Meio Bit » Cultura » Resenha: MacGyver — Profissão Marrento

Resenha: MacGyver — Profissão Marrento

MacGyver voltou, mas nem deveria. Nós vimos o piloto do reboot da série que fez a infância de um monte de tiozinhos e rapaz… foi muito, muito ruim. Você não faz idéia, mas se quiser fazer, leia…

7 anos e meio atrás

[box type="warning"]

TRIGGER ALERT: SPOILERS A RODO!

[/box]
macgyver-cbs-2016-poster

Eu não sou saudosista. Adoro o passado mas não vivo lá. Talvez por isso eu não tenha achado a menor graça em Stranger Things. Nem por isso sou defensor do discurso “estupraram minha infância” cada vez que fazem um remake. Ver um novo ator assumir o manto do Capitão Kirk, com Shatner ainda vivo pra mim não foi traumático, foi uma experiência, que poderia ser bem ou mal-sucedida. Por sorte, foi ótima.

MacGyver não foi tão bem assim.

A tentativa de modernizar a série segue o padrão clássico: mais dark mais sexy mais ágil, mais jovem. O problema é que o MacGyver não é nenhuma dessas coisas.

A série original foi ao ar de 1985 a 1992, foram 7 temporadas e 139 episódios (a Globo deve ter passado uns 30) com as aventuras de Angus MacGyver, um sujeito que ia na contramão do típico herói dos Anos 80. Ele era um agente da Fundação Fênix, uma entidade (ehê) que sempre ficou ambígua sobre sua relação com o Governo.

MacGyver usava de inteligência para desarmar bombas, invadir esconderijos inimigos, escapar de situações impossíveis. Assim como Batman ele odiava armas, e assim como Batman, MacGyver não mata. Sua arma era a Ciência. Engenharia, química, biologia, coisas simples do dia-a-dia, como o truque do ovo para tapar furos no radiador. A ciência de MacGyver era às vezes exagerada, nunca errada.

Ele era, acima de tudo, um Cara Legal™ e querido pelos amigos, como Pete, seu chefe na Fundação Fênix, e Jack Dalton, o amigo trapalhão e piloto que metade das vezes salvava o dia, na outra metade provocava a confusão inicial.

A nova série, que estreou semana passada, tenta seguir a mesma linha, mas falha miseravelmente.

O episódio começa com o Novo MacGyver, interpretado pelo Ator 9vinho Lucas Till, o Destrutor da nova série dos X-Men no cinema. Ele chega em uma festa em uma mansão no Lago Como, na Itália, dirigindo uma Mercedes SLS AMG because fuck you eu sou um espião internacional.

vlcsnap-error772

Ele começa descrevendo, em off, a equipe. Primeiro, claro, a hacker do grupo, Nikki Carpenter, que rejeitou ofertas do Google, SpaceX e Apple, tem 5 diplomas e é uma gênia da computação. E gata, claro.

vlcsnap-error795

Melhor analista sênior do mercado, ninguém é melhor no teclado

vlcsnap-00001

Isso mesmo, MacGyver pegador com direito a gracinha sexista. NADA CONTRA faço piada sexista o tempo todo mas pombas, o MacGyver não, não é da natureza dele. Mas calma que piora. Lembra do Jack Dalton, o amigo atrapalhado do Mac?

Agora é um ex-Força Delta, Forças Especiais, supersoldado que dá cem tiros de uma vez.

vlcsnap-00002

MacGyver, que sempre teve um passado nebuloso aqui é todo explicado. Ele diz que tem 12 troféus de feira de ciências, 2 anos no MIT (não sei quantos minors) e 3 anos desarmando bombas para os militares. Sim, MacGyver foi soldado.

A missão é entrar de penetra na festa onde será vendida uma bomba, provavelmente nuclear pois afinal de contas todo traficante internacional de armas adora chamar atenção.

Na entrada ele é barrado, mas é apenas seu fiel canivete.

vlcsnap-00003

Ele brinca com os seguranças dizendo que “aprendeu com os escoteiros”, enquanto em off fala que nunca anda armado pois é assim que agentes infiltrados são descobertos, e “se eu precisar de uma arma, eu faço uma”. Ainda completa dizendo que só ficou 6 semanas nos escoteiros, com suas causas curtas e “lenços repelentes de mulheres”. Dá-lhe MacGyver pegador.

Na festa MacGyver encontra sua chefe, Patricia Thornton, interpretada por uma atriz inglesa filha de pai cantonês e mãe francesa.

☑ Diversidade

vlcsnap-00004

Ela dá a dica de quem é o dono da casa, onde fica o cofre, e Mac entra em ação. Tira o casaco, vira garçom, pega uma taça com as digitais do negociante e você não vai acreditar no que vai acontecer.

Usando um lenço com fuligem do escapamento do carro, que ele recolheu mais cedo, MacGyver vai para um armário e vasculha uma gaveta, encontrando fita adesiva. Ele então sopra fuligem no copo:

vlcsnap-00005

Em seguida ele pega a fita adesiva…

vlcsnap-00006

…e tem uma digital clonada!

vlcsnap-00007

Isso mesmo. MacGyver agora vem com legendas, because fuck you, aparentemente a geração atual é retardada ou distraída demais para ver um sujeito soprar cinza em um copo, realçar uma digital, coletar com uma fita adesiva e ENTENDER o que está vendo.

Em seguida ele usa um pino de metal, uma pilha de 1,5 V e um fio de tomada e faz um eletroímã. Até aí tudo bem, funciona, mas não para o que ele usou:

vlcsnap-00008

O “campo magnético” interferiu com o rádio do segurança na porta da sala do cofre, o cara foi embora e Mac entrou. Pulando algumas partes: a digital não dá certo pois é um leitor de mão inteira, Mac dá um jeito, os bandidos descobrem, ele detém tiros usando uma bandeja de metal, acha a tal bomba, que é uma arma biológica, foge para o lago e ele e Jack Dalton são perseguidos por uma lancha com quatro capangas.

vlcsnap-00009

A linha de combustível é atingida, mas antes do motor parar MacGyver prende o leme com a gravata, apaga as luzes e salta com Jack, pulando no lago. A lancha, no escuro se dirige direto contra…

vlcsnap-00010

MacGyver matou quatro pessoas because fuck you eu sou MacGyver agente internacional do mistério.

Depois disso o vilão surpreende todos, mata a Nikki, atira no MacGyver, ele sobrevive, passa 3 meses se recuperando do trauma em casa, que divide com Wilt Bozer, personagem secundário que na série original era um vizinho e apareceu em 4 episódios. Ah, mas são tempos modernos, #hollywoodsowhite. É hora de mais…

☑ Diversidade

vlcsnap-00012

Mas não muita diversidade senão espanta, então coloquemos o sujeito como o Amigo Negro Engraçado™, que não sabe das atividades do MacGyver, trabalha de chapeiro mas por algum motivo tem dinheiro para dividir uma casa em um bosque, em Los Angeles:

vlcsnap-00013

O tal míssil no chão? O Walt diz que comprou para revender em um evento de Hollywood, ou algo assim, mas é apenas um truque para os fãs falarem que legal recriaram a mesma imagem da série original nossa como estou saudosista.

vlcsnap-00014

A chefe, que não acredita nessa coisa chamada telefone, aparece para avisar que as férias acabaram, afinal só porque você tomou um tiro 2 cm acima do coração e perdeu o amor de sua vida não quer dizer que vai ficar a vida inteira em casa, 3 meses tá mais que bom.

Eles voltam para o Departamento de Serviços Externos, uma agência do governo com um trabalho simples: proteger os interesses dos EUA, internamente ou no exterior.

vlcsnap-00015

Eles não conseguem quebrar a criptografia do laptop da Nikki, Jack então sugere uma opção, uma hacker que está cumprindo pena. Negociam um acordo e a Loura Murta é trocada por uma morena, digo, latina, ou melhor ainda, segundo o IMDb a Tristin Mays é negra, então marca mais uma

☑ Diversidade

5318008

5.318.008

A Hackerman, digo, Girl certamente tem um diploma da Escola Jeremy Clarkson de Engenharia Avançada de Computação, pois é mais inteligente que todos os analistas da tal agência governamental, e hackeia o computador da Nikki com… um martelo.

vlcsnap-00019

Ela explica que não devem perder tempo com o computador, para que interrogar o prisioneiro se você pode olhar direto dentro do cérebro? Então ela puxa o HD e… abre:

vlcsnap-00021

Ela diz para escanear os dados em modo read-only, coisa que todos sabemos exige que você desmonte o disco. Mas calma, antes que essa bobagem desça pela sua garganta, HackerGirl, digo Riley Davis já identificou o bandido, e para localizá-lo fez algo simples:

Acessou todos os dispositivos conectados na internet, rodou um programa de reconhecimento de imagem e identificou o sujeito andando em São Francisco. Claro, ela conseguiu um feed em tempo real because fuck you eu sou 1337 h4x0r.

vlcsnap-00023

FF porque estou ficando sem saco…

Eles descobrem que a tal bomba é um vírus de 30 mil anos mais mortal que Ebola (mata em segundos) e vai ser detonado em algum lugar dos EUA. Capturam o vilão que era só um intermediário, descobrem que Nikki está viva e tinha se vendido pro Mal, a parte do tiro dela foi encenado, e MacGyver era perda aceitável.

Detectam onde Nikki está, provavelmente com a bomba, e vão para um aeroporto onde ela está prestes a decolar em um jatinho. Eles arrebentam o portão, param na beira da pista e MacGyver vai correndo afinal é muito mais fácil interceptar um jatinho a pé do que num carro.

vlcsnap-00024

MacGyver claro consegue alcançar o avião, de alguma forma se esquiva do jato dos motores e se pendura no porão do trem de pouso.

vlcsnap-00026

vlcsnap-00027

Por algum motivo que é do conhecimento só dos roteiristas e de Nosso Senhor Jesus Cristo, a porta do porão da direita está fechada, o que impossibilita o trem de pouso de ser recolhido. Enquanto isso, ignorando o vento de uns 250 km/h nosso herói entra no IMENSO porão de roda do Gulfstream G450, olha em volta e identifica os vários sistemas.

Nós, como somos espectadores retardados, precisamos que seja tudo indicado.

vlcsnap-00029

Não basta ele cortar um fio e soar um alarme de defeito no trem de pouso na cabine, é preciso MOSTRAR que ele vai cortar um fio do trem de pouso. E sim, em MacGyver você inutiliza o trem de pouso de um avião cortando UM FIO because fuck you aviões e Músicas.

O avião pousa, Nikki é presa, descobrem que o vilão está com o vírus em um caminhão, rumo a São Francisco. Jack e Mac vão atrás dele, em um helicóptero civil afinal não é como se houvesse 43.498.032 unidades policiais na Califórnia?

Eu falei helicóptero? Pois é, a cena abre com Fortunate Son, do Creedence Clearwater Revival because fuck you eu sou um diretor descolado quase terminei de ver Platoon e aprendi que se tem helicóptero remete a Vietnã e era isso que tocava lá.

MacGyver pula no caminhão, e a bomba, claro, tem um contador. Toda bomba de filme ruim tem um contador.

vlcsnap-00030

Ele é interrompido quando o vilão retardado percebe que tem um helicóptero voando a 30 cm do caminhão. Manda o capanga retardado para a caçamba e os dois começam a brigar. MacGyver consegue jogar o vilão para fora do caminhão (se morrer morreu) e tenta desarmar o artefato, mas o contador é acionado.

Faltando menos de um minuto MacGyver resolve remover o compartimento com o vírus. Para isso ele usa… um clipe de papel. Só que nós, espectadores somos boçais idiotas estúpidos retardados mentais com QI de moscas, então é preciso LEGENDA PARA MOSTRAR QUE UMA PORRA DE UM CLIPE DE PAPEL É UM CLIPE DE PAPEL.

vlcsnap-00031

Em um minuto, com seu fiel canivete MacGyver em 30 segundos faz um paraquedas e escapa do caminhão com a bomba, em uma versão da triste imagem de abertura deste texto. Quanto ao vilão? Bem…

vlcsnap-00033

Morreu já foi tarde, bandido bom é bandido morto, fuck you I'm MacGyver.

No final todos se encontram na improvável casa do MacGyver. O Amigo Negro Engraçado™ faz umas graças, vai trabalhar (o McDowell's não pode parar) e a chefe diz que eles forma expostos, então precisam de uma nova fachada para a organização.

vlcsnap-00034

A Hacker Gata acha um colar com uma fênix, MacGyver dá a idéia de chamar a nova organização de Fundação Fênix e todos ficam felizes.

Ah sim, depois Nikki aparece sendo transportada por um improvável batalhão de policiais, mas nenhum no banco do carro com ela. Entram em um túnel, tudo fica escuro, as portas, que incrivelmente também não estavam travadas abrem e ela foge. No banco, um grampo de cabelo, como ela aprendeu com MacGyver. THE END.

Ah sim, o episódio de estréia teve 11 milhões de espectadores, maior audiência de uma estréia da CBS desde 2005.

52252-spiderman-this-is-why-we-cant-4pxt

Conclusão

Pegaram nosso herói, que era um cara legal, pacifista, boa praça, inteligente e transformaram em um agente pegador, arrogante, marrento e que mata gente sem a menor preocupação. Desculpem. Não é o meu MacGyver. Hashtag #NotMyMacGyver.

relacionados


Comentários