UE aperta o cerco ao Google por práticas anti-competitivas envolvendo o Android

google

Outro dia, outra martelada da União Europeia no Google. Uma nova investigação recente conduzida pela Comissão para a Competição levou a mais uma exigência do bloco contra a companhia, a de interromper práticas anti-competitivas que dizem respeito ao Android, precisamente o pagamento de incentivos a OEMs para que estas adotem o Google Search como o principal motor de busca de seus lançamentos.

A queixa apresentada pela FairSearch, um grupo de empresas que desejam reduzir o jugo de Mountain View sobre o setor acusa o Google de mais uma vez utilizar sua posição de líder do mercado para esmagar os rivais e não dar nenhuma chance à competitividade, algo que os reguladores europeus tradicionalmente abominam.  Além de pagar incentivos a parceiros para que dêem preferência ao seu motor de busca, como acusações anteriores já deixaram claro a gigante força a instalação de suas próprias soluções em detrimento das concorrentes, e força os fabricantes a não aderirem aos produtos de outras empresas sob pena de sanções e corte de investimentos.

De certa forma o Google faz isso não apenas para ferrar a vida de outros motores de busca como Bing e concorrentes locais, mas também de empresas que poderiam fechar acordos com OEMs para lançar produtos com seus sistemas mobile embarcados. Com a exigência do pacote Google de apps, concorrentes diretos como a Cyanogen não têm força para brigar e são preteridos.

As exigências da Comissão Europeia para a Competição, esta presidida por Margrethe “eu odeio o Google” Vestager são bem claras: interromper pagamentos de incentivos e oferecimento de descontos à OEMs para estas adotarem suas soluções, interromper a pressão para a adoção de seu pacote de apps e motor de busca em detrimento dos concorrentes e não punir ou ameaçar aqueles que não jogarem por suas regras. Caso Mountain se recuse a seguir as recomendações, a multa a ser aplicada será “num nível que garantirá a cooperação”. Ou seja, absurda. E não estamos falando daquela já prevista de 10% em cima de seu faturamento anual.

Vale lembrar que outras medidas estão sendo estudadas pela Comissão para reduzir o poder do Google no Velho Mundo, e entre elas a mais radical é de dividir a empresa ao meio, separando o Google Search das demais atividades e forçando o compartilhamento de seu próprio Graal, o algoritmo de busca com os concorrentes a fim de equiparar os concorrentes e fomentar uma competição equilibrada.

A verdade é que o Google cresceu demais, detém poder demais e nem de longe é bonzinho, logo suas práticas são vistas como muito nocivas ao mercado: qualquer empresa grande demais é uma ameaça à competitividade e inovação, e diferente dos EUA que são mais liberais nesse sentido, na Europa não tem moleza. Em nota, o Google afirma que apóia a inovação no bloco e que compete de forma equilibrada (hahaha), de certa forma afirmando que mais uma vez irá resistir às acusações.

E a novela continua…

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Deilan Nunes

    melhor coisa que o reino unido fez foi sair desse lixoo chamado UE

    • Diego Marco Trindade

      melhor coisa que fizemos foi descer das árvores

      • Well Dias

        Grande coisa, melhor que isso foi sair das águas.

        • Diego Tietz

          Meu voto vai pra reprodução sexuada.

          • Diego Marco Trindade

            Não diviamos ter nem nos agrupado em aminoácidos.

          • K9s10

            Qual deles? São tantos!!!

  • Kagarro

    https://uploads.disquscdn.com/images/1710c1bce6c85a4d2599588c71e96022a3c79a70688672fde81116b7f64599a7.jpg
    Quem será que está dando um pixuleco pra presidanta Margrethe agir contra o Google?

  • Diego Marco Trindade

    Daqui a pouco o Google faz como as empresas brasileiras: Vai se dividindo se dividindo pra todas se enquadrarem no simples. Aí se der bronca, como essa, só a empresa envolvida toma na tarraqueta.

  • Juliano Teichmann

    Aí você, o usuário (produto) possui um browser novo, mágico, chamado Edge. O Edge é, de fato, muito rápido e relativamente leve, e aí a primeira coisa que você usuário (produto) faz é ir nas configurações e remover o bing como mecanismo de pesquisa padrão e colocar o Google.

    Vão forçar o pessoal a usar o Cadê® no canetaço.

    Ou o Firefox e o Chrome se destacaram como navegadores Windows porque a microsoft deixou de empurrar o Internet Explorer, ou simplesmente por serem soluções melhores?

    Como dia a grande pensadora, Senta lá Cláudia. (MENEGHEL, 1984)

    • Diego Marco Trindade

      Volta altavista!

      • Cássio Amaral

        Duck go neles!

  • Bruno

    Só pelo fato dessa dona está no meio, já tira toda a credibilidade da denúncia.

    Samsung não está vendendo os galaxys com apps da MS na Europa?

  • Muito ridículo isso, a empresa cresceu, virou uma gigante e agora não pode colher os louros? desde que a chegada ao topo seja honesta, não vejo problemas nisso, o jeito é os concorrentes inovarem para o google cair, e não o “estado” deixar a vida mole para as pequenas;

    • Jefferson Viana

      Nenhuma empresa chega no topo honesta

  • União Européia como sempre fazendo Europices… tsc tsc tsc…

  • Ed. Blake

    Engraçado é que o AOSP tá aí com o código aberto pra qualquer um. Assim como os caras da Paranoid Android, Dirty Unicorns e CyanogenMod (os dois primeiros fazem isso de graça no seu tempo livre para compartilhar com outras pessoas) qualquer pessoa ou empresa pode baixar, modificar, pré-instalar os apps que quiser, e, caso julgue necessário, pagar as licenças de codecs proprietários direto aos detentores além de colocar um motor de pesquisa do DuckDuckGo e depois é só compilar e correr pro abraço…

    Mas o malvado Google força grandes corporações (maiores até que ele mesmo, como o grupo Samsung) a usar seu sistema operacional e seu motor de busca oferecendo desconto, incentivo e investimento… Senão ….

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Nego quer abrir o código do motor de busca e dizer que eles prejudicam a inovação… como se liberar o código pra todo mundo fosse incentivar alguém a inovar ao invés de copiar.

    • DanielBastos

      Cara, não procurei atualmente, mas até a época que eu vi, o Android era OpenSource “Pero no mucho”. Vc não conseguia baixar o trunk(Eu saio do svn, mas ele não sai de mim) do projeto. Tem normalmente versões liberadas de tempos em tempos. Além dos drivers para os cels não serem Open. Faz um bom tempo que andei olhando isso. Hoje eu não sei mais como tá.

      • Ed. Blake

        Sim, verdade. Não quis me prolongar muito mas o que eu quis dizer é, o Google, neste caso, não forçaa gigantes maiores que ele a se curvarem a seus pés. Elas o fazem porque, além dos interesses comerciais, é mais fácil.

        Eles pagam para que o Google lhes enviem o sistema com os drivers já semi-configurados, licenças de codecs já pagas aos devidos detentores e instaladas no sistema, pacote dos Gapps já instalado e integrado, etc. Só tem vantagens nisso, para o fabricante, claro.

        Algumas fabricantes chegam ao ponto de pagarem a versão com o Gapps completo para ainda assim inserirem no android uma mesma versão prórpia dos mesmos apps, como a Asus, que o Zenfone vem com dois apps de notas, dois apps de música, dois navegadores de internet e etc.

        • Thiago Bachi Rehbein

          O phoda é ver as empresas ao invés de irem atras, ficarem chorando pros governos frearem o crescimento de fulano ou ciclano…

      • Thiago Bachi Rehbein

        O código fonte do sistema Android é sim liberado, Drivers vem das fabricantes dos dispositivos, sendo uma das mais abertas a Qualcomm e a pior de todas a Samsung (que não libera o código fonte da Exynos)…

        O problema resiste justamente nos Google Apps, que são a solução Google para alguns dos aplicativos, que não existe no código fonte mas que todo mundo quer, afinal, do que adianta um smartphone sem uma loja de aplicativos, ou com funcionalidades básicas…

        A questão é que as empresas não querem ter que construir suas soluções, mas parece que não querem ter que seguir diretrizes vigentes em termos e contratos, afinal, se você quer usar os Google Apps oficialmente (nada de gapps baixados da internet) você tem que aceitar os termos da Google…

        • Ed. Blake

          “e a pior de todas a Samsung” – Limpar o traseiro com a GPL é costume na Ásia. Não é exclusividade da Samsung.

          • Thiago Bachi Rehbein

            Sony que é asiática, além de unificar a Kernel dos grandes aparelhos disponibiliza todo o fonte para que qualquer um possa compilar o Android do 0 (AOSP) e ter um sistema limpo (sem Gapps e apps da Sony)…

          • Ed. Blake

            Esta afirmação estava no meu comentário original que eu editei por não ter propriedade para falar da mesma (já que não acompanho muito a empresa). A SONY é exceção neste caso. Mesmo com todas as cagadas que ela vem fazendo quesito no hardware, no quesito software ela tem dado show.

        • Querer até quer, mas não adianta nada criar loja e vários apps não iriam pegar pois falta play services…

  • No final das contas , toda empresa que cresce demais acaba tentando criar um reinado eterno, baseado em sanções contra os fabricantes de hardware. Eu lembro bem dessa historia, a Microsoft já fez isso, a intel já fez isso, e muitas outras empresas também devem fazer.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Mas é muito fácil, não querem ser “forçados” a usar a solução do Google? Migrem seus aparelhos pro Tizen ou W10.

    Daqui a pouco desencanam do Google e vão querer forçar a Apple a liberar o iOS pras OEM’s, alegando monopolização do sistema.

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Acontece que apple não é gulosa como o google. Por isso que mesmo rendendo muita grana ninguém dá bola.

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        E ninguém é obrigado a usar as soluções do Google, não gostou, façam parceria com o Cyanogen. O que eu acho absurdo é o cara querer o produto do Google, mas não querer seguir as regras dele. Agora, desenvolver a própria loja de apps e lançar só com ela pra não ter que ficar sob o jugo do Google ninguém quer né?

        E a Apple faz até pior na minha opinião, ela impede que qualquer um lance lojas de apps pra ela, e se quiser ver seu app na AppStore, tem que jogar conforme as regras da Apple e ponto final, mas ninguém reclama. Eu mesmo não reclamo, nem do Google, nem da Apple, os sistemas são delas, não gostou não use.

        • HomeroGamer-BanidodoMB

          Meu ponto de vista também. Só quis ressaltar que por causa da apple não querer abranger tudo que é coisa relativa a internet não dão bola para ela.

        • K9s10

          Bem dito!!!

        • OverlordBR

          O que eu acho absurdo é o cara querer o produto do Google, mas não querer seguir as regras dele.

          Exato.
          Assim como com qualquer outra empresa.

          Não gosta da Google, Apple ou MS: procure outra coisa, seja feliz e pare de apurrinhar os outros com mimimimi

          Ou melhor ainda: desenvolva a porcaria do seu próprio produto… traduzindo, INOVE, CACETE!

          • mr_rune

            Meh. Fiz root e tirei o que não queria, resolvido.

          • Mirai Densetsu

            De acordo com os liberais, você pecou por não jogar de acordo com as regras do Google.

          • mr_rune

            kkkkk eu não entendo nada disso de liberal, eu comprei um aparelho, não o google apps, eu só uso 3 apps deles, o resto eu arranco na força.

    • Mirai Densetsu

      Depois falam que liberal é paga pau de empresas e eles reclamam.

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Volta pro Catraca Livre encosto.

        • Mirai Densetsu

          Só depois que você voltar pro instituto mises ou pro blog do Olavo, tinhoso.

  • O velho continente é assim porque já passou por muito mais experiências neste e em outros mercados. E querem saber? Eles estão certos.,

    • Diego Tietz

      Ô. Então cadê as startups de internet/apps da Europa? Com tanta preocupação com a concorrência, era pra ter mais do que a Rovio…

      • Pedro Canelas

        Tem algumas: SoundCloud, Wunderlist (hoje pertence a Microsoft), Sketch, Pixelmator, WeTransfer, Spotify, Transferwise e Opera. Todas essas são européias. Além do Skype que foi fundado na Estônia e hoje também é da Microsoft. De fato, não se compara com a quantidade e peso das startups do Vale do Silício, mas são startups relevantes no cenário atual.

  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    Que curioso, o livre mercado acontecendo.. porque tem estado pra intervir. Ancaps fritando em três, dois…

    • Diego Tietz

      Cadê as startups da Europa?

  • Luiz

    Engraçado que isto não ocorre com as empresas de telefonia.

    • Diego Tietz

      Boa.

  • Jefferson Viana

    Pelo que eu entendi o problem não é as soluções do google ser amplamente adotada, é ele usar todo seu poder financeiro e o fato de ter quase o monopólio para forçar seja por meios econômicos com famoso jabá, seja por meio de ameaças com o ” sabe com quem esta falando, vou te fazer falir!!!!”

  • K9s10
  • Jean

    Oi, tudo bem com vocês? meu nome é Jean. Eu gostaria de dizer que sou um liberal, e estou a 1 artigo e 1 dia sem discutir libertarismo em artigos que elogiam a UE e/ou outras entidades intervindo no mercado.
    Era só isso, compartilhar minha vitória com vocês, obrigado.

    • Islan Oliveira

      Huehuehuehue a mão chega a tremer, mas não tenho saco pra discussões de internet.

      • Jean

        hahaha Como aqui são sempre os mesmos, as discussões são sempre iguais.
        Mas é o que você falou, a mão chega a coçar rs

        • Islan Oliveira

          Sugiro dar uma voltinha no Gizmodo, descobri uns caras lá que só tão perdendo pro Stálin.

    • OverlordBR

      Parabéns!

      Afinal, é realmente perda de tempo discutir sobre uma utopia. 🙂

      • Jean

        Não adianta tentação, sai demonho!

  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Meu amigo, que bos** essa UE, hein?

  • Leonardo

    ela está enchendo o saco do Google porque no iPhone dela está tudo perfeito…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis