Comissão Europeia quer que YouTube pague mais royalties

lady-gaga

Lady Gaga encabeça a lista dos artistas exigindo que a Comissão Europeia arranque mais grana do YouTube

Outro dia, outra bordoada da Comissão Europeia no Google. Essa novela se estende pelos últimos três anos e as acusações já vieram de todos os lados, mirando desde o motor de buscas ao Android, o Adsense e o Google Imagens. Segundo a visão do maior e mais burocrático bloco econômico do mundo Mountain View se tornou grande demais, detém demasiado poder nas mãos e como todos sabemos, não é nem um pouco boazinha e intencionalmente freia a competitividade e a inovação.

Uma das propostas para equilibrar o jogo endossadas pela comissária para a Competição Margrethe Vestager (que ODEIA o Google, é bom frisar) é partir a companhia em duas e obrigar a divisão responsável pelo motor de busca a compartilhar seu algoritmo com os competidores, fomentando o surgimento de novas empresas e promovendo uma competição justa. Isso sem falar em multas e outras medidas, como a tentativa de obrigar a empresa a aplicar o Direito ao Esquecimento globalmente (movimento puxado pela França e até onde se sabe, será apoiado pela Comissão).

A bola da vez é o YouTube. Não é de hoje que artistas, compositores e gravadoras enchem o saco da plataforma de vídeos para não só frear a pirataria como exigem que ele pague mais dinheiro de royalties por execução, ou melhor, paguem o devido dinheiro já que ela reverte única e exclusivamente o montante gerado pelos ads. Não importa se é um artista com 20 Grammys na estante ou o Nick Ellis, não tem royalties para ninguém e a única grana que verão é a dos anúncios.

Obviamente que isso não seria tolerado por muito tempo. A RIAA está em vias de modificar o DMCA para que este passe a exigir mais comprometimento do YouTube e outras plataformas a respeito da pirataria, mas quando o assunto é grana a coisa muda. Para tentar reverter essa situação um grupo de mais de mil artistas incluindo Lady Gaga, Ed Sheeran, a banda Coldplay e outros enviaram uma carta aberta à Comissão cobrando um endurecimento nas regras contra o YouTube. E para surpresa de ninguém as sugestões foram acatadas.

A Comissão está propondo mudanças nas leis de copyright que vai obrigar o YouTube e outros serviços (lógico que o alvo é o Google) a abrirem a carteira e pagarem tudo o que devem em termos de direitos de execução, além da grana dos ads. Não obstante os serviços serão obrigados a informar aos artistas e gravadoras quanto lucraram com os vídeos e mais, serão forçados a modificar seus algoritmos a fim de combater mais severamente a pirataria, com o Content ID identificando e derrubando automaticamente qualquer vídeo hospedado com trechos de materiais protegidos por copyright.

Essa última medida está levantando uma controvérsia dos diabos, pois em teoria o YouTube não faria distinção entre uma cópia de um videoclipe e uma cover de um fã, tratando todos com a mesma rigidez e aniquiliando tudo. Em última análise, caso tais propostas passem o canal do Nick poderia ser atomizado por completo.

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia disse o seguinte:

Eu quero que jornalistas, editores e autores sejam pagos por seu trabalho de forma justa, independente dele ter sido feito em um estúdio ou na sala de estar, se distribuído offline ou online, se é publicado impresso ou na internet.”

O Google retrucou dizendo que desde 2007 já pagou o equivalente a US$ 3 bilhões a artistas e gravadoras. Obviamente, não é o bastante.

Essa briga está longe de acabar. É bem provável que o Google não consiga sustentar a guerra por muito tempo e seja derrotado em todas as instâncias, e acabe fazendo o que fez quando a Espanha exigiu que o Google News pagasse por link indexado, isso se os artistas não forem chorar as pitangas à Comissão quando a grana parar de entrar.

Fonte: BBC.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Giovane

    Isso parece mais ação das gravadoras fazendo lobby do que dos artistas, já que a fonte está secando.

    • Tide “pepe” Hunter

      Um bloco dominado por lobistas.

      • Rodrigo M

        E o povo acusando esse bloco de ser comunista…

        • jairo

          Está na hora deste bloco implodir , muita burocracia , muitos funcionários públicos mamando , certa é a gra bretanha

          • Rodrigo M

            Sim muita burocracia, mas tenho certeza que a própria UK deve estar inundada com sua própria.

            O próprio EUA é um dos países com maior burocracia do mundo:
            http://theeconomiccollapseblog.com/archives/suffocated-by-red-tape-12-ridiculous-regulations-that-are-almost-too-bizarre-to-believe

        • Jean

          Na verdade rola uma confusão. Comunismo/Socialismo defende estado grande. E sabemos em que tipo de ambiente o lobby é mais aceito. Onde tem estado grande, interventor, burocrático.
          Hoje a briga não é mais contra o comunismo, mas esse socialismo fabiano, muito forte hoje em dia. Comunismo, da forma que foi proposto, da forma que foi implementado, morreu. Um ou outro maluco ainda o defende. Já o socialismo fabiano tomou conta do ocidente.

          • Rodrigo M

            Somente estado grande não torna o regine comunista/socialista, pois não adianta o estado ser grande e controlador se ele beneficia as empresas privadas.

            A ideia sempre foi de um estado grande, onde todo mundo pudesse usufruir igualmente e etc.

            O Brasil da ditadura militar, foi um estado grande com a maioria das coisas controladas pelo estado e mesmo assim nada tinha nada de socialista IMO.

            Concordo que o socialismo e comunismo morreu e alguns países capitalistas possuem uma sociedade mais igualitária e isto não depende do controle do estado, foi uma evolução natural de uma melhor distribuição de renda com a melhoria de educação e enriquecimento do pais.

            O que eu mais vejo é que o pessoal não tem a mínima ideia do que está falando e virou essa palhaçada que parece briga de time de futebol.

          • Jean

            Por isso disse que rola uma confusão. Concordo com você, só não acho que o socialismo morreu, só está mais light. Se antes o objetivo era destruir o capitalismo, hoje é muda-lo. Não defendem mais o rompimento, conflito aberto, mas usar a luta de classes para crescer dentro do aparato estatal e agir a partir daí. Veja a Europa, EUA e nosso BR.

          • Rodolfo Oliveira

            Isso é a social-democracia, e é rechaçada por muitos militantes.

          • Jean

            Cara, na verdade nem os “militantes” entendem o que defendem. Por isso que digo,a raiz tem um nome, socialismo fabiano, o fabianismo. Não é teoria da conspiração, não é uma sociedade secreta, mas sim vertentes de pensamento com a mesma origem, ou com tantas semelhanças que é difícil distingui-las .
            Fale para um militante do PSOL por exemplo que ele defende o socialismo utópico, ele vai simplesmente responder que utópico é o cacete, e fale para um petista que ele defende a social democracia, que ele responderá que isso é coisa da burguesia neoliberal.

        • Jose X.

          achei engraçado outro dia o pessoal chamar a UE de “comunista”, porque ela está querendo cobrar bilhões em impostos da Apple…agora, porque a Apple está na Irlanda mesmo, será que é por causa do clima ? Ou será que é para fugir dos impostos nos EUA ?

  • doorspaulo

    Obviamente que a Google não fará isso, mas seria cômico o YouTube simplesmente remover todo conteúdo desses artistas e foda-se.

    • Legend of Mana

      e eu apoio.

    • Gaius Baltar

      No mundo dos sonhos isso poderia acontecer, mas no mundo real o que conta é a grana, e o You Tube prefere ter menos grana que grana nenhuma, portanto irá espernear mas pagará.

  • David Matheus

    “Segundo a visão do maior e mais burocrático bloco econômico do mundo Mountain View se tornou grande demais(…)”

    Quando será que esse mesmo bloco vai perceber que a burocracia dele se tornou grande demais também?

    • Ivan

      Quando em alguma reunião pensarem em que irão meter o dedo e descobrirem que já regularam tudo que podiam e mais um pouco.

    • Luiz

      Quando perder mais membros, brexit ?

  • Aldo

    UE de novo, eles firmes e fortes cavando a cova para o fim! É um das coisa que me deixa obcecado pela mente fedorenta de um esquerdopata é isso! A forma abnegada quem se dedicam a serem parasitas! Proibindo, regulando cassando liberdades!
    Duvido que esse chiqueiro socialista da cidade de Praga seja relevante daqui a 10 anos!

    • Rodrigo M

      Comunistas defendendo o interesse de gravadoras? Serio mesmo?

      uhauhauhauhauhuahuahua

      • Ivan

        A sede de regular tudo é mais da esquerda, acham que tem que regular o mercado pra proteger o pobre cidadão que não sabe fazer suas proprias escolhas.

        • Rodrigo M

          Tipo todas as medidas protecionistas dos EUA?

          Toda a historia dos EUA é baseada no protecionismo:

          “Give us a protective tariff and we will have the greatest nation on earth.”

          “renew and emphasize our allegiance to the policy of protection, as the bulwark of American industrial independence, and the foundation of development and prosperity. This true American policy taxes foreign products and encourages home industry. It puts the burden of revenue on foreign goods; it secures the American market for the American producer. It upholds the American standard of wages for the American workingman.”

          É fácil pregar livre mercado para os outros enquanto utiliza artifícios para proteger sua industria e agricultura da competição externa.

          • Ivan

            Não falei de protecionismo e sim de regulação, regulam tudo, como cultivar repolho, o quanto uma banana deve ser curvada, entre outras coisas.

          • Rodrigo M

            Tipo a regulamentação que proíbe o kinder ovo?

            Tipo a FDA?

            Maldita Europa!

            http://www.businessinsider.com/ridiculous-regulations-big-government-2010-11?op=1/#pumpkin-and-christmas-tree-vendor-license-7

          • Rafael Rodrigues

            Os EUA tem as agências reguladoras mais fortes do mundo. Você não vende nem água mineral sem a bênção da FDA. Não coloca nada que tenha fios na vitrine sem o OK da FCC. E nada que voa pode existir sem a anuência da FAA.

            E lá o pau canta. A agência falou, tem força de lei. Tenta não acatar só pra ver…

          • Jose X.

            pra ver como a regulaçao é feroz nos EUA é só ver atrás de seu mouse e do teclado…99% por cento de chance de ter o logo da FCC…acabei de fazer isso agora, e bingo, tá lá o logo da FCC

          • Jorge Dondeo

            Protecionismo e estatização são coisas diferentes. Os estados unidos defenderem suas empresas (coisa que não concordo na maioria das vezes) é diferente de estatização.

            Não to nem entrando no mérito se é certo ou errado, bom ou ruim, mas fingir que socialismo e estatismo não estão intrinsecamente ligados, ai já é demais.

          • Rodrigo M

            Onde eu disse que são iguais?

            Na noticia não fala em estatização. A união europeia está defendendo interesses de empresas privadas!

          • Diego Marco Trindade

            Tipo o Trump querendo proteger empregos americanos impondo uma tarifa de 30% sobre a importação de carros produzidos no México.

          • Jose X.

            uma das inúmeras histórias que me lembro sobre o assunto é o governo americano subsidiar os plantadores de algodão dos EUA para concorrer com o algodão do Benin, um dos países mais pobres do mundo (isso faz tempo, não sei como é hoje)

        • Rafael Rodrigues

          Cara, pelo amor de Deus, para de dizer que protecionismo é coisa de esquerda. Você pode ser analfabeto político, mas não precisa parecer um sempre que escreve.

          Os EUA são os maiores protecionistas do mundo. Não é opinião, é fato. Se Trump ganhar, vai levar o protecionismo a um nível que segundo analistas, causará um rombo de mais de 1 trilhão.

      • gbitte

        Hollywood é toda “liberal”, nunca de fato defenderam liberdades, e vive defende aumento de imposto em wallstreet, só wallstreet. Qual a novidade de gente de esquerda só defender a divisão do lucro alheio?

    • Ivan

      França ta indo pro buraco por causa da esquerda no poder.

      • Victor Oliveira

        Pessoal, para comentários idiotas e/ou politizados, com argumentação baseada em memes ou páginas de facebook, por favor se refiram a página do G1.

        • Ivan

          Por incrivel que pareça esse post é sobre politica, ou comissão europeia não é politica?

      • Legend of Mana

        onde o esquerdismo toca destrói tudo

      • Jose X.

        o Hollande tá tentando implantar uma reforma trabalhista na França nos mesmos moldes dos que os novos donos do poder no Brasil (não, não é o Termer) querem implantar…dizer que a “esquerda está no poder” na França é a mesma coisa que dizer que o PSDB é de esquerda (eu sei, tem gente que diz isso a sério) porque o S é de socialista…
        ps. só que a reforma trabalhista no Brasil pretende ser muito mais radical que a francesa

        • Ivan

          Não tem como negar que é necessario uma reforma na CLT, e povo precisa parar de achar que clt é boa, que ajuda eles e tudo, mais que existem direitos, tipo fgts, inss e afins, isso mais prejudica que ajuda.

          • Jose X.

            cara, cê tá maluco ? “negociar” férias com o patrão ? “negociar” adicional noturno ? “negociar” horas extras ? fala sério mermão

          • Jean

            Isso, todos são tão inúteis e burros que são incapazes de negociar com um patrão. Precisamos de leis para proteger os pobres coitados. O Governo sabe o que você precisa, não você.

            Precisamos do FGTS, porque o governo sabe cuidar de sua poupança, não você.

            Precisamos do INSS, porque o cidadão é incapaz de pensar no futuro.

            Precisamos de sindicatos, porque o trabalhador é incapaz de se proteger dos malvados “patrões”.

          • Jose X.

            fala sério mermão…quero ver você ir no Bradesco pedir um emprego e “negociar” com eles 🙂

          • Rafael Rodrigues

            Não adianta discutir… Sério. Essa gente realmente acha que existe algum tipo de negociação entre patrão e empregado. O que eles querem, e conseguirão, é transformar o trabalho no Brasil em algo parecido como é nos EUA. Paga por hora e fim de papo.

          • Jose X.

            devem achar que patrão é bonzinho né, que os patrões vão dividir com os empregados os benefícios da “flexibilização” da CLT…

          • Rafael Rodrigues

            O melhor exemplo foram os 500 bilhões de desonerações tributárias do primeiro governo Dilma. O empresariado chorou que imposto era alto, pediu para reduzir “para aumentar o investimento”.

            Foi tudo pra linha de lucro dos DREs.

          • Jean

            Aí quem acreditou que empresário é bonzinho foi o governo, de esquerda. Era óbvio que isso iria acontecer. E detalhe, negociações não foram possíveis porque as leis trabalhistas impedem. É daquele jeito ou daquele jeito e ponto.
            Vocês acreditam em uma entidade – o estado – que deve assumir o papel de “mocinho”, para combater o vilão – os empresários, e que o problema são as pessoas que controlam o mocinho. Nós acreditamos que não tem santo nessa história e que cada um é responsável por suas atitudes. Como , se estou vendendo de livre e espontânea vontade minha mão de obra, não tenho poder de negociação com quem quer compra-la? Porque raios preciso de leis para definir como vende-la?

          • Jean

            SIm, “essa gente” aqui acredita que é possível uma negociação entre patrão e empregado. Porque não? Trabalhadores ( eu incluso ) são incapazes de negociar?
            O que eu quero é um Brasil produtivo, um trabalhador que tenha consciência que produtividade é essencial para valorização do profissional, não amarras trabalhistas.

          • Jean

            Porque não? Porque podem me chutar e chamar outro, que receberá menos? Qual o problema nisso?
            Imagino porque você citou exemplo de banco, mas ok, continue.

          • Theuer

            Isso, melhor que negociar é continuar sem emprego ou trabalhando fora da CLT só na base do “contratinho”.
            Tá SErto.

        • Ivan

          Quando vc ve que tá indo pro brejo tem que mudar, né

        • Jean

          Sim, a esquerda está no poder na França. Na governo e principalmente na mente das pessoas. Aliás, França é o queridinho de 11 em cada dez esquerdistas brasileiros.

  • Islan Oliveira

    ” […]se tornou grande demais, detém demasiado poder nas mãos e como todos sabemos, não é nem um pouco boazinha e intencionalmente freia a competitividade e a inovação.” Estamos falando do Google ou da própria UE?

    • Luiz

      Da MPAA ou da RIAA, eles sim ao meu ver estão grande demais e com poder demais, o Google mal consegue pagar as contas do Youtube, ele poderia simplesmente desligar a parada toda.
      Provavelmente o pior mesmo é a UE defendendo os interesses da MPAA, claramente o Google não é grande o suficiente.

      • Rodrigo M

        “Google mal consegue pagar as contas do Youtube”

        O youtube é um negocio problemático, não vejo como ele se sustentar.

    • Saul Goodman

      Excelente pergunta!

  • HiagoHenrique

    Isso é tão absurdo. Parece que esse povo não entende como as coisas funcionam! É BEM SIMPLES. O artista sobe seu vídeo no Youtube para se promover, vender shows, divulgar seu trabalho e a plataforma por sua vez, não cobra nada por isso. Prezado artista, não está satisfeito? Por favor, exclua seu canal. SIMPLES, RÁPIDO e PRÁTICO.

    • Independente de gravadora, tem artista quer ganhar de todos os lados, não apenas em shows que é onde mais ganha e o que muitos se interessam.

  • Daniel Loureiro

    Considerando que o YT não dá lucro para o Google e que a maioria dos views vem de outros tipos de conteúdo (gameplays, vlogs, canais de comédia), eu não estranharia se o Google decidisse remover este tipo de conteúdo. Aliás, já fez isto no passado com filmes e séries. Isto de forma alguma eliminaria ver clipes e covers na internet “de graça”, só faria migrar para outras plataformas: não mudaria nada para nós usuários (fora a incoveniência de ter que buscar no Google ao invés de no YT), não reduziria os lucros do YT, a UE conseguiria o que quer (considerando que o objetivo é realmente fazer com que outras plataformas tenham oportunidade e não o de evitar artistas à serem “explorados” pelos “malvados” donos do capital), mas para os artistas seria um tiro no pé.

    • Ivan

      Não sei quantas series e filmes tinha antes mas ainda tem muito, vejo muito simpsons e futurama, colocam o video menor e colocam uma moldura assim não cai automatico, mas ja vi varios filmes sem moldura.

      • Islan Oliveira

        Assisti quase a metade de Futurama assim, filmes eu não acho com tanta frequência, mas desenhos são extremamente fáceis.

        • Ivan

          filme reparei que não colocam o nome, é tipo “otimo filme de aventura” “filme assustador de terror”

          • Islan Oliveira

            De qualquer forma, eu prefiro não assistir filme no Youtube. Eu tenho o primeiro Senhor dos Anéis que ganhei do Google, fui assistir e tive que pausar várias vezes pra poder ver. Os outros vi na Netflix e foi bem melhor nesse quesito de reprodução. Prefiro baixar do que ver no YouTube.

          • Ivan

            Tbm prefiro baixar, mas coloco um ou outro só pra deixar rodando enquanto não durmo.

      • Theuer

        Pooooouuutz… Essa é a explicação para as molduras então!
        Sempre há um jeito, né…

        • Ivan

          acredito que seja isso, é a unica explicação, hj assistindo simpsons vi que ficava mudo em algumas partes, dai que reparei que era por causa das musicas, pro algoritmo do google não pegar.

      • Cássio Amaral

        Ou então a velha mandinga de espelhar o vídeo, ou botar só o centro do quadro visível e as bordas escurecidas.

  • Xultz

    Nada como matar a galinha dos ovos de ouro prá fazer uma frango assado…

  • Macaquinho feio do bananal

    youtube deveria dizer nao e foda-se eles.

  • bruno miranda

    O YouTube ainda opera sangrando dentro do Google e os caras querem que de mais prejuízo ainda, acho que a Alphabet devia cessar todos os serviços pro publico geral na UE por alguns dias só pra população pressionar esses burocratas.

    • Legend of Mana

      uma vez eu postei algo parecido e fui duramente criticado pelos usuários do site(não lembro se foi aqui ou em outro), é só o google chegar no pais que está embaçando e falar “iremos retirar todos os serviços google incluindo atualização dos android e disponibilidade de apps no seu país até que seu governo mude de ideia.”, o google n~~ao pode fazer isso, contrato aqui e ali, num sei o que, o GOOGLE manda no planeta, ele caga e anda, ele só posa de bom menino.

      • Rafael Rodrigues

        Isso não dá certo. Ele se recusou a entrar na China por causa de “questões morais”. Aí os acionistas bateram na mesa e eles arregaram.

  • Jorge Dondeo

    A cada dia, o EU prova mais e mais que a Gra-Bretanha estava certa ao sair.

  • Vão acabar destruindo o YouTube. Logo, logo.

  • rbsouto

    A história está se repetindo, de novo.

    Lembram do Napster? O “dinheiro roubado pelo Napster” nunca entrou nos cofres dos artistas ou gravadoras. Era “dinheiro potencial” das possíveis vendas de CDs que deixavam de ser feitas. Quem largou o Napster não saiu correndo pra comprar CD. Perderam a oportunidade de converter as pessoas em clientes.

    Agora, de novo. Eles fazem uma conta do “dinheiro potencial” que poderiam levar.
    Resultado mais provável: Seca a fonte de renda e não converte em novos consumidores.

    Aí surge um serviço “Cool Tube” que promete pagar tudo o que as gravadoras e artistas querem.
    Resultado: fecha em 2 anos.

  • Jhonathan Vieira

    Gravadoras fazem lobby pra pressionar youtube.
    > Culpa da esquerda comunista.

  • Cássio Amaral

    E cada vez mais o Reino Unido nos prova estar certo ao sair desse bloco megalomamíaco.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis