que a performance não irá melhorar, pois com ele docado a Nintendo pode aumentar o clock da APU do bicho, pois ela não precisa se preocupar com bateria, sem falar que a dock pode ter também ventoinhas pra dissipar melhor o calor.

      O maior potencial da dock pra mim é a possibilidade, dependendo do tipo de conexão entre ela e o handheld, de no futuro receber também upgrades que aumentem ainda mais o poder de processamento e assim chegar mais próximo dos outros consoles.

      • Jaffy

        Nope. O dock é para recarregar e fazer o link com a tv. Ele deve ter entradas para periféricos extras ou algo do tipo (um teclado talvez?).

        E não confunda. A Nintendo saiu do mercado dos consoles de mesa. A proposta é ser portátil. O Switch vai pegar boa parte do mercado do 3DS , e acredito que não vá concorrer diretamente com o PS e XBox, mesmo que muitos comprem ele para ser algo para deixar só na sala.

    • an_drade

      Embora seria uma ideia aparentemente boa, eu acho que é um tiro no pé. As desenvolvedoras não vão querer “otimizar” o jogo para dois modos, pois isso é caro. Basicamente, é como fazer um porte de um sistema para outro, que embora pareça mais simples neste caso, involve grande custo.

      Eu acho que a ideia é justamente ao contrário: apenas um hardware padronizado tanto p/ TV como para on-the-go, para que a experiência seja a mesma.

  • Parabéns Nintendo, mesmo eu não sendo adepto conseguiu me surpreender. Conseguiu unir o melhor dos 2 mundos com algo banal, um tablet com dock ligado na TV.
    Especulação: estão dizendo no Twitter que a GPU pode ser um Tegra da NVIDIA!

  • Marcos Calicchio Vianna

    Vai rodar os jogos que eu tenho do 3DS?

    • Deve rodar jogos de Wii-U, sem a segunda tela fica dificil rodar jogos de 3ds, para muitos jogos é imprescindível.

      • Mirai Densetsu

        A não ser, é claro, que a tela seja sensível a toque.

        Já jogou jogos de DS no celular (via emulador)? Se sim, funcionaria daquele jeito.

  • Parece que remodelaram o nvidia shield e fizeram o console: blogs .nvidia . com/blog/2016/10/20/nintendo-switch/

    • Então está confirmado o que eu li no Twitter. Seria a volta da NVIDIA em produzir chips para console?

      • Sim, a nvidia já confirmou que o hardware foi desenvolvido por ela. Então teremos processador arm com GPU padrão nvidia. Parece que vai ser coisa boa, não no nivel PS4, mas pode ter mais hardware que o Wii-U e mais importante, já sai compativel com as principais game engines do mercado.

  • Samuel

    Não sei se foi pelo excesso de expectativa, mas fique decepcionado apesar de reconhecer que a Nintendo quer inovar. Sei lá, parece que a experiência de jogar ficou complexa. Sem falar que o videogame tem chance de competir com os DS. Sem falar que jogatina móbile quase sempre é com jogos casuais, que não exigem um hardware desses… espero estar errado. No mais, esse design Alá PlayStation tb não curti. Sou mais os designs mais lúdicos e até infantis usados pela Nintendo

    • Acredito que a ideia da nintendo e matar o 3ds logo, afinal com um console apenas para manter, mesmo que não tenha tanto apoio das thirdies, ela sozinha consegue manter o console junto das secondy parties.

      • Samuel

        Matar o que vende mais que picolé na praia? Sei não. Me parece um Wii U 2

        • A longo prazo acredito que sim. A não ser que a nintendo queira manter os dois e faça o 3ds ficar a preço de banana, oque eu duvido muito.

    • Ivan

      pior que ficou bem estranho o design do console.

  • marcelosite

    Nintendo Switch = Pato
    Não será melhor console mesa, nem melhor portátil.

    • Melhor portatil ele pode ser afinal seu unico concorrente é o propio 3ds e a nintendo vai dizer quem ganha, igual em equipe de formula 1, o dono da equipe e quem dita quem vai ser o segundo piloto.

      • marcelosite

        Sim, se pensar como o dono da Nintendo.

        Se pensar como mercado, considero como portátil de jogos: tablets e celulares.

        Aqui em casa o guri de 3 anos pasmem, prefere o tablet do que um 3ds. Um android descente roda jogos muito legais , a maioria free. Ter uma PlayStore disponível é o que a nova geração quer.
        Tudo descartável. Instala joga , desinstala pega outro.

        Ainda cai num youtube para ver desenhos e unboxing de brinquedos, e ainda joga alguns apps educativos que o pai instalou.
        É o que acontece, acreditem.

        Desculpe nintendo, pela lógica o tablet / smartphone é um Pato muito mais atrativo economicamente e pela escolha da audiência.

        • Theuer

          Não sou conhecedor da área, mas 3 anos não me parece ser o público alvo de nenhum console fabricado até hoje.

          • marcelosite

            Sei lá, se não pensam hein. Deveriam pensar.
            Eu acho que esse switch não vira. Não é nem o que o adulto hard quer, nem o que a criança quer.

            Vai ficar nichado e vender claro. Se me der um eu vou curtir.
            Se tiver com pouca grana, um bom tablet Android resolve o problema, foi isso que quis dizer.

          • Era o que diziam do Wii e vejo esse cara com potencial para pegar justamente o público que não compra console novamente.

          • Daniel Tiecher

            Minha opinião como adulto hardcore gamer (tenho PS4, PC, Vita, 3DS…): compro com certeza no lançamento!

            Jogos com a qualidade da Nintendo, são poucas publishers que fazem, e o fato deles daqui pra frente combinarem todo o poder das 1st e 2nd parties, que antes precisavam dividir tempo entre 3DS e Wii U, num único console, com certeza vai trazer MUITOS jogos interessantes para o Switch.

        • Quando teu guri tiver 8 ele vai preferir um 3DS (o equivalente da época). Hoje ele se contenta com os jogos da Playstore, óbvio, tem 3 anos…

          • marcelosite

            Será ? Torço para isso.
            Meu sobrinho de 9 anos tem um PS3, esquecido lá.
            O iPad, vai pra todo lado.

            Essa nova geração esta totalmente diferente.
            Não existe tela sem touch na cabeça deles. Não existe offline, não existe a impossibilidade de “comprar” mais jogos ou itens do jogo. Não existe a possibilidade de ser “chato” pois as possibilidades são quase infinitas.

            Jogo em cartucho ? SD, sei lá o que. Difícil explicar.

          • Um 3DS também tem loja para comprar, os jogos custam 10x mais, mas são 10x mais sofisticados. É questão de idade e maturidade. É pra criança que cai na graça de jogo eletrônico mesmo, talvez esse teu sobrinho não tenha essa inclinação pra jogos… Eu acho que não é coisa de geração, é a idade mesmo. Antes não tinha iPad, mas tinha Gameboy e era para poucos só aqueles que curtem jogos mesmo.

          • Rick

            Não diria 10X mais sofisticado, talvez alguns jogos seriam no max 3X mais sofisticados. Tem muito jogo ruim para 3DS

  • Mario

    Nintendo Cerveró.

  • Samuel

    Quando ouvi q o próximo console usaria cartucho eu pensei até na possibilidade de termos cartuchos com chips especiais dependendo do jogo. Não foi dessa vez…

    • Rafael

      A especulação é que os cartuchos terão alta densidade ( nivel SSD), o que seria melhor que DVD ou BR…

      • Samuel

        Mas a questão é: ter espaço para adicionar chips, não de armazenamento, mas com recursos específicos para cada jogo. Igual alguns cartuchos de SNES que viam com recursos adicionais através de chips embutidos nos cartuchos, como Star Fox. Minha ideia era que, para dar mais vida aos consoles, os jogos serem distribuídos em placas de circuito com SSD e, as vezes, algum chip gráfico específico.

        • Legend of Mana

          O super nintendo tinha disso não? Uns cartuchos tinham mais ram, outros ajudava no processamento e tal, no som, um cartucho de 3ds é pouca coisa maior que um cartão SD.

          • Samuel

            Eu sei que o SNES e talvez o N64 tinham isso. Nesses cartões (chamar de cartucho e forçacao de barra) eu não sei se tem ou mesmo se cabe

  • Tatsumak
  • bruno miranda

    Vai toma no c* Nintendo, minha esperança era ver se o NX ia prestar, pra comprar só em 2018 mas agora eu quero essa merda agora.

    • Ivan

      Não viu os rumores né?

      Além que a propria nintendo falou que não iria competir com ps4 e xone.

      • bruno miranda

        Eu vi sim, mas minha carteira tava feliz com essa idéia, meus planos eram ficar só no PC pegando promoção mas agora acho que fudeu, ainda mais se realmente tiver um novo Mario na agulha mesmo.

        • B4klaudio

          Mesmo sentimento aqui! … que bom que não peguei um PS4 Slim. Já pego os flagships na Steam (sales) … mas o conceito deste está muito bom … e antes do mi mi mi … todos os consoles tem hardware defasado.

        • Ivan

          nintendo não vai lançar sem um mario, pode ficar tranquilo que deve já ter uns 4 na agulha.

          • bruno miranda

            Eu falo da série principal de plataforma, 4 seria um recorde, o SNES, 64, NGC e WiiU receberam 1 enquanto que no Wii tivemos 2. 4 em 1 console é quase impossível.

          • Daniel Tiecher

            Me recuso a considerar o 3D World do Wii U um Mario “de verdade”. Mas os poucos segundos que ví do novo Mario já me deixaram animado pois percebo uma vibe de Super Mario 64/Sunshine/Galaxy.

          • bruno miranda

            3D World eu curti muito, em casa eu e meu filho nos divertimos muito com o jogo. A Nintendo é dona de colocar tech demos no lançamento dos consoles, lembra do Mario 256 e dos Zeldas do NGC e WiiU não da pra confiar.

          • Rafael Rodrigues

            Po… aqui a gente se amarra em Mario 3D do WiiU…

  • L L

    Eu nem conto mais com F-Zero e Metroid, já que foram esquecidos. F-Zero não tem mais novos lançamentos desde 2004, Metroid, os últimos lançamentos foram estranhos, sendo que muitos ainda consideram Prime 3 e Other M os últimos jogos da franquia.

  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    Prevejo um novo Dualshock que se divide em dois.

    • Metalmacumba

      Já tem. São os controles do psmove 😛

  • Theuer

    Preço bom e retrocompatibilidade garantiriam seu espaço aqui em casa e muitas outras.

    • Retro compatibilidade acho difícil, já que vai sair de processadores IBM para processadores ARM. Então acho provável que a nintendo vai recompilar os jogos, mas acho que não vai ter retrocompatibilidade.

  • Jorge Dondeo

    Gostei do conceito, se não for muito caro vou comprar um.

  • Jefferson Viana

    Primeiro assim como a apple não inventa nada, o controle de movimento já foi tentado antes de forma tímida, o que a big n fez foi apostar tudo nisso , e graças aos velhinhos e as crianças conseguiram sucesso. Agora esse console é outra decepção, ser segunda console de mesa? por que wii u não é esse tal segundo com sucesso? é uma pena, com dinheiro ganho com wii a Nintendo poderia sim ter lançado consoles mais poderosos , recedendo tanto jogos multi que muito jogos e seus exclusivos, eu só espero que lançem emulador desse novo fail da nintendo para poder jogar único jogo que me interessa dela, fatal frame.

  • fioko

    Nossa, lançaram um nVidia Shield! Que revolução hein, ta parecendo lançamento de iPhone e Galaxy, nada de novo e todo mundo endeusando por causa da marca.

    • Metalmacumba

      Eu falei a mesma coisa pra
      Minha mulher. Mas pelo menos esse tem a Dock e tem jogos do Mario, fora aqueles controles legais. No shield eu só tenho emulador :/

  • Ah, Nintendo…
    Não caga dessa vez, vai…

  • E o WIIMOTE ? Abandoraram de vez ? Como fica Wii Sports, Wii Sport Resort, Wii Fit… Todos esses jogos ?

    A Nintendo largou esse apelo e voltou só para o Joystick normal tradicional ?

    • Talvez a ideia não vingue mais na Nintendo por hora. Parece que cabe ao VR o desenvolvimento de controles de movimento daqui pra frente.

  • Julio Verner

    Bom, ainda tenho proveito a tirar do PS Vita… Cansei de ser criança Nintendo!

  • Flávio Pedroza

    Será como um portátil de fato, sem espaço para patches de correção, sem DLCs e sem possibilidade de compra online de jogos?

    • rbsouto

      Não tinha pensado nisso. Imagino que eles devam adotar uma App Store. Senão… putz.

    • Imagino que vai aceitar cartuchos e jogos na memória, senão complica, hoje comprar jogo é só online mesmo.

    • Mas a Nintendo eShop permite DLCs e patchs de correção no 3DS. Não é a melhor ferramenta do mundo, mas permite.

  • Nil Obermüller Schaupp

    Não me arrisco.

  • Rafael Rodrigues

    ñ adianta só a nintendo faz console pensando em todo mundo jogar em conjunto, pena q eu ñ tenho amigo

    • Samuel

      kkk

    • Rick

      kkk tinha um jogo que eu tava muito afim de jogar, towerfall, mas não tinha ninguém que eu conhecia que tinha o jogo. Só multiplayer

  • F O D A!
    Wii U passei reto e nunca achei interessante, mas gostei do que foi feito neste switch, take my money!

  • rbsouto

    Gostei.

    É o console que você pode se esconder no banheiro e as respectivas não reclamarem que você não está assistindo The Notebook com elas.

  • rbsouto

    Até parece que esse vai ser console de criança. Isso vai ser console de homem casado: joga enquanto vai pro trabalho e volta pra casa… igual smartphone é usado hoje.

    • Pedron

      exato, perfeito pra mim… quero um agora!!!

  • Magnosama

    Me pareceu mais uma bizarrice.

  • Bond das Paradas ♏️

    daí a principal pergunta: eles vão deixar de ser japoneses e se abrir para as thirts? porque já foi confirmado uma API própria para TODOS os jogos, não acredito que EA vai pegar um Battlefield ou Fifa e refazer na API deles.

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    tem 3d? não importa, a Nintendo não está mais no mercado brasileiro msm….

  • Eu estava certo de que ia pegar um PS4 o quanto antes, agora, com esse anuncio eu já não tenho mais tanta certeza. O Switch mostrou o que a gente queria ver e ter a possibilidade de jogar um Zelda que eu estou jogando em casa, no horário de almoço é algo a ser considerado, sem sombra de dúvidas… Fato é, a Nintendo ganhou meu coração de novo! 😀

  • советский медведь

    Se tiver retrocompatibilidade com Wii u eu quero!!!

  • Diego Berlezi Ramos

    E lá se vai minha grana…

  • Carlos Cabral

    Grandes bosta ter suporte Unreal e Unity, é simplesmente impossível conseguir uma licença. Indies? Nintendo? HAHAHAHA

  • Giuliano

    “Ela prefere que o Switch seja, assim como o Wii foi o segundo console de todo mundo…”
    Eu tenho um Xbox e pretendo comprar o meu segundo, e ele vai ser um PS4… e não isso ai que a Nintendo chama de “Console”

    • Daniel Tiecher

      Então quer dizer que depois de comprar o PS4 vc finalmente terá seu PRIMEIRO console?

      /troll

      • Giuliano

        Boa, isso é uma discussão para muito tempo ! 🙂

  • Germano

    So torço que isso faça o preço do New 3DS despencar, ha tempos quero um.

  • lucianojs

    Ideia bacana, mas vai canibalizar o mercado do 3DS.

    Espero que tenha algumas funções extras bem básicas como navegador internet, player de vídeo, etc.

    Só eu achei estranho a tela do tablet ficar escondida no dock?

  • Legend of Mana

    Cara, isso vai vender d+

  • Azmaster

    Cara fico imaginando o tanto de pessoas que participaram desta publicidade, como podemos ver ai no vídeo, e não houve se quer uma fotinha vazada, nada mesmo, incrível isso, a nintendo deve ter pagado mto bem pelo sigilo.

    • Ivan

      ou ter gravado a bem pouco tempo, e com uma multa imensa.

    • Ivan

      E o treco é tão diferente que devem ter falado que era um tablet chines e iam vazar fotos pra que?

  • Gabriel De Oliveira Rohden

    Isso ai nintendo, faz algo foda pra eu poder comprar meu PS3 PS4 (malditos exclusivos desdo PS2) por um preço bem normal acessível.

  • Carlos Vega

    Chegou a dar pena de quem jogou dinheiro fora comprando PS4 e Xbox One. Videogame de verdade é Nintendo, os outros são só PCs capados!

    • Ivan

      hauehauehauehaueh

  • Christian Oliveira

    quero!

  • Christian Oliveira

    Finalmente um video game video game, nada desses pc com controle.
    Se não ficar aporrinhando com download de correção do sistema e dos jogos, então, será perfeito!

    • Rick

      Mano, como dá raiva atualizar o jogo, steam, origin, sistema quando vou jogar.

      • Vinicius Santos

        a gente compra o jogo to feliz, chega em casa, espera mais 40 minutos pra baixar atualização e o escambau, é bem chato.

  • Mirai Densetsu

    Resta saber se ele é compatível com jogos de outras franquias da Big N. E aquele flash card me pareceu ser bem diferente dos cartuchos de 3DS, o que pode indicar que são incompatíveis (o que faz todo sentido, a não ser que a tela seja touchscreen).

    • Ivan

      acho que não pq 3ds tem duas telas e aindatouch ia ser meio dificil de se jogar

      • Mirai Densetsu

        Se a tela do Switch for sensível a toque, é possível sim jogar.

        • Ivan

          Não acho que será, pelo menos na apresentação não mostrou nada, acho bem dificil ser sensivel ao toque e esquecerem de ter mostrado.

          • Mirai Densetsu

            Não mostrou, realmente. Mas eu ainda não duvido que haja essa possibilidade.

  • Flávio Pedroza

    Aos 1:05 do vídeo podemos ver um conector P2 para fone de ouvido. Como a Nintendo teve coragem de usar uma tecnologia tão defasada e inútil? Todo mundo sabe que equipamento com tecnologia de ponta não possuí esse tipo de conector.

  • Matheus Mauro

    Sei não esses controlinhos desse tamanho hein…

    • bruno miranda

      Isso dai é um quebra galho para uma partida multplayer local.

    • Ivan

      deadpool curtiu

  • PauloCartase

    tô fora, mais do mesmo, é um Wii U melhorado, Nintendo virou videogame de criança. me empolguei mais com o anúncio do Red Dead 2

  • Não gostei do nome de imediato, mas ele fez sentido. Espero que a Nintendo não despreze os controles antigos sem fio.

    No vídeo usaram cartuchos no mesmíssimo formato do 3DS, então pode haver chance mínima de retrocompatibilidade. Prefiro aguardar antes de ter mais esperanças sobre esse detalhe.

    LEDs verdes: a nVidia sendo confirmada como fornecedora do chip.

  • Marcos Matias

    Nintendo redefinindo o conceito de portátil. Bora comprar calças com bolsos maiores.

    • Mirai Densetsu

      Ou voltar a andar de mochila.

    • E o 3DS-XL cabe “tranquilo” no seu bolso? 😀

      • Marcos Matias

        Não, mas tem o not-XL

      • Marcos Matias

        Mas eu acho o 3ds grandão tb!

  • Smartfox

    Só tem um detalhe, nesse trailer de lançamento não apareceu nenhuma “família ou crianças” como ela sempre faz, nem ao menos um monte de jogos casuais, o que da a entender que apesar do foco da empresa ser o infanto-juvenil e o console ser apenas um simples tablet, algo me diz que a Nintendo pode investir um pouco mais na classe adulta e adolescentes e cair nas graças do e-sport de vez.

    O que eu quero dizer é, mais jogos de verdade, menos casual, apesar do formato sugestivo do console.

    Bom, eu só acho. A ideia que esse video me passou é que o Switch é um console hardcore que você pode levar para qualquer lugar. 🙂

  • Alguns porquês para o nome:
    スイッチ ‎(romaji suitchi)

    switch, a device to turn electric current on and off or direct its flow
    (rail transport) switch of a railroad, point of a railroad
    a change in method or thinking
    (computing) network switch

  • Enquanto a Nintendo lança mais um console, a Sony e Microsoft continuam na PC master Race…

  • Cássio Amaral

    Não sei porque o Switch tem cara de que vai ser um Wii U 1.5, com pouquíssimos jogos de 3rd parties. Espero que esteja muito errado.

    • Mariano Santos

      Provavelmente esteja, se o console for tão poderoso quanto o ps4/xone ele vai ser muito bem recebido pelas thirds.

  • Marcos Paulo Betinardi

    Nintendo deveria apenas vender suas franquias para todas as outras plataformas e parar de fazer hadware…

    • Mariano Santos

      Se a única empresa que tenta inovar parasse de inovar os consoles iriam falir. Hoje em dia os PCs estão engolindo o mercado de consoles pela falta de variedade, você joga um xone do mesmo jeito que joga um ps4, só muda uns exclusivos. A nintendo é a única que tenta trazer novas maneiras de jogar.

      A Nintendo PRECISA continuar fabricando hardware.

  • Dan_Marx

    Eu fiquei de babá de um Wii de uma amiga que fez intercâmbio de um ano (aproveitei pouco) e não tive oportunidade de jogar nada do Wii-u e nem DS/3DS teria um desses fácil se eles deixassem disponivel uma biblioteca digital retrocompatîvel desses titulos, seria um segundo console bem vindo aqui em casa.

  • makotokinomura

    Depois de tomar na bunda tentando inovar com o Wii U pra repetir o sucesso do Wii, o que a Nintendo faz???

    Tenta inovar pra repetir o sucesso do Wii. Capeta, é muito Steve Jobs nesse mundo pra pouca ideia viável. Kinect, nVidia Shield e Ouya e outros mandam lembranças.

    Falando sério. Tudo que eu queria era um “Super NES” atual. Proposta simples, preço bacana e hardware bom o suficiente pra jogar tudo muito bonito. O fracasso dos exemplos acima provam que ninguém quer “inovação”.

    • Mariano Santos

      Dá não, o mercado tá saturado de consoles old-school.

  • 640k is enough

    Mataram o New 3DS…

    • Ivan

      ainda não, tem alguns jogos pra sair de peso, pokemon sun mes que vem e alguns em 2017 ainda.

  • Passando mais uma vez para complementar: Nada se cria, tudo se copia, nem que seja de forma sutil. Não é NEOGEO X?
    A proposta desse aqui é a mesma da Nintendo com o Switch, um portátil que pode ser conectado a um “dock” em forma de console para jogar na TV. Só faltou aquela entrada de cartuchos ser funcional e o hype.
    https://uploads.disquscdn.com/images/fb3e9400ddd94cf80cbafe4d9bdda16df0e41072bed122b9fcac84a820d8ff7c.jpg

    • Ivan

      http://olhardigital.uol.com.br/games-e-consoles/noticia/nintendo-switch-e-parecido-com-dispositivo-chines-lancado-em-2015/63253

  • Gaius Baltar

    Uma dúvida aqui: se o Switch funciona independente do dock, será que a Nintendo poderia vender só o “tablet” mais barato e funcionar como um substituto turbinado do 3DS? O dock poderia ser apenas para aqueles que querem uma experiência de console de mesa. Isso permitiria baixar o preço e aguentar o baque de uma possível descontinuação do 3DS.

    • André G

      É uma boa ideia.
      Eu estou pensando ainda no que o dock é capaz de fazer, será que ele tem algum poder extra de processamento?

      • Ivan

        apenas suporte mesmo.

      • Gaius Baltar

        Pois essa é a minha dúvida. Para fazer com que os gráficos fiquem legais numa tela maior é provável que ele tenha algo para dar uma força ao console. Uma GPU externa talvez?

    • Ivan

      acho que o preço do dock é minimo, apenas suporte

      • Gaius Baltar

        Será? Não teria alguma hardware de apoio que ajude na transposição para a tela da televisão?

  • Pingback: Nintendo Switch | Será que agora vai? | Nerdices da Jaque()

  • Antonio

    Gostei da pegada multiplayer local, quero jogos sem prazo de validade: Não estou gostando de vê os jogos ficarem inúteis por desligarem os servidores. Outro recurso interessante era ter a opções de Redes virtuais pela internet (pear to pear) direto com outro jogador sem precisar do servidor da desenvolvedora.

  • Maom

    Um portátil que roda skyrim remasterizado e toda a biblioteca da família mario. E usa cartuchos para minha coleção???? Puta merda, nem se eu fosse dono da Nintendo teria encomendado um console tão próximo do que eu sempre quis.

  • O console parece bacana, mas vamos combinar, o que importa são os jogos, e a Nintendo poderia fazê-los para outros consoles, parar de fabricar hardware e crescer infinitamente mais.

    • Mariano Santos

      Tá ai uma coisa que nunca vai acontecer, mesmo que esse console não cumpra com o esperado e o próximo também a Nintendo sempre pode voltar os esforços pro ramo dos portáteis que ela domina e tem lucros gigantescos. Acho que nessa vida não veremos um IP da Nintendo em um console concorrente.

  • Marcos Paulo Betinardi

    Só os fortes vão conseguir dizer a verdade: Esse vg é uma grande bosta.

  • A Magento vai fazer jogos para o Switch?

  • PugOfWar

    Do jeito que sou sortudo capaz da tela escorregar quando estiver segurando os controles

  • xyz

    show de bola, mas nada supera os arcades da decada de 80-90….

  • Pingback: Veja como fazer seu próprio Nintendo Switch (não-funcional) – Meio Bit – DEBULHADOR()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis