Prova de Conceito: o HoloLens usado em neurocirurgias

steve-martin-brain

Cérebros são órgãos inconvenientes, superestimados e cujo único objetivo evolucionário é nos colocar em encrenca. Não são feitos para manutenção fácil, o iFixIt daria nota zero fácil. Neurocirurgia é algo complicado desde que foi inventada, 3000 AC por Imhotep (não o Escorpião-Rei).

Mesmo hoje às vezes é preciso operar cérebros com o paciente acordado, para evitar danificar áreas específicas do tecido nervoso. Chegar a certos pontos envolve destruir o tecido no meio do caminho, não dá para ficar futucando.

A alternativa é usar equipamentos de diagnóstico por imagem, como ressonâncias, cintilografias e tomografias para acompanhar a posição dos instrumentos. Lado ruim: você tem que operar olhando para um monitor, exige mais coordenação olho/mão, não é o ideal.

Um grupo de cirurgiões se uniu a Liu Yameng, mestranda em Engenharia na Universidade Duke resolveu experimentar uma opção: alimentar um Microsoft Hololens com dados de sensores de imagem, posicionar o modelo 3D do cérebro nas mesmas coordenadas do cérebro real e simular também a movimentação dos instrumentos.

É algo que levará anos para ser aprimorado, por enquanto fizeram uma simples prova de conceito, mostrando que tecnicamente a idéia é viável.


Duke University — Demo of HoloLens-Aided Neurosurgery

Só não contem pra ninguém que como é HoloLens o médico poderá ver seu cérebro em tempo real durante a cirurgia, olhar pra parede e acompanhar o jogo do mengão, tudo ao mesmo tempo.

Fonte: Duke University.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • DiMais

    não tem jeito, solução Microsoft acaba sempre indo para o mercado corporativo.

    • Breno

      Mas acredito que futuramente, o Hololens será tão popular quanto um fone de ouvido..

      • DiMais

        ou um Kinect, infelizmente.
        a ideia do HoloLens é excelente mas, assim como as pessoas não quiseram ficar pulando na frente da TV, o futuro que nos vendem agora com realidade aumentada e imersão podem não ser exatamente o que viveremos nos próximos anos dentro das nossas casas.

    • Fábio Balbé

      O conceito do Hololens é explicitamente vendido como ferramenta profissional por parte da MS.

  • Imaginando ocorrer um BSoD no meio da cirurgia.

    • Luiz Antonio

      Por isso que existe o botão de reset.☺

      • …pro paciente?

        • mr_rune

          Pra ele seria on/off.

        • Luiz Antonio

          Rsrs, não, para o paciente só reinstalando do zero.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Assim que a MS lançar o Hololens no mercado vai ter algum maluco que vai portar drivers para ele para outros sistemas. Não se preocupe que com xBSD não vai dar tela azul e a latência vai ser muito menor.

    • Daniel

      Der um BSoD, vc faz igual quando está tirando carta e tem aquela patacoada de riscar linhas retas paralelas atestando que o ser é normal… No caso da cirurgia, vc empurra um pouco mais chacoalha um poquinho, mexe, puxa os instrumentos, retira o hololens e diz está terminado, pode fechar…

  • Pingback: Prova de Conceito: o HoloLens usado em neurocirurgias | Portal Hospedagem()

  • Nuvem Mágica

    AgoraVai(TM)

  • Foda pra caraleo

  • Saulo Benigno

    Eu lembro quando faziam a mesma coisa com o Kinect. A mesma coisa.

    Hoje sabemos, Kinect morreu…

    • Breno

      Não misture Kinect com Hololens.

      • Saulo Benigno

        É verdade, são coisas completamente diferentes né?

        Ambos não são da Microsoft
        Ambos não são a ultima revolução e solução para tudo na Microsoft
        Ambos não estão sendo utilizados e apresentados para as mesmas coisas
        Ambos não são considerados a última tecnologia do momento
        Ambos não estão em hype 100%

        Verdade… misturar pra que?

  • Luís Eduardo

    A Duke é sempre top 20 mundial com pouco mais de 20 mil alunos. A USP de SP tem mais de 80 mil e fica no entra e sai do top 200 (contando os cursos que prestam). Esse gigantismo das universidades brasileiras e o foco nas ideologia esquerdista nunca vai nos trazer um avanço científico disruptivo ou um Nobel…

    • Rafael Rodrigues

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

      Um dos cara mais tops lá de Duke é brasileiro, chama-se Miguel Nicolelis e é esquerdista pra caramba. Mais que eu.

      Agora volte para o G1 por favor.

      • Luís Eduardo

        Não, você está errado. Nicolelis é pesquisador respeitado, mas não é “um dos caras mais tops lá”. Duke tem 10 prêmios Nobel e 03 Turing trabalhando lá. Nicolelis é um esquerda caviar que fracassou vergonhosamente na Copa do Mundo, fez campanha pro corrupto Alexandre Padilha e é intolerante com publicações que apontam erros em seus estudos.

        Estou comparando resultados entre universidades com filosofias diferentes.

        Agora, volte pro recreio da quinta-série e não enche o saco.

        • Rafael Rodrigues

          Nicolelis é DIRETOR do departamento de neuroengenharia da universidade de Duke.

          Nada mau para um fracassado.

          Bom deve ser o Alexandre Frota…

          • Luís Eduardo

            Você tem algum déficit cognitivo ou se esforça pra não entender? Eu disse que ele é um pesquisador respeitado, mas longe de ser um top, já que a Universidade possui pesquisadores premiados que estão a anos-luz de chefes de departamentos.
            Em termos políticos, ele tem ideias ultrapassadas, apoiou um dos piores ministros da saúde que o pobre país já teve (e que terminou a eleição com o apoio do Lula em quarto lugar, um desastre) e recebeu um volume de recursos públicos desproporcional ao que pesquisadores brasileiros conseguiam, apenas pelo baba-ovo político.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis