Porque a Apple errou e “acertou” removendo o conector do fone no iPhone 7

iphone7

Como de costume, em todo lançamento da Apple, alguma polêmica cerca os produtos lançados. Dessa vez não foi diferente. O iPhone 7, como era esperado e anunciado, não tem mais o conector do fone de ouvido, o que causou revolta de uns e estranheza de outros. Por que diabos a Apple removeria? Quais as razões da empresa para isso? Vou tentar analisar a questão e listar alguns motivos.

Em primeiro lugar, é importante saber que usuários ODEIAM mudanças. Aliás, pessoas em geral, detestam mudanças em suas rotinas. Sair da zona de conforto já é difícil por conta própria, imagine sendo “obrigado a isso” (sempre há a opção de não adquirir os produtos da Apple). Produtos são projetados e planejados pensando nisso, também. Mudanças são pensadas e repensadas para tentar prever os impactos positivos e negativos que possam causar. Se a empresa imagina que os positivos superam os negativos, a mudança tem boas chances de acontecer.

Pra mim, o grande motivo da Apple ter removido o conector, é: parecer inovadora, vanguardista. O iPhone 7, apesar algumas mudanças importantes (para um iPhone) como o botão Home com force touch e ser IP67, é mais do mesmo. Um novo iPhone, novos processadores, câmera melhor, whiskas sachê. Temos que tirar o chapéu para o marketing. Os caras sabem vender o produto, como na questão do “JetBlack” que nada mais é um black piano com produção digna de Hollywood.

A “falta de inovação” (entre aspas, pois inovação não é necessariamente descobrir o fogo toda semana) levou a empresa a remover o plugue do fone e a criar o bizarro AirPod, que por melhor que seja, não deixa de ser estranho, pra não dizer ridículo. Essas coisas vem se repetindo há algum tempo, como aquela caneta do iPad Pro carregando na porta Lightning ou o conector do novo Magic Mouse embaixo do gadget.

airpods

Outro fator importante é padronizar todos os seus iTrecos com o conector Lightning, que na questão do fone, apesar da polêmica, ao menos dá uma melhor qualidade de áudio. Como é uma patente fechada, a Apple não tem intenções de tornar esse conector o default do mercado, já que caberá ao USB-C fazer as honras. Pensando pelo lado da praticidade, realmente faz sentido ter todos os seus equipamentos com a mesma porta.

Remover o conector, segundo a Apple, permitiu fazer melhorias de áudio, modificar o botão Home e deixou o design “mais limpo”. Quem comprar o iPhone 7 vai sofrer o mesmo que quem comprou o MacBook (aquele de 12″, com uma única USB-C). Não vai dar pra carregar o smartphone e ouvir música de forma civilizada ao mesmo tempo. O usuário terá que recorrer ao dongle, que já tem aos montes à venda no mercado por 20 dólares, ou ao iDongle que a Apple eventualmente vai lançar, por 99 dólares. Ao menos tiveram a decência de colocar de graça na caixa um adaptador que converte a entrada do fone para o lightning, o que, confesso, me deixou surpreso (certamente pra abafar os comentários). Sai mais barato dar o adaptador do que aguentar as críticas negativas.

Quem é contra a remoção da entrada do fone, pergunta: por que remover algo que FUNCIONA? Um conector padrão, universal, que serve para qualquer fone de ouvido? Para quem não sabe, esses conectores existem há MAIS DE 100 anos. É sério. Eles foram criados no século 19. Isso mostra como são eficientes. Quantas tecnologias que você consegue nomear de cabeça existem há mais de 100 anos praticamente em sua forma original?

Uma coisa é remover um conector, um dispositivo, um acessório que foi vencido pelo tempo. Algo ultrapassado, que perdeu o sentido de existir. Outra é remover algo eficiente, que funciona perfeitamente sem motivos reais para isso a não ser para parecer futurista e visionário. Sem contar que se os fones mantiverem o padrão de qualidade dos cabos Lightning da Apple, não vão durar 3 meses. Quem tem iPhone sabe como aqueles cabos são péssimos e duram pouco.

A Apple “acertou” em remover o conector do fone porque de certa forma vai gerar tendência. Vai parecer inovadora. Algo que sempre marcou a empresa e seus produtos. Mas errou de verdade em removê-lo pois “matou um inocente”. Poderia ter adicionado 2 mm no smartphone e não só conseguiria encaixar as mudanças do iPhone 7 como manteria o conector e, melhor ainda, faria algo que as pessoas realmente esperam como novidade num iPhone: uma bateria que dure mais que Faroeste Caboclo.

Leia também:

Relacionados: , , ,

Autor: Marcel Dias

Pai, marido e sedentário.

Compartilhar
  • Mussolini, o amigo do povo

    não

  • Magnosama

    Essa choradeira sobre o conector não dura 3 meses, tsc…

    • Ivan

      pros fanboys da apple não dura 5 minutos.

      • Magnosama

        Os próximos lançamentos com Android tbm não terão o conector,
        aí acaba até pra vc.

        • Ivan

          questão que usuario de android é mais exigente não são que nem os da apple que o que ela lança é perfeito e magico.

          • Magnosama

            hehehehe…
            sério?

          • Ivan

            Acho bem dificil todas as marcas tirarem em todos os modelos o p2, enquanto a apple tira de um quer dizer que tirou de toda a sua linha mais nova.

          • Magnosama

            Não acredito que todas irão,
            mas os topo de linha, provavelmente
            Veremos o novo Galaxy, que dita tendencias no Android.
            Me parece muito barulho por quase nada.
            O impacto será maior na vida dos audiófilos…

          • Ivan

            Será bom pra eles e pior pro publico em geral

          • Ed. Blake

            Pior que não.

            A parcela de usuários que sabe a diferença prática (técnica/teórica então nem se fala) entre os buraquinho de ouvir música e recarregar o aparelho é muito pequena.

        • Danilo

          Não necessariamente. Vide MicroSD, ainda firme e forte no Android.

        • Rafael Rodrigues

          Entre os androids tem concorrência, sabia? Sempre tem um telefone com a configuração que te atenda.

          Diferente da Apple, que monopoliza o feno das ovelhas.

          • Magnosama

            Uma enorme concorrência onde só a Samsung vende, tsc…

          • Rafael Rodrigues

            Ah, claro. Os Motos, Asus, Sonys, LGs da vida são todos miragens…

          • Magnosama

            Sim.

  • Vindo da Apple até então nenhuma novidade, sempre estão reinventando a roda. E como de costume, a concorrência vai correr atrás.

    Será a mesma falácia (quer o padrão antigo, compre um iPhone antigo). Mas como estamos falando de humanos, a memória de curto prazo logo esquece.

  • Bruno

    Boa. Agora posso usar isso como desculpa para não comprar um iPhone. O dinheiro nunca foi problema. #sqn.

  • Diogo

    Em resumo: a intenção foi boa, mas a solução adotada como alternativa (fones com entrada lightning), é que não foi…

    O que eu acho que vai acontecer: fones bluetooth vão finalmente se popularizar (aqui no Brasil, pelo menos) e fones de ouvido com entrada lightning vão perder a razão de existir.

    • Ivan

      podem se popularizar mas pelo fato que com entrada lighting não tem que se preocupar em acabar a bateria.

    • Samuel

      Acho que vao usar essa porta para criar dispositivos de áudio com aplicações diversas

    • Rafael Rodrigues

      Eu não quero precisar recarregar um fone de ouvido…

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Duro vai ser ver as outras fabricantes acompanhando a tendência da Apple e limando sumariamente os P2 de seus smartphones (inclusive já começaram), e logo em seguida ver o mercado ser inundado por fones de ouvido de todos os preços e modelos com dois padrões de conector diferentes e sendo geralmente o Lightning mais caro, porque sim.

  • “…o grande motivo da Apple ter removido o conector, é: parecer inovadora…”

    Sim, a grande desculpa para remoção do conector P2 foi a de design, pra afinar e tal, mas a PORRA daquela verruga da Câmera eles não diminuem né? Além de meter a porra de mais um conector patenteado (Lightning de c* é r*la …) em detrimento a outro padrão universal.

    E aproveita e ainda tira mais um trocado dos Otários fiéis seguidores de ré da Maçã Mirabolante™.

    Praticidade e sentido pra quê diabos se tem o Campo de Distorção Mágico™ não é?

    • P3dRo

      Ouvi num vídeo do Loop Infitino que o tamanho do iPhone 7 é idêntico ao do iPhone 6, ou seja, não tem esse papo de tirar a entrada P2 para tornar o celular mais fino (como fez a Motor…ops… Lenovo com o Moto Z).

      • Mas a Levono “inovou” e trouxe de volta o conector P2 no Moto Z Play pelo que vi, junto de uma puta duma bateria. Fiquei tentado a pegar um futuramente… pena que aquele módulo de câmera seja o preço de uma…

        • jairo

          O que a Lenovo/Motorola estão fazendo é sacanagem , bateria e câmeras medianas afim de forçar ao incauto usuário a comprar mods , estou fora desta , o mercado chinês está oferecendo coisa melhor a preço justo , vide o Mi Note 4 a ser lançado no final de Setembro ….belíssimo gadget .

          • Exatamente… o que vai definir meu próximo aparelho vai continuar sendo o custo/benefício… nada me adianta pegar algo mediano a preço de ouro… vamos aguardar pra ver o que vai chegar, o que podemos importar, e como o dolar vai se comportar…

          • Rafael Rodrigues

            A bateria do Moto X force tem 4000mah. fora a tela que é inquebrável…

    • SacoCheio

      Tenho certeza que estão preparando o terreno para só tocar música “legítima” (aos olhos deles), e só aceitar acessório licenciado.
      Como vários disseram, f*da-se, nunca tive nem pretendo ter iphone. Mas a tendência de mercado é uma realidade e cabe a nós punirmos uma empresa por não concordarmos com certas mutilações de produtos (SGS6, estou falando de você).

      • Ivan

        o que aconteceu com o SGS6?

        • RickRatinho

          Retirou a entrada para a memória SD, resistência a poeira e água. Vendeu pouco e voltou com tudo no S7.

          • Ivan

            verdade tinha esquecido, cartão sd em smart ajuda bastante, ainda mais pra usar pra passar arquivos, coisa que usuario de iphone nem imagina que é possivel em outros smarts

          • Theuer

            A volta à atrás depois das limitações do S6 foi muito simbólica!
            O S6 está próximo ao valor que eu aceito pagar por um top, mas por essas bobagens ele acaba não me servindo e por isso pretendo ficar mais um ano e meio ainda com o S4.

    • OverlordBR

      Sim, a grande desculpa para remoção do conector P2 foi a de design, pra afinar e tal

      Por sinal, a espessura do iPhone 6S e o iPhone 7 são as mesmas. 😉

      7,1 mm (0,28 pol.) para o iPhone 6S e o iPhone 7

      7,3 mm (0,29 pol.) para o iPhone 6S Plus e o iPhone 7 Plus

      • E tem essa, era “a grande desculpa” e nem pra fazer fizeram…

    • PugOfWar

      só o Jobs sabia operar a máquina que gera campo de distorção da realidade

    • Christian Oliveira

      Isso me lembra aquela cena de “O diabo veste Prada”, em que a dona velhaca explica a importância do azul royal numa indústria da moda.

      “é apenas outro azul”, não é bem assim.

  • Zaaboo

    Remover o conector pra ganhar espaço mantendo o aparelho fino… Mas ainda assim deixaram o caroço da câmera. Sei lá, mas ainda bem que o Jobs já morreu, ou não.

    • Ivan

      Ele iria morrer de desgosto se visse algo assim.

  • Manoel Guedes

    Ela fez isso só para parecer inovadora simples assim…
    A desculpa que o engenheiro deu dizendo que o conector tinha 100 anos e precisava ser reinventado não cola, se for assim é para as rodas e facas sem aposentadas também…
    Tira por design também não cola… deixa mais fino, com menos espaço para bateria e mais fácil de entorta…

    • Daniel Tiecher

      O iPhone 7 possui a mesma espessura do modelo antigo e tem uma bateria maior, além de uma melhor autonomia. E esse espantalho que o pessoal cria pra poder bater na Apple com relação ao conector é tosco. Usar por exemplo rodas e facas, sério? Como design básico com certeza eles estão aí há milênios, mas o design e materiais é bem diferente do que quando criados. A Apple está removendo um conector, não a possibilidade de se escutar música através do celular, seja via cabo (Lightning, adaptador p2 ou bluetooth).

  • Manoel Guedes

    O texto esta com problemas de formatação?

  • Epaminondas

    Quem nunca teve a solda do jack descolada da placa pelo tempo de uso, plugando e desplugando cabos, poderá reclamar da falta do conector no iPhone 7. Meu celular anterior sofreu deste problema, provavelmente por eu correr usando-o como music player.

    No meu atual celular, já tinha comprado um fone de ouvido sem fio. Já abandonei o jack antes da Apple dizer que isto era legal.

    Então me pareceu muito natural a Apple retirar um equipamento mecânico de um aparelho absolutamente digital. Minha preocupação, naturalmente, é que o conexão por Bluetooth no iOS é como uma mulher barbada: são raros e quando acontecem, deveria cobrar ingressos para o público ver. Já desisitir de parear iOS com outros dispositivos, não sei a quanto anda nas novas gerações.

    Torço agora pelo fim do cabo de carregamento também, outra inhaca mecânica que adora dar problemas. Só que carregadores sem fio não precisavam ser tão caros. Bastava ser caros o suficiente como cabos de celular (de qualidade) hoje são.

    • Daniel Belini

      Então eu posso reclamar.
      Usei por muito tempo o fone original do iPhone 4 para correr, até que ele estragou e comprei um BT, mas nunca tive problemas com o conector.

      • Epaminondas

        Nunca usei iPhone, mas meus Androids, volta e meia, sempre tinham problema com o P2. Se não era o macho (cabo capilar que parte, inutilizando o fone), era na fêmea (solda que se solta, só conserta se achar um técnico transbordando de boa vontade: Eles não pegam pra fazer porque terão que dar garantia).

        E quando não era problema de conexão elétrica… Carregar celular no bolso traz um problema extra: Fiapos que se soltam durante a confecção e/ou lavagem, podem ir parar dentro do P2. Achei que tinha inutilizado a saída de áudio do meu Nexus One, até me dar conta que o acúmulo de fiapos não permitia o P2 chegar até o fundo.

        Mas isto não se restringe aos celulares: Todo aparelho que usa cabos mecânicos está sujeito a ter problemas. Minha caixa amplificada, que está comigo há anos (antes do bluetooth virar mato), já tive que mandar soldar os conectores dela uma vez. E já troquei de cabo uns 15 vezes.

        • Rafael Rodrigues

          Cara, em grande parte dos telefones o conector P2 Fêmea não é soldado na placa. Geralmente é por contato de pressão na placa mesmo.

    • Ivan

      Eu nunca tive esse problema e sempre escutei musica no cel, não sei o que vc fazia, se rodava o celular com o cabo conectado no p2 ou dobrava o plug, pior agora é colocar isso em uma entrada mais fragil, se vc já quebrava uma resistente imagina uma mais fragil.

    • Fio do fone quebrar por conta do bolso já me aconteceu inúmeras vezes. Hoje mesmo partiu mais um (mas tenho TRÊS em estoque já reservados. Sim, três. Compro dos baratos mesmo, porque mesmo os mais caros acontecem o mesmo problema em pouco tempo).

      Agora, o jack do celular quebrar nunca me aconteceu, mesmo com aqueles que fiquei mais tempo em uso

    • Rodrigo M

      Fone já perdi muitos, mas nunca tive problema com o conector do fone e uso para escutar musica e correr desde meu saudoso Nokia 5300.

      De uns 2 anos para cá comecei a fazer trilha e acampar e meu celular e fone sempre juntos comigo e ainda não tive este problema.

      E nem sempre o terreno é suave 😀

    • Rafael Rodrigues

      Carregador sem fio é barato. E esse é um recurso presente em quase todos os smarts tops.

    • Jorge Dondeo

      Nunca tive esse problema, a nunca tinha visto ninguém ter, você é o primeiro. É uma solução para um problema que não existe.

      • Epaminondas

        Sério mesmo que você nunca ficou mexendo num plug, para esquerda e para direita, para frente e para trás, dando volta no cabo do aparelho para tencionar uma lateral para que os dois canais de áudio voltem a funcionar?

        Você seria o primeiro que vejo que nunca lidou com isto.

        • Jorge Dondeo

          Já, mas nunca foi por causa do plug, sempre foi por causa de fones porcaria, sacou? Sinceramente, para mim foi uma mexida idiota. Se pensar bem não trouxe benefícios.

          Eu mesmo que não uso os fones porcaria da apple, ficaria bem puto de ter que usar um adaptador para o meu koss.

  • Rafael Vasconcelos

    O problema não é o iphone não ter mais o conector P2, estou c#gando e andando pro iphone. O problema é que como ele vai continuar vendendo como água pras ovelhas da Apple e por consequência vai faturar horrores, outras fabricantes vão querer imitar e tirar o conector P2 dos seus aparelhos também.

    Tomara que a Quantum e quem quer que vá fabricar os Nexus não façam isso nunca.

    • Daniel Belini

      Opa, fale mais sobre a Quantum fabricar os novos Nexus.

      • Anderson Oliveira

        entrando no assunto, o cara o usou um “e”, ou seja “a Quantum E quem quer ver vá…”

        • Daniel Belini

          Tem razão, quando vi o “E” achei que fosse um “É” e me confundi.

    • Ed. Blake

      Nexus já era. O Google pretende mesmo é lançar alinha Pixel, agora top de linha (já era o custo benefício) para concorrer com seus próprios clientes no mercado Mobile.

  • Gabriel De Oliveira Rohden

    o p2 n tinha uma função ‘magica’ ser usado como antena pra sintonizar radio e etc? usb-C faz isso? (não que eu ouça radio..)

    • Maom

      Radio no iphone? Never happened.

    • Rafael Rodrigues

      FM no iPhone????
      iTrouxas não precisam de rádio, ainda mais de graça e provida por um chipinho que custa centavos…

  • James Ocelot

    O celular da minha mãe de 2012 não tem conector p2 chupa apple!

  • Ivan

    Agora tem que comprar adaptador pra usar fone e carregar ao mesmo tempo, que magia.

  • Mirai Densetsu

    Isso me lembra da confusão de fones de ouvido proprietários que existia na era pré-smartphone. Cada marca e modelo tinha o seu fone de ouvido específico. Era um inferno. E eu não gostaria de votar àqueles tempos.

    • Ivan

      e carregadores tbm, era um saco as vezes até a mesma marca tinha mais de um modelo de carregador.

      • Mirai Densetsu

        Sim, verdade. E quando perdia o carregador tinha de ficar peregrinando de loja em loja de celular em busca de um carregador novo, nem sempre de boa qualidade.

        E o pior que pode acontecer é as empresas de celular ignorarem o usb 3 e passarem a usar um padrão proprietário.

    • Zé das Covi

      eu tinha um lg gm205 que tinha a entrada proprietária do fone que veio com o aparelho e uma p2 , dava pra ouvir em 2 fones diferentes , isso quando tava com uns amigos .

      o melhor celular que eu tive =(

    • Theuer

      …até que de repente todos virassem o (muito)bom e (muito)velho TRS/P2 e/ou BT para os mais descolados.

  • Samuel Desconsi

    É bom que a Apple faça isso, mais um motivo pra eu chutar a cabeça dos iTrouxas que compram essas bugigangas. Tirando o simbolo da maçã vira tudo cacareco sem utilidade, e que venham os iTrouxas defender, pois com o valor dessas ‘coisas’ da Apple pode-se comprar notebooks, androids de qualidade superior, que trocando por miudos fazem muito mais coisas. Sinceramente, mesmo que eu fosse a pessoa mais rica desse mundo, não usaria as coisas da Apple. 🙂

    • Ivan

      Sou usuario de android, mas falar que iphone é ruim é fanboyzice retardada.

      • Samuel Desconsi

        Eu não sou fanboy de android rapaz, acho que tu que está com problema de
        interpretação, não defendo apenas android, mas qualquer coisa que seja
        superior e mais barato do que bugigangas da Apple, independente
        se é bom ou não os produtos deles.

        • Ivan

          se quer falar de preço melhor falar de preço americano, pq aqui não é parametro pra nada.

          • Rafael Rodrigues

            Lá na gringa o iPhone tb não é barato… Lá como aqui, a Apple cobra proporcionalmente mais pelo mesmo tanto de tecnologia entregue pelos concorrentes.

            Não ter carregamento sem fio, por exemplo, é para mim imperdoável.

          • Ivan

            falaram tanto de parar de usar fio com os novos fones e esqueceram de colocar carregamento sem fio.

          • Ivan

            Aqui a apple nao cobra proporcional nunca.

          • Rafael Rodrigues

            Nem aqui tampouco em qualquer outro lugar do planeta…

    • Ed. Blake

      Ser torcedor de empresa de tecnologia e tratar o cara que gosta do time do outro lado como rival é só uma maneira infantil de aplicar a lógica do futebol ao mercado de tecnologia.

      Cada tecnologia tem suas vantagens e cada comprador faz o que quer com o próprio dinheiro.

      Ao mesmo passo que uso o android pela liberdade de poder fuçar o telefone todo com sistemas operacionais abertos desenvolvidos no quintal de um cara qualquer, trocar kernels, trocar temas e etc… Também acho sensacional o cara comprar um iPhone, receber atualizações do mesmo por uns 4 anos (ao contrário do android que top de linha tem 18 meses e daí pra baixo já nasce abandonado e morto) e também poder vender o aparelho por quase o mesmo preço que comprou ao passo que um aparelho android, dois meses após o lançamento já vale quase metade antes de sair da loja.

      A questão é: pelo que você quer pagar? Eu pago pela liberdade, tem gente que paga pelo design, tem gente que paga pelos specs, outros não fazem a mínima idéia do que querem e compram o mais bonito e por aí vai.

  • Luis

    Pra mim, o grande motivo da Apple ter removido o conector, é: ESPAÇO.

    E convenhamos se for pensar direitinho chega a ser ridículo em 2016 usar um conetor analógico ENORME para o padrão digital, até o mesmo o botão HOME não é mais mecânico.

    Pra mim o grande problema nem é a perda da entrada do fone já que meus fones que vem com o celular nem da embalagem eu tiro, faz anos que uso fone BT,

    O grande problema é o acúmulo de funções de uma única entrada, deixar o celular carregando em cima da mesa é uma coisa enfiar um fone e ficar torcendo o dia inteiro o cabo dentro do bolso da calça é outra coisa.

    A chance daquela entrada começar a dar problema vai aumentar muito, e se der vai inutilizar o celular.

    Meu ponto é: dane-se o conector P2 analógico, já deu o que tinha que dar mas não deveriam matar a entrada exclusiva de áudio. Que colocassem então um Mini-micro USB-C só para o áudio.

    Espero que o Android não adote esse padrão, se adotar recomendo: Compre um fone BT, sai bem mais barato que uma placa mãe.

    • Islan Oliveira

      Seria válido se tivesse carregamento sem fio, mas nem isso o novo iPhone tem.

      • OverlordBR

        Aposto que virá em 2017, junto com o iPhone 10 Special Edition Plus Jumbo

      • Rafael Rodrigues

        Telefone top sem carregamento sem fio em pleno 2016 é injustificável.

        É impressionante como a Apple vai dando às ovelhas uma migalha de cada vez.

        E é certo que em 2030 nos dirão que “A Apple inventou o carregamento sem fio no iPhone X lançado em 2018…”

    • Diego Marco Trindade

      Eu continuo dizendo: Vai ser a melhor coisa quando os celulares forem tipo monolitos, sem buraco nenhum. Já tem carregamento por indução, conectividade de tudo quanto é jeito sem fio. Claro que o primeiro vai tomar bucha, mas é o futuro.

    • Zalla

      e vc acha que isso melhora se usar o conector lightining? ou seja, não resolveram problema nenhum, pq já se podia usar sem fio antes, e a troca por um conector para um cabo mais frágil só piora as coisas…

  • Xultz

    Eu até agora não entendi por que raios tirar o conector analógico vai melhorar a qualidade do áudio.

    • Ed. Blake

      Teoricamente, mais dados trafegando na interface, maior desempenho para a função = maior qualidade de áudio.

      Só que esqueceram de mencionar um detalhe: com o tempo, caso a situação (Lightning ou USB-C) vire padrão, a maioria dos usuários vai preferir bluetooth devido à fragilidade destas interfaces (alguns vão descobrir da pior forma, quando danificar a porta) o que automaticamente resulta em menor qualidade de áudio.

      • Xultz

        “Teoricamente, mais dados trafegando na interface, maior desempenho para a função = maior qualidade de áudio.”

        Cara, desculpe a sinceridade, mas para mim isso que você escreveu não faz nenhum sentido.

      • cara, isso faria sentido se uma placa soundblaster ISA de 1900 e guaraná de rolha não desse conta do recado.

        mas sim, vai ser um lixo e ESSE é o motivo da galera (eu incluso) estar peidada!

        • Ed. Blake

          Sim, por isso o teoricamente.

          O meu problema é mais com a fragilidade destas interfaces USB e Lightning para uso em movimento como os de música. Se quebrar a interface, já era. Não dá nem para carregar mais o aparelho.

    • Rafael Gil

      Pela porta digital é possível, por exemplo, que um fone tenha um conversor DAC dentro do fone e não use o do aparelho. Isso pode resultar em uma qualidade de áudio melhor.

      • Mateus Azevedo

        O problema nesse caso é que o DAC precisa estar no fone e não mais no aparelho. Como um bom é caro, teremos duas opções: fones mais caros e com a mesma qualidade ou fones baratos com qualidade pior do que antes.
        Pra mim, não é nenhuma vantagem ter a saída digital no aparelho.

        • Rafael Gil

          A pergunta foi: “por que raios tirar o conector analógico vai melhorar a qualidade do áudio”.
          Eu respondi a pergunta, agora se vai valer a pena, se vai ser mais barato e etc. São outras questões.
          E o DAC não precisa estar no fone, tanto que temos o adaptador pra p2 que, com certeza, usa o DAC do próprio aparelho.
          E concordo, não tem vantagem, uma vez que já era possível usar fones lightning sem remover a saída p2.

          • Gabriel Gomes

            Não amigo…. O iphone novo simplesmente não tem mais um DAC para a saida de fones.
            A porta lightining não é especificada para transmitir audio analogico.
            Sobre o adaptador, ele tem sim um DAC interno, assim como todos os fones de ouvido para iphone de agora em diante.

          • Rafael Gil

            Tem certeza que não dá pra fazer um bypass? O adaptador é bem fino, e não parece ter um DAC lá dentro.
            O iPhone com certeza tem um DAC dentro dele (até porque você pode ouvir áudio direto nos speakers dele).
            Ví no site da Apple que esse adaptador depende do iOS 10 pra funcionar, o que pra mim quer dizer que provavelmente eles vão usar o DAC interno do aparelho mesmo. E também acho difícil a Apple vender um adaptador com DAC por 9 dólares (conhecendo o histórico de preços dela).

          • Gabriel Gomes

            Certamente o iphone tem um DAC interno para o audio dos speakers, tanto que no meu comentário fui específico ao falar que ele não possui um DAC especificamente para a saída de fones.
            A conexão lightning é uma porta de dados digital, como pode ser verificado na wikipedia (e em outros locais) sobre o assunto.
            Sobre o tamanho do conector, creio que ele tenha espaço sim para um chip que inclua a interface e o DAC sem maiores problemas.

          • Gabriel Gomes

            A propósito, a obrigatoriedade do DAC no fone é outro fator para PIORAR a qualidade de áudio no médio prazo. Explico:

            Daqui a um tempo, vários fabricantes chineses irão desenvolver DACs de baixo custo que não priorizarão a qualidade, claro e esses DACs inundarão a imensa maioria dos fones de ouvidos vendidos por aí.

            Agora, além da qualidade ruim de construção, isolamento, alto falantes e etc, ainda teremos que lidar com DACs ruins….

          • Rafael Gil

            Nunca ouvi dizer que o iPhone tinha 2 DACs, sendo um específico para a saída de fone de ouvido. Qual a necessidade disso?

            Nada impede a Apple de passar áudio analógico pela porta lightning. Tanto que o adaptador depende do iOS 10 (se tivesse um DAC interno poderia funcionar em qualquer aparelho). Eu chuto que o iOS 10 tem um driver para reconhecer o adaptador e passar o áudio de forma analógica. Perfeitamente possível, e custa mais barato pra Apple.
            O adaptador de lightning para 30 pinos tem um DAC dentro dele, mas custa bem mais caro do que os 9 dólares do adaptador novo.

          • Gabriel Gomes

            Certamente ele terá somente 1 chip DAC, assim como todos os telefones tendo conector de fone de ouvido ou não.
            Sobre a Apple incluir audio analógico no Lightning, sim, é um problema.
            O Lightning foi concebido como uma interface digital. Não há muito sentido em incluir circuitos de detecção analogica (por impedancia ou outro meio analogico) ou outro chip no adaptador, para fazer o “handshake”.
            Incrivelmente, o sentido mais lógico é passar o audio digitalmente e o adaptador se encarrega do resto.
            Aguardemos o ifixit, que certamente nos tirará essa dúvida 🙂

          • Rafael Gil

            Então, mas todos os cabos lighting já tem um chip para esse “handshake”, por isso imagino que seja fácil detectar o adaptador.
            Mas enfim, tb tô curioso pelo desmonte do ifixit! Aguardemos!

    • Whirlpool

      Outro fator importante é padronizar todos os seus iTrecos com o conector Lightning, que na questão do fone, apesar da polêmica, ao menos dá uma melhor qualidade de áudio.

      Exato! Gostaria de ver testes que provem a afirmação de que o conector Lightning significa melhor qualidade de áudio para o usuário.

    • Diego Diego

      Isso é uma bobagem criada por marqueteiros para ovelhas pouco informadas.
      O que melhora a qualidade do som é melhorar o DAC podre que os celulares usam (Um DAC bom custa caro. Muito caro) e melhorar a qualidade dos fones terríveis que vem com os celulares. Todos são ruins. Alguns são ruins e baratos e outros são ruins e caros. Para se ter um som minimamente aceitável é necessário investir pelo menos uns 40-60 dólares em um fone mediano. Nem falo de fones com drivers duplos e triplos, pois daí o investimento vai para 200-300 doletas.O raio é que o usuário médio é surdo, e provavelmente nunca ouviu um som reproduzido de forma decente para ter um padrão de benchmark. E vai continuar achando o som horrível que vem de fones vagabundos e ainda mais comprimido para ser transmitido wireless a coisa mais maravilhosa do mundo pra ouvir seus sertanejos, funks ou pagodes.

      • Machado Alencar

        Desculpa minha ignorância. Mas de que adianta um DAC (assumo que é isso é um Digital-to-Analog Converter) bom se o som é armazenado em mídia digital, e geralmente, já sofre perdas no processo de digitalização inicial?

        • Rafael Rodrigues

          Shhhhhhhhhhhhhhhhhh fala baixo.

          A próxima novidade da maçã será lançar o iFLAC em 2020 e dizer que inventou a “música digital sem perdas”.

          • tuneman

            é estranho que eles ainda nao tentaram isso…. até a Microsoft tentou com o WMA e desistiu.

        • Leonardo

          A função do DAC é justamente não piorar mais ainda o som ao transformá-lo em analógico de novo, nunca cheguei a comparar um DAC high end com o de um smartphone, mas o que percebo no meu é um certo ruído de fundo, que não sei se é no DAC ou no circuito de amplificação.

          • cara, um DAC melhorzinho tem SNR de mais de 100dB. tb nunca nem conheci um “profissional de verdade” mais já tive sorte de provar uns em alguns computadores que é insana a diferença. Pink Floyd fica muito bom!

          • Leonardo

            Se não me engano alguns chegam a 120db, realmente deve fazer diferença principalmente se a música for bem masterizada.

          • Diego Diego

            Cuidado pois a característica da relação S/N não é indicador de nada, apenas de quanto ruído de fundo o conversor vai gerar no final do processamento.
            Essa diferença grande que você cita é devido a construção geral do projeto.
            Existem características técnicas que são bastante complexas para debatermos aqui, mas que podem ser entendidas em uma procura mais aprofundada em sites especializados ou em diversos papers da AES.
            Cada empresa séria nesse ramo (Antelope, Focusrite, Avid, RME, Apogee, entre muitas outras de alta gama) tem um approach diferente ao tratar a conversão e tratamento do áudio. Grosso modo é como comparar um Trator que tem 300 hps com uma Ferrari que tem 250 hps e afirmar que o trator corre mais que a Ferrai somente levando em conta a potência bruta do motor.

          • bom saber, mas tenho noção de que a coisa é bem mais complexa que um simples número. mas é o que temos pra fazer uma comparação em equipamento pra consumidor. pra coisa profissional nem me atrevo.
            digo isso do snr porque já tive a oportunidade de comparar equipamentos distintos com o mesmo fone e a mesma música, no mesmo volume. e tinha coisa que eu ouvia num que não ouvia no outro

        • O processo de digitalização reconstitui mais de 99% do áudio. não há perdas sequer comparáveis com qualquer mídia analógica. O que importa é a taxa sinal/ruído. Aliás os equipamentos Apple sempre tiveram codecs muito bons.

          Um bom DAC/Codec como os Woflson usado nos iPods, um B&O icepower ou mesmo um bom realtek são sensacionais. a diferença é audível! e nem precisa ser músico ou ter fones caros.

        • Diego Diego

          Nem todas as formas de armazenamento digital de áudio necessariamente sofrem perda de qualidade. O formato mais popular e que serve de exemplo a isso é o FLAC (o “L” é de lossless – Sem perda).
          O raio é que o público médio ouve um áudio codificado em mp3 a 128/192 kbps ou um arquivo aac nesses moldes e toma essa qualidade horrível como base.
          Um arquivo bem codificado em mp3 a 320kbps é dificilmente discernível de um arquivo em um formato sem compressão de dados – evidentemente se esse tiver as mesmas características de tamanho da palavra de amostragem e da frequência de sampling.

    • Christian Oliveira

      Marketing, só melhora se usar a saída digital com um DAC externo melhor que o DAC do próprio aparelho, usando o Lightning como saída padrão de áudio só muda a conexão de saída, até onde sei a relação sinal ruído é a mesma do p2.

  • SKY

    “whiskas sachê” eu ri

  • Isaias Freitas

    Faroeste cabolco foi boa. hahaha

  • LeeGel

    Gostaria muito de estar certo ao dizer que a Apple não tem mais força para “mudar o mundo”, não gerando desta forma tendência em relação a mudança promovida no conector p2, ninguem se importa com isto, estamos satisfeitos com o formato atual,

  • FSilva

    Eu tenho um 5s. Vou comprar o 6s plus e usar ate quando der. Depois passo p samsung. Nao sou fã de marca nenhuma.
    Eu quero facilitar minha vida, nao arrumar mais complicacao.
    Uso qq fone que me dao em aviao. Agora tenho que carregar um pq a apple quer? Tenho q comprar um sem fio? Odeio tudo que precisa de carregar. Basta o telefone. Nao quero relogio e tao pouco fone de ouvido que precisa ser carregado. Vao continuar vendendo muito iphone. Nao tenho duvida. Mas eu vou partir pro meu ultimo.

    • Tenho o mesmo pensamento. Eu uso o bluetooth, mas tem uma razão: em lugar frio, usar fone com fio é muito trabalhoso.

      Achei uma sacanagem essa do fone, putz! como o Marcel falou, é tirar uma tecnologia que funciona muito bem. afora isso, tenho minhas dúvidas que melhore a qualidade do áudio, já que só vai ser mudado onde fica o codec/conversor DAC.

      Nem o iphone SE vai ser meu próximo aparelho. é uma questão de principios.

    • ditom

      Passei do iOS para o Android. Meu próximo será um dumbphone! 🙂

  • Hiro

    Desde que comprei um Moto G que vinha com fone de ouvido bluetooth, nunca mais usei fio ligado ao celular, mesmo tendo trocado de celular depois. Pode ter algumas inconveniências, mas a bateria dura razoavelmente e não fica um fio incômodo ligado ao celular. Quando usava fone com fio, algumas vezes já esqueci e levantei da cadeira sendo que o celular estava na mesa e não no bolso, daí já viu… Era celular ao chão, ou então pendurado por um fio, literalmente… Não sei se alguém ouve música o tempo todo enquanto está acordado. Então a bateria do fone, pelo menos no meu caso, dura mais de um dia. Então, acho que o foco da matéria não está correto. O plug P2 pode ser algo que ainda funciona perfeitamente, mas a questão é se as pessoas ainda querem fios ligados ao dispositivo. Ok, o fone que a Apple fez é muito ruim, acho que qualquer um pode acabar perdendo essas porcarias, mas há outros fones bluetooth no mercado que você não vai perder porque não ficam pendurados separadamente em cada orelha. Então não adianta chorar, dispositivos sem fio não é moda, é obrigação.

    • Bruno

      Obrigação nada. Só pq vc não quer mais fio não significa que o mundo não quer mais fio.

  • Christian Oliveira

    Tirou a cor beije deu certo, tirou o disket deu certo, tirou o teclado do celular deu certo, tirou o leitor de dvd deu certo, tirou a porta de rede deu certo, tirou o conector p2…

    E alguns outros que deram mais ou menos certo.

    Para todas essa imposições da Apple houve um bafafá ferrenho, acabou que ninguém sente falta de quase nenhum deles.

    • Samuel

      Lembrando que, pra cada remoção, ela também adicionava novas portas. Se não fosse esse comportamento dela puxando o mercado, acho que os computadores teriam tantos conectores que pareceriam de longe um painel de avião.

    • RickRatinho

      Tirou o leitor de DVD e deu certo????
      Na época ainda era muito utilizado, tirou e vendia o leitor externo. Muitos anos depois que se tornou desnecessário.

      • Christian Oliveira

        vc viu algum macbook pro depois disso voltando a ter leitor de DVD?

        como bem disse gerou muito barulho, mas foi que foi.

        porta de rede também foi a mesma coisa, muita gente reclamando que teve que comprar o adaptador, mas que hj todo mundo quer mesmo é uma chupeta e a senha do wifi.

        • RickRatinho

          Por isto a Apple nunca vai ter um sistema dominante, sempre foi e vai ser destinada a determinados nichos.

          • Christian Oliveira

            Sim, ela sempre se pautou nisso, só que o detalhe é que chegaram a quase 10% do mercado, uma fatia bem considerável para equipamentos inflacionados e destinados a segmentos específicos.

            Não duvido que ele esteja planejando uma linha muito poderosa logo ali na esquina, já que vemos muitos e muitos fabricantes entregando muito poder de processamento pelo mesmo preço, o que tem feito alguns consumidores de nicho já terem migrado para hardware mais poderoso pelo mesmo preço, mas que provavelmente estão com um pouco de saudade daquela “experiência”que só ela entrega. O windows 10 também está matando a pau.

            No mais acho que a briga é muito boa para os consumidores.

    • Jorge Dondeo

      Só a apple tirou o DVD, a industria não adotou, a maioria dos pcs e noots ainda usam.

      • Christian Oliveira

        Sim e é um dispositivo que nunca ou quase nunca é utilizado, o pen drive é sempre a primeira opção.

        É praticamente um zumbi no note.

  • Rodrigo Figueiredo Bertelli

    O que foi dito na apresentação, que tiraram o conector porque tem “coragem”, é marketing. Tiraram porque: 1-pra caber o motor táctil (sim, esse é o motivo número 1); 2-essa é a tendência. “Como tendência? O P2 funciona tão bem!” Sim, mas a tendência é deixar tudo com um tipo de conector só, e mais, é deixar tudo wireless. Alguém tem que começar, e a Lenovo mostou antes (só que porcamente! No MotoZ não vem adaptador, não vem fone USB-C, não vem nada). Pelo menos a Apple dá o adaptador e dá um fone lightning.
    E o mercado vai seguir por esse caminho. Os outros fabricantes vão sumir com a P2, com o tempo (acho que em 2 anos minoria terá) e fabricantes de fones farão mais e mais fones USB-C e bluetooth. E alguns farão fones lightning.

    • Jorge Dondeo

      Tendencia? Aonde?

      • Rodrigo Figueiredo Bertelli

        Lenovo já fez. Chineses já fizeram. Samsung já vai fazer. Essa é a tendência.

  • OverlordBR

    Tiraram para vender mais fones & adaptadores.

    Da mesma forma que fizeram as trocentas mil pulseiras para o Apple Watch ou aquelas capinhas grotescas para o iPhone 5C

  • JORGE_TC

    É sempre assim: no começo dizem que erraram feio.
    Depois falam que errou, mas acertou.
    Daqui a pouco só vão falar maravilhas do novo iPhone.

    O que o dinheiro não faz…

  • Samuel

    A Apple eh sempre a primeira a chutar portas/drives e lançar outras. Sempre as pessoas reclamam, os concorrentes usam a porta aposentada como diferencial, e, depois q o resto da industria vai atrás, ninguém mais lembra do que foi removido. Pra mim eh justificável remover pq ela é uma porta com uma única finalidade. Já a lightning pode fazer sua função.

    • Zalla

      Claaaaroooo que sempre vai aparecer gente justificando, dando milhres de razões, e a principal delas é “Se foi a Apple que fez está certo”

    • Rafael Rodrigues

      Exemplo de padrão de conector introduzido pela Apple e adotado posteriormente por todos, please!

      • Samuel

        Vai ai uma lista de “introduzidas”: primeiro viram um computador colorido e chiaram, depois viram computador vir sem disquete e reclamaram, depois computador sem DVD e reclamaram, celular sem teclado fisico e reclamara, sem porta Ethernet para usar wifi e reclamaram.

        • Rafael Rodrigues

          Nem vou replicar para não ofender seu unicórnio…

        • Jorge Dondeo

          – “sem DVD e reclamaram” A industria não adotou.
          – “celular sem teclado fisico e reclamara” Não foi a apple que implementou 1º.
          – “sem porta Ethernet para usar wifi e reclamaram” A industria não adotou.

          Não é por que só a apple usa, que é um sucesso ou um padrão de mercado.

          A apple é uma empresa maravilhosa ao meu ver, já tive vários produtos apple, e tenho um Ipad hoje, mas uma merda não deixa de ser uma merda por que foi a apple, vide mouses, e fones, que sempre foram um lixo.

          Por sinal, a compra da beats, prova que a apple entende lhufas de som.

          • Samuel

            Vamo esperar

  • Clickbait detected!

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    E vamos ver um bando de bestalhão justificando empresas enquanto elas estão seguindo a lei da vaca para esse mesmo bando de bestalhão.
    Desabilitam o P2 com desculpa de economizar espaço e melhorar o áudio…
    Mentira.
    O iPhone 7 tem o mesmo tamanho e a mesa duração porca de bateria, tá pior que meu Pixi4.
    A melhoria do áudio depende do fone e não da porra da porta. Se o DAC ou os falantes do phone forem ruins não tem porta que resolva.
    Lightning só é proprietário pra quem liga pra isso… Ou seja chinês que modificou iPhone pra colocar 256m de memória (ou coisa assim) tá seguindo a lei da vaca. Logo logo surgem lightnings ching-lings com a mesma qualidade da multilaser.

  • Rafael Rodrigues

    “que na questão do fone, apesar da polêmica, ao menos dá uma melhor qualidade de áudio. ”

    Eu gostaria muito de ver uma opinião de especialista sobre isso… O som oriundo de bons fones para mim é quase indistinguível.

  • Eu acho que deveriam fazer uma transição mais amena, algo como fornecer o USB-C e o P2, aí a pessoa iria optar ou não por um fone de qualidade melhor, em detrimento de não ouvir música e carregar o celular ao mesmo tempo, o que hoje em dia se você não estiver na rua é o que acontece quase certamente.

  • Higo

    Não tem nada de prático ou inovador nessa solução. Isso é tipicamente um caso de criar um problema para vender uma solução para ele. Lamentável por parte da Apple.

  • Fabio Esteves

    Você tá focando no conector, mas não mencionou o fio. A gente já usa vários acessórios sem fio, até me irrita plugar coisas pra recarregar a bateria. E andar na rua com o fio do headphone que sobra embolado no bolso é muito chato. Que acabem com todos os fios.

  • gotavio

    A Apple não pode alienar o P2, a quantidade de equipamentos que o utiliza é grande demais. Seria equivalente a abandonar o USB e conectar seus iPhones nos computadores usando somente Firewire, coisa aliás feita no primeiro iPod, o que restringiu o equipamento a Macs. Sim, o resultado não foi muito bem-recebido.

    Trocar o P2 por um conector proprietário tornaria os equipamentos da Apple incompatíveis com TODOS os headphones, microfones e aparelhos de som do mercado. Equipamentos perfeitamente funcionais parariam de funcionar. Fabricantes teriam que lançar fones especificamente para a Apple. Não é um caso de um hardware específico, onde é jogo lançar uma versão Android e uma versão iOS. É um hardware que todos TODOS os smartphones e MP3 players do planeta são compatíveis, e a Apple exigiria tratamento especial.

    Não vai acontecer. Nem por falta de vontade. Todo fabricante adoraria forçar o público a comprar somente acessórios proprietários licenciados, mas brigar com o P2 não é inteligente. Nem no auge de sua arrogância Steve Jobs desafiou um padrão de 3 Séculos. Achar que iriam fazer isso agora é subestimar a inteligência da Apple. Isso sim garantia de fracasso.

    Palavras do Cardoso em 2014.

    Ainda acho que você tá certo Cardoso, infelizmente ela o fez.

  • Me animava mais com as propagandas da Tekpix do imortal Juarez.

  • Theuer

    Confesso que comecei a ler o texto com medo (matérias sobre iPhones, sabem como é né…) mas fui surpreendido por um texto bacana e “honesto”.
    Os iPhones são bons aparelhos, geralmente bonitos e estáveis. Acredito que para o Afegão Médio ele seja um aparelho maravilhoso.
    Para quem manja de tecnologia e/ou a usa “direito” o iPhone acaba sendo uma afronta ao bom senso! Muito dinheiro mobilizado em um aparelho que sabemos o quanto sua fabricante se esforçou para o manter limitado.

  • Erick Terto

    Só lembrando que os Moto Z e Z force também não possuem o P2. Também lembro de outros aparelhos que eram tão finos que não tinham espaço para ele, mas menhum vendido em larga escala.

  • Jorge Dondeo

    Eu fico pensando é que, se você já tiver um bom fone (não esses lixos da apple), ser obrigado a usar adaptador. Me parece uma decisão anti apple, alias, várias das ultimas decisões, inclusive esse black piano horroroso.

  • al

    “uma bateria que dure mais que Faroeste Caboclo”, hahahahaha
    mas realmente, parece mais marketagem do que qualquer razão técnica.

  • BeTauM

    ” ao menos dá uma melhor qualidade de áudio.”
    É justamente nessa parte que quem aprecia ouvir música com um fone bom no celular vai perder mais, porque essa conexão não melhora a qualidade do áudio e sim o contrário, piora a qualidade, já que o dac no P2 faz a qualidade ser excelente nos tops de linha atualmente.

  • Julio Verner

    Tem quem compre não tem? Então acertaram em tudo novamente de novo mais uma vez.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples