Meio Bit » Arquivo » Internet » E a Internet na Melhor Coréia só tem 28 domínios

E a Internet na Melhor Coréia só tem 28 domínios

Caiu na rede. Literalmente. A reclusa internet da Melhor Coréia teve sua lista de domínios divulgada, depois que um ex-estagiário (a palavra-chave aqui é “ex”) configurou errado um servidor. O resultado? São mais patéticos do que imaginávamos.

7 anos e meio atrás

part-hkg-hkg9758059-1-1-0

A notícia é excelente se você tem experiência com administração de sistemas, gosta de viajar e não tem amor à vida. Acabou de vagar uma posição na Melhor Coréia. Só pedem conhecimentos médio-avançados de configuração de DNS, coisa que o antigo ocupante do cargo não tinha.

Se tivesse, o pobre Pong não teria deixado os servidores da Melhor Coréia abertos para solicitações AXFR, que é basicamente uma forma de copiar os domínios gerenciador por um servidor, assim você faz uma cópia local e o acesso fica mais rápido.

No mundo normal a internet é algo público e aberto, mas na Melhor Coréia esse tipo de solicitação estava bloqueada na máquina ns2.kptc.kp. Até dia 19, quando o bloqueio caiu e um bot do Projeto TL;DR aproveitou para solicitar os domínios. O resultado foi… interessante.

Descobriu-se que o país tinha 28 domínios abertos para o mundo:

airkoryo.com.kp.
cooks.org.kp.
friend.com.kp.
gnu.rep.kp.
kass.org.kp.
kcna.kp.
kiyctc.com.kp.
knic.com.kp.
koredufund.org.kp.
korelcfund.org.kp.
korfilm.com.kp.
ma.gov.kp.
masikryong.com.kp.
naenara.com.kp.
nta.gov.kp.
portal.net.kp.
rcc.net.kp.
rep.kp.
rodong.rep.kp.
ryongnamsan.edu.kp.
sdprk.org.kp.
silibank.net.kp.
star-co.net.kp.
star-di.net.kp.
star.co.kp.
star.edu.kp.
star.net.kp.
vok.rep.kp.

A internet no país preferido do PSTU é meio sui generis. A população acessa uma intranet altamente censurada com nenhum acesso a sites do exterior, já figurões do Partido acessam o que quiser. Enquanto o mundo só consegue acessar esses 28 domínios.

São divertidíssimos: há o friend.com.kp que parece ser uma espécie de rede social, o Voz da Coréia é um primor de propaganda totalitária e culto de personalidade. E tem um site de receitas

O vacilo não divulgou nada secreto, mas mostrou o nível de reclusão que a Melhor Coréia vive. Como comentaram no Reddit, a internet fake do GTA V tem mais sites do que a deles.

Fonte: GitHub.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários