A-HÁ, te peguei! Este é o motivo pelo qual a Sony não incluiu Blu-ray 4K no PS4 Pro

ps4-pro

Quando a Sony anunciou que o PS4 Pro não teria suporte a discos Ultra HD Blu-ray, o tio Laguna se sentiu traído: como assim, a empresa que usou o PS2 para popularizar o DVD e o PS3 para vencer a Guerra dos Formatos com o Blu-ray, no novo console vai oferecer apenas o mesmo leitor do PS4 original?

Agora sabemos o motivo pelo qual a Sony preferiu não incluir o suporte aos discos Blu-ray 4K: dividir para conquistar.

laguna_sony_ubp-x1000es_uhd_bd_player

Este é o Sony UBP-X1000SE, reprodutor dedicado de Ultra HD Blu-ray (crédito: Engadget)

No CEDIA 2016 em Dallas, a fabricante japonesa finalmente apresentou seu primeiro aparelho reprodutor de UHD-BD, o UBP-X1000ES. Isso mesmo: até então a Sony assistiu sentada às rivais como Samsung, Philips, Panasonic e… Microsoft lançando no varejo seus Ultra HD Blu-ray players.

Bom, o Sony UBP-X1000ES não vai apenas reproduzir discos UHD-BD, mas também streaming em 4K e HDR caso disponível, bem como os formatos legados Blu-ray, DVD, CD e SA-CD. O aparelho terá um modo criado especificamente para simular HDR e fazer o upscaling para 4K de conteúdo originalmente Full HD sem HDR.

Com relação ao áudio, o UBP-X1000ES tem um DAC de 32 bits e suporte ao som de alta resolução, incluindo LPCM de 192 kHz e DSD de 11,2 MHz. Aliás, o aparelho da Sony possui duas saídas HDMI: uma para o vídeo (Premium HDMI) e outra para o áudio.

Lançamento no segundo trimestre de 2017. Preço? A Sony não revelou, mas convenhamos que se a Panasonic pode cobrar 699 dólares pelo DMP-UB900, por que diabos a Sony cobraria os mesmos US$ 320 de um mero Samsung UBD-K8500?

Aliás, para que vender um console com suporte ao UHD-BD se a Sony pode lucrar vendendo um aparelho dedicado por fora? Os jogadores interessados no Blu-ray 4K que comprem outro aparelho dedicado aos discos, além do PS4 Pro só para os jogos 4K e Netflix. E aqueles jogadores sem muito dinheiro, nem espaço na prateleira da sala, que comprem um Xbox One S por US$ 299 mesmo.

Fontes: Digital Trends e The Verge.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples