A-HÁ, te peguei! Este é o motivo pelo qual a Sony não incluiu Blu-ray 4K no PS4 Pro

ps4-pro

Quando a Sony anunciou que o PS4 Pro não teria suporte a discos Ultra HD Blu-ray, o tio Laguna se sentiu traído: como assim, a empresa que usou o PS2 para popularizar o DVD e o PS3 para vencer a Guerra dos Formatos com o Blu-ray, no novo console vai oferecer apenas o mesmo leitor do PS4 original?

Agora sabemos o motivo pelo qual a Sony preferiu não incluir o suporte aos discos Blu-ray 4K: dividir para conquistar.

laguna_sony_ubp-x1000es_uhd_bd_player

Este é o Sony UBP-X1000SE, reprodutor dedicado de Ultra HD Blu-ray (crédito: Engadget)

No CEDIA 2016 em Dallas, a fabricante japonesa finalmente apresentou seu primeiro aparelho reprodutor de UHD-BD, o UBP-X1000ES. Isso mesmo: até então a Sony assistiu sentada às rivais como Samsung, Philips, Panasonic e… Microsoft lançando no varejo seus Ultra HD Blu-ray players.

Bom, o Sony UBP-X1000ES não vai apenas reproduzir discos UHD-BD, mas também streaming em 4K e HDR caso disponível, bem como os formatos legados Blu-ray, DVD, CD e SA-CD. O aparelho terá um modo criado especificamente para simular HDR e fazer o upscaling para 4K de conteúdo originalmente Full HD sem HDR.

Com relação ao áudio, o UBP-X1000ES tem um DAC de 32 bits e suporte ao som de alta resolução, incluindo LPCM de 192 kHz e DSD de 11,2 MHz. Aliás, o aparelho da Sony possui duas saídas HDMI: uma para o vídeo (Premium HDMI) e outra para o áudio.

Lançamento no segundo trimestre de 2017. Preço? A Sony não revelou, mas convenhamos que se a Panasonic pode cobrar 699 dólares pelo DMP-UB900, por que diabos a Sony cobraria os mesmos US$ 320 de um mero Samsung UBD-K8500?

Aliás, para que vender um console com suporte ao UHD-BD se a Sony pode lucrar vendendo um aparelho dedicado por fora? Os jogadores interessados no Blu-ray 4K que comprem outro aparelho dedicado aos discos, além do PS4 Pro só para os jogos 4K e Netflix. E aqueles jogadores sem muito dinheiro, nem espaço na prateleira da sala, que comprem um Xbox One S por US$ 299 mesmo.

Fontes: Digital Trends e The Verge.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Rodrigo Santos

    Ultimamente a Sony entrou numa vibe foda de atirar no próprio pé.

    • Com certeza, acabou de abrir espaço pro concorrente, um leitor de UHD-BD na faixa de preço do “XBOX One S”, já sabem o que a galera gamer vai preferir né? VAHTEFUDÊSONY…

      • Felipe

        Galera gamer ainda se trata de um nicho. O público geral, diga-se pessoas que não gostam de videogames vão preferir um reprodutor dedicado já que ele é bem mais simples, sem frescuras e tende a rodar com o mínimo possível de ações.

        Para a Microsoft destacar ainda mais o seu produto para este fim, ela deveria ter incluído um controle remoto completo, e um modo simplificado para utilizar o X1S apenas para rodar filmes (neste caso, seria desnecessário criar um conta, e seguir todo o roteiro padrão). Desta forma, seria mesmo um leitor quase imbatível.

        Se eu usei mais de duas vezes o PS2 e o PS3 para ver filmes via mídia física acho que foi muito. Eu realmente gosto de HT, e também prefiro não “gastar” o leitor dos consoles rodando filmes. Geralmente soa como um desperdício. Não é o caso hoje, mas quando o BD UHD se popularizar, chuto que o custo de um reprodutor dedicado se aproxime de um leitor novo do console (vide nas gerações passadas).

        • ochateador

          Mesmo consoles sendo algo de nicho, vi várias pessoas comprando um PS3 pois ele era o mais simples/completo/barato reprodutor de Blu-Ray que tinha na época ‘-‘

          • Felipe

            Com certeza, eu até tenho um amigo que fez isso. Ele até hoje não comprou um BD Player dedicado. Mas ele já teve que trocar o leitor de BD, que custou o dobro de um Player dedicado. Vai da opção de cada um.

          • Maom

            Mas era a época que pessoas comuns e não colecionadores ainda compravam ou alugavam DVD e BD. Não sei nem mais se existe locadora real de mídia física aqui em São Paulo. Eu teria que recorrer ao Google se eu quisesse achar uma.

        • Nicho acho que não seria a palavra correta. O PS4 já vendeu mais de 40 milhões de unidades. Eu Duvido que esse BD da Sony consiga vender 10% disso.

          • Pedro Calumbi

            ok mas os aparelhos de tv 4k uhd tb venderam 40 milhões, faz sentido um ps4 em uma tv full hd ou até mesmo 720p, mas não tem o menor sentido um player deste desacompanhado de um tv mega top

          • Felipe

            Ele eu não sei, mas todos somados, muito provavelmente. Mas com o tempo. Quantas pessoas possuem TV 4K hoje? E quantas terão nos próximos 2 a 3 anos? E quanto custarão os Players e HTs com suporte ao BD UHD nestes próximos 2 a 3 anos?

          • Maom

            Mas quantas pessoas ainda assistem filmes por mídia física ainda e quantas vão assistir daqui a 2 ou 3 anos. A internet está cada vez mais veloz e serviços como o Netflix na minha opinião estão apenas no começo.
            Lembro da época que uma conta de email simples custava 15 reais por mês, na época que 15 reais valia uns 50 hj.

          • Felipe

            Concordo, mas, quem tiver uma TV 4K vai ter ao menos a curiosidade em como ele poderá explorar melhor ela. Ainda mais se for um modelo topo. Neste caso os serviços de streaming não vão ajudar tanto (em um primeiro momento).

            Com o tempo, também acho que a procura será menor (vide o atual momento do BD e BD3D). Mas pode-se dizer que enquanto eles entregavam uma qualidade muito acima eles tinham maior destaque.

            Pode ser o caso desses filmes em BD UHD, contanto que eles não custem o preço de um jogo, aqui ou lá fora.

            No caso específico dos BDs 3D, faltou um bom senso. Quiseram cobrar caro e no final, muitos resolveram ignorar. Se eles não cometerem o mesmo erro, até pode se tornar popular.

        • Diego Marco Trindade

          “Galera gamer ainda se trata de um nicho.”

          Há anos a indústria de games fatura mais que a de cinema, e o PS3 foi um dos maiores fatores a favor da vitória e popularização do Blu-ray (http :// news . bbc . co . uk/2/hi/business/7252506.stm). Acho que os motivos que levaram a Sony a não incluir foram o custo, e a baixa penetração do formato no mercado.

          • Felipe

            Com certeza ele ajudou, principalmente no começo, onde muitos podem ter comprado filmes para testar, já que os Players dedicados ainda eram caros.

            Mas veja a atual geração, temos o X1 com mais de 20 milhões e o PS4 com mais de 40 milhões. E o PS4 Pro começaria uma base do zero, da mesma forma como o X1S. Quantos irão trocar de modelo apenas por este recurso? No caso do X1S, quantos irão comprá-lo sabendo que o Scorpio virá no próximo ano?

            O PS3 passou de 80 milhões depois de mais de 6 anos. Agora, quantos Players e HTs com suporte ao BD foram vendidos durante estes mesmos anos? Eu chuto que tenham vendido bem mais do que os consoles, até pela diferença no preço (foi barateando tanto que se tornou algo quase banal). Óbvio que ajuda, principalmente em um momento onde poucas pessoas possuem Players que suportem esta nova mídia, mas com o tempo, ainda mais hoje onde temos uma mídia padrão, isto não importa tanto (não é como na época do PS3, onde o BD brigava com o HD DVD).

        • Well Dias

          Nincho é TV 4k, Blue ray, DVD e Vinil. Game é pop, elemento cultural e consumo em massa.

          • Felipe

            “Game” sim, mas “gamer”, ai já acho que seja uma quantidade bem menor. Não falei do mercado de games, mas sim dos jogadores. Mas também, não fui específico. Não contei os “gamers de smartphones”. Até por muitos deles nem verem os jogos desta plataforma como os jogos “nerds” dos videogames….

      • советский медведь

        Mas tem Uncharted, god of war, Kingdom hearts e the last of us!!! E agora????

        • Eu não disse comprar um XBOX em vez do PS4, isso já pode ocorrer mas dependendo mais dos jogos… mas tendo um PS4, entre comprar um player dedicado caro e um XBOX, (tirando os haters) é óbvio que a maioria vai pensar no XBOX.

          • Maom

            Se a pessoa for realmente comprar um leitor para ver filmes nesse formato, realmente não tem nem o que pensar, compra o xbox e ganha muita outras opções de entretenimento. Agora, se for como eu que quer apenas um video game, essa diferença não muda em nada. Mas concordo que a sony bobeou e deveria ter incluído essa opção sim pq tem gente que valoriza.

          • советский медведь

            Nem pensaria duas vezes e pegaria o XOne S, não fossem os exclusivos da Sony… A minha indecisão está realmente grande, mas acho que vou acabar ficando no PS4 mesmo…

    • tuneman

      só ultimamente? acho que nem eles acreditam que o PS4 está fazendo tanto sucesso!!

  • 640k is enough

    Minha miopia não me permite ver além de 1080P.

    Sorry Sony…

    • Me 2

    • Zaaboo

      Acabei de me tocar que não deve ser a minha TV que tem baixa resolução… Sou eu.

      • cloverfield

        “O problema nao e vc. Sou eu…”

        • Islan Oliveira

          “O problema não é do produto, é do usuário.” Filosofia daquela empresa famosa lá…

      • Luiz

        Esperimenta colocar a TV de 50inches no lugar do teu monitor e ficar a 30cm da tela. não é usa miopia, se chama distancia focal.
        Dai vai entender a necessidade do 4K.

        • Rafael Rodrigues

          E quem assiste filme a 30cm de uma TV de 50???? A minha TV é de 50 fullhd e do sofá não enxergo pixel de forma alguma.

    • Salles Magalhaes

      Para mim 720p (ou mesmo 480p) ja esta mais do que otimo (tambem tenho baixa resolucao nos olhos).

  • Ué, mas também haviam players dedicados de Blu-ray na época do lançamento do PS3. E aí, mudança de estratégia?

    • A mudança aqui é que a Sony não quer concorrer consigo mesma: ela também é fabricante de players dedicados, para ela é prejuízo incluir UHD-BD no PS4 Pro ou mesmo no PS4 slim.

  • Perzival

    Não comprei tocador de Blu-ray e não comprarei tocador de ultra hd blu-ray…..muda nada para mim.

    • Daniel Belini

      Somos dois!

    • tuneman

      nem TV 4K eu comprarei nos proximos 4 anos.

    • Rafael Rodrigues

      Nem TV 4k eu comprarei.

  • Acho que a ausência do UHD-BD no PS4 Pro é para diminuir o custo do console.

    • E como temos o Xbox One S e o Samsung UBD-K8500 na faixa dos 300 dólares?

      • Então Laguna, o hardware não é o mesmo, certo? Não temos como saber até onde isto impacta no valor final, mas achei o preço base do Pro muito convidativo (é o mesmo preço do PS4 no lançamento, se eu não estiver enganado, o que é um grande feito). Acho que a Sony quis usar este diferencial (preço) para não competir diretamente com o Scorpio que provavelmente será mais forte e bem mais caro.

        • ochateador

          Microsoft tem cheat de dinheiro infinito 😡
          Então ela pode tomar prejuízo por um bom tempo até começar a ganhar dinheiro de fato com o console.

        • Legend of Mana

          até onde eu sei só precisa do leitor com capacidade de ler na velocidade necessária os dados e alguns codecs, pq poder de processamento não falta para isso no ps4 nem no pro.

          • Estou partindo do pressuposto de que o mecanismo/canhão em si referente a tecnologia deixaria o console mais caro, nem que seja uns 20 dólares apenas. Como eu disse, não temos como saber até onde estes custos extras impactariam no preço final (na verdade, nem sabemos se a Microsoft ou a Sony estão tendo prejuízo com os preços praticados, uma possibilidade que deixa toda a situação mais difícil de avaliar).

      • Othermind

        Pq sao hardware mais barato que o PS4 PRO que teria o custo afetado?

  • Natan Facchin

    Parece um VHS ou CD-Player dos anos 90.
    Concordo com a galera, tiro no pé. Porém: não sei quantas pessoas ainda consomem filme em mídia física, mas me parece uma idéia melhor se tivesse no PS4 e não no player que ninguém compra. ;/

  • DiMais

    pra quem disse que a Sony não o fez no PS4 por que mídia física vai é irrelevante… e nem adianta que isso é para vovôzinhos que não querem saber de consoles, porque esses mal e mal compram aparelhos de DVD…

  • Carlos Freitas

    Sinceramente, nunca usei consoles para assistir filmes, e outra também mídias ultra hd como nos falamos em outro post, somente importando, acho bom a Sony retirar esse custo do aparelho já que não iria colocar uma coisa muito boa, só iria deixar mais caro mesmo…

  • Na época do PS2 era necessário popularizar o DVD porque players dedicados eram caros e vendiam pouco. Na época do PS3 era necessário vencer a guerra de formatos com o HD-DVD. Hoje, a Sony já conseguiu empurrar o Bluray (e suas derivações) no mercado, faturando com royalties. Colocar um UHD-BD seria matar formiga com tiro de canhão. Quem precisa de diferenciais hoje é o XONE. E parece mais interessante na versão S hoje.
    It’s business.

  • Yskar

    Sinceramente para mim ambos são irrelevantes, vou comprar um PS4 fat usado e se quiser ver conteúdo 4k de verdade conecto o meu PC na TV usando adaptadores HDMI-RJ45.
    Tem de querer mesmo jogar dinheiro fora quem compra discos de filmes em pleno 2016 (e até mesmo shows).

    • Pedron

      O conteúdo 4k vem da locadora do paulo coelho?

      • Nuvem Mágica

        deve vir mesmo, afinal no BR nem existe blu ray 4k para vender.

      • Yskar

        De onde mais seria? Mas netflix tambem tem uns raros.
        Sinceramente com os preços que querem nos empurrar nos players e nas mídias a solução é ser consciente e não comprar para ver se o preço cai (oferta x procura).

        • Pedron

          É… cada um na sua… eu é certeza q vou acabar comprando blu ray 4k… principalmente se lançaram conteúdo 4k dos filmes que eu gosto…

          • Yskar

            Normal cara, o importante é gastar o pouco que se tem com o que se gosta, quem sou eu para dizer como você deve gastar sua grana, eu pessoalmente prefiro gastar com jogos, cada um na sua. =)

            Se os preços fossem mais convidativos como os do DVD mantendo a qualidade atual eu certamente pensaria diferente, que é parte do motivo de eu jogar em PC em vez de consoles.

      • Terra Nova

        Acredite para um cinéfilo só em mídia Ultr 4K… stream, paulo coelho e etc… tem perda de imagem.

        • Pedron

          Cara, me esforcei, mas não entendi sua frase… Tu quer dizer que só cinéfilo vê diferença no 4k? Parece que tá faltando algo aí no meio hauhau

  • Marcelo Eiras

    Seria uma boa ideia se o consumo de mídia física não estivesse despencando mundo afora. Não faz sentindo mesmo para quem não joga gastar dinheiro num player dedicado ao invés de comprar um xone-s pela metade do preço.

    Está atitude mais atrapalha o PS4 Pro (que nome horrível) que ajuda a vender players dedicados.

  • Tejobr

    A Sony vai continuar “imprimindo jornal” e caro. Boa sorte.

  • OverlordBR

    Sabe a Apple e a estorinha de tirar o conector P2 porque temos que “evoluir”?
    RÁ!

    • Faz sentido aqui: enquanto a Apple quer vender mais adaptadores e fones sem fios, a Sony quer vender mais aparelhos dedicados.

    • Antes fosse uma estória… Estou me revirando no caixão até umas horas

      • É Estive, me lembro daquela malandragem no primeiro iPhone que tínhamos que cortar parte do plugue do fone de ouvido para encaixá-lo. 😛

  • Othermind

    “Aliás, para que vender um console com suporte ao UHD-BD se a Sony pode lucrar vendendo um aparelho dedicado por fora?”

    Por ela lançar um reprodutor de bluray 4k a mídia (ou o meiobit) chegou à conclusão que por isso não colocou esse leitor no PS4???? Puxa vida…..

    • Não foi o MeioBit, foi o tal do tio Laguna fazendo hipérbole para destacar o lançamento do primeiro UHD-BD player da Sony.

      • Nilton Pedrett Neto

        Only for the lulz

  • Jorge Dondeo

    Caraca, o que aconteceu no departamento de design da apple e sony ultimamente?

  • Legend of Mana

    alguem vai fazer um homebrew no ps4 pro e vai por essa função, pode aguardar.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Eu pensava que era uma questão de Hardware!

    • Queria saber como habilitar via software uma função que depende de hardware dedicado.

      • Rafael Rodrigues

        Depois do quara que perguntou “onde baixa tinta de impressora?”…

    • Alvaro Carneiro

      vou aguardar sentado até morrer.

  • fhf74

    A Sony vem arruinando tudo o que construiu. A linha de notebooks sempre foi exemplar, mas uns 2 anos antes de vender a divisão da VAIO, ela sujou o próprio nome vendendo máquinas caras, com acabamento precário e configurações meia boca. O que vendeu foi pelo nome, e garanto que 90% se arrependeu e não quer ver Sony num notebook nunca mais (meu pai é um desses).

    Outra linha é a de celular, a família XPeria vem dando pau desde o Z1, lançado anos atrás. O valor da linha é a de um iPhone para um celular que quebra a tela sozinho, superaquece, e fica fechando a câmera. O impressionante é que ele repetiram EXATAMENTE todos os erros até o Z3/Z4, isso cobrando um preço muto acima da concorrência (Samsung, LG..).

    O vídeo game está indo para a mesma linha. Valores altos por nada demais sendo oferecido. Concorrência oferecendo mais por menos. Não me xinguem, se tem uma empresa que eu torço, é a Sony. Sempre gostei dela pois amava muito meu PS1 e PS2.

    • Nuvem Mágica

      Ao que parece todo ano tem o triplo de pessoas que vc achando o contrário de vc.

    • Rafael Rodrigues

      Uso há 2 anos um ultrabook vaio flip e não tenho do que reclamar.

  • Matheus Mauro

    “E aqueles jogadores sem muito dinheiro, nem espaço na prateleira da sala, que comprem um Xbox One S por US$ 299 mesmo”

    exacto haha

  • Nuvem Mágica

    Blu ray 4k = 100GB
    uso para jogos = ZERO, porque não da para lançar jogos em blu ray 4k que vão ser incompativeis com o PS4 FAT.

  • Douglas Sousa

    Isso que da ser lider no segmento de games, só quando ela perder o trono irá voltar a fazer os consoles como antes. Se vende bem, ela ta podendo esperar pra lançar um PS4 plus edition com esse suporte… e o pior, vai vender.

  • Terra Nova

    Isso e a arrogância de quem esta na frente… a Sony disparou nessa geração e agora nem se esforça, quem quiser que corra atras.

  • Vin Diesel

    Para gringo é muito fácil. Compre os dois. PS4 PRO e Xbox One S. Compra o jogo exclusico de cada e quando tem dos dois, o que encontrar primeiro ou critério do controle, qual jogo que tem nos dois que fica melhor nesse ou aquele controle.

  • Cristiano Viana Alves

    Já falei e repito, jamais pagaria R$ 3k ou 4k em um console para depois ficar gastando sua unidade ótica com filmes.

    • Rafael Rodrigues

      Unidade ótica ainda gasta? Isso ainda existe?

      • Cristiano Viana Alves

        Nada é eterno. E em filmes o uso da unidade ótica é mais intenso, já que na atual geração os jogos são instalados no HD.

  • Fabio

    Isso me lembra que a Sony nunca quis lançar um mp3 player porque poderia matar seu mercado de CD Players, mesmo que a Sony fosse detentora de uma grande gravadora (Sony BMG) ou seja, conseguiria fazer o “iTunes” antes da Apple, com um catálogo maior de artistas, mas não.

    Ela preferiu não lançar para não “canibalizar” seu próprio mercado e então assistiu a Apple fazer tudo isso.

  • Andre

    Certeza que foi esse o plano maligno, afinal a Sony nunca fabricou aparelhos eletrônicos, imagino a surpresa do mercado ao ver a Sony lançando um aparelho Blu-Ray UHD stand alone, principalmente em um mundo onde todo mundo é gamer.
    Pô meio bit, esses artigos mimimi já deram pra cabeça, define um limite mensal pelo menos.

    • Yskar

      Estou até começando a acreditar na teoria que o Laguna está recebendo alguma grana da MS…

      “ain mas sonysta chia” Nem tenho console de mesa da Sony mais novo que PS2…

      • Vou lhe contar um segredo: peguei uma notícia de rodapé sobre o recente lançamento do UHD-BD da Sony e a tornei interessante, relacionando com o PS4 Pro e minha opinião anterior.

        Infelizmente a Microsoft não me pagou para escrever nenhum dos dois textos. E se o tivesse feito, eu avisaria de boa.

        • Yskar

          Massão Laguna, então aí são outros 500.
          Mas pense comigo, a maioria já tem os consoles dela, e o ecossitema dos consoles dela não vai suportar totalmente os mesmos discos e ela está na liderança do mercado e diferente na gen anterior que queria emplacar o bluray em vez do HDDVD, PARA QUE DIABOS dar suporte ao bluray 4k se pode lançar um aparelho a parte?

          Já os demais estão atrás, então qualquer extra de público que puder ganhar é positivo.

          E no artigo do Xbox one você deveria ter feito uso um título para reforçar mais que é uma opinião pessoal em vez de transmitir como uma verdade universal (inclusive eu considero como a única falha daquele artigo que inclusive estava ótimo).

  • Marcelino Pinheiro

    Uso o PS3 como tocador de bluray para filmes desde que o comprei em 2010. Com o preço atual das TVs 4K, filmes 4K e players 4K este tipo de qualidade visual é proibitiva na nossa situação atual.
    Espero que a Sony pare de tentar afundar o setor dela que mais lucra. A impressão que tenho é quererem forçar este 4K garganta abaixo. Muita grana para pouco avanço, IMO.

  • Rafael Rodrigues

    Hum… esse BD UHD… sei não, parece que será o videolaser dos anos 2000…

  • lucianojs

    Não existe uma possibilidade do suporte vir via update de Firmware num momento futuro, a exemplo do que também falaram do HDMI 2.0?

  • Rodrigo Leandro Chichinelli

    eu compro consoles por causa dos exclusivos dos consoles prefiro jogar multiplataforma no pc e os exclusivos da microsoft ta indo pro pc descarto a possibilidade de compra o xbox scorpion elas estão na mesma laia a sony e a microsoft mais a sony ainda tem seus exclusivos espero que ps4 pro 4k upscaling rode os jogos a 60fps porque a gpu dela tem 130% mais poder computacional do que o ps4 normal mais que dobro 1843tflops+130%=4,2tflops e essa geração tem poucos lançamentos vou joga o que? isso é uma palhaçada mesmo sony e microsoft

  • Natan Taylor

    Deu mole a Sony sabe que só ta viva por causa da PlayStation, deixaram de colocar pra fik concorrendo com. CD de DVD. Era melhor colocar no ps4

  • Mike

    Nem precisa ser o One S, se não me engano o slim já vai ler 4k

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis